top of page

Lição: 13 a 19 de Fevereiro [Mateus 5; Lucas 6]

Atualizado: 17 de fev. de 2023

“Bem-aventurados sois vós”





Nesse momento de Seu ministério, estava claro que os ensinamentos de Jesus diferiam do que as pessoas de Sua época estavam acostumadas a ouvir. Os pobres vão receber o reino de Deus? Os mansos herdarão a Terra? Bem-aventurados os que sofrem perseguição? Os escribas e fariseus não ensinavam essas coisas. Contudo, para aqueles que realmente compreendiam a lei de Deus, reconheciam a verdade nas palavras do Salvador. “Olho por olho” e “odiarás o teu inimigo” eram leis menores (Mateus 5:38, 43). Mas Jesus Cristo viera para ensinar uma lei maior (ver 3 Néfi 15:2–10) que havia sido designada para nos ajudar a algum dia nos tornarmos “perfeitos, como é perfeito o [nosso] Pai que está nos céus” (Mateus 5:48). (Vem, e Segue-Me Estudo Pessoal e Familiar)

Nessa semana mergulharemos nos grande ensinamentos de Jesus Cristo do Sermão da Montanha, aprenderemos como podemos ser pacificadores (tratar as pessoas com amor e bondade), ser luz para as pessoas (guardar os convênios e fazer o bem), amar a todos mesmo que nos tratem de maneira injusta, seremos felizes ao vivermos da maneira que Jesus ensinou! Veja o vídeo que conta brevemente sobre o que estudaremos essa semana:



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!

Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Peça às crianças que falem sobre algo que fizeram esta semana para compartilhar a luz do Senhor com alguém; algo como ser um bom exemplo ou demonstrar amor e bondade.



Antes de combinar, diga às crianças que Jesus sentou-se em uma montanha e ensinou todas essas coisas às pessoas. O que devem fazer e as bênçãos que receberão. Leia cada peça enquanto elas montam o jogo, quando todos terminarem, retire a peça do pacificador e revise-o novamente. Diga-lhes que "é nisso que estamos focando hoje. O que você acha que significa ser um pacificador?"


Princípio 1: Posso ser um pacificador. Mateus 5:9


Seus alunos podem ter uma vigorosa influência no lar ao tratarem as outras pessoas com amor e bondade.


Atividades sugeridas

  • Leia Mateus 5:9 para as crianças e explique que os pacificadores fazem de qualquer lugar um recanto pacífico, não importa onde estejam. Escreva em tiras de papel alguns exemplos de situações difíceis que as crianças podem enfrentar (por exemplo, irmãos brigando por um brinquedo). Peça a cada criança que escolha uma tira de papel. Ao ler cada situação, peça-lhes que contem como seriam pacificadoras naquela situação. Como alternativa, fale sobre algumas situações fictícias e ajude as crianças a identificar se as pessoas envolvidas estão sendo pacificadoras ou não.

Coloque essas imagens em lados opostos da sala. Quando você ler um cenário, peça às crianças que escolham qual é, movendo-se para o lado da sala. Quando for uma situação de "quebrar a paz", posicione-se sob essa imagem e, em seguida, corrija a situação dizendo o que eles deveriam ter feito. Quando tiverem feito isso, podem passar para o lado "pacificador".


Desafie seus filhos a encontrar oportunidades nesta semana para serem pacificadores. Isso pode ser um lembrete.

  • Convide os pais de algumas crianças a visitar a classe e contar sobre ocasiões em que seus filhos foram pacificadores no lar.



Posso ser um pacificador. Mateus 5:9, 21–24, 38–47


Jesus ensinou que os pacificadores serão chamados filhos de Deus. Como você pode inspirar as crianças a serem pacificadoras?


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Mateus 5:9. O que é um pacificador? Quais são algumas maneiras de sermos pacificadores com nossa família e nossos amigos? (Para obter algumas ideias, ver versículos 21–24, 38–47.)

  • Peça às crianças que pensem em uma situação em que seria necessária a ajuda de um pacificador. O que um pacificador poderia fazer nessa situação?

  • Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que demonstraram amor por alguém mesmo que a pessoa fosse diferente delas ou difícil de amar.


Segue vídeo da história da semana sobre uma receita para ser um pacificador! Assista e veja se conseguem se lembrar de alguns dos ingredientes!



Princípio 2: Jesus quer que eu seja uma luz para as pessoas. Mateus 5:14–16


As criancinhas podem exercer nas pessoas uma grande influência para o bem. Como você pode inspirá-las a deixar sua luz brilhar?


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças vários itens que iluminam e mostre a foto de crianças. Leia Mateus 5:14–16 e diga às crianças que seus bons exemplos podem ser como uma luz para que as pessoas vejam. Como podemos usar nossa luz para conduzir outros a Deus?

