top of page

Lição: 1° a 7 de Agosto [Jó 1-3;12-14;19;21-24;38-40;42]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Nele esperarei”





Nessa semana estudaremos o livro de Jó, que foi um homem justo que sofreu tremendas aflições; contudo, permaneceu fiel a sua crença em Deus. Embora o livro seja a respeito do sofrimento de Jó, ele não responde plenamente à pergunta sobre por que Jó (ou qualquer outra pessoa) deveria sofrer dores e a perda de sua família e bens. O livro deixa claro que atravessar aflições não significa necessariamente ter a pessoa pecado. O Senhor permite que passemos por tribulações para que estas nos sirvam de experiência, disciplina e instrução e, às vezes, também de castigo. O livro de Jó ensina que se a pessoa possui um conhecimento correto de Deus e vive uma existência aceitável aos olhos de Deus, está mais capacitada a suportar as provações que a afligem. A inabalável fé que tinha Jó é caracterizada por exclamações como “Ainda que ele me matasse, nele esperarei” (Jó 13:15). Assista o vídeo, em preparação dos acontecimentos que iremos ver do livro de Jó:


Com a história de Jó, aprenderemos ter uma fé inabalável no Pai Celestial e Jesus Cristo, que sempre nos ajudam nos momentos difíceis. O Pai Celestial e Jesus Cristo nos ajudam a vencer as dificuldades, Jó conseguiu suportar suas provações e seus sofrimentos por causa de sua fé no Senhor. Vamos aprender com o exemplo de Jó como edificar nossa fé em Jesus Cristo, nosso Redentor. Veja o vídeo com o resumo dessa lição tão especial da história de Jó:


Mostre às crianças a gravura de Jó (ver o esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Pergunte às crianças como acham que o homem da gravura está se sentindo. Peça-lhes que contem o que sabem sobre Jó.


Princípio 1: O Pai Celestial e Jesus Cristo vão me ajudar nos momentos difíceis, pois tenho fé Neles. Jó 1–2; 13:15


Jó confiou em Deus e foi capaz de permanecer fiel mesmo quando enfrentou provações muito difíceis. A história de Jó pode ajudar as crianças a fortalecerem a fé delas no Pai Celestial e em Jesus Cristo a fim de que estejam preparadas para enfrentar suas próprias provações difíceis.


Se não chegaram a usar está dinâmica da semana passada, ela também se encaixa para esta semana. Com fé em Jesus Cristo (a corda), podemos levantar coisas pesadas.



Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre Jó e as ajude a compreender o que aconteceu com ele (ver Jó 1–2; “Jó”, em Histórias do Velho Testamento). Pergunte às crianças como se sentiriam se fossem Jó. Quem pode nos ajudar quando coisas tristes acontecem em nossa vida? Mostre uma gravura de Jesus Cristo e explique que a fé de Jó no Senhor o ajudou durante as provações pelas quais ele passou (ver Jó 1:21).

(Clique no link para assistir direto do site da Igreja ou pelo YouTube logo abaixo)


  • Leia para as crianças as palavras de Jó em Jó 13:15: “Nele esperarei”. Para ajudar as crianças a entender o que significa esperar em Deus, converse com elas sobre outras pessoas em quem elas confiam. Por exemplo, o que esperamos que nossos pais façam? O que esperamos que nossos professores façam? O que posso esperar que o Pai Celestial e Jesus Cristo façam? Expresse sua confiança no Pai Celestial e em Jesus Cristo e ajude as crianças a pensarem em maneiras pelas quais podem mostrar que Os amam e confiam ou esperam Neles.

Segue esse jogo da memória, que foi feito algumas semanas atrás por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, (Em quem eu confio?).



Princípio 2: Jesus Cristo é meu Redentor. Jó 19:25


Jó conseguiu suportar suas provações e seus sofrimentos por causa de sua fé no Senhor. Como você pode ajudar as crianças a edificar a fé delas em Jesus Cristo, nosso Redentor?


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus na cruz ou sendo sepultado na tumba (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 57 e nº 58). Peça às crianças que descrevam o que está acontecendo na gravura. Leia para as crianças o testemunho de Jó em Jó 19:25. Mostre uma gravura do Salvador ressuscitado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 59 e nº 60; ver também a página de atividades desta semana) e testifique que Jesus Cristo ressuscitou e vive hoje. Por que somos gratos por Jesus Cristo ter ressuscitado?

  • Mostre uma gravura de Jó e explique que Jó sentia muitas dores porque sua pele tinha feridas por toda parte. Ele havia perdido sua casa e seus filhos haviam morrido. Mas Jó sabia de algo muito importante que o consolava. Leia Jó 19:25 e pergunte às crianças o que Jó sabia. Compartilhe com as crianças como você sabe que Jesus Cristo vive e peça a elas que prestem testemunho Dele.



  • Peça às crianças que pintem a página de atividades da semana. Enquanto o fazem, cante ou toque um hino sobre a Ressurreição de Jesus Cristo, como “Ressuscitou o Salvador” ou “Jesus da morte ressurgiu?” (Músicas para Crianças, pp. 44, 45.) Peça-lhes que digam como se sentem a respeito de Jesus e as ajude a compreender que o Espírito Santo pode nos dar bons sentimentos para nos ajudar a saber que Jesus Cristo é real.




