top of page

Lição: 11 a 17 de Outubro [D&C 115-120]

“Seu sacrifício ser-me-á mais sagrado que seu crescimento”



Ocasionalmente, pode ser bom conversar com os pais de uma das crianças com antecedência e sugerir que ela venha para a aula preparada para compartilhar algo que aprendeu em casa. A criança pode gostar de liderar na classe uma atividade que realizou com a família.


Princípio 1: Sou de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.


Como você pode ajudar as crianças a reconhecer as bênçãos de pertencer à Igreja de Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas conseguem falar o nome completo da Igreja. Mostre o logotipo da Igreja (em uma publicação da Igreja ou na plaqueta de missionário), escreva o nome no quadro ou leia-o em Doutrina e Convênios 115:4. Peça às crianças que falem o nome com você à medida que aponta cada palavra. Indique palavras significativas no nome e ajude as crianças a entenderem por que essas palavras são importantes


  • Cantem juntos “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças, p. 48), e compartilhe com as crianças como você se sente como membro da Igreja de Jesus Cristo. Permita que elas falem o que sentem sobre a Igreja.


Baixe aqui menina

Baixe aqui menino


Segue um vídeo dessa atividade, está em inglês, é apenas para mostrar como funciona!



Princípio 2: Meu exemplo pode ajudar as pessoas a se achegarem a Cristo e encontrar segurança.


As crianças que você ensina provavelmente conhecem pessoas que estão sendo afetadas pelas tempestades da vida e precisam do “refúgio” (versículo 6) oferecido na Igreja. Pense em como você vai inspirar as crianças a “se erguer e brilhar” (ver o versículo 5) e compartilhar a luz que elas possuem com as pessoas.


Atividades sugeridas

  • Faça circular uma lanterna, uma figura do sol ou outra coisa para representar a luz do evangelho do Salvador. Leiam juntos Doutrina e Convênios 115:4–5 e quando for a vez de cada criança segurar a luz, ela deve citar algo que pode fazer para “brilhar” como uma luz para os outros (ver 3 Néfi 18:24).



Segue cartão da escritura para lembrancinha.

  • Peça às crianças que fiquem de pé quando você ler a palavra “erguei-vos” em Doutrina e Convênios 115:5. Peça que estiquem os dedos como raios de sol quando você ler “brilhai”. Cantem juntos uma música sobre ser uma luz para as pessoas, como “Sou como uma estrela” (Músicas para Crianças, p. 84). Lembre às crianças que nossa luz vem de Jesus Cristo e as ajude a pensar em coisas que podem fazer para “brilhar”.

Ou podem cantar junto com essa atividade abaixo, "Brilha" (Músicas para Crianças, p. 96).




  • Peça às crianças que façam um desenho que retrate Doutrina e Convênios 115:6. Por exemplo, elas podem desenhar uma tempestade com pessoas se refugiando em um edifício da Igreja. Quais são algumas das coisas que a tempestade pode representar? Como a Igreja oferece refúgio dessas coisas?


Princípio 3: Jesus Cristo criou esta Terra e tudo o que há nela.


Para incentivar William Marks e Newel K. Whitney a sacrificarem suas propriedades e se mudarem para o Missouri, o Senhor lembrou-lhes que Ele criou todas as coisas na Terra. Como as crianças podem ser abençoadas por conhecer essa verdade?


Atividades sugeridas

  • Desenhe ou mostre gravuras das criações citadas em Doutrina e Convênios 117:6 que o Senhor disse que foram criadas por Ele (ou peça às crianças que façam seu próprio desenho). Peça às crianças que ergam ou apontem para as gravuras enquanto você lê o versículo. Diga-lhes por que é importante para você saber que Jesus Cristo criou essas coisas.

  • Cantem juntos uma música sobre as criações do Senhor, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). Deixe que as crianças falem sobre algumas das coisas que Deus criou que as ajudam a sentir Seu amor.



Princípio 4: Meus sacrifícios são importantes para o Senhor.


