top of page

Lição: 18 a 24 de Julho [Esdras 1; 3-7; Neemias 2; 4-6; 8]

Atualizado: 9 de ago. de 2022

“Faço uma grande obra”




"Essa semana estudaremos os livros de Esdras e Neemias, veremos que esses dois livros são um só na verdade. Um relata do outro, pois uma parte da história de Esdras se encontra no livro de Neemias, que por sua vez é uma continuação do livro de Esdras. O livro de Esdras relata a ajuda de Esdras em colocar as escrituras (a lei) ao alcance de todos os judeus. O livro de Neemias contém um relato do progresso e das dificuldades do trabalho em Jerusalém após os judeus retornarem do cativeiro babilônico! Assista o vídeo em preparação dos acontecimentos que iremos ver sobre esses livros:"

Na aula dessa semana, Deus havia declarado por meio de Seu profeta que cumpriria para com o povo judeu, cativos na Babilônia, que os libertaria e retornariam a Jerusalém e ao Templo, que haviam sido destruidos: “Vos visitarei, e cumprirei para convosco a minha boa palavra, tornando a trazer-vos a este lugar” (Jeremias 29:10). Fiel a essa profecia, o Senhor abriu caminho para o retorno dos judeus e levantou servos que realizaram “uma grande obra” por Seu povo. Esses servos incluíam um governador chamado Zorobabel, que supervisionou a reconstrução da casa do Senhor; Esdras, um sacerdote e escriba que voltou o coração do povo à lei do Senhor; e Neemias, posteriormente governador de Judá, que liderou a obra de reconstrução das muralhas protetoras ao redor de Jerusalém. Segue o vídeo com o resumo dessa semana:


Escreva no quadro Zorobabel, Esdras e Neemias. Desenhe ou mostre algumas gravuras relacionadas a essas pessoas, como um templo, as escrituras e os muros de Jerusalém. Ajude as crianças a relacionarem os nomes com as gravuras e dizerem o que sabem sobre o que essas pessoas fizeram.



Princípio 1: O templo pode me trazer alegria. Esdras 3:8–13


O relato da reconstrução do templo por Zorobabel e pelos judeus pode ajudar as crianças a se regozijarem com as bênçãos que advêm da casa do Senhor.


Atividades sugeridas


Se acharem esse quebra-cabeça complicado para as crianças pequenas, abaixo segue uma imagem que podem cortar para fazer quantas peças ou tamanho acharem melhor:

  • Peça às crianças que falem sobre algo que as deixa felizes. Mostre a gravura de alguém sorrindo em frente a um templo (como a gravura neste esboço) e pergunte às crianças por que essa pessoa pode estar tão feliz. Testifique que o templo é a casa do Senhor e conte sobre uma ocasião em que você se sentiu feliz por causa do templo.

Aqui está uma atividade da revista Meu Amigo, de uma família feliz em frente ao templo.

  • Leia para as crianças a última parte de Esdras 3:12 e explique a elas que, quando os judeus lançaram os alicerces do templo, “levantaram as vozes com júbilo e com alegria”. Peça às crianças que levantem sua voz com alegria. Ajude-as a pensar nos motivos pelos quais podemos ter alegria no templo. Por exemplo, no templo, fazemos promessas a Deus que permitem que nossa família seja unida para sempre.

  • Cante com as crianças um hino sobre o templo, tal como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Depois de cada verso, faça uma pausa para pedir a uma criança que fale sobre algo que ela ama no templo.

(Clique na imagem para ser direcionado para atividade e impressão do hino)



O templo me dá motivos para me alegrar. Esdras 3:8–13; 6:16–22


Ao rever com as crianças o relato de Zorobabel e da reconstrução do templo pelos judeus, encontre maneiras de testificar da alegria que sentimos por termos templos hoje.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que trabalhem juntas para encontrar frases em Esdras 3:10–13 que mostrem como os judeus se sentiram quando o templo em Jerusalém estava sendo reconstruído. Como podemos mostrar alegria por termos templos na Terra hoje? Ajude as crianças a pensarem em maneiras de se prepararem para entrar no templo.

  • Fale às crianças sobre a gratidão que sente pelo templo. De que maneira o templo o ajudou a se achegar mais ao Pai Celestial e ao Salvador? Por que comemoramos quando um templo é dedicado? Dê tempo às crianças para que escrevam como se sentem a respeito do templo e as incentive a compartilhar com a família o que escreveram.

Em breve algumas dessas crianças da Primária irão ao Templo para fazer o batismo pelos mortos. Aqui está uma ótima maneira de começar a falar sobre a Preparação para o Templo.



Aqui está uma ideia para dar de lembrancinha:




Princípio 2: O Senhor me ajudará a realizar Sua obra. Neemias 2:17–20; 6:1–9


Quando Neemias estava consertando os muros ao redor de Jerusalém, seus inimigos tentaram fazê-lo parar, mas ele permaneceu fiel à sua tarefa. Quais são algumas coisas importantes que o Senhor deseja que as crianças façam e como você pode inspirá-las a serem fiéis a esse trabalho?


