Lição: 3 a 9 de Outubro [Isaías 58–66]

“Um Redentor virá a Sião”





Na lição do Vem e Segue-me Kids desta semana, veremos que o profeta Isaías prossegue testificando do Salvador e ensinando sobre o Seu chamado Divino de Messias. Ele também fala sobre o Dia do Senhor ou Dia Santo e das bênçãos que recebemos por torná-lo deleitoso ou prazeroso. Podemos aproveitar o estudo para ponderar se estamos vendo o Domingo como um dia entediante, cheio de regras a serem cumpridas ou um dia que ansiamos durante toda a semana que nos dá paz, força e alegria. Compreenderemos que por meio da nossa "luz", nossos bons exemplos e nosso testemunho do Salvador, podemos ajudar outras pessoas a achegarem-se a Cristo. Quando conhecemos mais Jesus Cristo e exercemos nossa fé Nele, descobrimos que Ele pode curar nossa alma e nosso coração machucado, nos ensinando como ser melhores a cada dia, com um passo de cada vez. Vamos descobrir que o Jejum é uma ferramenta poderosa para solucionarmos com a ajuda do Pai Celestial muitas "complicações”! O jejum faz milagres! Nossos pequenos podem aprender sobre este princípio glorioso e podem praticá-lo se tiverem idade suficiente e compreenderem o motivo de estarem cumprindo este mandamento. Podemos incentivá-los com poucas horas no começo e conforme vão crescendo e se desenvolvendo, as horas podem aumentar. Assim, as crianças estarão sendo ensinados para liderar e ajudar a preparar a terra para a Segundo Vinda do Salvador, quando Ele próprio governará no milênio (por mil anos). Segue vídeos com resumo da lição para essa semana:



Segue o vídeo explicativo dos capítulos 58-66 parte final:


OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Muitas das palavras de Isaías testificam do Salvador e ensinam sobre Ele. Mostre uma gravura de Jesus Cristo e peça às crianças que contem algo que aprenderam sobre Ele essa semana.


Princípio 1: O Dia do Senhor pode ser deleitoso para mim. Isaías 58:13–14


O Dia do Senhor é um momento para lembrarmos Dele e descansarmos de nossas atividades semanais. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a tornar o Dia do Senhor deleitoso?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que repitam diversas vezes a frase “chamares ao sábado deleitoso, e o santo dia do Senhor” (Isaías 58:13). Explique que “deleitoso” significa algo que nos traz alegria. Peça às crianças que falem sobre o que lhes traz alegria. Testifique que o Senhor nos deu o Dia do Senhor porque Ele quer que tenhamos alegria. Diga às crianças por que o Dia do Senhor é deleitoso para você.

Aqui está um quebra-cabeça das escrituras, vocês podem desmontar enquanto memorizam a escritura juntos. Mesmo que as crianças não saibam ler, as palavras escritas ainda são muito boas para ajudar elas associarem com a figura.

BAIXE AQUI



BAIXE AQUI


Nesta lição há materiais excelentes para ensinar sobre o Dia do Senhor. (Clique na imagem abaixo)


  • Em Isaías 58:14, leia para as crianças: “Então te deleitarás no Senhor”. Explique às crianças que o Dia do Senhor é um dia especial — um momento em que podemos pensar nas coisas que o Pai Celestial e Jesus fizeram para nos ajudar a ser felizes. Ajude as crianças a pensar nas coisas que podem fazer no Dia do Senhor para se lembrarem do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Convide-os a desenhar suas ideias e mostrar os desenhos uns aos outros e a seus familiares.

Este vídeo é maravilhoso para todas as idades!




Princípio 2: Posso levar a luz do Salvador a outras pessoas. Isaías 60:1–3


Isaías profetizou que, nos últimos dias, o povo do Senhor seria como uma luz para aqueles que estão na escuridão. Reflita sobre como você pode ajudar as crianças a se “levantarem” e “resplandecerem”.

BAIXE AQUI


Atividades sugeridas


BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que fechem os olhos enquanto você lê Isaías 60:1–3. Peça-lhes que abram os olhos quando ouvirem a palavra “luz” e que os fechem quando ouvirem a palavra “trevas”. Explique que Jesus Cristo e Seu evangelho são como uma luz que nos ajuda a ver o caminho de volta ao Pai Celestial.

  • Dê a cada criança a gravura de uma fonte de luz (como o sol, uma vela, ou uma lâmpada). Ajude-as a pensar em maneiras de compartilhar a luz do Salvador com o próximo. À medida que compartilharem cada ideia, convide-as a se “levantarem” e “resplandecerem”, segurando sua gravura. Fale às crianças sobre ocasiões em que você as viu compartilhar a luz do Salvador.

BAIXE AQUI

  • Cantem uma música sobre compartilhar a luz, como “Brilha” (Músicas para Crianças, p. 96). Ajude as crianças a encontrarem palavras na música que reforcem o que elas aprenderam em Isaías 60:1–3.




