top of page

Lição: 11 a 17 de abril [Páscoa]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“[Ele] tragará a morte na vitória”



A vida de Jesus Cristo é o ponto central de toda a história humana. Porque Jesus verdadeiramente suportou a iniquidade de todos nós, e em Cristo todos serão vivificados (Isaías 53:6 e 1 Coríntios 15:22)! Essa é uma ocasião muito importante para reflexão. O que é a Páscoa para as crianças? Essa semana temos a oportunidade de ajudar as crianças a conhecer o real significado da Páscoa. Que o coelhinho tão fofinho e os deliciosos ovos de chocolate, famosos pela mídia comercial, na verdade não representam a realidade da Páscoa. A palavra "Páscoa" vem do latim Pascha, que deriva do hebraico Pessach / Pesach, que significa “a passagem”. Essa “passagem” está descrita no Velho Testamento como a libertação do povo israelita da escravidão no Egito. A Páscoa era celebrada pelos judeus para comemorar a liberdade conquistada pelo seu povo. Já no Novo Testamento, a Páscoa é a celebração da passagem da morte para a vida, através da ressurreição de Jesus Cristo. Portanto, a Páscoa é uma celebração em homenagem à ressurreição de Jesus Cristo, porque Ele Ressuscitou, Ele vive pra sempre!





Pergunte às crianças como a família delas comemora a Páscoa. O que eles fazem para se lembrar da Ressurreição de Jesus Cristo?


Princípio 1: Jesus Cristo é meu Salvador.


O domingo de Páscoa é uma boa ocasião para ensinar as crianças sobre a Expiação do Salvador no Getsêmani e Sua morte na cruz. E pode ajudá-las a sentir o amor de Jesus por elas.


Atividades sugeridas


  • Leia João 10:9 para as crianças enfatizando as palavras de Jesus “Eu sou a porta”. Porque Jesus sofreu por nossos pecados, morreu e ressuscitou, Ele tornou possível para cada um de nós viver com Deus novamente. Use a porta da sala de aula para ensinar que Jesus é como a porta que permite que voltemos ao Pai Celestial.


  • Leia Isaías 53:6 para as crianças e mostre uma gravura ou um desenho de uma ovelha. Deixe uma das crianças colocar a gravura em um canto distante da sala. Explique-lhes que, quando fazemos escolhas erradas, estamos nos afastando do Pai Celestial como uma ovelha desgarrada. Depois peça a uma criança que traga a ovelha de volta e preste testemunho de que, porque Jesus Cristo sofreu e morreu por nós, Ele pode nos trazer de volta ao Pai Celestial. (Você pode mostrar a gravura de Jesus como um pastor, gravura 64, do Livro de Gravuras do Evangelho.)

Você pode dar a cada criança uma ovelha. Esconda-as pela sala antes que as crianças entrem e possam se revezar colocando suas ovelhas ao lado de Jesus.


  • Cante com as crianças um hino sobre Jesus Cristo, como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43). Ajude-as a observar qualquer sentimento de paz e amor que experimentarem enquanto cantam. Também destaque as palavras no hino que descrevem o amor do Salvador. Como podemos compartilhar Seu amor com os outros?

(Clique na imagem para acessar a página para imprimir)




Princípio 2: Jesus morreu e ressuscitou por mim.


Como você pode ajudar as crianças a saber que, graças à Ressurreição de Jesus Cristo, nós e nossos entes queridos vamos ressuscitar um dia?


Atividades sugeridas


  • Ajude as crianças a compreender que ressurreição significa que, depois de morrermos, vamos viver de novo para sempre com um corpo físico perfeito e nunca mais vamos morrer outra vez. Preste seu testemunho da Ressurreição e deixe as crianças trabalharem na página de atividade desta semana. Peça às crianças que use a página de atividade para contar a história da Ressurreição de Jesus Cristo para sua família.

  • Leia Alma 40:23 para as crianças. Mostre a elas sua mão dentro de uma luva. Diga-lhes que sua mão é como um espírito e a luva é como um corpo físico. Tire a luva para mostrar-lhes que, quando morremos, o espírito deixará nosso corpo. Coloque a luva novamente para representar a ressurreição.

(Clique na imagem para acessar a página para imprimir)


  • Cante um hino sobre a Ressurreição de Jesus Cristo, como “Ressuscitou o Salvador” ou “Jesus da morte ressurgiu?” (Músicas para Crianças, pp. 44, 45). Preste testemunho de que, graças a Jesus Cristo, nós viveremos de novo e teremos nosso corpo perfeito de volta depois que morrermos.

Para atividade com música indicamos essa dinâmica:



A realidade da Ressurreição de Jesus Cristo pode nos trazer grande esperança e alegria — principalmente quando sofremos pela morte de um ente querido. Como você pode ajudar as crianças a encontrar consolo na Ressurreição?

  • Mostre as gravuras 57–59 do Livro de Gravuras do Evangelho. Peça às crianças que combinem as gravuras com as passagens a seguir: Mateus 27:29–38; Mateus 27:59–60 e João 20:10–18. Depois convide as crianças a contar a história da morte, do sepultamento e da Ressurreição de Jesus Cristo com suas próprias palavras.

  • Cantem juntos uma música ou um hino de Páscoa, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21) ou “Cristo é já ressuscitado” (Hinos, nº 119). Peça às crianças que falem como se sentem quando cantam esses hinos. O que esses hinos nos ensinam sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo? Peça às crianças que escrevam seu testemunho do Salvador para compartilharem em casa com a família.




Princípio 3: Jesus sofreu por mim.


Ao estudar sobre a Expiação do Salvador, pondere sobre como você pode ajudar as crianças a entender como o Salvador pode abençoá-las e fortalecê-las.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a memorizar a terceira regra de fé. O que essa escritura nos ensina sobre a Expiação de Jesus Cristo e o plano do Pai Celestial para Seus filhos?


Colorir a Regra de Fé e um quebra-cabeça bem divertido:


Podem usar esse vídeo e depois fazer as perguntas do manual. É uma ótima maneira de convidar o espírito.


  • Pergunte às crianças como elas descreveriam a Expiação do Salvador a outra pessoa. Incentive-as a usar as escrituras, os hinos ou as gravuras para expressarem o que significa o sacrifício expiatório do Salvador para elas. De que maneira somos abençoados devido à Expiação do Salvador?



Segue o vídeo da historinha dessa semana, sobre uma garota chamada Lily que está caçando ovos de Páscoa! Vejam se conseguem se lembrar das surpresas que havia dentro de cada um dos ovos!


Segue esse belo e magnífico Oratório sobre os últimos momentos da vida mortal de Jesus Cristo e Sua gloriosa ressurreição! Produzida por Rob Gardner.

Ano passado foi feita a versão em português do oratório CORDEIRO DE DEUS, autoria de Rob Gardner, membro da Igreja. Esse oratório foi descrito por alguns críticos de arte como uma fantástica obra baseada nos momentos finais da vida de Cristo, comparável, em tempos modernos, ao Messias de Handel e ao Requiem de Mozart. O acompanhamento é da Orquestra Filarmônica de Londres e as ilustrações são do pintor James Tissot, do século 19!




Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6.897 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page