top of page

Lição: 13 a 19 de Março [Mateus 11-12; Lucas 11]

"Eu vos aliviarei"






De várias formas, os fariseus e escribas haviam tornado a adoração a Jeová algo cansativo. Muitas vezes, eles enfatizavam regras estritas acima das verdades eternas. As próprias regras do Dia do Senhor, que deveria ser um dia de repouso, traziam um pesado fardo. Então, o próprio Jeová surgiu em meio ao Seu povo. Ele ensinou que o verdadeiro propósito da religião não é criar fardos, mas sim aliviá-los. Ele ensinou que Deus dá mandamentos, incluindo o de honrar o Dia do Senhor, não para nos oprimir, mas para nos abençoar. Sim, o caminho para Deus é estreito e apertado, mas o Senhor veio para anunciar que não precisamos andar por ele sozinhos. “Vinde a mim”, suplicou Ele. O Senhor convida a todos nós que, por qualquer razão, se sentem “oprimidos”, a caminhar ao lado Dele, a unir-nos a Ele e a deixar que Ele compartilhe os nossos fardos. A promessa Dele é que “encontrareis descanso para a vossa alma” o Seu "jugo é suave, e o [Seu] fardo é leve".



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Princípio 1: Jesus me ajudará se eu me achegar a Ele. Mateus 11:28–30


As crianças podem sentir consolo em saber que Jesus as ajudará com seus fardos quando elas se achegarem a Ele.


Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 11:28–30 e mostre a gravura da junta de bois no esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que apontem para os bois e a junta. Explique que uma junta de bois pode carregar mais peso do que se os bois estivessem separados. Testifique que, quando nos sentimos tristes, preocupados ou com medo, podemos buscar a Jesus, e Ele nos ajudará.

Antes que as crianças vejam esta atividade, corte as tiras e coloque-as sobre a outra gravura. Se não quiser plastificar ou passar a fita adesiva, geralmente funciona muito bem. Quando você apresentar a atividade para as crianças, faça como o manual sugere e explique a junta. Em seguida, peça à(s) criança(s) que tire(m) uma tira de cada vez enquanto você lê e fala sobre esses sentimentos. A gravura abaixo revelará a ajuda de Jesus. Preste testemunho de que, ao buscarmos Jesus, podemos sentir Sua ajuda em nossa vida.


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)



Aqui está uma página para colorir, onde as crianças podem se desenhar sob a junta de Jesus.


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)



  • Peça a uma criança que levante um objeto pesado. Quando ela estiver se esforçando para levantá-lo, ofereça ajuda. Como Jesus nos ajuda a fazer coisas difíceis? Conte uma experiência de quando você sentiu Jesus ajudá-lo a fazer algo difícil e peça às crianças que compartilhem suas próprias experiências.


Como você pode ajudar as crianças a entender que o Salvador lhes dará descanso de seus desafios quando elas se achegarem a Ele?



Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que comentem sobre uma ocasião em que estavam preocupadas ou ansiosas sobre algo. Peça-lhes que encontrem em Mateus 11:28–30 um conselho que possa ajudá-las em circunstâncias semelhantes. De que forma o Salvador nos alivia? (Versículo 28.)

  • Peça às crianças que desenhem as coisas que estão fazendo para se achegar a Cristo e aprender com Ele.

Peça às crianças que desenhem na pedra as coisas que estão fazendo para ir a Jesus. Peça-lhes que o rotulem. Esta atividade é para as crianças maiores, então coloque algumas pedras nas cadeiras, embaixo das mesas ou distantes. Se você se sentir inspirado, peça-lhes que carreguem um peso (fardo) como: (uma pilha de hinários, elas podem tirar um após cada pedra que passarem). Crie uma pista de obstáculos, divirta-se com ela. No final, peça-lhes que compartilhem como isso se relaciona com o evangelho ou como encontrar "descanso" com nosso salvador.


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)


Usem uma gravura do Salvador para o final da trilha, se não tiver uma, pode usar esta:


  • Ajude as crianças a memorizar a quarta regra de fé. Converse com as crianças sobre como cada um dos primeiros princípios e ordenanças do evangelho nos ajuda a aceitar o convite de Jesus: “Vinde a mim” (Mateus 11:28).

Aqui está uma nova trilha com as pedras, que nossa criadora das atividades, Crystal, fez com a 4ª regra de fé. Se alguma criança na classe ainda não conhece essa regra de fé, revise-a algumas vezes antes de colocá-la no chão. Desta vez, peça às crianças que criem a trilha até o Salvador. Diga-lhes que devem dizer a regra de fé enquanto pisam nas pedras ou estão fora (: Leia Mateus 11:28, pergunte-lhes como esses princípios nos ajudam a "Ir a Ele?"


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)









Se preferirem não fazer outa trilha, ou não tem tempo, aqui segue o artigo do quebra-cabeça da 4ª Regra de Fé.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)



Princípio 2: Posso guardar o Dia do Senhor. Mateus 12:1–13


Quais são algumas maneiras divertidas de ensinar às crianças sobre o Dia do Senhor e por que o guardamos?



Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 12:10–13 em voz alta. Peça às crianças que se levantem e se sentem toda vez que você disser “Dia do Senhor” e repita com elas a frase: “É [certo] fazer o bem [no Dia do Senhor]” (Mateus 12:12). O que elas acham que isso significa?

