top of page

Lição:27 de Maio a 2 de Junho [Mosias 25-28]

“Eram chamados povo de Deus”






Após quase três gerações vivendo em terras separadas, os nefitas estavam unidos em um só povo novamente. O povo de Lími, o povo de Alma, o povo de Mosias, e até mesmo o povo de Zaraenla, que não era descendente de Néfi, agora eram todos “[contados] com os nefitas”. Muitos deles, assim como o povo de Alma, queriam se tornar membros da Igreja do Senhor. Portanto, todos os que “desejavam tomar sobre si o nome de Cristo” foram batizados “e eram chamados povo de Deus”. Depois de anos de conflito e cativeiro, parecia que os nefitas finalmente viveriam um período de paz. Porém, não muito tempo depois, pessoas descrentes começaram a perseguir os santos. O que foi particularmente triste a esse respeito foi que muitos desses descrentes eram os próprios filhos dos santos — a “nova geração”, inclusive os filhos de Mosias e um dos filhos de Alma. O relato fala da visita milagrosa de um anjo. Mas o verdadeiro milagre dessa história não é sobre anjos aparecendo para filhos rebeldes. A conversão é um milagre que, de uma maneira ou de outra, precisa acontecer com todos nós.




Princípio 1: O Pai Celestial quer que eu perdoe. Mosias 26:30–31


  • Para ajudar seus filhos a descobrir o que o Senhor ensinou a Alma sobre o perdão, peça que leiam Mosias 26:29–31 e contem quantas vezes aparece o verbo “perdoar”. O que esses versículos ensinam sobre perdoar as pessoas?


Muitas opções com estes cartões:

1. Uma atividade de movimento nos 4 cantos (ou paredes) para crianças menores. Cole os cartões em 4 paredes diferentes e leia a escritura, fazendo com que os alunos fiquem embaixo do cartão que diz aquela palavra. Você achará esta atividade mais bem-sucedida se praticar algumas vezes e explicar as palavras antes de ler as escrituras. 

2. Você também pode colocar os cartões no chão e fazer com que os alunos os toquem quando ouvirem as palavras. Para aqueles que não conseguem ler, revise com eles algumas vezes o que as imagens/palavras significam.

3. (Para crianças maiores) Você pode colar os cartões nos quatro cantos do corpo de um aluno (veja a imagem) e eles podem levantar essa parte do corpo quando ouvirem aquela palavra. Bônus... para dar oportunidade a todos, você poderá ler a escritura várias vezes (: Em seguida, pergunte: O que esses versículos ensinam sobre perdoar os outros?




  • Para enfatizar o exemplo de perdão do Salvador, você poderia mostrar uma gravura Dele na cruz e ler juntos Lucas 23:33–34. O que Jesus pediu ao Pai Celestial para fazer pelas pessoas que O colocaram na cruz? Após esse debate, seus filhos podem gostar de encenar um perdoando ao outro.


Para crianças menores:


  • Às vezes é difícil nos perdoarmos quando cometemos erros. Como as palavras de Deus a Alma podem ajudar? Seus filhos podem fazer de conta que estão conversando com alguém que ache que Deus jamais vai perdoá-lo. Peça a seus filhos que identifiquem algo em Mosias 26:22–23, 29–30 que possa ajudar essa pessoa.




Princípio 2: Jesus Cristo me ajuda a me tornar semelhante a Ele. Mosias 27:8–37


  • A conversão de Alma, o Filho, e dos filhos de Mosias poderia mostrar a seus filhos que, graças ao poder do Salvador, qualquer pessoa pode mudar. Você ou seus filhos podem usar as pinturas aqui presentes, na página de atividades desta semana e em algumas escrituras-chave de Mosias 27:8–37 para contar a história (ver também “Capítulo 18: Alma, o Filho, arrepende-se”, em Histórias do Livro de Mórmon, pp. 49–52). Enfatize o versículo 24, que ensina que Alma se arrependeu e Jesus Cristo o ajudou a mudar. Permita que seus filhos encenem a história, se quiserem.


Mostre a primeira gravura de Alma, o filho, antes da conversão e leia as escrituras que estão na gravura. Então pegue a segunda gravura de Alma depois da conversão, recorte as linhas, leia as escrituras, e conforme lê as escrituras coloque-as por cima da gravura de "Alma iníquo". Em seguida, leia os versículos 24-29 sobre como a conversão é possível com a ajuda do Salvador. Veja o exemplo abaixo, se for confuso, segue um vídeo com Crystal ensinando como funciona a atividade.



Para as crianças menores, explique com palavras simples que Alma era uma pessoa desobediente que praticava o mal, e fazia muitas coisas erradas antes de ver o anjo e se arrepender. Quando o anjo apareceu a ele e chamou-o ao arrependimento ele se tornou uma pessoa boa, obediente aos mandamentos de Deus, que pregava o evangelho de Cristo as pessoas.


Para crianças maiores:



Clique na imagem para o PDF no site da Igreja:



Princípio 3: Posso orar e jejuar para que Deus abençoe as pessoas que amo. Mosias 27:8–24


  • Leiam juntos Mosias 27:8–24 e peça a seus filhos que identifiquem o que Alma e seu povo fizeram para ajudar Alma, o Filho. Você já jejuou e orou por alguém? Conte sua experiência a seus filhos e permita que eles falem das deles.

  • Você ou seus filhos conhecem alguém que precisa da ajuda de Deus? Seguindo o exemplo de Alma, vocês poderiam orar juntos por essa pessoa e, se seus filhos puderem, jejuar por ela também.


Segue o vídeo dessa semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

11.007 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page