top of page
Foto do escritorJoelma Bellini

Lição: 25 de Novembro a 1° de Dezembro [Éter 12-15]

“Pela fé, todas as coisas se cumprem”







As profecias de Éter aos jareditas foram “grandes e maravilhosas”. Ele “lhes falou de todas as coisas, desde a origem do homem”. Ele “viu os dias de Cristo” e uma Nova Jerusalém nos últimos dias. Falou sobre “esperar por um mundo melhor, sim, até mesmo um lugar à mão direita de Deus”. Porém, os jareditas rejeitaram suas palavras pelo mesmo motivo que as pessoas com frequência rejeitam as profecias dos servos de Deus em nossos dias — “porque não as [veem]”. É preciso fé para acreditar em promessas ou advertências a respeito de coisas que não podemos ver, assim como foi necessário que Éter tivesse fé para profetizar “coisas grandes e maravilhosas” para um povo descrente. Foi preciso fé para que Morôni confiasse que o Senhor poderia transformar sua “deficiência na escrita” em força. É esse o tipo de fé que nos faz “seguros e constantes, sempre abundantes em boas obras, sendo levados a glorificar a Deus”. E é essa fé por meio da qual “todas as coisas se cumprem”.




Princípio 1: Fé é acreditar em coisas que não posso ver. Éter 12:6–22


  • Ajude seus filhos a repetir com você: “Fé são coisas que se esperam, mas não se veem”, de Éter 12:6. Eles podem gostar de ver gravuras que demonstram exemplos de fé em Éter 12:13–15, 19–21 (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 78 e nº 85, e a página de atividades desta semana). Deixe que seus filhos expliquem o que sabem a respeito de cada história. Aqui estão algumas perguntas para ajudá-lo a debater sobre esses exemplos de fé:

    • O que essas pessoas esperavam?

    • Como a fé que elas tinham foi testada?

    • O que aconteceu como consequência dessa fé?

    Você também pode compartilhar suas próprias experiências de quando exerceu sua fé.


Clique na imagem para página de atividade:


Segue a página de atividade em tamanho maior.


Esta é uma escritura fácil de memorizar. Aqui estão alguns cartões que você pode misturar para ajudar a memorizar.


Jesus Cristo e o Pai Celestial foram deixados de fora para que as crianças possam desenhar no meio ou pensar sobre isso sozinhas, e mencionar. Esta página para colorir pode criar uma boa discussão. Não podemos ver o vento, mas podemos ver o que ele faz. Podemos ver o que Jesus Cristo faz? Não podemos ver a eletricidade, mas às vezes podemos senti-la... às vezes podemos sentir o Espírito Santo?



Aqui está um joguinho de "Quem Sou Eu?" Você coloca as cartas viradas para baixo, para que ninguém possa ver a imagem, então quem quer que esteja virando a carta pega a carta e a coloca na cabeça para que ainda não consiga vê-la. Faça perguntas de sim ou não, por exemplo, "Essa pessoa é um missionário?" "São dois?" Dê dicas para as crianças, até que elas acertam quem é. Muitas vezes elas saberão quem é depois que você der dicas, mas não saberão seus nomes. Tudo bem, ainda é uma ótima revisão.



Também segue uma música interativa sobre fé.




Princípio 2: A esperança é como uma âncora para minha alma. Éter 12:4, 32


  • Para entender o que Éter 12:4 ensina sobre esperança, você e seus filhos poderiam olhar para uma foto de um barco e uma âncora. Por que os barcos precisam de uma âncora? O que aconteceria a um barco que não tivesse uma âncora? Ao lerem Éter 12:4 juntos, fale sobre como a esperança nos ajuda da mesma maneira que uma âncora ajuda um barco. Peça a seus filhos que façam um desenho de um barco e uma âncora para que possam ensinar aos outros sobre esperança.


Aqui está uma página para colorir:


  • Se seus filhos precisarem de uma definição para esperança, ajude-os a encontrá-la no Guia para Estudo das Escrituras, “Esperança” (Biblioteca do Evangelho). De acordo com essa definição e com Éter 12:4, 32, o que devemos esperar? (Ver também Morôni 7:40–42.) Ajude seus filhos a pensar em outras palavras para esperança, assim como em palavras que significam o oposto de esperança. Você também pode compartilhar algumas verdades do evangelho que lhe dão esperança.




Princípio 3: Jesus Cristo pode me ajudar a ser forte espiritualmente. Éter 12:23–29


  • As crianças, às vezes, enfrentam situações nas quais se sentem fracas, assim como Morôni. Ajude seus filhos a descobrir por que Morôni se sentiu assim em Éter 12:23–25 e pergunte a eles se já se sentiram de modo semelhante. Depois, peça-lhes que leiam os versículos 26–27 para saber como o Senhor ajudou Morôni.


Esta é uma maneira divertida de ensinar essa escritura. Você pode ler e pedir às crianças que preencham as lacunas com a ajuda das fotos.


  • Seus filhos podem fazer um desenho de algo fraco e algo forte. Depois, poderiam acrescentar ao desenho algumas palavras e frases de Éter 12:23–29 que lhes ensinem como o Salvador pode transformar nossa fraqueza em força. Incentive seus filhos a pensar sobre uma fraqueza que eles têm e depois pedir ajuda ao Salvador para se tornarem fortes. Você também poderia lhes contar uma experiência em que o Salvador o ajudou a se fortalecer o suficiente para fazer algo difícil.


Aqui está um jogo de memoria






Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

10.119 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page