Lição: 5 a 11 de Setembro [Isaías 1–12]

“Deus é a minha salvação”




Quando Jesus Cristo apareceu aos nefitas depois da Ressurreição, repetiu-lhes muitas palavras de Isaías e disse-lhes: “Sim, ordeno-vos que examineis estas coisas diligentemente, porque grandes são as palavras de Isaías” (3 Néfi 23:1). Nesta lição teremos a oportunidade de aprender mais com este profeta tão especial!❤ Aprenderemos a importância de termos um testemunho sobre a divindade do Salvador Jesus Cristo, que veio ao mundo para cumprir toda a justiça e nos resgatar. Compreenderemos que por intermédio do Salvador podemos nos libertar de nossos pecados, tristezas e decepções. O arrependimento é real e deve ser visto como um remédio que nos curará de nossos males. O Templo é a Universidade do Senhor e os conhecimentos que adquirimos lá nos ajudarão a voltar a presença de nosso Pai Eterno. Para nós, Santos Dos últimos Dias, aprender a Amar ao Templo é parte essencial do plano de felicidade. Quando aprendemos a amar ao Templo desde a infância, nossa vida tem mais propósito e direção. Segue vídeos com resumo deste livro da aula dessa semana:




OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Peça às crianças que compartilhem algo que fizeram recentemente para viver o evangelho, como uma oração que tenham feito, a bondade que tenham demonstrado para com alguém ou a obediência a outros mandamentos.


Princípio 1: No templo, aprendemos sobre Jesus Cristo. Isaías 2:2–3


Isaías previu um tempo em que o templo, “o monte da casa do Senhor”, atrairia pessoas de “todas as nações”. Você pode usar essa profecia para ajudar as crianças a esperar pelo dia em que poderão entrar no templo.


Atividades sugeridas

Esta atividade é muito divertida para crianças pequenas. Você pode mostrar o templo e pede que adivinhem quem podemos ver no templo. Então você as traz uma de cada vez e olha (abre a aba) e as mostra no espelho. Depois, com a classe, converse com elas sobre como um dia entrarão no templo.


BAIXE AQUI


Você pode imprimir essa atividade em cartolina e usar com o cartão laço ou cadarço para ligar os pontos as figuras correspondentes. Ou cubra o cartão com contact transparente ou fita adesiva e use com caneta de quadro (lousa) e apagador a seco, se não tiver um apagador a seco, pode usar uma esponja ou flanela.


BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que façam um desenho de sua casa. Depois, leiam juntos Isaías 2:2 e peça a elas que desenhem a “casa do Senhor”, que é o templo. Leiam o versículo 3 juntos e peça a elas que adicionem ao desenho pessoas vindo ao templo, inclusive a família delas. Por que queremos ir à casa do Senhor? Compartilhe seu testemunho das bênçãos que recebemos quando aprendemos sobre o Senhor em Sua casa.

Esta é uma maneira divertida de ensinar as escrituras com um pouco de movimento.

BAIXE AQUI

  • Peça a uma criança que segure a foto de um templo; peça às demais crianças que falem sobre o que veem na foto. Pergunte às crianças o que gostam sobre o templo. Leiam juntos Isaías 2:2–3 e peça a elas que identifiquem mais motivos pelos quais podemos amar o templo. Diga às crianças por que você ama o templo.

  • Cantem juntos um hino sobre o templo, tal como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99). Ajude-as a encontrar palavras e frases no hino que ensinam o que é o templo e o que fazemos ali.

Crystal atualizou sua própria arte,e adicionou o hino, ficou linda:




BAIXE AQUI


  • Desenhe um caminho no quadro e coloque uma foto do templo, ou uma gravura do Salvador, no final (ver Desenvolvimento Pessoal: Guia para Crianças, pp. 2–3). Deixe que as crianças se revezem para desenhar a si mesmas no caminho. Enquanto isso, peça-lhes que repitam a seguinte frase encontrada em Isaías 2:3: “Andemos nas suas veredas”. O que podemos fazer para andar nas veredas do Senhor?

Andaremos em Seus Caminhos

BAIXE AQUI


No templo, aprendemos sobre Jesus Cristo. Isaías 2:2–5


A profecia de Isaías sobre “o monte da casa do Senhor” revela algumas das bênçãos que advêm da adoração no templo, com outras bênçãos que virão nos últimos dias. Pense em como você pode inspirar as crianças a buscarem essas bênçãos.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam sobre o que Isaías viu em Isaías 2:2–3 e façam um desenho de como acham que foi. Explique que Isaías chamou o templo de “o monte da casa do Senhor”. Por que um monte é um bom símbolo para um templo?


  • Peça às crianças que leiam Isaías 2:2–3, 5 e identifiquem algo em cada versículo que os inspira a um dia ir ao templo. Depois, leiam o versículo 4 juntos e conversem sobre como o templo nos ajuda a receber a paz descrita nesse versículo. Ajude-as a pensar em maneiras de se prepararem agora para entrar no templo um dia.

