top of page

Lição: 03 a 09 de Janeiro [Gênesis 1–2; Moisés 2–3; Abraão 4–5]

Atualizado: 12 de mai. de 2023

“No princípio, Deus criou os céus e a terra”





Essa semana no Vem e Segue-Me vamos aprender sobre as criações de Deus, Ele é nosso criador e criou também todas as coisas existentes ao nosso redor como as plantas e os animais!



Convide as crianças a compartilhar algo que o Pai Celestial e Jesus Cristo criaram pelos quais são gratas. Mostrar a gravura do esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar pode dar-lhes algumas ideias.


Princípio 1: Jesus criou a Terra. Moisés 2


Conhecer sobre a Criação pode ajudar as crianças a sentir o amor de Deus e aumentar a admiração delas pelo mundo. Como você pode fazer com que o aprendizado sobre a Criação seja inspirador?


Atividades sugeridas

  • Mostre para as crianças gravuras de coisas que representem períodos diferentes da Criação (como descrito em Moisés 2; ver também “Jesus faz a Terra”, em Histórias do Velho Testamento), e ajude as crianças a pensar em ações para acompanhar as gravuras. Por exemplo, elas podem cerrar o punho para representar a terra seca ou balançar os braços como ondas do mar (ver Moisés 2:9–10). Compartilhe seu testemunho de que Jesus Cristo fez essas coisas porque Ele e o Pai Celestial nos amam.



(Clique no link para página de atividade direto do site da Igreja)


  • Cante uma música sobre as coisas que Jesus Cristo criou para nós, como “O mundo é tão belo” (Músicas para Crianças, p. 123). Peça às crianças que façam desenhos das criações descritas na música.


(Clique no link para baixar atividade do site da Igreja)


Jesus Cristo criou a Terra sob a direção do Pai Celestial. Moisés 2


Você pode usar Moisés 2 para ajudar as crianças a ver que o mundo foi criado intencionalmente como parte do plano de Deus. Ao ler esses capítulos, que ideias lhe vêm à mente que ajudariam a fortalecer o testemunho das crianças sobre a Criação?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar nas vezes que fizeram algo seguindo a orientação de outra pessoa. Por exemplo, talvez tenham feito uma receita seguindo a orientação dos pais ou irmãos. Escreva Quem criou a Terra? no quadro e peça às crianças que encontrem a resposta em Moisés 2:1. Preste testemunho de que Jesus Cristo criou a Terra sob a direção do Pai Celestial.

(Clique no link para baixar atividade do site da Igreja)

  • Dê a cada criança versículos de Moisés 2 relacionados a um dos dias da Criação e peça-lhe que faça um desenho das coisas que o Pai Celestial criou naquele dia. Peça-lhes que segurem seus desenhos e se coloquem na ordem dos dias da Criação e depois peça a cada criança que conte para o resto da classe o que aconteceu no dia designado a ela. O que aprendemos sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo com a história da Criação?

(Clique no link para baixar atividade do site da Igreja)


Princípio 2: Fui criado à imagem de Deus. Moisés 2:26–27


Quando as crianças compreendem que foram criadas à imagem de Deus, elas podem desenvolver um senso de reverência e respeito por seu próprio corpo e pelo corpo dos outros.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a repetirem várias vezes: “Eu, Deus, criei o homem à minha própria imagem” (Moisés 2:27). Explique-lhes que o Pai Celestial criou nosso corpo para parecer com o Dele. Peça às crianças que apontem para as partes de seu corpo conforme você as nomeia ou cante uma música sobre nosso corpo, como “Cabeça, ombros, joelhos, pés” (Músicas para Crianças, p. 129).


  • Peça às crianças que demonstrem coisas que podem fazer com o corpo, enquanto as outras adivinham o que elas estão fazendo. Peça-lhes que digam por que são gratas pelo corpo que têm.

  • Desenhe o contorno de um corpo no papel e faça um quebra-cabeça cortando-o em partes. Distribua as partes aleatoriamente e deixe que as crianças trabalhem juntas para montar o corpo. Peça-lhes que falem sobre as coisas que podem fazer com cada uma das partes. Compartilhe seu testemunho de que nosso corpo foi criado à imagem de Deus.


Adão e Eva foram criados à imagem de Deus. Moisés 2:26–27


O mundo dará às crianças muitas mensagens falsas sobre o corpo delas. A doutrina em Moisés 2:26–27 é uma excelente motivação para fazer com que respeitemos e cuidemos do corpo.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Moisés 2:26–27. O que esses versículos nos ensinam sobre nosso corpo? Mostre o vídeo “A Maior Criação de Deus” (ChurchofJesusChrist.org), ou faça o jogo “Seu corpo é um templo” (Meu Amigo, agosto de 2019, pp. A12–A13). Vocês também podem ler juntos citações relacionadas da mensagem do presidente Russell M. Nelson “Seu corpo: Uma dádiva magnífica a ser valorizada” (Liahona, agosto de 2019, p. 50) que ajudarão as crianças a sentir gratidão ao Pai Celestial pelo corpo que possuem.



  • Desenhe a figura de um corpo no quadro e peça às crianças que escolham uma parte do corpo e escrevam ao lado por que são gratos por ela. Expresse gratidão por seu corpo e testifique que fomos criados à imagem de Deus.

Antes da aula, peça que todo o corpo seja cortado e distribua as peças para as crianças.




Princípio 3: O Dia do Senhor é sagrado. Moisés 3:2–3


As crianças que desenvolvem o hábito de guardar o Dia do Senhor quando pequenas têm mais probabilidade de cumprir esse mandamento quando sua vida se tornar mais ocupada e exigir muito delas.


Atividades sugeridas

  • Leia Moisés 3:2–3 e peça às crianças que ouçam o que Deus fez no sétimo dia. Leve gravuras (ou faça desenhos simples) das coisas que fazemos no Dia do Senhor para torná-lo sagrado e das coisas que fazemos nos outros dias. Deixe que as crianças façam duas pilhas com as gravuras, uma para o Dia do Senhor e outra para os outros dias. Preste testemunho da importância de santificar o Dia do Senhor.


  • Alguns dias antes da aula, convide uma das crianças e seus pais a virem preparados para falar sobre as coisas que fazem em família para santificar o Dia do Senhor. Peça às outras crianças que contem o que a família delas faz.


O Dia do Senhor é sagrado. Gênesis 2:2–3


As crianças podem ter que explicar aos amigos por que tratam o domingo diferente dos outros dias. Gênesis 2:2–3 ensina por que o Dia do Senhor é um dia sagrado. O que você pode fazer para ajudar as crianças a entender e explicar melhor essa doutrina?


Atividades sugeridas

  • De que maneira guardar o Dia do Senhor mostra nosso amor e respeito pelo Pai Celestial e Jesus Cristo? Ajude as crianças a representarem situações nas quais explicam a um amigo por que decidiram fazer coisas no domingo que honrem o Pai Celestial e Jesus. Sugira às crianças que usem Gênesis 2:2–3 em suas explicações.

  • Dê às crianças alguns minutos para escreverem uma lista de tantas coisas quanto puderem pensar que podem fazer para guardar o Dia do Senhor. Peça-lhes que compartilhem suas listas e as incentive a aumentá-la à medida que outras crianças compartilharem sugestões sobre as quais não pensaram. Peça às crianças que levem a lista para casa e a examinem quando precisarem de ideias de coisas boas para fazer no Dia do Senhor.



Segue o vídeo da historinha da semana, que discute como Deus é um criador e que ele nos criou, criou as plantas, os animais e todas as criações ao nosso redor.



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

9.488 visualizações3 comentários

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page