top of page

Lição: 24 a 30 de Julho [Atos 16–21]

“O Senhor nos [chamou] para lhes anunciarmos o evangelho”








Compartilhar a luz de Cristo pode ser desafiador em um mundo envolto em trevas onde muitas pessoas abertamente insultam a luz da verdade! Mas essa também é a razão pela qual é tão importante continuarmos a compartilhar a luz! Entre as palavras finais do Senhor a Seus apóstolos estava o mandamento: “Portanto, ide, ensinai todas as nações, batizando-as em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-as a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado” (Mateus 28:19–20). Embora os apóstolos não o tivessem feito efetivamente em todas as nações, Atos 16–21 claramente mostra que Paulo e seus companheiros tiveram um progresso significativo ao estabelecer a Igreja. Eles ensinaram, batizaram e conferiram o dom do Espírito Santo. Fizeram milagres, até mesmo levantando um homem da morte, e profetizaram a Grande Apostasia. E a obra a que eles deram início continua com os apóstolos hoje, com discípulos dedicados como vocês, que estão ajudando a cumprir o comissionamento do Salvador de uma forma como Paulo nunca poderia ter imaginado. O Senhor está fazendo uma grande e maravilhosa obra. Muitos estão buscando Sua luz, e muitos corações estão preparados para receber Jesus Cristo agora mesmo! Talvez você tenha conhecimento de pessoas que não conheçam o Pai Celestial ou Seu evangelho. Provavelmente você tenha sentido o “seu espírito se [revoltar] em si mesmo”, o que o levou a compartilhar com eles o que sabia sobre o Salvador (Atos 17:16). Se você seguir o exemplo de humildade e destemor de Paulo ao compartilhar o evangelho, poderá encontrar alguém que “o Senhor lhe [tenha aberto] o coração”. Temos a oportunidade e responsabilidade de sustentar a luz que guia os outros!




Princípio 1: Os missionários ensinam as pessoas sobre Jesus. Atos 16:25–34


Seus alunos sabem o que os missionários fazem? Como você vai ajudá-los a compreender que eles podem compartilhar o evangelho com outras pessoas?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a representar Atos 16:25–34 enquanto você resume o relato de Paulo e Silas compartilhando o evangelho na prisão (ver também o “Capítulo 61: Paulo e Silas na prisão”, Histórias do Novo Testamento, pp. 158–160, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Explique-lhes que os missionários de hoje também ensinam as pessoas sobre Jesus e as ajudam na preparação para serem batizadas.






  • Faça plaquetas missionárias de papel para as crianças usarem e as ajude a escrever o nome delas na plaqueta. Ensine às crianças declarações simples de doutrina que elas podem compartilhar com outras pessoas, como “Sou filho de Deus”, “Deus fala por meio de um profeta vivo” ou “Jesus Cristo é nosso Salvador”. Lembre as crianças de que não precisamos ter uma plaqueta de missionário para compartilhar o evangelho com outras pessoas.



Depois de colocarem seus crachás, as crianças podem praticar prestar testemunho ou compartilhar o evangelho com outras pessoas. Coloque as verdades do evangelho na boca do menino e depois deixar que as crianças as desenhem e falem sobre elas, uma de cada vez. Preste testemunho de que as crianças estão sendo missionárias quando abrem a boca e compartilham as verdades do evangelho.




Posso ser um missionário agora. Atos 16:14–15, 25–34; 18:7–8, 24–28


Como você vai ajudar as crianças a serem como Paulo e compartilhar com os outros o que aprendem sobre o evangelho?


Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças leiam Atos 16:14–15, 25–34; 18:7–8, 24–28 e façam uma lista de pessoas com quem Paulo e Apolo compartilharam o evangelho. Depois, peça a elas que façam uma lista de pessoas com quem podem compartilhar o evangelho. Deixe as crianças representarem como elas podem falar a essas pessoas sobre Jesus Cristo e convidá-las a vir à igreja. Peça às crianças que escrevam bilhetes a essas pessoas prestando testemunho de uma verdade do evangelho.

  • Convide os missionários de tempo integral, ex-missionários ou missionários de ala a visitarem a classe e contarem sobre suas experiências ao compartilhar o evangelho. Incentive as crianças a fazer perguntas sobre como elas podem compartilhar o evangelho com outras pessoas.




Princípio 2: As escrituras prestam testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo. Atos 17:10–12


Mesmo que alguns de seus alunos ainda não saibam ler, você pode ajudá-los a desenvolver o amor pelas escrituras e a ver como elas prestam testemunho do Salvador.


Atividades sugeridas

  • Ajude uma das crianças a ler a frase “examinando cada dia nas escrituras” (Atos 17:11). Peça às crianças que apontem para cada dia da semana no calendário enquanto repetem essa frase com você. Cantem juntos uma música que ensine sobre as bênçãos de ler as escrituras, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66).




