top of page

Lição: 13 a 19 de junho [1 Samuel 8–10; 13; 15–18]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Do Senhor é a guerra”




Na lição desta semana conheceremos Davi, um pastor de ovelhas humilde que o Senhor escolheu para ser Rei de Israel. Ele tinha consigo o espírito do Senhor e um coração puro. Aprenderemos também que quando temos fé e depositamos nossa confiança no Pai Celestial, nos enchemos de coragem e conseguimos vencer os grandes desafios e problemas que são apresentados à nós nesta Terra. Ter medo é natural, no entanto, não podemos deixar que ele nos domine. Nascemos para ser corajosos. Conheceremos Jônatas, filho do Rei Saul e compreenderemos como nossos verdadeiros amigos nos ajudam a viver o evangelho e fortalecem a nossa fé em Jesus Cristo. Bons amigos abençoam nossas vidas. Veremos também, que os servos do Senhor são chamados por meio de revelação. Não somos chamados por conta de nossa aparência exterior; certamente o Senhor olha e conhece nosso coração.




Princípio 1: O Senhor sabe o que está em meu coração.1 Samuel 16:1–13


Compartilhar a história de como o Senhor revelou a Samuel que deveria escolher Davi como rei pode ajudar as crianças a saberem que o Senhor nos conhece individualmente.


Atividades sugeridas

  • Compartilhe como o Senhor revelou a Samuel que Davi se tornaria o rei de Israel (ver 1 Samuel 16:1–13). Enquanto conta a história, você pode deixar uma criança representar Samuel. Ela pode dar uma coroa de papel para outra criança, que represente Davi. Preste testemunho de que o Senhor conhecia o coração de Davi e que Ele conhece cada um de nós.




(Clique na imagem para assistir ao vídeo)


  • Conte uma experiência em que você sentiu que o Senhor estava ciente de você. Cante uma música sobre o cuidado amoroso do Salvador por nós, como “O melhor amigo é Jesus” (Músicas para Crianças, p. 37).



Princípio 2: A fé em Jesus Cristo pode me ajudar a ter coragem.1 Samuel 17:10–54


As crianças se identificam facilmente com o jovem Davi porque, embora fosse pequeno, ele superou um grande desafio. Ajude-as a ver que a fonte da coragem e força dele era sua fé em Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Examine a história de Davi e Golias com as crianças (ver “Davi e Golias”, em Histórias do Velho Testamento) e deixe que se revezem encenando a história. Instrua a criança que interpreta Golias a dizer: “Dai-me um homem, para que ambos pelejemos” (1 Samuel 17:10). Instrua a criança que interpreta Davi a dizer: “Eu venho a ti em nome do Senhor” (1 Samuel 17:45). Testifique que, quando temos fé no Senhor, Ele nos ajuda a ter coragem como Davi.

(Clique na imagem para assistir ao vídeo)



Se você não quiser imprimir muito, você pode fazer esta página/atividade para colorir, mas não esqueça sua fita métrica.

  • Use a página de atividades desta semana para mostrar a altura de Golias em comparação com um menino como Davi. Explique que o exército de Israel tinha medo de Golias. Peça às crianças que façam de conta que estão com medo. Depois, mostre uma gravura de Jesus Cristo e diga às crianças que, por ter fé no Senhor, Davi pôde ser corajoso. Peça-lhes que se levantem como se fossem corajosos.

  • Peça às crianças que marchem como se fossem Davi para lutar contra Golias enquanto cantam uma música sobre ser corajoso, como “Serei valoroso” (Músicas para Crianças, p. 85).





Princípio 3: Bons amigos podem ser uma bênção para mim.1 Samuel 18:1–4


A amizade de Jônatas e Davi é um ótimo exemplo das bênçãos que podem advir de bons amigos.


Atividades sugeridas

  • Desenhe duas figuras no quadro: uma representando Davi e a outra representando Jônatas. Leia para as crianças algumas frases de 1 Samuel 18:1–4 que enfatizem o amor que esses dois amigos sentiam um pelo outro. Dê a cada criança um coração de papel e pergunte como podem demonstrar amor a um amigo. Depois que cada criança compartilhar uma ideia, peça-lhes que colem o coração de papel no quadro.


Se preferirem podem imprimir em cartolina colorida.

