top of page

Lição: 30 de outubro a 5 de novembro [Hebreus 1–6]

Jesus Cristo, “o autor da eterna salvação”





Paulo escreveu esta carta aos membros da Igreja de origem judia, a fim de persuadi-los de que os aspectos significativos da lei mosaica tinham sido cumpridos em Cristo, sendo aquela substituída pela lei maior do evangelho do Salvador. Retornando a Jerusalém no final de sua terceira viagem missionária (cerca de 60 d.C.), Paulo viu que muitos membros judeus da Igreja ainda se achavam comprometidos com a lei de Moisés. Isso aconteceu pelo menos dez anos depois de ter sido realizada uma conferência da Igreja em Jerusalém, determinando que certas ordenanças da lei mosaica não eram necessárias à salvação dos gentios cristãos. Aparentemente, logo depois disso Paulo escreveu aos hebreus a fim de mostrar-lhes, por suas próprias escrituras e por meio de raciocínio sadio, por que não mais deviam apegar-se à prática da lei de Moisés. Os capítulos que estudaremos essa semana de Hebreus, explicam que Jesus é maior do que os anjos. Comparam Jesus a Moisés e à lei mosaica e testificam que Ele é maior do que ambos. Eles também ensinam que o Sacerdócio de Melquisedeque é maior do que o Aarônico.


Princípio 1: Acredito em Jesus Cristo. Hebreus 1:1–10; 2:8–10, 17–18


Esses versículos podem ajudar as crianças a aprender mais sobre Jesus Cristo e a fortalecer o relacionamento com Ele.


Atividades sugeridas

  • Encontre verdades sobre Jesus Cristo em Hebreus 1:1–10; 2:8–10, 17–18 e as escreva em tiras de papel. Esconda as tiras de papel pela sala e peça às crianças que as encontrem. Ajude-as a ler as verdades escritas nas tiras e conversem sobre o que essas verdades significam. Se necessário, explique-lhes que Jesus é chamado de o Filho de Deus porque o Pai Celestial é o pai tanto do espírito quanto do corpo Dele.

  • Segure uma gravura do Salvador e diga por que você é grato por Ele. Peça às crianças que se revezem segurando a gravura e dizendo por que são gratas a Jesus Cristo.

Você pode incentivar as crianças a colocarem as formas ao redor da gravura de Jesus quando as encontrarem. Depois, elas podem mostrar a gravura e dizer por que são gratos por Jesus Cristo.




A epístola aos Hebreus foi escrita para fortalecer a fé dos santos hebreus em Jesus Cristo. Ela pode fazer o mesmo por seus alunos.


Atividades sugeridas

  • Designe alguns versículos em Hebreus 1:1–10; 2:8–10, 17–18 para cada criança e peça-lhes que encontrem verdades sobre Jesus Cristo nesses versículos. Permita-lhes que compartilhem ou escrevam no quadro o que encontraram. O que mais sabemos sobre Jesus Cristo?

Recorte antes de ver as crianças e peça-lhes que leiam as escrituras enquanto montam o quebra-cabeça.


  • Peça às crianças que desenhem a si mesmas com seus pais. Peça-lhes que contem o que elas têm em comum com seus pais. Explique às crianças que, quando Hebreus 1:3 diz que Jesus Cristo é “a expressa imagem da (…) pessoa [de Deus]”, significa que Jesus e o Pai Celestial têm as mesmas qualidades e atributos. Converse com as crianças sobre como seguir a Jesus Cristo nos coloca mais perto do Pai Celestial.



Princípio 2: O Pai Celestial não quer que “[endureçamos] o (…) coração”. Hebreus 3:8


Hebreus 3 mostra os israelitas endurecendo o coração e rejeitando as bênçãos do Senhor. Isso pode ser também uma advertência a todos nós para que não endureçamos o coração.


Atividades sugeridas


Aqui está uma maneira interativa de aprender essas escrituras.

  • Leve para a aula algo absorvente (como uma esponja ou uma toalha de rosto) e algo duro (como uma pedra). Peça às crianças que toquem os objetos e descrevam qual é a sensação. Derrame algumas gotas de água em cada objeto e saliente que a água penetra melhor no objeto absorvente do que na pedra. Explique às crianças que nosso coração precisa ser macio [terno] e não duro para que aceitemos as verdades e o amor do Pai Celestial.

LIÇÃO DE OBJETO


  • Recorte um coração em um material macio, como um tecido, e em um material duro, como o papelão. Debata com as crianças a diferença entre ter um coração macio e um coração duro. Cite alguns exemplos das escrituras de pessoas que tinham um coração macio ou um coração duro, como Néfi, Lamã e Lemuel (1 Néfi 2:16–19), Paulo (Atos 9:1–22) ou Joseph Smith (Joseph Smith—História 1:11–20). À medida que você apresenta cada exemplo, peça às crianças que apontem para o coração macio ou para o coração duro.

