top of page

Lição: 6 a 12 de Março [Mateus 9-10; Marcos 5; Lucas 9]

"Jesus enviou esses Doze"





"Um milagre é um acontecimento extraordinário produzido pelo poder de Deus. Os milagres são um aspecto importante da obra de Jesus Cristo. Incluem curas, restituição da vida aos mortos e ressurreição. É necessário ter fé para que eles se manifestem." Esta semana aprenderemos muito com esses grandes milagres, aprenderemos que assim como Jesus os fez também podemos realizar milagres. Para isso precisamos ter fé, seguir a Jesus Cristo fortalecerá a nossa fé Nele para realizar a Sua obra na Terra e realizar milagres! Quando Jesus esteve na Terra fez grandes milagres de curas e isso fez com que multidões o seguisse com esperança de receber ajuda para suas enfermidades. E quando o Salvador contemplou as multidões, Ele viu mais do que suas enfermidades físicas. Cheio de compaixão, Ele viu “ovelhas que não têm pastor”. “A seara é realmente grande”, observou Ele, “mas poucos são os ceifeiros”. Assim Ele chamou 12 apóstolos, “deu-lhes poder” e os enviou para pregar e servir a todos com necessidades de um milagre. Hoje, a necessidade de mais pessoas para servir aos filhos do Pai Celestial é igualmente grande. Ainda temos 12 apóstolos, mas existem mais discípulos de Jesus Cristo do que nunca — pessoas que podem declarar a todo o mundo: “É chegado o reino dos céus”.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!

Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de downloads que o arquivo estará lá!


Princípio 1: Jesus tem o poder de me curar. Mateus 9:18–30; Marcos 5:22–43


Por diversas vezes, o Salvador demonstrou Seu poder de curar quem teve fé Nele. Você pode ajudar seus alunos a edificar a fé deles no poder de Jesus para curar.


Atividades sugeridas

  • Conte às crianças a história da filha de Jairo (ver Marcos 5:22–23, 35–43). Quando chegar ao ponto ideal da história, leia as palavras de Jesus “Menina, a ti te digo, levanta-te” (versículo 41) e peça às crianças que se levantem. Ajude as crianças a entender que Jesus tem o poder de curar pessoas e de nos dar vida eterna.


  • Mostre uma gravura do relato contido em Mateus 9:20–22 enquanto lê esses versículos. Ajude as crianças a memorizar a frase “A tua fé te salvou” (versículo 22). Para isso, você pode dar a cada criança uma palavra e depois pedir a elas que digam diversas vezes suas respectivas palavras na ordem em que aparecem na frase. Como a mulher demonstrou que tinha fé em Jesus Cristo? O que podemos fazer para demonstrar que temos fé em Cristo?

Recorte as peças e peça às crianças que as coloquem sobre uma palavra de cada vez enquanto vocês leem a escritura juntos. Por exemplo, leia-o na primeira vez juntos, apontando para cada palavra, depois peça a uma criança que coloque a imagem com a palavra “teu” e leia novamente. Em seguida, peça a uma criança que coloque uma gravura sobre “fé” e a leia novamente, até que a gravura esteja completa e a escritura memorizada. Suas crianças podem não saberem ler, mas o ritmo e o toque de cada palavra escrita ainda são muito bons para os pré-leitores.


  • Peça às crianças que fechem os olhos e ouçam enquanto você lê Mateus 9:27–30. Quando você ler sobre Jesus curando o homem cego, peça às crianças que abram os olhos. Convide as crianças a contar como se sentiriam se Jesus as tivesse curado.


Recorte, cole a lateral. Deslize os olhos para dentro do bolso. Peça às crianças que experimentem um pouco, depois leiam os três versículos juntos, deslize para cima a cada versículo. Repita enquanto as crianças estiverem interessadas. Você pode imprimir um para cada criança, para que possam fazê-lo juntos como uma classe ou pode dar a vez a todos com um, repetindo a escritura, vezes suficientes para que cada criança tenha sua vez.

  • Use a página de atividades desta semana para ajudá-las a aprender a história de quando o Salvador reviveu a filha de Jairo.

(Clique AQUI para acessar a página de atividade direto do site da Igreja)


Algo que pode ajudar seus alunos a edificar a fé no Salvador é ler os relatos de quando Ele curou as pessoas. Esses relatos também podem ajudá-los a sentir Sua compaixão e amor.


Atividades sugeridas

  • Leia com os alunos os relatos de quando Jesus curou as pessoas, conforme descrito em Mateus 9:20–22, 27–30 e Marcos 5:22–23, 35–43 (ou exiba os vídeos “Jesus Cura uma Mulher de Fé” e “Jesus Cura a Filha de Jairo” que se encontram em ChurchofJesusChrist.org). Como os personagens dessas histórias demonstraram fé em Jesus Cristo? O que aprendemos sobre o Salvador nessas histórias?



  • Peça às crianças que contem experiências de quando elas ou alguém que conhecem receberam uma bênção do sacerdócio para a cura de enfermos. Como eles foram curados ou abençoados? Explique que, às vezes, uma cura milagrosa não é da vontade do Senhor, mas ainda assim podemos ser abençoados por meio de Seu amor e consolo.


Princípio 2: Jesus chamou doze apóstolos e lhes deu poder para realizar Sua obra. Mateus 10:1–10


As crianças sabem que temos doze apóstolos atualmente? Como você pode usar esses versículos para ensiná-las sobre a importância dos apóstolos modernos e o que eles são chamados a fazer?

