Lição: 20 a 26 de Dezembro [Natal]

Updated: Nov 21

A incomparável dádiva do divino Filho de Deus




Princípio 1: Posso “oferecer [meu] testemunho” para celebrar o nascimento de Jesus.


Em “O Cristo Vivo” (ChurchofJesusChrist.org), os membros da Primeira Presidência e do Quórum dos Doze Apóstolos prestaram testemunho de Jesus Cristo para “comemorar [Seu] nascimento”. Pense em como você incentivará as crianças a compartilhar o testemunho delas com outras pessoas.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma cópia de “O Cristo Vivo” (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Aponte para a palavra Cristo no título e peça às crianças que façam o mesmo. Também aponte para as assinaturas na parte inferior da página e diga às crianças que, em 2000, a Primeira Presidência e os Doze Apóstolos escreveram seu testemunho de Jesus Cristo, assinaram e compartilharam o que escreveram com o mundo.

Baixe aqui

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo e convide cada criança a ficar em pé e compartilhar algo que sabe sobre Ele. Se precisarem de ajuda, dê algumas sugestões que estão em “O Cristo Vivo”. Lembre às crianças que, quando elas falam para outras pessoas sobre Jesus, estão prestando testemunho.

Baixe aqui

  • Conte para as crianças como você obteve seu testemunho de Jesus Cristo e o que está fazendo para mantê-lo forte. Ajude-as a pensar em coisas que poderiam fazer para fortalecer o testemunho de Jesus Cristo e convide-as a escolher uma coisa que farão.


Princípio 2: O Pai Celestial enviou Seu Filho como um presente para nós.


Dar e receber presentes faz parte da tradição de Natal de muitas pessoas. Essa tradição deve nos ajudar a lembrar a “incomparável dádiva de Seu divino Filho” que nos foi dada por Deus (“O Cristo Vivo”).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre os presentes que já deram ou receberam. Leia para elas a última sentença de “O Cristo Vivo” e peça que ouçam qual foi o presente que Deus nos deu. (Se necessário, ajude-as a entender que “incomparável” significa “melhor que qualquer outro”.) Por que o Filho de Deus, Jesus Cristo, é o melhor presente?

Baixe aqui

Baixe aqui

  • Cantem juntos uma música sobre Jesus Cristo, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, pp. 20–21). Ajude as crianças a escolher uma frase da música que gostariam de desenhar (como “um bebê” ou “ao mundo nos guiar”). Enquanto desenham, peça às crianças que falem como se sentem sobre o que Jesus fez por elas. Fale o que você sente também.


Princípio 3: Jesus Cristo me convida a seguir Seu exemplo.


Parte da “influência (…) profunda” do Salvador no mundo tem sido Seu exemplo perfeito. Como você vai inspirar as crianças a segui-Lo?


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças, no segundo parágrafo de “O Cristo Vivo”, algumas das coisas que Jesus fez. Mostre as gravuras que retratam Sua vida (ver a página de atividades desta semana), e peça às crianças que falem sobre o que o Salvador está fazendo. Ajude-as a pensar em como podem seguir Seu exemplo.

Baixe aqui

  • Mostre para as crianças um vídeo da série “Seja a Luz do Mundo” (ComeuntoChrist.org) ou conte sobre uma ocasião em que você foi abençoado pelo serviço cristão de alguém. Peça a uma criança que faça de conta que está prestando um simples ato de serviço e incentive as outras crianças a adivinhar que serviço é esse. Dê a todas as crianças a oportunidade de participar. Ajude as crianças a pensar em algo que podem fazer para servir a alguém na família delas.


Baixe aqui


Princípio 4: “Oferecemos nosso testemunho.”


O exemplo dos profetas e apóstolos que escreveram “O Cristo Vivo” pode inspirar as crianças a compartilhar o testemunho que elas têm de Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro Sei que Jesus Cristo… e peça às crianças que completem a frase. Você pode sugerir que elas examinem “O Cristo Vivo” para obter ideias. O que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho de Jesus Cristo? De que modo outras pessoas são abençoadas quando compartilhamos nosso testemunho?

