Lição: 28 de Fevereiro a 6 de Março [Gênesis 28-33]

“Certamente o Senhor está neste lugar”



Nessa semana vamos aprender que não importa o problema ou o lugar em que estejamos, podemos buscar ao Senhor e Ele se revelará a nós e nos abençoará. Assim como Jacó que passou por essa experiência quando estava enfrentando desafios difíceis pessoais e familiares no deserto e o Senhor se revelou a Jacó. Sejam quais forem as necessidades, podemos descobrir que, mesmo em nosso deserto, o Senhor estará neste lugar!


Clique para assistir o vídeo (Capítulo 11: Jacó e Sua Família - Histórias do Velho Testamento)


Princípio 1: Os convênios me ajudam a retornar ao Pai Celestial. Gênesis 28:10–22


Em um sonho, Jacó viu uma escada que levava ao céu. Os degraus da escada podem representar os convênios que fazemos com Deus, porque esses convênios ajudam a nos preparar para voltar a Sua presença.


Atividades sugeridas

  • Leia Gênesis 28:12–13 para as crianças. Explique-lhes que os degraus da escada podem representar os convênios que nos ajudam a retornar ao Pai Celestial. Peça às crianças que finjam que estão subindo uma escada enquanto você fala sobre as ocasiões em que prometemos obedecer a Deus, como quando somos batizados, tomamos o sacramento ou vamos ao templo. Ajude as crianças a pensar em maneiras de se prepararem para fazer convênios quando forem batizadas.



Baixe aqui PDF

  • Leia Gênesis 28:15 para as crianças enfatizando as palavras “Estou contigo” e “Não te deixarei”. Explique-lhes que Deus prometeu estar sempre conosco quando tentamos escolher o que é certo. Ajude as crianças a pensar nas coisas que podem fazer para se sentirem mais perto do Pai Celestial e de Jesus Cristo.

Além de ser uma página para colorir, você pode plastificar e com marcadores de apagar a seco, desenhar cada uma das crianças da sua classe, e dizer-lhes a escritura, depois apagá-la e desenhar a próxima criança. Ou peça-lhes que se desenhem e apaguem para a próxima criança.


Para crianças maiores! Para crianças menores!

Baixe aqui PDF



Os convênios me ajudam a retornar ao Pai Celestial. Gênesis 28:10–22


Você pode usar o sonho que Jacó teve de uma escada subindo ao céu para ensinar às crianças que guardar os convênios nos prepara para entrar na presença de Deus.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Gênesis 28:10–15 e depois façam um desenho do sonho de Jacó. Peça-lhes que compartilhem seus desenhos. Explique-lhes que a escada representava um caminho para Jacó retornar a Deus. O que Deus concedeu para nos ajudar a retornar a Ele? (Ver a página de atividade desta semana.) Lembre às crianças do convênio batismal delas. De que maneira viver esse convênio nos aproxima de Deus?

Baixe aqui PDF

  • Mostre a gravura de um templo e escreva no quadro palavras-chave de Gênesis 28:15–17, como: “Estou contigo”, “O senhor está neste lugar”, “A casa de Deus”, ou “A porta dos céus”. Peça às crianças que encontrem essas frases. Conte às crianças como o templo e os convênios do templo o ajudam a se sentir perto do Senhor.

Algumas das setas estarão de cabeça para baixo quando combinadas com o Templo.



Baixe aqui PDF



Princípio 2: Devo sempre cumprir minhas promessas. Gênesis 29:16–28


Jacó concordou em trabalhar para Labão por sete anos para poder se casar com Raquel, filha de Labão. Jacó cumpriu o acordo, mas Labão não. Você pode usar essa história para ensinar as crianças sobre a importância de cumprir promessas.


Atividades sugeridas

  • Leia Gênesis 29:18, 20 para as crianças e explique-lhes que Jacó cumpriu sua promessa de trabalhar sete anos para Labão para que pudesse se casar com Raquel, apesar de ter sido muito tempo para trabalhar (ver também “Jacó e sua família”, em Histórias do Velho Testamento). Ajude as crianças a pensar nas promessas que podem fazer para outras pessoas. Por que é importante cumprirmos nossas promessas? Ajude-as a entender que um convênio é uma promessa sagrada entre Deus e cada um de nós. Preste testemunho de que o Pai Celestial e Jesus sempre cumprem Suas promessas.

Clique na imagem para assistir o vídeo (Jacó e sua família - Histórias do Velho Testamento)


  • Cantem juntos uma música sobre honestidade e debatam sobre ela, como “Sê fiel” (Música para Crianças, p. 81).


Baixe aqui PDF



Segue um filme muito fofo sobre ser honesto.



