top of page

Lição: 10 a 16 de Agosto [Alma 53-63]

"Preservado pelo Seu maravilhoso poder"





















Princípio 1: Posso ser fiel a Deus como os jovens guerreiros.


Você pode começar resumindo a história dos jovens guerreiros de Helamã. Você pode usar o “Capítulo 34: Helamã e o exército de 2.000 jovens soldados” (clique no título para abrir o link).

Para crianças menores o importante é ensinar a doutrina que está sendo apresentada com as histórias e as escrituras da semana. Então você foca em ensinar elas sobre a importância de ouvir os conselhos dos pais e confiar no Senhor (e resumir com clareza o exemplo desses jovens guerreiros que confiaram em seus pais e foram fieis a Deus, e assim Deus os protegeu).


Use a atividade abaixo, lendo Alma 56:27 e 47-48 para ensinar sobre como as mães e os pais dos jovens guerreiros os ajudaram nesse grande desafio que tiveram. Peça-os para desenharem essas coisas nas mãos dos pais e que compartilhem sobre coisas que seus próprios pais lhes fornecem ou ensinam (enfatize a importância de ouvir os pais para estarem seguros e fazerem boas escolhas, e que devemos ser fieis a Deus para termos segurança e felicidade eterna).


Para crianças menores, você pode perguntar algumas das coisas que mamãe ou papai ensinam e pedir para eles desenharem na mão dos pais. Enquanto eles desenham, enfatize a importância de ouvir o que mamãe e papai ensinam para ficarem sempre seguros. E assim também é com nosso Pai Celestial; seguindo Seus mandamentos e sendo fieis estaremos seguros e felizes.

"Leia Alma 53:20–21 e ajude as crianças a entender o que significam palavras como valoroso, coragem, vigor e fiel. Descreva como os jovens guerreiros mostraram essas qualidades. Faça crachás simples para as crianças escrito: “Quando sou ______ , sou igual a um jovem guerreiro!” Ajude as crianças a preencher o espaço em branco com a qualidade que escolherem."


Para crianças pequenas ensine claramente como elas podem ser corajosas, valorosas, vigorosos e fieis a Deus. Diga-lhes que os jovens guerreiros tinham essas qualidades e por isso venceram a batalha e foram protegidos pelo Senhor.


Tempo de Música: Ajude-as a pensar em maneiras pelas quais podem ser como o exército de Helamã. Cantem juntos “Levaremos ao mundo a verdade” (Músicas para Crianças, pp. 92–93).

Baixar aqui:


Princípio 2: Quando estou preocupado, posso confiar em Deus.


"Quando Helamã e seus exércitos enfrentaram tempos difíceis, ele confiou no Senhor. Desenhe um rosto com a testa franzida no quadro e fale sobre como Helamã estava preocupado porque seu exército não tinha comida suficiente ou homens suficientes para continuar lutando (ver Alma 58:32–41). Peça às crianças que falem sobre ocasiões em que ficaram preocupadas. Leia Alma 58:37(ou ajude uma criança a ler) e ajude as crianças a mudarem o rosto no quadro por um rosto sorrindo para mostrar como Helamã se sentiu porque confiou em Deus. O que podemos fazer quando ficamos preocupados? "


Use a atividade abaixo para ensinar este princípio, enfatizando a importancia de falar sobre os sentimentos, que é normal estarmos tristes e preocupados algumas vezes, mas que, confiando no Senhor, podemos nos sentir alegres novamente, pois Ele pode nos ajudar a resolver nossos problemas. Para seus filhos, lembre a eles que você está sempre ali para ouvi-los. Pergunte a eles no final de cada dia como eles se sentem ou se sentiram naquele dia.


Baixe aqui em:


"Escreva em pedaços de papel algumas coisas que talvez possam preocupar as crianças. Deixe que as crianças se revezem escolhendo um papel para você ler e peça-lhes que falem como Deus poderia ajudá-las com cada uma dessas preocupações. Compartilhe uma experiência em que Deus o ajudou quando você se sentia preocupado."


Para crianças maiores, jogue o jogo de tabuleiro abaixo para ensinar sobre a história dos jovens guerreiros e montar a armadura no jovem guerreiro.


Princípio 3: Posso escolher não ficar zangado.

Morôni acusou falsamente Paorã, mas ao invés de ficar zangado, Paorã disse: “Regozijo-me pela grandeza de teu coração” (Alma 61:9).

Peça às crianças que pensem em uma ocasião em que foram acusadas de fazer algo que não fizeram. Conte a elas como isso aconteceu a Paorã (verAlma 60–61). Você pode usar o “Capítulo 35: Capitão Morôni e Paorã (clicando na frase para abrir o link).




Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

536 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page