Aqui está de aulas amteriores:


  • Acenda uma lanterna e peça às crianças que sigam a luz com os olhos enquanto você a movimenta pela sala. Use a luz para conduzir o olhar delas a uma gravura do Salvador. Como a luz nos ajuda? Como podemos ser uma luz para o mundo? Cubra a lanterna. O que acontece se não compartilharmos nossa luz ou se a escondermos?

  • Esconda uma lanterna na sala e apague as luzes. Deixe que as crianças tentem encontrá-la. Examine Mateus 5:15 e fale sobre por que não devemos esconder nossa luz.


Seria uma boa ideia esconder um monte de bastões luminosos (um para cada criança) em uma bolsa, ​​algo que eles não possam ver. Depois de apagar as luzes e elas ainda não conseguirem encontrá-los, abra a bolsa um pouco mais para liberar alguma luz. Testifique por que não devemos esconder nossa luz.


  • Ajude as crianças a encontrar e colorir as velas escondidas na página de atividades da semana.





Meu exemplo pode iluminar o caminho para que outros sigam a Jesus. Mateus 5:14–16


Muitos dos seus alunos já devem ter feito os convênios batismais. Reflita sobre como as palavras do Salvador em Mateus 5:14–16 dizem respeito aos convênios das crianças. Que mensagens o Senhor teria para as crianças de sua classe nessa passagem?


Essa lição ensina muito sobre nossos convênios batismais, clique na imagem para acessar a página.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a memorizar Mateus 5:16. Escreva o versículo no quadro. Leiam esse versículo juntos várias vezes, apagando algumas palavras a cada vez. Peça às crianças que desenhem coisas que elas podem fazer a fim de ser uma luz para as pessoas. Debata sobre como ser uma bênção para as pessoas nos ajuda a cumprir nossos convênios batismais (ver Mosias 18:8–10).

As crianças podem praticar a escritura enquanto montam o quebra-cabeça e, em seguida, desmontar as peças aos poucos para ver se conseguem fazê-lo sem as palavras e as figuras.

  • Cantem uma música sobre compartilhar a luz, como “Brilha” (Músicas para Crianças, p. 96). Como podemos compartilhar a luz do Salvador?

  • Peça às crianças que desenhem coisas usadas para iluminar. Leia Mateus 5:14–16. Pergunte-lhes por que Jesus quer que sejamos uma luz para o mundo.


LIÇÃO DE OBJETO

Essa ideia está no princípio acima, é uma ótima lição com objeto para esta escritura.

Revise Mateus 5:15 e discuta por que não devemos esconder nossa luz.

  • Peça a duas crianças que olhem uma para a outra, e peça a uma delas que faça a outra sorrir sem tocá-la. Fale sobre o poder que as crianças têm de levar felicidade às pessoas.


Princípio 3: Jesus Cristo deseja que eu ame a todos. Mateus 5:44–45


As crianças menores podem começar agora a demonstrar amor mesmo quando são tratadas de maneira injusta por colegas ou pelos irmãos. Enquanto lê Mateus 5:44–45, pondere sobre como os ensinamentos do Salvador se aplicam a seus alunos.


Atividades sugeridas

  • Reformule Mateus 5:44 usando palavras e situações que as crianças entenderão e reconhecerão. Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que demonstraram amor por alguém mesmo tendo sido difícil. Como elas se sentiram?


  • Cantem juntos um hino sobre amar as pessoas, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, pp. 74–75). O que podemos aprender sobre amar as pessoas com esse hino?



  • Dê às crianças corações de papel com as palavras: “Demonstrarei amor por todos”. Peça-lhes que decorem os corações e os pendurem em casa como um lembrete para amar ao próximo.



Princípio 4: Posso ser feliz quando vivo da maneira que Jesus ensinou. Mateus 5:3–12


Ao ler Mateus 5:3–12, que palavras e frases se destacam para você? Como esses princípios abençoarão a vida de seus alunos?


Atividades sugeridas

  • Faça um gráfico no quadro com duas colunas intituladas Bem-aventurados… e Bênção. Peça às crianças que examinem Mateus 5:3–12 e procurem as qualidades daqueles que Jesus disse que são abençoados e as bênçãos por Ele prometidas. Preencha o gráfico com o que as crianças encontrarem. Debata com as crianças o significado de cada qualidade e a bênção correspondente.

  • Escreva cada uma das qualidades encontradas nos versículos em um cartaz e a bênção correspondente em outro cartaz. Por exemplo, em um cartaz, estaria escrito “mansos” e, no outro, “herdarão a Terra” (versículo 5). Deixe que as crianças relacionem as qualidades com as bênçãos. Peça às crianças que escolham uma das qualidades nesses versículos que elas querem desenvolver.



Desafie as crianças a observar alguém sendo um pacificador esta semana. No início da próxima aula, peça-lhes que falem sobre quem e o que elas viram.


Segue "vídeoaula":


Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês(theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

9.947 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page