Na seção 117, o Senhor aconselha William Marks e Newel K. Whitney a sacrificarem suas propriedades em Kirtland para receberem bênçãos maiores no Missouri. Ele também reconhece os sacrifícios feitos por Oliver Granger. O que você sente que as crianças podem aprender com o exemplo desses homens?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que imaginem que elas possuem uma loja bem-sucedida em Kirtland, como Newel K. Whitney possuía. Como elas se sentiriam se o Senhor pedisse que deixassem a loja e se mudassem para outro lugar? Leia para as crianças Doutrina e Convênios 117:1–11 e peça-lhes que parem quando ouvirem algo que as ajudaria a ter fé suficiente para fazer sacrifícios e obedecer ao Senhor. Que sacrifícios fazemos hoje em dia para obedecer ao Senhor?

  • Conte brevemente para as crianças por que os santos tiveram que sair de Kirtland, ou deixe que uma criança faça isso (ver o “Capítulo 41: Dificuldades em Kirtland”, Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 158–160).

  • Explique-lhes que o Senhor pediu que Oliver Granger permanecesse em Kirtland para pagar as dívidas da Igreja. Por que isso era um trabalho difícil? O que o Senhor disse em Doutrina e Convênios 117:13 que poderia ajudar Oliver, ou qualquer um de nós, a fazer sacrifícios para obedecer ao Senhor?


Ou você pode usar este documento para ajudar na discussão.


Princípio 5: O dízimo ajuda a Igreja a realizar a obra de Deus.


Muitas das crianças que você ensina provavelmente são jovens demais para ganhar dinheiro e pagar o dízimo, mas é bom que elas entendam como o dízimo contribui para o excelente trabalho que a Igreja realiza em todo o mundo.


Atividades sugeridas

  • Explique como pagamos o dízimo e com que propósito é utilizado (ver o “Capítulo 44: O dízimo” (Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 165–166, ou mostre o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org).

  • Desenhe 10 moedas no quadro e peça às crianças que ajudem a contá-las. Mostre quantas moedas são dadas para o Senhor como dízimo.

Segue um jogo didático, tão importante para o desenvolvimento. Vocês podem praticar a escrita do dízimo com essas papeletas maiores de dízimo, que facilita para as crianças escreverem nos espaços. Você pode usar algum dinheiro falso e praticar contá-lo e colocá-lo em envelopes.

  • Cantem juntos uma música sobre dízimo, como “Meu dízimo eu darei a Deus” (A Liahona, outubro de 2006, p. A13) e conte para as crianças por que você escolheu pagar o dízimo. Se possível, compartilhe uma história pessoal.


Pense em como você vai ajudar as crianças a compreender como o dízimo — até mesmo o pouco que elas podem pagar — contribui para a edificação do reino do Senhor (ver Sempre Fiéis, p. 59).

  • Peça às crianças que imaginem que um amigo veja um edifício da Igreja e pergunte: “Como sua Igreja paga para construir esse edifício?” Como podemos explicar sobre o dízimo para esse amigo? Sugira às crianças que examinem Doutrina e Convênios 119:4; 120:1 ao ponderar sobre essa pergunta.

Segue uma história sobre o dízimo:

  • Ajude as crianças a pensar nas coisas que a Igreja é capaz de fazer graças ao dízimo. Como essas coisas abençoam nossa vida? Compartilhe seus sentimentos sobre a lei do dízimo e como você tem sido abençoado por cumpri-la.


O dízimo é um princípio financeiro que existe desde os tempos antigos! O Senhor pediu a Melquisedeque e Abraão que pagassem o dízimo, e esse mandamento continua em nossos dias. O pagamento do dízimo é uma bênção. Somos mais capazes de lembrar que tudo o que temos pertence a Deus. Podemos ajudar a levar avante a obra do reino de Deus e somos abençoados além da medida em nossa vida pessoal ao pagarmos o dízimo. Esperamos que esta lição fortaleça o testemunho sobre a lei do dízimo ao estudarem esta semana! “Assistam o vídeo da historinha dessa semana sobre o dízimo! Vejam se conseguem se lembrar de algumas coisas para as quais o dinheiro do dízimo é usado ”.



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

3.817 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page