top of page

Lição: 08 a 14 de Novembro [D&C 129-132]

“Quando recebemos uma bênção de Deus, é por obediência”



Princípio 1: Bênçãos advêm da obediência a Deus.


Joseph Smith ensinou que toda bênção que recebemos de Deus se baseia em nossa obediência a Suas leis. Como você pode ensinar esse princípio de modo que as crianças entendam?


Atividades sugeridas

  • Faça uma demonstração simples com as crianças que mostre como é importante seguir as instruções; por exemplo, converse com elas sobre os passos que devemos seguir para preparar um prato de comida, brincar ou construir alguma coisa. O que acontece quando não seguimos as instruções? (Talvez você tenha uma experiência pessoal que queira compartilhar.) Leia Doutrina e Convênios 130:21 e compare essas instruções com os mandamentos que devemos seguir para receber as bênçãos do Pai Celestial.




  • Pergunte às crianças se elas se lembram de uma situação em que obedeceram a um dos mandamentos de Deus. Como elas se sentiram?



  • Cantem juntos uma música sobre obediência, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69) e identifiquem as bênçãos da obediência mencionadas na música. Conversem sobre algumas coisas que Deus ordenou que façamos. Como Deus nos abençoa quando obedecemos a esses mandamentos?



Pondere sobre como o Senhor o abençoa quando você obedece às Suas leis. Que experiências você poderia compartilhar com as crianças para inspirá-las?


Atividades sugeridas (VALOROSOS)

  • Cantem uma música sobre obediência, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69) e peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 130:20–21 e 132:5. Ajude-as a encontrar palavras e ideias nas escrituras que sejam semelhantes às da música. Como recebemos bênçãos de Deus? Peça às crianças que compartilhem como foram abençoadas por obedecer às leis de Deus. (Pode usar o mesmo vídeo acima)

Cartões das escrituras:


  • Leiam juntos Doutrina e Convênios 132:21–23 e peça às crianças que desenhem figuras que mostrem o que elas aprendem com esses versículos. Incentive-as a serem criativas e sugira que incluam nos desenhos as leis ou os mandamentos que nos ajudam a permanecer no caminho estreito que leva à vida eterna.


Princípio 2: O Pai Celestial e Jesus Cristo possuem um corpo físico imortal.


Quando entendemos que Deus, o Pai, e Jesus Cristo têm um corpo semelhante ao nosso, nós nos sentimos mais próximos Deles e nosso relacionamento com Eles é fortalecido.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma gravura de Jesus Cristo e peça-lhes que apontem para Seus olhos, Sua boca e outras partes de Seu corpo. Depois, peça-lhes que fiquem em pé e apontem para as mesmas partes de seu próprio corpo. Leia em Doutrina e Convênios 130:22: “O Pai tem um corpo de carne e ossos (…); o Filho também”. Preste testemunho de que nosso corpo é semelhante ao do Pai Celestial e de Jesus.


  • Cantem juntos uma música sobre nosso corpo, como “Cabeça, ombros, joelhos, pés” (Músicas para Crianças, p. 129a) e incentive as crianças a fazer os gestos que acompanham as palavras. Peça às crianças que digam algumas coisas que nosso corpo pode fazer. Externe sua gratidão pelo corpo que você recebeu do Pai Celestial. Como podemos mostrar que somos gratos por essa dádiva especial?




  • Peça às crianças que façam desenhos do Pai Celestial, de Jesus Cristo e delas mesmas. Ajude-as a ver como nosso corpo é semelhante ao do Pai Celestial e de Jesus.

Vocês podem plastificar essa atividade abaixo e fazer com que todas as crianças se desenhassem e limpassem para a próxima criança ou filho (a).



Princípio 3: O Pai Celestial tornou possível que as famílias fiquem juntas para sempre.