Princípio 3: O Pai Celestial e Jesus Cristo podem me ajudar a amar minha família.Gênesis 33:1–4


A maioria das crianças sabe como é ficar zangado com um irmão. A história de como Jacó e Esaú superaram a raiva que tinham um do outro pode ser inspiradora para elas.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a se lembrarem por que Esaú estava zangado com Jacó (ver Gênesis 27:41 ou “Jacó e Esaú”, em Histórias do Velho Testamento). Peça às crianças que mostrem a você como é um rosto zangado. Explique-lhes que depois de muitos anos, Jacó estava com medo de visitar Esaú. Peça às crianças que mostrem a você como é um rosto com medo. O que podemos fazer quando estamos com medo? Peça às crianças que finjam orar enquanto você lê o que Jacó disse em sua oração (ver Gênesis 32:11). Depois leia em Gênesis 33:4 o que aconteceu quando Esaú viu Jacó. Peça às crianças que mostrem a você como o rosto de Jacó e Esaú deve ter ficado quando se viram novamente.

Clique na imagem para reassistir o vídeo (Jacó e Esaú -Histórias do Velho Testamento)




Baixe aqui PDF

  • Mostre a gravura de Jacó e Esaú que se encontra neste esboço. Deixe as crianças descreverem o que veem na gravura. Diga-lhes que houve sentimentos ruins entre os dois irmãos, mas eles escolheram perdoar um ao outro.


Baixe aqui PDF

  • Ajude as crianças a pensar em como elas poderiam demonstrar mais amor a alguém da família, assim como Jacó e Esaú demonstraram amor um pelo outro.


Baixe aqui PDF


O Pai Celestial e Jesus Cristo podem me ajudar a amar minha família. Gênesis 32:6–11; 33:1–4


Esaú estava zangado com Jacó e Jacó estava com medo de se encontrar com Esaú novamente mesmo estando separados há 20 anos. Mas Jacó orou pedindo ajuda e Esaú conseguiu superar sua raiva. Como você pode usar essa história para ensinar às crianças sobre a importância de amar nossa família?


Se você tiver tempo na aula, as crianças podem escrever um bilhete para os membros da família, se não, pode enviar essa atividade para casa com elas, apenas lembre-as de que você acompanhará e perguntará como foi!

Baixe aqui PDF


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que se lembram sobre o relacionamento entre Jacó e Esaú (ver Gênesis 27:41 ou “Jacó e Esaú”, em Histórias do Velho Testamento). Explique-lhes que, depois de ter ficado longe por 20 anos, Jacó iria encontrar Esaú novamente. Leiam juntos Gênesis 32:6–11. Como Jacó se sentiu? O que ele fez para conseguir ajuda? Preste testemunho de que podemos pedir ajuda ao Pai Celestial quando nossos relacionamentos familiares estão difíceis. Leiam juntos Gênesis 33:1–4 para identificar como o Senhor respondeu à oração de Jacó.

Clique na imagem para reassistir o vídeo (Capítulo 10: Jacó e Esaú -Histórias do Velho Testamento)


  • Conte uma experiência pessoal ou uma história das revistas da Igreja sobre como demonstrar mais amor em nossa família. Convide as crianças a compartilhar suas experiências também. O que podemos fazer quando um membro da família está zangado conosco? Para saber o que o Salvador nos ensinou a fazer, ver Mateus 5:43–45.


Princípio 4: Creio em ser honesto. Gênesis 29:16–30


Jacó cumpriu sua promessa de servir a Labão por sete anos, mas Labão o enganou. De que maneira você pode usar essa história para ajudar as crianças a entender a importância de ser honesto mesmo quando os outros sãos desonestos?


Clique na imagem para acessar ao filme (Honestidade: É Melhor Acreditar Nela!)



Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Gênesis 29:16–30 e ajude as crianças a resumir os acontecimentos nesses versículos. Como Jacó reagiu por ter sido enganado? O que podemos aprender com esse relato?

Aqui está uma atividade sobre ser verdadeiro e honesto!

Baixe aqui PDF

  • Escreva no quadro O que acontece quando somos desonestos? e O que acontece quando somos honestos? Peça às crianças que encontrem as respostas lendo “Honestidade e Integridade” (em Para o Vigor da Juventude, 2011, p. 19).

Baixe aqui PDF


Segue um joguinho simples sobre honestidade, clique na imagem abaixo!


Segue o vídeo da historinha da semana sobre uma garotinha que queria subir num lugar bem alto mas não estava conseguindo, vamos ver como ela irá conseguir chegar no topo do muro!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,578 views8 comments

Recent Posts

See All