  • Para ensinar às crianças que as escrituras prestam testemunho do Pai Celestial e de Jesus Cristo, ajude-as a examinar um capítulo das escrituras, como Atos 17 ou 18, e encontrem palavras como Deus, Senhor ou Jesus. (Marque essas palavras antecipadamente para que as crianças as encontrem com mais facilidade.) Cada vez que as crianças encontrarem uma dessas palavras, peça que compartilhem algo que saibam sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo.

Faça exatamente como sugere no Manual para a Primária, é bom para as crianças usar as escrituras. Mas se quiser seguir com algum movimento, pode jogar o jogo dos 4 cantos:

Coloque essas palavras em 4 paredes, mas reveja com as crianças que Deus começa com "D" , Senhor começa com "S", Cristo é "C" e Jesus "J" pratique algumas vezes com elas, depois leia algumas escrituras e veja se elas entendem as palavras e ficam perto daquela parede. Em Atos 17:3 vemos que era necessário que "o Cristo padecesse e ressuscitasse dos mortos. E este Jesus, que vos anuncio, dizia ele, é o Cristo." Elas estariam pulando de Cristo para Jesus e de volta para Cristo, se estivessem ouvindo bem. Enfatize as palavras para ajudá-las. Aqui está outro versículo de Atos 17:24 "O Deus que fez o mundo e todas as coisas que nele há, sendo ele Senhor do céu e da terra." Lembre-se de incentivá-las a compartilhar algo que sabem sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo, como sugere no manual.


Se seus filhos ou classe forem muito pequenos para compreender as palavras ou muitas letras. Aqui está um livro para colorir que podem ler e cantar com as crianças.





As escrituras testificam de Jesus Cristo. Atos 17:2–4, 10–12; 18:28


Todos os profetas prestam testemunho de Jesus Cristo. Como você vai ensinar as crianças a encontrá-Lo nas escrituras mesmo quando Ele não é mencionado pelo nome?


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a ler Atos 17:2–4, 10–12, 18:28 e peça a elas que identifiquem o que essas passagens têm em comum. De acordo com esses versículos, o que ajudou as pessoas a acreditarem no evangelho de Jesus Cristo? Peça às crianças que compartilhem histórias favoritas sobre Jesus que elas aprenderam nas escrituras.

  • Use tiras de papel para escrever referências das escrituras que ensinem sobre o Salvador (você encontrará algumas no tópico “Jesus Cristo” do Guia para Estudo das Escrituras, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Esconda as tiras de papel pela sala e peça às crianças que as encontrem. Ajude as crianças a localizar nas escrituras as referências que encontrarem e peça a elas que compartilhem uns com os outros o que cada escritura ensina sobre Jesus.




Princípio 3: Sou um filho de Deus. Atos 17:22–31


No Areópago (Monte de Ares ou Marte; local onde se reuniam o conselho civil), Paulo ensinou verdades básicas sobre a natureza de Deus, inclusive as verdades de que somos Seus filhos e de que Ele “não está longe de cada um de nós” (Atos 17:27). Como você vai ajudar as crianças a se sentirem próximas ao Pai Celestial?


Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças repitam a frase “Sendo, pois, geração de Deus” (Atos 17:29) e explique a elas que geração significa filhos e filhas. Preste testemunho a cada criança, uma por uma, de que ela é filha de Deus. Convide-as a compartilhar o que aprenderam sobre seu Pai Celestial.

  • Mostre gravuras de crianças com a família (se possível, inclua fotografias das crianças da classe). Peça às crianças que apontem os pais nas gravuras. Explique às crianças que somos filhos de nosso pai e nossa mãe, e que todos nós somos também filhos de nossos pais espirituais.

  • Cantem uma música sobre o Pai Celestial, como “Eu sei que Deus vive” (Músicas para Crianças, p. 8). Com a ajuda das crianças, escreva palavras ou faça desenhos no quadro que representem coisas que aprendemos sobre o Pai Celestial nessa música.


  • Leia para as crianças estas palavras de Atos 17:27: “[Ele] não está longe de cada um de nós”. Fale de ocasiões em que você se sentiu próximo ao Pai Celestial e convide as crianças a fazer o mesmo.


Sou um filho de Deus. Atos 17:22–31


Como você vai ajudar as crianças a saber que são filhas de Deus?


Atividades sugeridas

  • Mostre uma pedra às crianças e explique a elas que, na época de Paulo, as pessoas adoravam deuses feitos de pedra e outros materiais. Peça às crianças que leiam Atos 17:27–29. O que podemos aprender sobre Deus nesses versículos? Explique às crianças o que geração significa. Pergunte às crianças como elas se sentem por saberem que são filhas de Deus.

  • Peça às crianças que leiam Atos 17:27. Peça a elas que desenhem ou escrevam algumas maneiras pelas quais podem “tatear” ou se aproximar de Deus. Em que ocasião sentiram que Ele “não está longe [delas]”?




Videoaula da semana:


Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

5.844 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


bottom of page