Aqui está uma atividade da revista Meu Amigo de Outubro de 2021, juntamente com uma mensagem Da Primeira Presidência sobre Amar o templo, com o Presidente Henry B. Eyring, Segundo conselheiro na Primeira Presidência:

https://www.churchofjesuschrist.org/study/friend/2021/10/loving-the-temple?lang=por

BAIXE AQUI


Agora vamos assistir a um vídeo sobre ir ao templo! O Pai Celestial queria que tivéssemos templos próximos a nós nos últimos dias. Vamos assistir e ver por que ele queria que tivéssemos templos por perto!



Princípio 2: Isaías profetizou sobre Jesus Cristo. Isaías 9:6


Todos os profetas testemunham de Jesus Cristo, inclusive aqueles que viveram muito antes de Ele nascer, como Isaías. Pondere sobre o que as crianças podem aprender a respeito de Jesus a partir da profecia de Isaías em Isaías 9:6.


Atividades sugeridas

  • Compartilhe com as crianças "Isaías, o profeta" (em Histórias do Velho Testamento). Pause de vez em quando para que as crianças possam falar sobre o que Isaías sabia sobre Jesus Cristo muitos anos antes de Ele nascer. Leia Isaías 9:6 para as crianças e peça a elas que repitam com você cada “nome” pelo qual Isaías disse que Jesus Cristo seria chamado.

(Click no link para acessar o vídeo direto do site da Igreja ou pelo YouTube abaixo)

https://www.churchofjesuschrist.org/study/manual/old-testament-stories-2022/isaiah-the-prophet?lang=por


  • Escreva em tiras de papel alguns títulos de Jesus Cristo encontrados em Isaías 9:6 (ver a página de atividades desta semana). Peça a cada criança que escolha um título e as ajude a lê-lo para a classe. Fale com as crianças sobre o que cada título significa para você. Entregue uma gravura de Cristo a uma das crianças e peça a ela que compartilhe algo sobre Jesus; depois, passe a gravura para outra criança. Repita a atividade até que todas as crianças tenham tido a oportunidade de participar.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI


Isaías profetizou sobre Jesus Cristo. Isaías 7:14; 9:6–7


Isaías profetizou sobre o nascimento de uma criança que se sentaria no trono de Davi e estabeleceria um reino que não tem fim. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender essas profecias sobre Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que deem exemplos de títulos que as pessoas têm, tais como títulos associados a um emprego, um chamado, uma equipe esportiva ou à família. O que esses títulos dizem sobre a pessoa que os possui? Ajude as crianças a encontrar os títulos de Jesus Cristo em Isaías 7:14 e 9:6–7. O que cada um desses títulos nos ensina a respeito Dele? O que mais podemos aprender sobre Jesus Cristo nesses versículos?

Você pode preparar um presépio de Natal e deixar as crianças perguntarem por que você o montou se ainda não é Natal.


Você pode imprimir este se quiser. Basta clicar na imagem para ser direcionado para a página.


Reproduza esta música de Natal, se fizerem os flocos de neve da lição abaixo (Princípio 3), terão uma lição de Natal solene.


BAIXE AQUI



Princípio 3: Graças a Jesus Cristo posso me arrepender e ser limpo. Isaías 1:2–4, 16–19


Isaías viveu em uma época em que parte de seu povo havia se afastado do Senhor. Mas o Senhor prometeu que seus pecados poderiam ser perdoados se eles se arrependessem. Essa promessa se estende a nós também.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Isaías 1:2–4 e falem sobre alguns dos motivos pelos quais o Senhor não estava satisfeito com o povo de Judá. Depois, leiam Isaías 1:16–19 juntos para saber o que o Senhor pediu ao povo que fizesse. Se necessário, ajude as crianças a entenderem palavras e expressões difíceis. Para ajudá-las a visualizar o versículo 18, mostre-lhes algo vermelho brilhante e algo puramente branco. O que podemos aprender sobre a misericórdia de Jesus Cristo nesses versículos? Peça às crianças que falem sobre como se sentem sobre a dádiva do perdão que recebemos de Jesus Cristo e expresse seus sentimentos também.

Isso precisa ser montado antes da aula, com todas as linhas cortadas, em camadas, com esta página no topo. Depois que as crianças memorizarem esta página você remove cada linha, então há a próxima página, depois que elas memorizarem essa página (enquanto removem as peças) você terá a terceira página. No final, elas devem ser capazes de dizer toda a escritura. Se você não quiser plastificar, use fita adesiva e remova os pedaços com cuidado. Ou se você está preocupado com as camadas, pode simplesmente colar tudo no quadro e remover as peças.



BAIXE AQUI OS PDFs


Faça flocos de neve com as crianças! Será muito divertido! Você poderá encontrar aqui alguns modelos.



  • Ajude as crianças a memorizar Isaías 1:18. Escreva o versículo no quadro e peça às crianças que o recitem várias vezes, apagando uma palavra de cada vez até que elas possam recitá-lo de memória. Você também pode usar tiras de papel onde estejam escritas as palavras do versículo. Por que é importante lembrar sempre o que esse versículo ensina? Conversem sobre como o batismo e o sacramento tornam essa promessa disponível para nós.


Segue vídeo explicativo dos capítulos de 1 a 12 parte 1:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,673 views0 comments

Recent Posts

See All