Atividades sensoriais! Se você for ensinar uma classe, preencha uma assadeira com objetos macios e duros. Como na imagem abaixo, corte uma esponja, tecido, bolas de algodão, fitas, fios, etc. Adicione também botões, giz de cera, pedras, etc.

Ensine como no manual enquanto as crianças colorem suas gravuras. Em seguida, coloque cola nos corações das fotos e pergunte se elas querem ter corações moles, que tipo de objeto elas vão colar em seus corações?







Princípio 3: Os portadores do sacerdócio são chamados por Deus. Hebreus 5:4


Hebreus 5:4 é um versículo importante porque esclarece que os portadores do sacerdócio precisam ser chamados por Deus. Isso vale para qualquer pessoa chamada para servir na Igreja do Senhor.


Atividades sugeridas

  • Leia Hebreus 5:4 para as crianças. Peça a um portador do sacerdócio que explique o que é o sacerdócio. Ele poderia dizer também como serve às pessoas no cumprimento de seus deveres. Peça também a uma irmã da ala que conte sua experiência ao ser designada por imposição de mãos para um chamado na Igreja. Incentive-a a compartilhar como o Senhor a abençoou com o poder para cumprir seu chamado.

  • Ajude as crianças a memorizar frases da quinta regra de fé. Preste testemunho de que as pessoas que são chamadas para realizar a obra de Deus são chamadas por Deus por meio de revelação.


Hebreus 5 fornece uma oportunidade para se conversar sobre o que é o sacerdócio — o poder e a autoridade para agir em nome de Deus — e como ele é recebido.


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura Moisés Concede o Sacerdócio a Aarão (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 15) enquanto uma criança lê Hebreus 5:4. Explique que o Sacerdócio Aarônico recebeu esse nome por causa de Aarão. Ajude as crianças a pensar nos deveres que os portadores do Sacerdócio Aarônico cumprem (como batizar, abençoar e distribuir o sacramento, e convidar as pessoas a virem a Cristo; ver Doutrina e Convênios 20:46–48, 59).

  • Ajude as crianças a pensar em diferentes maneiras pelas quais as pessoas recebem autoridade. Por exemplo, como um professor, um médico ou líder político recebe autoridade? De que maneira Deus concede Sua autoridade? Peça às crianças que pensem sobre essa pergunta enquanto leem Hebreus 5:4 e a quinta regra de fé. Ajude as crianças a pensar em pessoas da ala com autoridade concedida por Deus, incluindo portadores do sacerdócio, bem como homens e mulheres que foram designados por imposição de mãos para servir em chamados específicos.



Princípio 4: Para receber a orientação e as bênçãos do Pai Celestial, não devemos “[endurecer] o [nosso] coração”. Hebreus 3:7–19


Em Hebreus 3, a história dos israelitas no deserto é usada para ensinar a importância de não endurecermos o coração. Como você pode usar essa história para ensinar esse princípio às crianças em sua classe?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que pensem em coisas duras e macias. (Se possível, leve alguns exemplos para mostrar a elas.) Leiam juntos Hebreus 3:8. O que quer dizer ter um coração duro? Por que Deus quer que tenhamos um coração macio?

  • Com suas próprias palavras, conte a história dos israelitas que endureceram o coração contra o Senhor no deserto (ver Números 14:1–12; Hebreus 3:7–19). Peça às crianças que dramatizem a história. O que acontecerá se endurecermos o coração contra o Senhor e Seu evangelho?

Aqui está um roteiro de atuação com algumas máscaras.





  • Peça às crianças que leiam Mateus 13:15; Hebreus 3:15; Mosias 11:29 e Moisés 6:27. Peça-lhes que desenhem no quadro as partes do corpo mencionadas nesses versículos. O que significa ouvir de mau grado, ter os olhos fechados e o coração endurecido espiritualmente? Como podemos ter certeza de que nossos ouvidos, nossos olhos e nosso coração estão prontos para reconhecer a voz do Espírito?

Você e seus alunos podem montá-lo enquanto estudam as escrituras juntos ou podem enviá-lo para casa com eles.



Videoaula:


Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

6.821 visualizações2 comentários

Posts recentes

Ver tudo

2 Comments


Lilian Alves
Lilian Alves
Nov 07, 2023

Amo seu material e sempre uso com minhas crianças na sala dos Valorosos. Gratidão 💕

Like

Gratidão eterna a vocês que criam esse conteúdo.

Like
bottom of page