top of page

Lição: 11 a 17 de Maio [Mosias 18-24]

Atualizado: 30 de mar. de 2023

"Haveis feito convênio com Ele"





Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Princípio 1: Quando sou batizado, faço um convênio com Deus. Mosias 18:7–16


Uma das maneiras mais importantes de ajudar as crianças a se prepararem para o batismo é lhes ensinar sobre o convênio que farão quando forem batizadas.


Atividades sugeridas

  • Recapitule a história de Alma e seu povo nas Águas de Mórmon usando Mosias 18:7–16 ou o “Capítulo 15: Alma ensina e batiza” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 43, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Mostre a gravura do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar e deixe que as crianças contem o que sabem da história.


  • Usando Mosias 18:8–10 como guia, ensine às crianças, com suas próprias palavras, algumas das coisas que elas prometerão quando forem batizadas. Por exemplo, elas vão prometer seguir o Pai Celestial e Jesus consolando as pessoas tristes. Conte a história de como você ou alguém que você conhece cumpriu essas promessas. (Ver também D&C 20:77, 79; Carole M. Stephens, “Temos grande motivo para nos regozijar”, A Liahona, novembro de 2013, p. 115.)










  • Explique às crianças que, quando somos batizados, o Pai Celestial também nos faz promessas. Fale dessas promessas, conforme descritas em Mosias 18:9–10.


Como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender o convênio que fazemos no batismo?


Atividades sugeridas

  • Dê a cada criança uma folha de papel. Leiam juntos Mosias 18:8–10 e peça às crianças que escrevam ou desenhem em um lado do papel as promessas que fazemos no batismo, e no outro, as bênçãos que o Pai Celestial nos promete. Incentive-as a relatar à classe o que encontraram. Depois, faça perguntas como estas: Como podemos “chorar com os que choram”? O que significa ser uma testemunha de Deus “em todos os lugares”? (Versículo 9.) O que podemos fazer para guardar nossos convênios?

(Clique AQUI para baixar a página de atividade da semana direto do site da Igreja)

  • Convide várias crianças que já são batizadas a contar o que elas se lembram da experiência que tiveram. O que fez com que aquele dia fosse especial? Como elas se sentiram? Explique-lhes que a cada domingo elas renovam seu convênio batismal ao tomar o sacramento. Ajude as crianças a compararem o convênio batismal descrito em Mosias 18:8–10 com as orações sacramentais (ver D&C 20:77, 79). Como podemos tornar o sacramento um momento especial e reverente, como foi nosso batismo?

  • Peça a um recém-converso que conte como descobriu a Igreja e como se sentiu ao ser batizado. Deixe que as crianças façam perguntas, como o que ajudou aquela pessoa a querer fazer as promessas que lemos em Mosias 18:7–16.

(Clique AQUI para baixar a página de atividade direto do site da Igreja)


Princípio 2: Quando sou batizado, eu me torno membro da Igreja de Jesus Cristo. Mosias 18:17–28


Ajude as crianças a entender o que significa se tornar membro da Igreja pelo batismo e pela confirmação.


Atividades sugeridas

  • Convide alguém que foi batizado recentemente a contar a experiência que teve. Leia Mosias 18:17 e explique às crianças que, quando somos batizados, passamos a ser membros de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e prometemos seguir Jesus.

  • Mostre às crianças gravuras que representem coisas descritas em Mosias 18:17–28. Por exemplo, a gravura Ordenação ao Sacerdócio (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 106) pode representar o versículo 18, e a gravura O Dízimo (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 113) pode representar os versículos 27–28. Deixe que as crianças descrevam o que estão vendo nas gravuras, e use as gravuras e os versículos para ajudá-las a entender o que significa ser membro da Igreja.

Leia Mosias 18:17-28. Use essa atividade de acordo com seus recursos. Algumas ideias: Primeiro, distribua uma figura para cada criança. Você pode colar as figuras em copos plásticos, em uma folha de papel, ou no quadro. Ao ler as escrituras, peça as crianças que escutem quando as escrituras falarem de suas figuras. Quando falarem, peça as crianças para colar as respectivas figuras. Cada figura contém os versículos correspondentes. Quando todas as figuras estiverem colocadas no lugar, coloque a torre no topo para formar uma capela. Preste seu testemunho que a Igreja é construída sob obras maravilhosas como na época de Alma.



Sou membro de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Mosias 18:17–28


Como você pode inspirar as crianças a serem gratas pelas bênçãos de serem membros da Igreja?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Mosias 18:17–28 e procurem ensinamentos da Igreja de Cristo da época de Alma que são os mesmos em nossos dias. Anote as respostas em blocos ou copos e deixe que as crianças os utilizem para construir uma estrutura que represente a Igreja de Jesus Cristo.

  • Cante com as crianças ou leia a letra de “A Igreja de Jesus Cristo” (Músicas para Crianças, p. 48) e peça que procurem identificar coisas que prometemos fazer como membros da Igreja. Ajude-as a pensar em como elas podem cumprir essas promessas.


Princípio 3: Deus pode aliviar meus fardos. Mosias 24:8–17


Quando Deus tornou seus fardos mais leves? Pense em como você pode compartilhar suas experiências e seu testemunho com as crianças.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar em coisas simples que elas podem fazer enquanto você lhes conta o que aconteceu com o povo de Alma em Mosias 24:8–17. Saliente que, como Alma decidiu seguir os ensinamentos de Abinádi sobre Jesus, ele e seu povo foram tratados rudemente, porém jamais deixaram de acreditar em Jesus.

  • Leia Mosias 24:14–15 para as crianças. Encha uma sacola com objetos pesados (para representar os fardos) e peça a uma criança que a segure. Explique-lhes que, quando estamos tristes, enfermos ou com problemas pode parecer que estamos carregando algo bem pesado. Peça às crianças que se revezem ajudando a criança a carregar a sacola para que se torne mais leve. Explique-lhes que o Pai Celestial pode fazer com que nossos fardos fiquem mais leves quando buscamos Sua ajuda por meio da oração, do serviço ao próximo, etc.


Deus pode aliviar meus fardos. Mosias 21:1–5, 13–16; 22:1–11; 24:8–22


A história do povo de Alma pode mostrar às crianças que às vezes Deus nos ajuda fortalecendo-nos para que suportemos nossas provações em vez de removê-las. Como você pode ajudá-las a aprender com essa história?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a identificar os acontecimentos principais dos relatos do povo de Lími, que lemos em Mosias 21:1–5, 13–16 e 22:1–11, e do povo de Alma, em Mosias 24:8–22. Depois, peça a cada criança que desenhe um desses acontecimentos. Peça-lhes que coloquem seus desenhos na ordem correta para contar a história. Ao fazerem isso, saliente que Deus ajudou as pessoas a suportar seus fardos.

  • Peça às crianças que leiam Mosias 21:14–15 e 24:13–14. Como o Senhor respondeu às orações do povo de Lími e às do povo de Alma? Peça às crianças que relatem ocasiões em que oraram pedindo ajuda com uma provação, e o Pai Celestial as ajudou, ou conte uma experiência sua.

Esse é o mapa das histórias contidas nessa lição. Há bastante história nessas escrituras. Você pode escolher resumi-las da sua maneira, dividi-las durante a semana e no final montar o quebra-cabeça. Há muita parte espiritual que se pode ensinar as crianças nessas histórias. Essa parte ficará com os pais que podem decidir como conta-las para seus pequeninos de diversas idades.


Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

204 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page