  • Fale às crianças sobre um bom amigo que o ajuda a viver o evangelho ou que edifica sua fé em Jesus Cristo e peça às crianças que falem sobre alguém que as ajuda da mesma forma. Incentive as crianças a fazer algo bom para um amigo.



Princípio 4: Aqueles que servem na Igreja são chamados por Deus.1 Samuel 8:6; 9:15–17; 10:1–24; 16:1–13


Os relatos de Deus ao escolher Saul e Davi para serem reis podem ajudar sua classe a compreender como as pessoas são chamadas para servir na Igreja hoje. Esses relatos podem fortalecer a fé de que os chamados vêm de Deus por meio de Seus servos autorizados.



Atividades sugeridas

  • Em tiras de papel, escreva as seguintes declarações e escrituras: o povo queria um rei (1 Samuel 8:6); o Senhor disse a Samuel que Saul seria rei (1 Samuel 9:15–17); Samuel ungiu Saul (1 Samuel 10:1); Samuel apresentou Saul ao povo (1 Samuel 10:24). Peça às crianças que leiam as passagens das escrituras e as coloquem na ordem correta.


  • Leiam juntos a quinta regra de fé. Conte resumidamente às crianças como você recebeu o chamado para ensinar na Primária. Como você sabe que foi chamado por Deus? Testifique que Deus inspira os líderes a chamarem as pessoas para servir.


(Clique na imagem para encontrar a quinta regra de fé)



Princípio 5: “O Senhor olha para o coração.”1 Samuel 16:1–13


É natural julgar as pessoas com base no que podemos ver, mas parte de nos tornarmos mais parecidos com Jesus é aprender a ver como Ele vê — olhando “para o coração” (1 Samuel 16:7).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que imaginem que lhes fosse pedido que escolhessem alguém para ser rei. Que qualidades elas procurariam? Leiam juntos 1 Samuel 16:6–7 para descobrir o que o Senhor disse a Samuel quando ele estava procurando um novo rei para Israel. O que podemos aprender com as instruções do Senhor?


  • Dê uma lição com objetos para ilustrar às crianças que os julgamentos que fazemos com base na “aparência externa” (versículo 7) podem não ser corretos. Por exemplo, você pode mostrar a eles um alimento com uma embalagem que não corresponda ao seu conteúdo verdadeiro, ou um livro com uma capa diferente. O que 1 Samuel 16:7 e essa lição com objetos sugerem sobre como devemos ver a nós mesmos e às outras pessoas?

Aqui está uma ideia de sites de Igrejas

Aqui está uma que você pode usar, se estiver com pouco tempo.

  • Conte uma experiência em que você aprendeu por que deve “[olhar] para o coração”, não apenas para “a aparência” (versículo 7). Deixe que as crianças contem experiências semelhantes que elas tiveram. Cante um hino que destaque esse princípio, como “Eu andarei contigo” ou “Nós somos diferentes” (Músicas para Crianças, pp. 78–79; A Liahona, agosto de 1992, Seção infantil, p. 11, respectivamente).



Princípio 6: Jesus Cristo pode me ajudar a vencer qualquer desafio.1 Samuel 17:20–54


As crianças podem estar enfrentando desafios que parecem tão difíceis quanto derrotar um gigante como Golias. O exemplo de Davi pode dar a elas esperança de que o Senhor as ajudará a travar suas batalhas.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos de diferentes partes da história em 1 Samuel 17:20–54. Pendure as gravuras em ordem no quadro e peça às crianças que contem a história falando sobre cada uma das gravuras que desenharam. O que o Senhor quer que aprendamos com essa história?


  • Ajude as crianças a fazerem uma lista no quadro com alguns desafios difíceis que uma pessoa pode enfrentar. Peça-lhes que encontrem coisas que Davi disse que podem encorajar alguém que enfrenta desafios como esses (ver 1 Samuel 17:26, 32, 34–37, 45–47). Conte às crianças como Jesus Cristo ajudou você durante suas dificuldades.

Recorte as peças, mas deixe as figuras no quadro e distribua as setas para as crianças. Peça-lhes que procurem as escrituras e combinem as escrituras com as gravuras.





O vídeo desta semana do Latter Day Kids, é sobre Davi e Golias. Vamos assistir e ver como Davi foi capaz de derrotar Golias!


Segue um filminho curto para um cineminha com as crianças em família:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

7.650 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page