Princípio 3: O Pai Celestial e Jesus Cristo vão me ajudar a vencer minhas dificuldades, pois tenho fé Neles. Jó 1–2; 12; 19


Todo mundo tem dias difíceis, e algumas pessoas passam por provações que duram muito tempo. A fé de Jó em Deus o susteve em suas provações. Pense em como a história dele pode ajudar as crianças a edificarem sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo para que possam enfrentar suas provações agora e no futuro.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem o que sabem sobre a história de Jó. Que tipo de pessoa ele era? O que aconteceu com ele? Como ele reagiu às dificuldades que teve? Você pode pedir a elas que leiam alguns versículos de Jó 1–2 para ajudá-las a contar a história (ver Jó 1:1, 13–22; 2:7–10; ver também “Jó”, em Histórias do Velho Testamento). Peça às crianças que compartilhem o que consideram ser a mensagem principal da história de Jó.


  • Mostre algumas gravuras de Jesus Cristo interagindo com outras pessoas e pergunte às crianças o que elas acham que essas gravuras nos ensinam sobre quem Jesus Cristo é e como Ele é. O que mais sabemos sobre Ele? Peça às crianças que leiam alguns dos seguintes versículos para descobrir algumas coisas que Jó sabia sobre o Senhor: Jó 12:10, 13, 16; 19:25–27. Por que é importante conhecermos essas coisas a respeito do Salvador?

Você pode distribuir esses cartões para as crianças olharem e falarem sobre eles.


Distribua cartões com as escrituras, peça às crianças que as procurem, façam desenhos que representem o que isso significa. Em seguida, peça-lhes que prendam em um copo. Quando todos terminarem, peça-lhes que compartilhem suas escrituras enquanto empilham seus copos. No topo da pilha coloque Jó. Explique que foi sobre isso que Jó construiu sua fé, e isso o sustentou em tantas e tantas provações. Reflita com as crianças e pergunte em que elas estão construindo sua fé. Preste seu testemunho de que a coisa mais forte sobre a qual construir é o Salvador, nosso Redentor.


  • Peça às crianças que leiam Jó 19:14–19 e pergunte a elas o que esses versículos dizem sobre a maneira como Jó estava sendo tratado por outras pessoas. Como nos sentiríamos se isso acontecesse conosco? Peça-lhes que leiam Jó 19:23–27 para descobrir como Jó encontrou consolo nessa situação. O que esses versículos nos ensinam sobre o Salvador? Por que é importante saber que Ele vive e nos ama? (Ver João 17:3.)

Jó era um homem bom. Então, ele perdeu tudo o que tinha — seus animais, seus filhos e sua saúde. Ele estava triste, mas manteve sua fé em Jesus Cristo. Ele disse: “Sei que o meu Redentor vive” (Jó 19:25). O Senhor abençoou Jó por sua fé. Faça uma colagem que mostre sua fé. Procure nas revistas antigas da Igreja e recorte imagens daquilo em que você acredita, como Jesus, o templo ou as escrituras. Depois cole-os em um pedaço de papel e o pendure.


  • Cantem juntos e analisem a letra de uma música sobre o Salvador, como “Eu sei que vive meu Senhor” (Hinos, nº 70). O que a música sugere sobre a importância de se ter um testemunho de que Jesus Cristo vive? Diga às crianças como você sabe que o Salvador vive e por que é grato por esse conhecimento. Incentive-as a falarem de seus sentimentos e prestarem testemunho também.



Princípio 4: Bons amigos inspiram e encorajam uns aos outros. Jó 19:13–19; 22:5


Quando Jó estava tendo dificuldades, seus amigos disseram que Deus o estava punindo porque ele havia pecado. Essa história pode ajudá-lo a ensinar às crianças uma maneira melhor de reagir quando um amigo enfrenta dificuldades (ver Jó 16:1–5).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que examinem as muitas coisas difíceis que aconteceram com Jó (ver Jó 1:13–19; 2:7). Leiam juntos Jó 19:14, 19 e identifiquem como os amigos de Jó reagiram às provações dele (ver também Jó 22:1–5). Peça às crianças que imaginem ser os amigos de Jó — como elas tentariam ajudá-lo? Incentive-as a pensar em um amigo que possa estar passando por um momento difícil e planejem algo que possam fazer para mostrar amor e apoio a esse amigo.

  • Peça às crianças que façam uma lista de algumas qualidades de um bom amigo e mencionem um amigo que tenha essas qualidades. Mostre uma gravura de Jesus Cristo. De que forma Jesus é um bom amigo para cada um de nós? Como podemos seguir Seu exemplo?


Preparação: Recorte esta gravura e coloque-a por cima da gravura de Jesus. Corte os corações.

Peça às crianças que escrevam todas as formas pelas quais podem ser bons amigos nos corações e coloque-os ao redor da gravura das crianças. Em seguida, retire a gravura das crianças para mostrar Jesus. De que forma Jesus é um bom amigo para nós? Como podemos seguir seu exemplo?



Aqui está o vídeo da história da semana sobre um Jó! Jó passou por muitas provações. Vamos assistir e ver se as provações de Jó o elevaram ainda mais.


Segue um vídeo em animação para um cineminha com as crianças sobre a história de Jó:


Aqui está vídeoaula da semana preparada com carinho para as crianças.



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.136 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page