Por meio do poder selador do Senhor e das ordenanças do templo, nossos relacionamentos familiares podem durar para a eternidade se cumprirmos nossos convênios.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar em exemplos de coisas que não duram para sempre — a comida que estraga, as flores que murcham e assim por diante. Mostre uma foto de sua família e fale como você se sente sobre ela. Testifique que o Senhor tornou possível, por meio das ordenanças do templo, que as famílias fiquem juntas para sempre.

  • Abra a seção 132 de Doutrina e Convênios e fale às crianças que ela contém uma revelação para Joseph Smith sobre o casamento e a família. Mostre o versículo 19 e saliente as palavras “por toda a eternidade” quando as ler. Peça às crianças que leiam essas palavras com você.

  • Ajude as crianças a fazer bonecos de papel representando os membros da família delas (ver a página de atividades desta semana). Recorte-os e coloque-os em um envelope ou prenda-os juntos com um clipe de papel para representar o poder selador que pode tornar nossa família eterna.



Independentemente da situação atual da família, podemos fazer escolhas agora que nos prepararão para receber as bênçãos de uma família eterna no futuro.


Atividades sugeridas (VALOROSOS)

  • Peça a algumas crianças que leiam Doutrina e Convênios 131:1–4 e a outras que leiam 132:15. Ajude-as a descobrir o que esses versículos ensinam sobre o casamento. Selecione palavras-chave em 132:19 (tais como “se um homem se casar com uma mulher”, “eterno convênio”, “selado”, “guardarem meu convênio”, “por toda a eternidade”, “para todo o sempre”) e peça às crianças que encontrem essas frases no versículo. O que essas frases nos ensinam sobre o casamento?


  • Cantem “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, p. 98) ou leia novamente o “Capítulo 55: Revelação sobre o casamento” (Histórias de Doutrina e Convênios, p. 198). Peça às crianças que prestem atenção e se preparem para compartilhar o que devemos fazer para que nossa família seja eterna. Testifique que, independentemente da situação atual da família, podemos nos preparar para fazer parte de uma família eterna.



Princípio 4: O Pai Celestial quer que eu ganhe conhecimento e inteligência. (VALOROSOS)


Muitas coisas que obtemos nesta vida não vão conosco para a próxima vida. Mas levaremos nosso “conhecimento e inteligência” (Doutrina e Convênios 130:19).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem a você algo que estão aprendendo na escola ou com os pais. Peça-lhes que leiam Doutrina e Convênios 130:18–19 para descobrir o que acontecerá com nosso conhecimento e nossa inteligência na próxima vida.

  • O que o versículo 19 nos ensina sobre como ganhamos conhecimento e inteligência? Como podemos ser diligentes e obedientes ao nos esforçarmos para aprender? (Para mais informações sobre esse tópico, ver “Educação” em Para o Vigor da Juventude, pp. 9–10.)

Segue uma cartela para as crianças do programa de metas, vocês podem usar adesivos coloridos e colocá-los nos círculos da cartela, enquanto elas acompanham suas atividades durante a semana, ou vocês podem escolher um desafio para as crianças.



Quando guardamos os mandamentos, a bênção que advém da obediência a esses mandamentos entra em nossa vida. Alegria e felicidade vêm de guardar os mandamentos. Nosso Pai Celestial sabe o que é melhor para nós. Ele é nosso criador, nosso Pai e nosso Deus. Em Sua sabedoria e previsão, Ele nos deu mandamentos para nos ajudar a navegar em nosso tempo na Terra. Ao confiarmos Nele e que seus mandamentos foram dados para nos abençoar e ajudar, encontraremos a alegria e o ritmo que advém de cumpri-los. A lição dessa semana ajudará seus filhos a compreender por que temos mandamentos e que guardá-los leva à felicidade. Segue o vídeo da historinha sobre uma garota que está fazendo biscoitos com uma receita de um livro de receitas! Vamos assistir e ver se ela decide seguir a receita, ou se decide ignorar a receita!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

3.408 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page