Lição: 8 a 14 de Agosto [Salmos 1–2; 8; 19–33; 40; 46]

“O Senhor é o meu pastor”





"Nas próximas semanas juntando com esta do mês de Agosto, estudaremos o livro de Salmos. Contendo uma coleção de salmos com poemas e hinos inspirados. Muitos dos quais falam de Cristo. O livro de Salmos é muito citado no Novo Testamento. Davi foi o autor de muitos dos Salmos, os quais foram escritos como louvores a Deus. Muitos deles eram acompanhados de música. Assistam ao vídeo abaixo em preparação dos acontecimentos que iremos ver durante esta e as próximas semanas desse mês, sobre o livro de Salmos:"


Nesta semana, iremos aprender com os Salmos de 1 ao 46 que os céus proclamam a glória de Deus, que o Senhor é o nosso Pastor e que Jesus Cristo pode transformar nossas tristezas em alegrias. Também veremos que o Senhor nos oferece paz, força e orientação, que para entrar no Templo, é preciso ser "limpo de mãos e puro de coração". Os Salmos nos ensinam a confiar no Senhor, "Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus" (Salmos 46:10). Com os Salmos, aprenderemos mais sobre as belas criações de Deus e sobre todo o amor e cuidado que Nosso Salvador emprega em nossas vidas. Ele nos olha e nos conduz, assim como um pastor. Se formos humildes e estivermos atentos, veremos Suas mãos em nossa vida a cada passo dado. O Élder Jeffrey R. Holland, disse algo bem interessante sobre o Livro de Salmos: "O próprio Jesus citou o livro de Salmos mais do que qualquer outro texto do Velho Testamento. Além das menções feitas pelo próprio Salvador, os autores dos quatro Evangelhos (Mateus, Marcos, Lucas e João) utilizaram-se grandemente dos salmos para documentar Sua vida e Seu ministério, em especial os momentos excruciantes de Sua prisão, julgamento e Crucificação” (For Times of Trouble [Para Momentos de Tribulação], 2012, pp. 7–8). Segue o vídeo com o resumo dessa semana:



Princípio 1: “Os céus proclamam a glória de Deus.” Salmos 19:1; 33:5


Salmos 19 e 33 ensinam que podemos encontrar evidências da glória e da bondade de Deus ao nosso redor em Suas belas criações. Ajude as crianças a aprenderem a ver a mão de Deus no mundo ao seu redor.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças algumas gravuras de coisas lindas que Deus criou, ou olhem juntos pela janela para ver essas coisas. Pergunte às crianças o que elas amam nas criações do Pai Celestial. Leia Salmos 19:1 ou 33:5 e pergunte às crianças como se sentem em relação ao Pai Celestial quando veem Suas criações.

Você pode fazer uma caminhada com as crianças coletando pequenas coisas da natureza


Dê a cada criança sua própria bolsa ou sacolinha, explicando que tudo o que coletarem precisa ser pequeno o suficiente para caber nela.


Você pode utilizar pratos descartáveis para que elas despejem suas descobertas e possam olhar para ver o que elas querem colar em sua página.

Muito divertida, e grande atividade sensorial.


BAIXE AQUI

  • Cantem uma música sobre as criações de Deus, como “O mundo é tão belo” (Músicas para Crianças, p. 123). Peça às crianças que escolham algo que Deus criou (como algo mencionado na música) e façam um desenho para compartilhar com os familiares.


Distribua os cartões para as crianças e peça-lhes que coloquem o cartão no tapete/papel enquanto você canta a música e aponta para elas. Em seguida, pegue os cartões em branco e peça às crianças que desenhem seus próprios desenhos e cantem a música novamente, com novas palavras... em vez de "o sol, as flores..." Você pode dizer "Os dinossauros, os cachorros..." tudo o que as crianças escolheram para desenhar.

BAIXE AQUI OS PDFs



Princípio 2: “O Senhor é o meu pastor.” Salmos 23


Se as crianças aprenderem desde a tenra idade que o Senhor é seu pastor, será mais provável que O sigam “pelas veredas da justiça”.


Atividades sugeridas

  • Dê a cada criança uma cópia da página de atividades desta semana, ou dê a cada uma delas uma das gravuras da página de atividades. Peça aos alunos que escutem enquanto você lê Salmos 23 em voz alta. Peça-lhes que apontem para a gravura mencionada no salmo, ou que a levantem, quando a ouvirem. Preste testemunho de que Jesus cuida de nós, assim como um pastor cuida de suas ovelhas.

BAIXE AQUI


Esta é outra música, você poderá cantar ou apenas ler como um poema. É um flipchart (cavalete) para que elas possam ver que o pastor é Jesus.



BAIXE AQUI


BAIXE AQUI

  • Diga às crianças como você sabe que o Salvador o ama. Peça às crianças que fiquem de pé, uma por vez, e digam como sabem que Jesus as ama. Cantem juntos uma música que possa dar ideias a elas, como “O amor do Salvador” (Músicas para Crianças, pp. 42–43).

BAIXE AQUI COLORIDO

BAIXE AQUI P&B




Princípio 3: Jesus Cristo pode transformar tristeza em alegria. Salmos 30:5


Reflita sobre como você ajudará as crianças a obterem seu próprio testemunho da alegria que Jesus Cristo nos oferece quando estamos tristes.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam de conta que estão chorando enquanto você lê Salmos 30:5: “O choro pode durar uma noite”. Em seguida, peça-lhes que fiquem alegres ao ler: “Mas a alegria vem pela manhã”. Repita essa frase algumas vezes e testifique às crianças que, por causa de Jesus Cristo, a tristeza que sentimos nesta vida pode ser substituída por alegria.