Atividades sugeridas

  • Compartilhe com as crianças a história de Neemias (ver Neemias 2:17–20; 6:1–9; Dieter F. Uchtdorf, “Fazemos uma grande obra, de modo que não poderemos descer”, A Liahona, maio de 2009, p. 59). Conte às crianças o que Neemias disse quando as pessoas zombaram dele por querer consertar os muros de Jerusalém: “O Deus dos céus é o que nos fará prosperar; e nós, seus servos, nos levantaremos e edificaremos” (Neemias 2:20). Peça às crianças que se levantem e finjam ajudar a consertar os muros de Jerusalém.

Segue o vídeo da história da semana sobre quando Neemias e os israelitas reconstruíram os muros de Jerusalém. Vamos assistir e ver como eles fizeram isso!

Aqui está um pequeno livreto com a história curta sobre Neemias, é só imprimir numa folha frete e verso, ou assista ao vídeo logo abaixo:


  • Traga alguns blocos para a aula e deixe as crianças usá-los para ajudar a construir um muro (ou desenhem um muro no quadro). Ajude as crianças a pensarem em algumas coisas importantes que o Pai Celestial pode pedir que façam, como aprender a ler as escrituras. A cada ideia que elas compartilharem, peça às crianças que adicionem um bloco no muro. Explique-lhes que, quando Neemias estava fazendo sua importante obra de consertar os muros de Jerusalém, algumas pessoas tentaram impedi-lo. Leia Neemias 6:9 e peça que as crianças levantem a mão ao ler “fortalece as minhas mãos”. Conte às crianças sobre uma ocasião em que você sentiu Deus fortalecer suas mãos para fazer a obra Dele.

Para quem não tem blocos em casa:

Recorte os tijolos de papel, distribua-os para as crianças. Depois que elas contarem uma obra que Deus lhes pediu para fazer, elas podem colocar seus tijolos e construir o muro ao redor de Neemias. Elas podem começar preenchendo o espaço aberto e, com sorte, cobrir toda a página. Deixe um pouco de espaço para os olhos de Neemias espiarem elas.



Para colorir atividade de construir o muro:



Para as crianças menores da classe dos (Raios de Sol):





O Senhor vai me fortalecer para que eu realize “uma grande obra”. Neemias 2; 4; 6


O Senhor tem uma importante obra para as crianças a quem você ensina. O que elas podem aprender com Neemias sobre perseverar nessa obra mesmo quando enfrentam oposição?


Atividades sugeridas

  • Reveja com as crianças a história de quando Neemias estava consertando os muros ao redor de Jerusalém, incluindo a oposição que enfrentou. Leia Neemias 2:19 com os alunos e peça às crianças que relatem situações em que alguém poderia rir de nós por fazermos a coisa certa. De acordo com Neemias 2:20, como Neemias reagiu? Como podemos reagir quando as pessoas zombam de nós ou nos criticam por fazermos a coisa certa?


  • Leiam juntos Neemias 6:1–9. Como os inimigos de Neemias tentaram repetidamente fazer com que ele parasse de trabalhar nos muros? Como ele reagiu? Que trabalho Deus quer que façamos? (Ver, por exemplo, Mosias 18:8–10.) Quando for difícil fazer o que Deus nos pede que façamos, como podemos seguir o exemplo de Neemias no versículo 9?

Aqui está um quebra-cabeçã para as crianças montarem e descobrir como os inimigos tentaram parar Neemias:


Princípio 3: As escrituras são uma bênção. Neemias 8:1–12


Você pode usar a história de quando Esdras leu a lei para ajudar as crianças a pensarem sobre como somos abençoados por termos as escrituras.


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que Esdras leu as escrituras para o povo. Leia em voz alta algumas frases de Neemias 8:2–3, 5–6, 8–9, 12 que descrevam o que as pessoas fizeram quando ouviram as escrituras e peça às crianças que encenem essas frases. Por que somos gratos por ter as escrituras?

  • Peça às crianças que pintem a página de atividades desta semana. Enquanto elas pintam, conte às crianças como a leitura das escrituras o aproximou do Salvador.


Segue um gráfico de acompanhamento do estudo das escrituras:



Sou abençoado quando estudo as escrituras. Neemias 8:1–12


As pessoas em Jerusalém não ouviam as palavras de Deus há muito tempo antes que Esdras as lesse para o povo. A história de Esdras nos lembra de como as escrituras devem ser importantes para nós.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Neemias 8:1–12 e encontrem palavras ou frases que mostrem como as pessoas se sentiam a respeito de ouvir a palavra de Deus. Peça às crianças que falem sobre como se sentem ao ler as escrituras e também compartilhe seus sentimentos.

  • Peça a uma criança que leia Neemias 8:8 e pergunte às outras crianças o que as ajuda a compreender as escrituras. Mostre a eles como usar auxílios para o estudo das escrituras, como o Guia para Estudo das Escrituras e os Tópicos do Evangelho (ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que contem algo que aprenderam sobre o Salvador com as escrituras.

Segue um livreto de atividades para colorir, sobre estudar mais as escrituras. Podem usar na aula ou se o tempo for curto, as crianças podem levá-los para casa e trazer de volta na próxima semana.





Segue vídeoaulas da semana preparadas com muito carinho e capricho para as crianças:




Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

13.793 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page