BAIXE AQUI




Princípio 3: Jesus Cristo é meu Salvador e Redentor. Isaías 61:1–3


Isaías 61:1–3 oferece uma poderosa descrição da missão de ensino e cura do Salvador. Encontre maneiras de ajudar as crianças a ver como Jesus Cristo pode ensiná-las e curá-las individualmente.

Atividades sugeridas

  • Enquanto você lê Isaías 61:1, peça às crianças que segurem gravuras de Jesus ensinando, curando e ajudando os outros (ver Livro de Gravuras do Evangelho). Explique que Deus enviou Jesus Cristo para fazer essas coisas por todos nós. Peça às crianças que falem sobre o que sentem a respeito de Jesus Cristo. Testifique do amor do Salvador por cada uma das crianças.

  • Em Isaías 61:3, aqueles que ouvem e obedecem ao Senhor são descritos como “carvalhos de justiça”. Desenhe uma árvore no quadro e peça às crianças que pensem em coisas justas que podem fazer. Para cada ideia mencionada, peça à criança que desenhe uma folha na árvore.


BAIXE AQUI


Pondere sobre a melhor maneira de usar as palavras de Isaías para fortalecer o testemunho das crianças de que Jesus Cristo é seu Salvador e Redentor.


Atividades sugeridas

  • Dê alguns minutos para que as crianças leiam Isaías 61:1–3 individualmente. Depois, peça a elas que escrevam em uma folha de papel ou em um diário de estudo o que esses versículos ensinam sobre Jesus Cristo. Peça a algumas crianças que compartilhem seus pensamentos.

  • Peça às crianças que compartilhem uma frase desses versículos que seja especialmente significativa para elas e expliquem o motivo. Como esses versículos nos ajudam a entender o que Jesus Cristo veio fazer na Terra?

BAIXE AQUI



Princípio 4: O jejum abençoa a mim e aos necessitados. Isaías 58:6–11


Algumas das crianças em sua classe já podem ter idade suficiente para jejuar. Porém, mesmo que ainda não tenham idade suficiente, elas podem se beneficiar ao aprender sobre a lei do jejum que o Senhor nos deu, além de se preparar para jejuar quando estiverem prontas.

Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro: Por que jejuamos? e Como jejuamos? Peça às crianças que escrevam possíveis respostas no quadro. Incentive-as a revisar “Jejuar, Jejum” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org) e Isaías 58:6–11 para encontrar respostas. De que forma Isaías 58:6–11 pode nos ajudar quando tivermos dificuldades para jejuar?

  • Compartilhe com as crianças uma experiência pessoal com o jejum, ou uma história das revistas da Igreja sobre o jejum. Saliente as bênçãos que recebemos ao jejuar com um propósito espiritual. Se alguma das crianças já jejuou, peça a ela que compartilhe a experiência que teve. Incentive as crianças a conversar com seus pais no próximo domingo de jejum sobre o que significa jejuar. Ajude-as a compreender o que significa jejuar com um propósito sincero e com um coração piedoso.

https://www.churchofjesuschrist.org/study/liahona/2017/07/children/fasting-for-a-prophet?lang=por

BAIXE AQUI




  • Leiam juntos Isaías 58:6–7 e explique-lhes que uma maneira de repartirmos “[nosso] pão com o faminto” quando jejuamos é doando o dinheiro que teríamos gasto com alimentação como uma oferta de jejum. Mostre às crianças uma papeleta de doação de dízimo e ofertas de jejum, e explique a elas como preenchê-la. Peça às crianças que leiam Isaías 58:8–10 e identifiquem as bênçãos prometidas quando jejuamos. Como o jejum pode abençoar a nós e aos necessitados?

Talvez vocês ainda se lembrem disso.



Princípio 5: O Milênio será um período de paz e alegria. Isaías 65:17–25


Isaías viu uma época em que o povo de Deus teria paz e alegria. Essa profecia será cumprida quando Jesus Cristo retornar à Terra e reinar por mil anos — uma era chamada de Milênio.


Atividades sugeridas

  • Isaías 65:17–25 descreve como será a Terra quando o Salvador retornar. Divida as crianças em pequenos grupos e peça a cada grupo que leia alguns desses versículos. Após alguns minutos, faça uma lista no quadro de como a vida será diferente na “terra nova” descrita nesses versículos (versículo 17). Por que iremos nos “[alegrar] e [exultar] perpetuamente” nessa época? (Versículo 18.)

  • Antes da aula, prepare tiras de papel com palavras e frases da décima regra de fé. Peça a uma das crianças que recite a regra de fé; peça às demais crianças que coloquem as tiras de papel em ordem. Ajude as crianças a entender o que essa regra de fé nos ensina sobre o Milênio.

Vocês podem ampliar o quebra-cabeça para ter em tamanho maior, ou imprimir em pôster.

BAIXE AQUI



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!

Com amor, Vem e Segue-Me Kids

6,083 views0 comments

Recent Posts

See All