BAIXE AQUI

  • Mostre uma gravura do Salvador e conte às crianças algumas das coisas que Ele fez por você que lhe trazem alegria. Dê a cada criança a oportunidade de segurar a gravura e compartilhar o que Jesus fez que lhe dá alegria.



Princípio 4: O Senhor me oferece paz, força e orientação. Salmos 23; 27–28; 32; 46


Muitos dos salmos testificam das bênçãos do Senhor em nossa vida. Você pode usar os salmos para ajudar as crianças a aprenderem a confiar Nele e se voltarem para Ele.


Atividades sugeridas

  • Escreva o seguinte no quadro O Senhor é ______. Deixe as crianças escolherem uma ou mais das seguintes escrituras para ler: Salmos 23:1; 27:1; 28:1; 28:7; 32:7; 46:1. Peça-lhes que completem a frase do quadro usando o que aprenderam com a escritura. Ajude as crianças a debater o que esses símbolos nos ensinam sobre o Senhor.

Escreva "O Senhor é" no quadro, distribua as escrituras e disponha as gravuras. Depois de lerem as escrituras, as crianças podem escolher a gravura que mais se aplica e adicioná-la ao quadro-negro.

BAIXE AQUI

  • Mostre às crianças uma gravura de um cordeiro. Peça-lhes que citem algumas coisas de que um cordeiro precisa para estar seguro e saudável e as incentive a procurar ideias em Salmos 23:1–4. Em seguida, mostre a fotografia de uma criança. O que precisamos para estar espiritualmente seguros e saudáveis? Leia Salmos 23 com os alunos e pergunte às crianças como as coisas que o pastor faz nesse salmo podem ser comparadas ao que Jesus Cristo faz por nós.



Princípio 5: Para entrar no templo, é preciso ser “limpo de mãos e puro de coração”. Salmos 24:3–4


Enquanto as crianças esperam pelo dia em que entrarão no templo, ajude-as a compreender que podem se preparar tornando-se espiritualmente puras por meio da Expiação do Salvador.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças a foto de um templo. Peça-lhes que leiam Salmos 24:3 e encontrem palavras que as façam lembrar do templo. A seguir, leiam juntos o versículo 4 para saber quem pode entrar no templo (defina qualquer palavra desconhecida). Como nossas mãos ficam fisicamente sujas? Como nossas mãos e nosso coração ficam espiritualmente sujos? Como limpamos nossas mãos fisicamente? Como o Salvador nos ajuda a limpar nossas mãos e nosso coração espiritualmente? (Se for útil, explique que as “mãos” nesse versículo podem representar nossas ações e “coração” pode representar nossos desejos.)

BAIXE AQUI

Você pode aproveitar a oportunidade para assistir a última transmissão do DE AMIGO PARA AMIGO em família e aprender mais sobre o TEMPLO.


  • Analise com as crianças os requisitos para receber uma recomendação para o templo (ver Russell M. Nelson, “Considerações finais”, Liahona, novembro de 2019, p. 120; ou convide um membro do bispado para debater esses requisitos com a classe). Peça às crianças que escolham uma coisa que se sentem inspiradas a fazer a fim de se prepararem para serem dignas de entrar no templo.

Da Revista Amigo:

Recorte nas linhas sólidas, dobre nas linhas pontilhadas e cole as abas no interior das paredes para formar uma caixa. (O templo deve estar na frente da caixa.) Recorte os cartões dos Meus Padrões do Evangelho (p. 16) e coloque-os dentro da caixa do templo. Escolha um padrão do evangelho da caixa, leia-o e decida o que você pode fazer para viver o padrão. Na noite familiar, compartilhe como viver esse padrão pode prepará-lo para entrar no templo um dia.

BAIXE AQUI


Você também poderá encontrar a atividade abaixo e várias outras relacionadas ao templo, clicando no link da imagem:



Princípio 6: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus.” Salmos 46:10


Reservar um tempo para sermos reverentes e quietos, apesar do alvoroço ao nosso redor, pode nos ajudar a edificar nosso testemunho de que Deus vive.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a memorizarem a primeira linha de Salmos 46:10: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Converse com elas sobre o que pode significar “aquietai-vos”, tanto física quanto mentalmente. Compartilhe com as crianças uma experiência em que estar “quieto” fortaleceu seu testemunho do Pai Celestial. Peça às crianças que compartilhem uma experiência que tiveram. Por que estar quieto é uma forma importante de saber que Deus vive?

  • Peça às crianças que revisem com você o que fazem durante um dia normal. Ajude-as a pensar em momentos durante o dia em que poderiam tentar se aquietarem e se sentirem próximas do Pai Celestial. Incentive-as a estabelecer a meta de usar esses momentos durante a próxima semana para fortalecer seu testemunho do Pai Celestial.

BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que façam uma lista de algumas coisas que podemos fazer para saber por nós mesmos que o Pai Celestial é real e que nos ama. Peça-lhes que escolham algum item da lista que queiram fazer.


Aqui está o vídeo da história da semana sobre pastores! Observe e veja se você consegue se lembrar de três coisas que um pastor faz!

Segue vídeo aulas para o estudo e preparação das crianças para o domingo:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,417 views1 comment

Recent Posts

See All