top of page

Lição: 11 a 17 de Julho [2 Reis 17-25]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“No Senhor Deus de Israel confiou”




Nesta semana aprenderemos lições valiosas com um rei menino, chamado Josias. Ele não tinha bons exemplos em sua casa, no entanto, seu amor e sua fé ao verdadeiro Deus, o ajudaram a escolher bons exemplos para seguir. Ele foi diferente dos reis iníquos; ele amava as escrituras e queria que seu povo as amasse também. O Élder D. Todd Christofferson, do Quórum dos Doze Apóstolos, disse certa vez: "O propósito central de toda escritura é encher nossa alma de fé em Deus, o Pai, e em Seu Filho, Jesus Cristo. As escrituras ampliam nossa memória ajudando-nos a lembrar sempre do Senhor e de nosso relacionamento com Ele e com o Pai." (Extraído de “A Bênção das Escrituras”, A Liahona, maio de 2010, pp. 33–35.) Se quisermos ser abençoados e abençoar a vida das pessoas que convivem conosco, precisamos ser nutridos pela boa palavra de Deus. Levar o Espírito do Senhor ao coração das pessoas a fim de despertarem nelas a fé e a determinação de arrependerem-se e serem puras é uma de nossas missões aqui na Terra. Esta lição é um convite para refletirmos em quem estamos depositando nossa fé e nossa confiança e se estamos fortalecendo nossa fé por meio da escrituras. Desejamos um excelente estudo do Vem e Segue- Me Kids desta semana!


(Segue o resumo dessa semana):


Ao planejar atividades de aprendizado, lembre-se de que as atividades para as crianças menores no esboço podem ser adaptadas para as crianças maiores, ou vice-versa.



Princípio 1: Posso confiar no Pai Celestial e em Jesus Cristo. 2 Reis 18:3, 5


O exemplo de Ezequias em 2 Reis 18:3, 5 pode ajudar as crianças a quem você ensina a depositar a confiança delas em Deus.


Atividades sugeridas

  • Cite algumas coisas que um bom rei pode fazer e algumas coisas que um mau rei pode fazer. Peça às crianças que se levantem e sorriam quando ouvirem as coisas boas e se sentem e mostrem tristeza quando ouvirem as coisas ruins. Explique às crianças que Israel teve muitos reis, alguns justos e outros não. Peça às crianças que leiam 2 Reis 18:3, 5 e prestem atenção no que fez de Ezequias um bom rei. Ajude-as a pensar em maneiras pelas quais podemos mostrar que confiamos no Senhor, assim como Ezequias.

Você também pode colocá-los em palitos e fazer com que as crianças os segurem, ou cole-os em paredes opostas e faça com que as crianças fiquem sob o rei correto com as situações lidas.


BAIXE AQUI OS PDFs

  • Pergunte às crianças o que significa confiar em alguém. Fale sobre pessoas em quem você confia e deixe que as crianças também falem. Mostre uma gravura de Jesus Cristo. Por que podemos confiar em Jesus Cristo? Expresse sua confiança de que Jesus Cristo nos ama e nos ajudará a voltar a viver para sempre com o Pai Celestial.


Você pode ensinar assim: Quando uma combinação é feita... por exemplo, o médico "Confiamos no médico para nos ajudar a manter nossos corpos saudáveis, confiamos em nossos professores para nos ensinar a maneira correta de soletrar e fazer contas." Quando você se iguala a Jesus, pode falar mais sobre ele: "Em que confiamos em Jesus Cristo? Podemos confiar em Jesus porque nos ama e nos ajudará a voltar a viver para sempre com o Pai Celestial.



Posso confiar no Pai Celestial e em Jesus Cristo. 2 Reis 18:3–6; 19:14–19


Quando os assírios ameaçaram Jerusalém, o justo rei Ezequias se voltou para o Senhor com fé. O exemplo de Ezequias pode ajudar você e as crianças a falar sobre como podemos demonstrar fé no Senhor mesmo quando essa fé é desafiada.


Atividades sugeridas

  • Usando o mapa da Bíblia nº 3, “A divisão das 12 tribos”, explique resumidamente às crianças que o reino do Norte de Israel foi conquistado por pessoas chamadas de assírios. Explique que os assírios mais tarde tentaram conquistar o reino de Judá ao Sul. Peça às crianças que imaginem como se sentiriam se morassem em Judá e soubessem que os assírios estavam vindo para destruir a cidade. Peça às crianças que leiam 2 Reis 18:3, 5–6 para descobrir por que Ezequias, o rei de Judá, foi capaz de ser corajoso quando os assírios chegaram.

Cole o mapa enquanto as crianças o montam, para que você possa ensinar com ele.