Atividades sugeridas

  • Resuma Mateus 10:1–10 usando palavras simples. Explique que Jesus chama apóstolos para ajudá-Lo a edificar Sua Igreja. Peça às crianças que contem quantos apóstolos aparecem na gravura Cristo Ordenando os Apóstolos (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 38) e em uma foto do Quórum dos Doze Apóstolos atual (ver ChurchofJesusChrist.org ou em uma edição de conferência geral da revista Liahona). Explique que temos doze apóstolos hoje, assim como na época de Jesus. Preste testemunho dos apóstolos do Senhor e de algo que eles tenham ensinado recentemente.

Recorte os círculos com as imagens e nomes dos Apóstolos no tempo de Cristo. Peça às crianças que as coloquem no tapete de contagem, conte-as juntas . Depois que elas terminarem. Diga-lhes que há apóstolos modernos escondidos na sala. Diga-lhes para irem procurá-los e trazê-los de volta ao tapete de contagem, para vermos quantos temos hoje.




  • Esconda fotos dos apóstolos modernos pela sala (procure uma edição de conferência geral recente da Liahona). Peça às crianças que encontrem as fotos e conte a elas um pouco sobre cada apóstolo (ver “Conheça os profetas e apóstolos de hoje” em ChurchofJesusChrist.org).

  • Peça a uma criança que segure uma foto da Primeira Presidência e uma do Quórum dos Doze Apóstolos. Peça a essa criança que guie as outras pela sala até uma gravura de Jesus. Testifique que os profetas e apóstolos nos guiam a Jesus Cristo.

Pegue todos os círculos e dê para as crianças fazerem um caminho até a imagem de Jesus. "Testemunhe que os profetas e apóstolos nos conduzem a Jesus Cristo."

Use uma gravura de Jesus disponível pela Igreja, mas se não tiver uma, pode usar essa

Os Doze Apóstolos podem me ensinar sobre Jesus. Mateus 10:1–10


Como o fato de aprenderem sobre os Doze Apóstolos na época de Cristo ajuda as crianças a entenderem melhor o que os Doze Apóstolos fazem hoje?


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras dos apóstolos da época de Jesus e de nossos dias (ver Cristo Ordenando os Apóstolos, Livro de Gravuras do Evangelho, nº 38, e uma edição recente de conferência da revista Liahona). Peça que as crianças leiam Mateus 10:7 para descobrir o que os apóstolos fazem (ver também Lucas 9:1–2, 6; Doutrina e Convênios 107:23).

  • Peça às crianças que escrevam no quadro o nome de todos os apóstolos originais que conseguirem lembrar. Depois, peça que façam uma lista de todos os apóstolos vivos dos quais consigam se lembrar. Peça que confiram suas listas com Mateus 10:2–4 e uma edição recente de conferência da Liahona. Você também pode fazer um jogo da memória no qual as crianças associem o nome dos apóstolos vivos a suas respectivas gravuras. Essas gravuras podem ser obtidas no site ChurchofJesusChrist.org.


(Clique na imagem para acessar a página para downloads)


  • Alguns dias antes da aula, peça a algumas crianças que venham preparadas para contar uma história relatada por um dos apóstolos vivos (ver edições da Liahona para obter ideias). De que forma o apóstolo usa essa história para nos inspirar a sermos mais semelhantes ao Salvador?

  • Comente com as crianças sobre vários exemplos de testemunho que os apóstolos modernos prestaram de Cristo (ver as mensagens de uma conferência geral recente ou “O Cristo Vivo: O Testemunho dos Apóstolos”, ChurchofJesusChrist.org).

  • Ajude as crianças a memorizar e entender Regras de Fé 1:6.

(Clique na imagem para acessar a página para dowloads)


Princípio 3: Seguir a Jesus Cristo exige sacrifício. Lucas 9:23–25


Como você vai ajudar as crianças a entender o que significa “perder” a vida seguindo o Salvador?


Atividades sugeridas

  • Conte para as crianças sobre uma ocasião em que você desistiu de alguma coisa por algo melhor. Peça às crianças que compartilhem seus próprios exemplos. Depois, leiam juntos Lucas 9:23–25. Explique que Jesus deseja de nós a disposição para abrir mão de qualquer coisa para segui-Lo. Mesmo que Ele não nos peça literalmente que percamos nossa vida, o que Ele requer de nós? (Ver Tradução de Joseph Smith, Mateus 16:26, em Mateus 16:24, nota de rodapé a.)

  • Escreva diversas qualidades cristãs em pedaços de papel e o oposto dessas qualidades em outros pedaços de papel (como amor e egoísmo, humildade e orgulho, e assim por diante). Divida o quadro em duas colunas intituladas salvar e perder; peça às crianças que organizem as qualidades de acordo com os títulos corretos. Dê uns minutos às crianças para ponderar as qualidades cristãs anotadas no quadro e escolher uma delas para desenvolver mais plenamente.




Segue "videoaula":


Aqui está um filminho em animação para um cinema com as crianças:


Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Estes são para uso próprio, familiar e Primária. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso. As artes e arquivos possuem direitos reservados, são produzidos com carinho e dedicação por nossa criadora Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org). Atualmente disponível em Inglês e Português. Em breve em Espanhol e Italiano, aguardem! (Muy pronto en Español, ¡estén atentos! Molto presto in Italiano, restate sintonizzati!)


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

8.865 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page