Baixe aqui

  • Saliente que “O Cristo Vivo” foi assinado pela Primeira Presidência e os Doze Apóstolos. Leiam juntos Doutrina e Convênios 107:23. O que torna os apóstolos diferentes “dos outros oficiais [líderes] da igreja”? Escolha um dos vídeos da página “Testemunhas Especiais de Cristo” e mostre para as crianças (ChurchofJesusChrist.org). Por que somos gratos por ter testemunhas especiais de Cristo hoje em dia?


Princípio 5: “Ninguém mais exerceu uma influência tão profunda.”


Em “O Cristo Vivo” os profetas e apóstolos declararam que ninguém mais exerceu uma influência tão profunda nos filhos de Deus como Jesus Cristo. Pense em como você ajudará as crianças a compreender a profunda influência do Salvador sobre todos nós.


Atividades sugeridas

  • Dê a cada criança uma frase de “O Cristo Vivo”, e peça-lhes que desenhem algo inspirado nessa frase. À medida que cada criança mostra à classe o que fez, peça às outras crianças que adivinhem o que o desenho está ilustrando e localizem a frase correspondente em “O Cristo Vivo”. De que modo somos abençoados pela vida e a missão de Jesus Cristo?


  • Ajude as crianças a encontrar os diferentes nomes e títulos de Jesus Cristo em “O Cristo Vivo” e sublinhe todos eles, se possível (alguns exemplos incluem: Messias, Primogênito, o primeiro e o último, advogado e principal pedra de esquina). Conversem sobre o que cada um desses títulos nos ensina a respeito Dele. (A definição de alguns desses títulos se encontra no Guia para Estudos das Escrituras.)

Jesus Cristo


Ver também Advogado; Águas Vivas; Alfa e Ômega; Arrepender-se, Arrependimento; Ascensão; Bom Pastor; Caminho; Consciência; Consolador; Cordeiro de Deus; Criação, Criar; Crucificação; Cruz; Emanuel; Esposo; EU SOU; Evangelhos; Expiação, Expiar; ; Filho do Homem; Gerar; Gólgota; Graça; Infinito; Jeová; Libertador; Luz, Luz de Cristo; Maria, Mãe de Jesus; Mediador; Messias; Pão da Vida; Pedra de Esquina; Plano de Redenção; Primogênito; Princípio; Queda de Adão e Eva; Redenção, Redimido, Redimir; Redentor; Remissão de Pecados; Ressurreição; Rocha; Sacramento; Sacrifício; Salvador; Sangue; Segunda Vinda de Jesus Cristo; Senhor; Sermão da Montanha; Serpente de Bronze; Transfiguração—Transfiguração de Cristo; Trindade; Ungido, O (Guia para Estudo das Escrituras)



Princípio 6: “Ele é a luz, a vida e a esperança do mundo.”


O Natal é uma época muito feliz porque Jesus Cristo trouxe esperança ao mundo por meio de Seus ensinamentos, Seu exemplo e Seu sacrifício expiatório.

Baixe aqui


Atividades sugeridas



  • Peça a algumas crianças que leiam sobre os pastores em Lucas 2:8–20. Peça a outras que leiam sobre Simeão em Lucas 2:25–33. Convide-as a contar umas às outras o que os pastores e Simeão sentiram quando souberam que Jesus havia nascido. Por que se sentiram assim? Por que Seu nascimento nos proporciona “grande alegria”?


Aqui está o vídeo com a historinha da semana sobre a época em que Jesus Cristo nasceu! Enquanto assiste ao vídeo, veja se nota algum anjo! Veja se você consegue dizer por que os anjos estavam tão felizes e o que eles faziam quando ficavam felizes!


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

827 views1 comment