top of page

Lição: 3 a 9 de Março [D&C 19]

“Aprende de mim”





Martin e Lucy Harris levaram anos para adquirir uma das melhores fazendas em Palmyra, Nova York. Mas, em 1829, ficou claro que o Livro de Mórmon só poderia ser publicado se Martin hipotecasse sua fazenda para pagar a gráfica. Martin tinha um testemunho do Livro de Mórmon, mas Lucy não. Se Martin fosse adiante com a hipoteca e o Livro de Mórmon não vendesse bem, ele perderia a fazenda, colocaria seu casamento em risco e prejudicaria sua reputação na comunidade. Embora nossas circunstâncias sejam diferentes das de Martin, em algum momento ou outro, todos enfrentamos perguntas difíceis como as que ele enfrentou: Que valor o evangelho de Jesus Cristo tem para mim? O que estou disposto a sacrificar pela edificação do reino de Deus? Martin Harris acabou decidindo que hipotecaria a fazenda para que os primeiros 5 mil exemplares do Livro de Mórmon pudessem ser impressos. Contudo, mesmo esse sacrifício — e qualquer sacrifício que possamos fazer — é pequeno comparado ao sacrifício de Jesus Cristo, “o mais grandioso de todos” (Doutrina e Convênios 19:18), que sangrou por todos os poros para salvar aqueles que se arrependem.




Princípio 1: Jesus Cristo sofreu por mim. Doutrina e Convênios 19:16–19


  • Você pode ajudar seus filhos a sentirem reverência e gratidão pelo Salvador lendo juntos Doutrina e Convênios 19:16–19 ou o “Capítulo 51: O sofrimento de Jesus no Jardim do Getsêmani”, Histórias do Novo Testamento, pp. 129–132, ou assistindo ao vídeo correspondente na Biblioteca do Evangelho. Você pode fazer pausas para se certificar de que seus filhos entenderam e permitir que eles expressem seus sentimentos. Por exemplo, no versículo 16, o que são “essas coisas” que Jesus sofreu por nós? (Ver Mosias 3:7; Alma 7:11–12.) O que aprendemos com a descrição feita pelo Salvador a respeito de Seu sofrimento? Como podemos demonstrar nossa gratidão pelo que Ele fez por nós?






  • Procurem músicas em Hinos ou em Músicas para Crianças que os ajudem a expressar seus sentimentos sobre Jesus Cristo (ver o índice por assunto nesses livros).


Esta música tem 4 pares de pegadas, se desejar adicionar algum movimento à sua lição.




Princípio 2: Jesus Cristo obedeceu ao Pai Celestial mesmo quando foi difícil. Doutrina e Convênios 19:18–19, 24


  • Sofrer por nossos pecados foi muito difícil, mas Jesus Cristo estava disposto a fazê-lo para obedecer a Seu Pai e mostrar Seu amor por Ele e por nós. Vocês podem olhar juntos para uma imagem de Jesus Cristo sofrendo no Getsêmani (como as que estão neste esboço)


Não precisa imprimir esta gravura, você pode apenas mostrá-la do seu dispositivo para as crianças


  • e pedir a seus filhos que digam o que sabem sobre o que está acontecendo na imagem. Vocês podem ler juntos Doutrina e Convênios 19:18–19, 24 para enfatizar que o sofrimento por nossos pecados foi a coisa mais difícil que alguém já fez, mas, como Jesus amava a Seu Pai e a nós, Ele obedeceu à vontade de Deus (ver também Mosias 3:7). Que coisas difíceis Deus pede que façamos? Como podemos encontrar coragem para obedecer a Ele?


Mini quebra-cabeças, para crianças menores.



Princípio 3: “Aprende de mim e ouve minhas palavras.” Doutrina e Convênios 19:23


  • Você pode ajudar seus filhos a pensar em gestos simples para acompanhar as frases em Doutrina e Convênios 19:23. Leia o versículo várias vezes enquanto eles fazem os gestos. Quais são algumas maneiras de aprendermos sobre Cristo e ouvirmos Suas palavras?







Princípio 4: As bênçãos de Deus são maiores do que os tesouros da Terra. Doutrina e Convênios 19:38


  • Você e seus filhos podem se revezar segurando um exemplar do Livro de Mórmon e compartilhando o que amam a respeito dele. Fale brevemente sobre o sacrifício de Martin Harris para que o Livro de Mórmon pudesse ser impresso (ver Histórias de Doutrina e Convênios, p. 33). O que o Senhor disse a Martin em Doutrina e Convênios 19:38 que pode tê-lo ajudado a ser fiel e obediente? Ajude seus filhos a pensar em algo que eles podem sacrificar para obedecer a Deus ou ajudar em Sua obra.






 EXTRA:

Clique na gravura para acessar a página der atividade:


Sugestão para o Berçário:

Clique na gravura para acessar a pasta dos materiais dessa lição.


Clique no link abaixo para acessar a lição no Manual do Berçário.


"Videoaula" da semana:



Atenção: não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio ou/e distribuição para as suas primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso a todos os recursos de nosso site. Os materiais das lições semanais são criados por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids


Comments


bottom of page