top of page

Lição: 12 à 18 de Julho [D&C 77]

Atualizado: 13 de jul. de 2021

“Eu vos guiarei”.



Princípio 1: Deus Criou todas as criaturas da terra


Aprender sobre as coisas que Deus criou pode ajudar as crianças a sentir Seu amor por elas.


Atividades Sugeridas:


  • Mostre às crianças gravuras de animais, incluindo répteis e aves. Ao ler as palavras “animais”, “répteis” e “aves do ar” em Doutrina e Convênios 77:2, peça às crianças que apontem para a gravura correspondente. Testifique-lhes que Deus criou todas as coisas porque nos ama e quer que sejamos felizes (ver também Doutrina e Convênios 59:16–20).







  • Cante com as crianças um hino sobre as criações de Deus, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Pergunte às crianças como as coisas sobre as quais estão cantando as ajudam a sentir o amor de Deus.





Segundo verso.




Princípio 2: Posso compartilhar com outras pessoas o que tenho.


O Pai Celestial quer que compartilhemos livremente nossas bênçãos uns com os outros para que possamos ser “iguais em coisas terrenas” e em “coisas celestiais” (versículo 6).


Atividades Sugeridas:


  • Para ensinar o que significa ser “iguais em coisas terrenas” (versículo 6), entregue às crianças gravuras de pessoas necessitadas (como pessoas que passam fome, que estão machucadas ou com frio). Depois, entregue às crianças outros objetos que ajudariam (como comida, ataduras ou cobertores). Peça às crianças que compartilhem o que têm para ajudar as pessoas das gravuras. Deixe que outras crianças tenham a vez de compartilhar. Ajude as crianças a entender que Pai Celestial quer que todos os Seus filhos tenham as coisas de que necessitam, e para fazer isso Ele com frequência nos pede que compartilhemos o que temos com outras pessoas.



  • Leia para as crianças as frases que estão sob as duas primeiras gravuras do “Capítulo 28: O profeta Joseph vai de novo para o Missouri” (Histórias de Doutrina e Convênios, p. 108). Peça às crianças que finjam estar ajudando alguém a construir uma casa, compartilhando comida ou prestando serviço de outra forma. Como nos sentimos quando estamos compartilhando e ajudando? Ajude as crianças a pensar em coisas que Jesus Cristo compartilha conosco.



Princípio 3: Jesus Cristo vai me guiar.


Se estivermos dispostos a deixar que o Senhor “[nos guie]”, podemos “[ter] bom ânimo” mesmo que haja coisas que “não [podemos] suportar (…) agora” (versículo 18).


Atividades Sugeridas:


  • Recorte o quebra-cabeça e entregue as peças para as crianças montarem e, a seguir, fale sobre essa linda escritura.



ou uma página para colorir:


  • Peça às crianças que relatem ocasiões em que foram líderes, como quando foram o primeiro da fila ou regeram uma música. O que um líder faz? Mostre uma gravura do Salvador ao ler a seguinte frase de Doutrina e Convênios 78:18: “Tende bom ânimo, porque eu vos guiarei”. Use a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a pensar em maneiras pelas quais elas podem seguir o Salvador.


  • Peça às crianças que sigam Jesus e conduza-as pela sala, segurando uma gravura Dele.

Você pode pedir a todas as crianças que segurem sua própria gravura e escolher alguém para liderar o grupo. Basta anexar um abaixador de língua ou palito a cada imagem.



Ao fazer isso, cantem juntos um hino sobre seguir a Jesus, como “Eu quero ser como Cristo” ou “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41, 82–83). Deixe que as crianças se revezem na função de segurar a gravura e conduzir as outras crianças.

(clique na imagem)



Para crianças maiores


Princípio 4: Posso receber respostas para minhas perguntas sobre as escrituras.


Ao ensinar às crianças como Joseph Smith procurou respostas para suas perguntas, isso pode ajudá-las a saber que o Pai Celestial vai responder a elas quando buscarem Sua orientação. Você pode contar experiências que teve ao receber respostas Dele.


Atividades Sugeridas:


  • Leia para as crianças as palavras que estão sob as três primeiras gravuras do “Capítulo 27: O profeta continua seu trabalho apesar da perseguição” (Histórias de Doutrina e Convênios, p. 104). Pergunte às crianças se elas, tal como Joseph, já sentiram que não entendiam algo nas escrituras. Peça-lhes que compartilhem suas experiências. O que Joseph fez para encontrar respostas? Conte às crianças uma ocasião em que o Pai Celestial ajudou você a entender algo nas escrituras.





  • As crianças que você está ensinando podem gostar de ler alguns dos versículos do livro de Apocalipse sobre os quais Joseph Smith tinha perguntas. Depois, elas podem ler Doutrina e Convênios 77 para saber o que o Senhor quis que ele entendesse. Escolha alguns versículos que você acha que seriam significativos.


Princípio 5: Posso ajudar a "promover a causa" de Jesus Cristo.


Na seção 78, o Senhor deu instruções específicas a vários líderes da Igreja que os ajudaria a “promover a causa” do Senhor (versículo 4). Ajude as crianças a ponderar qual poderia ser o papel delas no trabalho de promover a causa do Senhor. Ajude as crianças a refletirem sobre qual pode ser seu papel no avanço da causa do Senhor.


Atividades Sugeridas:


Recorte e prenda a três rolos de papel higiênico. Para que as crianças da escola primária (ou grupos de crianças) escrevam ou desenhem o que leram nas escrituras sobre seus papéis no batismo. Depois, peça-lhes que o apresentem à classe.





Princípio 6: Devo "receber todas as coisas com gratidão".


O Senhor com frequência nos abençoa mais se formos gratos pelo que Ele já nos deu. Como você pode ajudar as crianças que você está ensinando a serem gratas pelas bênçãos delas?


Atividades Sugeridas:


  • Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 78:19 e descubram o que o Senhor promete aos que são gratos. Ajude as crianças a entender o que significa “centuplicadas”, talvez mostrando um pequeno objeto e depois 100 unidades do mesmo objeto.




  • Cante uma música sobre gratidão, como “Crianças de todo o mundo” (Músicas para Crianças, p. 4) ou assista ao vídeo "Ser Grato" (ChurchofJesusChrist.org).Dê às crianças um tempo para que façam uma lista das coisas pelas quais elas são gratas. Incentive-as a incluir o máximo de coisas possível no tempo que lhes der.


Às vezes, quando as crianças lhe dizem sobre o que são gratas, pode ser muito repetitivo. Talvez seja bom tirar uma carta de uma tigela e eles tem que dizer algo pelo qual são gratos que começa com a letra da carta.




Extra!

  • Atividade para o tópico: Devo "receber todas as coisas com gratidão".


Para crianças maiores:


  • Jogo online sobre o tópico: Jesus Cristo vai me guiar.



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids.

2.630 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page