top of page

Lição: 11 a 17 de Agosto [D&C 88]

“Estabelecei (…) uma casa de Deus”


ree




Essa semana, as crianças aprenderão que o Pai Celestial concede boas dádivas; que se buscarem o Salvador, vão encontrá-Lo; que o Pai Celestial quer que aprendam; e que nosso lar pode ser santo como o templo. Ajude as crianças que você está ensinando a sentir a presença de Deus na vida delas. Conte às crianças que o Pai Celestial e Jesus querem que continuemos a aprender por toda a vida. Você pode ajudar as crianças a entender que o aprendizado tanto de coisas espirituais quanto temporais pode prepará-las para servir ao Senhor. As instruções dadas pelo Senhor sobre a “casa de Deus” podem ser um guia útil para nós ao edificarmos nossa vida e nosso lar. Pense em como você vai ajudar as crianças a sentir amor pelo templo e o desejo de adorar ao Senhor ali quando estiverem prontas.




Princípio 1: O Pai Celestial concede boas dádivas. Doutrina e Convênios 88:33


  • Para iniciar um debate sobre Doutrina e Convênios 88:33, peça a seus filhos que falem sobre presentes que eles ganharam — tanto os que receberam com alegria quanto os que não apreciaram. Talvez eles possam encenar como receberiam um presente com alegria. Depois, você pode falar sobre os dons (ou presentes) que o Pai Celestial nos dá (como o dom do Espírito Santo). Como recebemos esses dons com alegria?


Enquanto eles encenam essas coisas e aprendem essa escritura, seria divertido ter um presente embrulhado.


ree

Ao abrirem, encontrarão itens como uma gravura do profeta, um cobertor (você pode compartilhar como isso se assemelha ao Espírito Santo), as escrituras e uma foto da sua família. Depois, deixe as crianças compartilharem outros presentes que Deus nos deu. Como podemos receber esses presentes com alegria? Como podemos demonstrar a Deus que somos gratos por eles?


ree



Princípio 2: Se eu buscar o Salvador, vou encontrá-Lo. Doutrina e Convênios 88:63


  • Doutrina e Convênios 88:63 contém palavras de ação que podem inspirar algumas atividades divertidas para incentivar seus filhos a buscar a presença do Senhor na vida deles. Por exemplo, você e seus filhos podem pensar em um jogo para debater a frase “procurai-me diligentemente e achar-me-eis” (grifo do autor) ou “batei e ser-vos-á aberto”?


Ideias e perguntas para o jogo : Esconda uma gravura de Jesus Cristo na sala. Deixe que todos o "busquem". Por que Deus promete que, se o "buscarmos", o encontraremos?


2ª ideia - Escolha uma criança para sentar na frente da sala e fechar os olhos. Escolha outra criança para bater suavemente na porta e retornar ao seu lugar. Veja se a criança que fechou os olhos consegue adivinhar quem bateu. Você já bateu na porta de alguém e a pessoa não atendeu? Por que Deus promete abrir a porta se você bater?


Para crianças maiores:

Ensine esta escritura com uma atividade com objeto, como demonstrado abaixo:


ree

ree

ree

  • Para enfatizar o convite do Salvador de “[achegar-se] a mim”, peça a uma criança que segure uma gravura de Jesus (como a gravura no final deste esboço) de um lado da sala enquanto as outras crianças estão do outro lado. À medida que seus filhos pensarem em coisas que podem fazer para se aproximarem do Salvador, eles podem dar um passo em direção à gravura, e a criança que está segurando a gravura pode dar um passo em direção às outras crianças. Converse com seus filhos sobre como você se aproxima do Salvador e como Ele Se aproxima de você. Você também pode cantar com eles uma música sobre esse assunto, como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43).


Depois de visualizar a primeira atividade e aprender a escritura, eles podem representá-la da seguinte maneira:


ree

ree

Peça, busque, bata. Essas são as palavras que o Senhor descreve em D&C 88 para chegar mais perto Dele. Essas palavras são ativas, não passivas. Nossa jornada para nos aproximar de Deus é algo que exige esforço de nossa parte. Ele está sempre pronto para nos responder, encontrar-nos onde quer que estejamos e abrir portas para nós. "Essa história é sobre uma garotinha que deseja se aproximar do Salvador!"





Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu aprenda. Doutrina e Convênios 88:77–80, 118


  • Peça a seus filhos que contem o que estão aprendendo na escola ou na Primária. Você também pode compartilhar algumas coisas que está aprendendo. Depois, você pode mostrar a seus filhos as palavras o que, por que e como. Ajude-os a pesquisar Doutrina e Convênios 88:77–79 para descobrir o que o Senhor deseja que aprendamos. Depois, examinem juntos o versículo 80 para descobrir por que Ele quer que aprendamos e o versículo 118 para descobrir como devemos aprender.

ree

Para crianças maiores:

ree

Outra ideia: Mostre às crianças a gravura de uma casa, de uma igreja e de um templo e pergunte como esses lugares se assemelham a uma escola.

Coloque as peças do quebra-cabeça da casa, do templo e da igreja em cima da escola. Remova-as enquanto elas discutem os tipos de coisas que podem aprender nesses lugares.


ree
ree



Princípio 4: Nosso lar pode ser santo como o templo. Doutrina e Convênios 88:119


  • Ao ler Doutrina e Convênios 88:119 para seus filhos, eles podem fazer uma torre do templo com os braços toda vez que ouvirem a palavra “casa”. Explique-lhes que o Pai Celestial quis que Joseph Smith e os santos construíssem um templo, ou uma “casa de Deus”.


ree

ree

ree

  • Você pode pedir a seus filhos que escolham sete palavras que descrevam seu lar. Depois, ajude-os a encontrar em Doutrina e Convênios 88:119 as sete palavras que o Senhor usa para descrever Sua casa. Como podemos fazer de nosso lar uma “casa de Deus”?


ree

ree



 EXTRA:


Clique na gravura para acessar a página da atividade:


ree

Sugestão para o Berçário:

Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.


ree

Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


"Videoaula" da semana:




Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

Comentários


bottom of page