Aqui está um jogo que você pode fazer com as criaças. Uma criança tira um pedaço de papel de um pote e você pode ajudá-la a lê-lo. Um rosto feliz e um rosto triste serão colocados em lados opostos da sala. Se as crianças acharem que é "a coisa certa a fazer", elas podem ficar sob o rosto feliz ou vice-versa.


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)


  • Mostre um calendário para as crianças e destaque os domingos para elas. O que fazemos nos outros dias da semana? O que podemos fazer no Dia do Senhor para torná-lo diferente dos outros dias? (Ver Isaías 58:13–14.)

Aqui está um site que permite imprimir calendários gratuitamente, basta clicar na imagem para ser direcionado a página do site. Será divertido para as crianças destacar o dia do Senhor.


  • Peça às crianças que desenhem as coisas boas que elas podem fazer no Dia do Senhor (ver a página de atividades da semana).

(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF DIRETO DO SITE DA IGREJA)


  • Peça às crianças que criem gestos que as ajudem a se lembrar de maneiras pelas quais podemos nos preparar para o Dia do Senhor, enquanto cantam “Sábado” (Músicas para Crianças, p. 105).


  • Desenhe olhos, orelhas, uma boca e mãos no quadro. Peça às crianças que digam o que cada uma dessas partes do corpo pode fazer para guardar o Dia do Senhor.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)



O Dia do Senhor é um dia para fazer coisas boas que me aproximam de Deus. Mateus 12:1–13


Seus alunos serão fortalecidos à medida que você enfatizar o propósito e as bênçãos de guardar o Dia do Senhor.


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que faça o papel do homem cuja mão foi curada pelo Salvador (ver Mateus 12:10–13). Outra criança pode fazer perguntas sobre a experiência.

  • Leiam juntos Mateus 12:12. Quais são algumas coisas boas que podemos fazer no Dia do Senhor? Deixe que as crianças desenhem suas ideias na página de atividades da semana, recortem as partes do desenho e se revezem para formar o quebra-cabeça.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)


  • Esconda várias gravuras de pessoas fazendo coisas que demonstram amor pelo Pai Celestial no Dia do Senhor. Peça às crianças que encontrem as gravuras e digam como as coisas mostradas nas gravuras demonstram nosso amor por Deus quando as fazemos.

Essas gravuras são do site da igreja, você pode encontrar mais em: https://www.churchofjesuschrist.org/?lang=por


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)



Princípio 3: O Pai Celestial nos concede boas dádivas. Lucas 11:11–13


Os ensinamentos do Salvador em Lucas 11:11–13 podem ajudar as crianças a quem você ensina a entender que o Pai Celestial as ama e deseja abençoá-las.


Atividades sugeridas

  • Use uma lição com objetos para ilustrar os ensinamentos do Salvador em Lucas 11:11–13. Por exemplo, você poderia colocar uma pedra em um saco de pão ou a gravura de um escorpião dentro de uma cartela de ovos. Peça às crianças que adivinhem o que tem dentro e, então, mostre a elas. Peça que troquem a pedra ou a gravura por um pedaço de pão ou um ovo. Leia Lucas 11:11–13 e preste testemunho de que o Pai Celestial nos ama, responde às nossas orações e nos concede inúmeras bênçãos por meio de Seu Espírito.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)


  • Cantem juntos uma música sobre o amor de Deus, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, p. 16). Quais são algumas das boas dádivas que Ele nos deu? Peça às crianças que desenhem gravuras das bênçãos concedidas pelo Pai Celestial pelas quais elas são gratas.

Corte nas linhas, e dobre nos pontilhados e cole a folha de baixo.


(CLIQUE NA IMAGEM PARA ABRIR O PDF)





Princípio 4: Minhas ações e meu coração devem ser puros. Lucas 11:37–42


O Salvador ensinou que não é suficiente parecer justo às pessoas. Nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas ações individuais também devem ser puros.


Atividades sugeridas

  • Para ilustrar o que esses versículos ensinam, mostre às crianças um copo ou outro recipiente que esteja limpo por fora, mas sujo por dentro. Ajude-as a pensar no que “o exterior do copo” possa representar. O que o “interior” representa? Por que é importante limpar tanto o exterior quanto o interior?

Segue esse vídeo que está em inglês, mas a ideia é a parte prática dele que pode ser usada para a aula e mesmo que você não entende o que está sendo dito, não tem problema, só visualizando já saberá o objetivo da atividade. Ela está ensinando sobre arrependimento, mas vocês podem pular essa parte e ir direto para o objetivo que é a ideia. As crianças podem desenhar um coração e pintar bem colorido com canetinha e depois mergulhar rapidamente na água enquanto você lê Salmos 24:3-5, depois mergulhe-o novamente enqunto lê Mateus 15:7-8 e mergulhe-o uma última vez ao ler Morôni 7:6-9. Em seguida, preste seu testemunho sobre a limpeza de nossas ações internas e externas. Tendo um coração puro.



  • Leiam juntos algumas escrituras que enfatizam a retidão em nosso coração e em nossas ações, como, por exemplo, Salmos 24:3–5; Mateus 15:7–8; Morôni 7:6–9. Debata por que o Salvador deseja que nosso coração e nossas ações individuais sejam espiritualmente puros.


Aqui está a "videoaula" dessa semana!



Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Estes são para uso próprio, familiar e Primária. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso. As artes e arquivos possuem direitos reservados, são produzidos com carinho e dedicação por nossa criadora Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org). Atualmente disponível em Inglês e Português. Em breve em Espanhol e Italiano, aguardem! (Muy pronto en Español, ¡estén atentos! Molto presto in Italiano, restate sintonizzati!)

Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.737 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page