BAIXE AQUI OS PDFs


( Ou clique no link para acessar a página do mapa)



  • Peça às crianças que leiam 2 Reis 19:14–19 e identifiquem o que Ezequias fez quando os assírios ameaçaram seu reino. Como o fato de ele fazer essas coisas mostra que ele confiava no Senhor? O que podemos fazer para mostrar confiança no Senhor quando precisamos de ajuda?



Princípio 2: As escrituras são uma bênção. 2 Reis 22:8–11; 23:2


Mesmo que as crianças menores não consigam ler ou compreender tudo das escrituras, elas podem ser abençoadas pelo poder que advém delas. O que você pode fazer para ajudá-las a ter o desejo de serem abençoadas pela palavra de Deus?


Atividades sugeridas

  • Esconda um exemplar das escrituras em algum lugar da sala e peça às crianças que o encontrem. Explique que, nos dias do rei Josias, muitas pessoas não estudavam as escrituras, até que um sacerdote as encontrou no templo (ver 2 Reis 22:8–11). O que são as escrituras? Por que precisamos das escrituras? Diga às crianças por que você se sente feliz por termos as escrituras hoje e deixe que elas expressem o que sentem a respeito das escrituras.


  • Leia 2 Reis 23:2 para as crianças e peça a elas que prestem atenção ao que o rei fez com as escrituras. Por que era importante que todos ouvissem o que estava escrito nas escrituras? Cante uma música sobre as escrituras, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66) e peça que as crianças falem como se sentem quando ouvem ensinamentos e histórias das escrituras.

Aqui está a caça de histórias, esperamos que se divirtam!



BAIXE AQUI OS PDFs


As escrituras me ensinam como seguir Jesus Cristo. 2 Reis 22:8–13; 23:2–3


Após anos de escuridão espiritual, os judeus renovaram seu compromisso com o Senhor. Isso aconteceu porque o rei Josias redescobriu o livro da lei e o leu para o povo. Esse relato pode ajudar as crianças a compreender por que as escrituras são tão valiosas.


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que o rei Josias mandou seu povo reconstruir o templo e, ao fazê-lo, eles encontraram algo muito valioso. Peça às crianças que leiam 2 Reis 22:8–11 para descobrir o que foi descoberto. Explique-lhes que o livro que encontraram continha convênios e mandamentos que os filhos de Israel não conheciam. O que poderia acontecer conosco se não tivéssemos as escrituras? Pergunte às crianças por que elas são gratas por ter as escrituras. Por que seria mais difícil seguir o Salvador se não tivéssemos as escrituras?


  • Dê a cada criança uma folha de papel e peça a elas que a rasguem. Explique que, nos dias do rei Josias, as pessoas às vezes dilaceravam ou “rasgavam” suas roupas quando ficavam chateadas. Peça às crianças que procurem a palavra “rasgou” em 2 Reis 22:11. Por que Josias deve ter ficado chateado? Ajude as crianças a encontrarem uma resposta no versículo 13. Por que é importante lermos as escrituras assiduamente?

  • Leiam 2 Reis 23:2–3 juntos e peça às crianças que identifiquem como as escrituras ajudaram Josias e seu povo. Compartilhe com as crianças uma escritura que o inspirou a “[seguir] o Senhor” (versículo 3) e peça a elas que compartilhem as escrituras que as ajudaram. Cantem juntos “Quero andar com Cristo” (ChurchofJesusChrist.org).


Princípio 3: Guardarei os convênios que fiz com Deus. 2 Reis 23:3


Quando Josias e seu povo aprenderam os mandamentos de Deus, eles fizeram o convênio de vivê-los. Você pode ajudar as crianças a quem você ensina a desejarem permanecer fiéis aos convênios que fizeram no batismo.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam 2 Reis 23:3 e encontrem palavras ou frases que mostrem como as pessoas se sentiam a respeito dos mandamentos do Senhor. Peça-lhes que se levantem e falem sobre o que pode significar “[aderir ao] convênio”. Peça-lhes que caminhem no mesmo lugar e falem sobre o que pode significar “[seguir ao] Senhor”. Peça às crianças que coloquem as mãos sobre o coração e sugiram maneiras de guardar os mandamentos “com todo o [nosso] coração”.

  • Ajude as crianças a fazerem uma lista das promessas que fizeram no batismo (ver Mosias 18:10; Doutrina e Convênios 20:37, 77, 79). O que Deus promete nos dar se guardarmos nossos convênios? O que aprendemos em 2 Reis 23:3 sobre como devemos guardar nossos convênios?



Esta simples história pode ajudar a esclarecer este princípio.

(Revista Meu Amigo. Fev.2022) Click na imagem para ter acesso ao link



Aqui está o vídeo da história da semana, sobre as bênçãos que advêm da leitura das escrituras! Veja se conseguem se lembrar de três maneiras diferentes pelas quais as escrituras podem nos ajudar.



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.970 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page