Lição: 21 a 27 de Novembro [Jonas; Miqueias]

"Ele (...) tem prazer na benignidade"





Essa semana estudaremos os livros dos profetas Jonas e Miqueias. Jonas foi chamado pelo Senhor para pregar o arrependimento à cidade de Nínive. Ao invés de obedecer, Jonas fugiu em um barco e foi engolido por um grande peixe. Jonas orou ao Senhor e o peixe vomitou-o na praia. Então Jonas foi a Nínive e profetizou a sua queda; todavia o povo arrependeu-se. O Senhor repreendeu Jonas por zangar-se por ter o Senhor salvo aquele povo. Jesus ensinou que Jonas ter sido engolido por um peixe foi um símbolo de sua morte e ressurreição. Provavelmente Jonas não escreveu pessoalmente o livro. O enfoque principal do livro é que Jeová reina em toda parte e não limita o Seu amor a apenas uma nação ou povo. Miqueias foi profeta do Senhor, natural de Moresete-Gate, na planície de Judá, o qual profetizou quando reinava Ezequias. O livro de Miqueias é o único livro do Velho Testamento que menciona Belém como sendo o lugar onde nasceria o Messias. No livro o Senhor aconselhou o Seu povo e relembrou-os de Sua bondade para com eles no passado; Ele pediu-lhes que fossem justos, misericordiosos e humildes. Segue vídeo que conta mais da lição dessa semana sobre esses dois profetas:


OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Para ajudar as crianças a relembrar a história de Jonas ou outras verdades que possam ter aprendido em casa, cantem juntos a sétima estrofe de “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59).


Princípio 1: O Senhor me abençoa quando obedeço a Ele. Jonas 1:4–17; 3:3–5


Quando o Senhor pediu a Jonas que pregasse ao povo de Nínive, Jonas não obedeceu. Ajude as crianças a entender que somos abençoados quando obedecemos ao Senhor.

BAIXE AQUI


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras da história de Jonas e peça às crianças que contem o que sabem a respeito (ver “Jonas” em Histórias do Velho Testamento; a página de atividades desta semana; ou o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar).


BAIXE AQUI


Caso queiram essa atividade colorida, segue abaixo:

BAIXE AQUI

  • Faça as seguintes perguntas: O que aconteceu quando Jonas não obedeceu ao Senhor? (Ver Jonas 1:4–17.) O que aconteceu quando ele obedeceu? (Ver Jonas 3:3–5.) Preste testemunho de que o Senhor vai nos abençoar quando obedecermos a Ele.


BAIXE AQUI

  • Cantem juntos uma música sobre obedecer ao Senhor, como “Obedecerei” (Músicas para Crianças, p. 71). Fale sobre como teria sido melhor se Jonas tivesse obedecido da primeira vez. Ajude as crianças a pensar nas coisas que Deus quer que elas façam; depois, encenem maneiras de obedecer prontamente.

BAIXE AQUI



Princípio 2: O evangelho é para todos. Jonas 3


O povo de Nínive se arrependeu quando Jonas compartilhou com eles a mensagem do Senhor. Que oportunidades as crianças têm de compartilhar o evangelho?


Atividades sugeridas

  • Encene algumas partes de Jonas 3:3–8 com as crianças, tais como caminhar até Nínive, compartilhar a mensagem do Senhor e escrever um mandado real para o povo.

Adereços para a atuação (:

BAIXE AQUI

  • Mostre uma foto de missionários (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 109 e nº 110). O que os missionários fazem? De que maneira Jonas foi um missionário? Ajude as crianças a pensar em maneiras de compartilhar o evangelho com outras pessoas, tais como compartilhar uma regra de fé ou prestar testemunho de Jesus Cristo.

Isso abrange a maior parte da lição.




BAIXE AQUI JOGO

  • Conte sobre uma ocasião em que você compartilhou o evangelho de Jesus Cristo. Ou, alguns dias antes da aula, convide uma pessoa para vir a sua classe e contar às crianças sobre uma ocasião em que ela compartilhou o evangelho, ou em que alguém compartilhou o evangelho com ela. Peça à pessoa que mostre fotos se possível. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podem ser missionárias agora.



BAIXE AQUI



Princípio 3: Jesus Cristo nasceu em Belém. Miqueias 5:2


Miqueias profetizou que um futuro “governante em Israel” nasceria em Belém. Ajude as crianças a saber que o nascimento de Jesus Cristo cumpriu essa profecia.


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras dos acontecimentos relacionados ao nascimento de Jesus Cristo (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 28, 29, 30 e 31). Peça às crianças que falem sobre o que está acontecendo em cada gravura. Leia Miqueias 5:2 e peça às crianças que se levantem quando ouvirem a palavra “Belém”. Testifique que o nascimento de Jesus foi tão importante que os profetas souberam do acontecimento antes que Ele nascesse.

Podem imprimir em P&B e fazer com que as crianças pintem, precisará cobrir com fita adesiva ou papel contact adesivo (plastificar) e, possivelmente, dar a elas um marcador de apagar a seco, para marcar os dias na estrela.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI


Para mais ideias, segue lição de Natal do ano passado. (Clique na imagem)


  • Peça às crianças que façam um desenho do nascimento de Jesus. Ao mostrarem os desenhos, peça-lhes que compartilhem por que são gratas por Jesus Cristo.



Princípio 4: Arrepender-me inclui reconhecer meus pecados e pedir perdão. Jonas 1:10–12; 2:1–4, 9; 3:1–5


O exemplo de Jonas pode inspirar as crianças a buscarem o Senhor quando pecarem.

Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a fazer uma lista no quadro de alguns elementos básicos do arrependimento (ver Guia para Estudo das Escrituras, “Arrepender-se, Arrependimento”, scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Revejam juntos a história de Jonas, e peça às crianças que identifiquem evidências de que Jonas estava arrependido (ver, por exemplo, Jonas 1:10–12; 2:1–4, 9; 3:1–5). Como podemos mostrar ao Senhor que nosso arrependimento é sincero?





BAIXE AQUI

  • Cantem uma música sobre arrependimento, como “Arrependimento” (A Liahona, outubro de 2004, p. A16). Pergunte às crianças que palavras ou frases da canção elas diriam a Jonas para ajudá-lo a se arrepender.



Princípio 5: O Senhor é misericordioso para com todos aqueles que se voltam a Ele. Jonas 2:7–10; 3:10; 4:2; Miqueias 7:18–19


Quando as crianças compreenderem que o Senhor é misericordioso e bondoso, elas se voltarão para Ele quando precisarem de misericórdia.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encontrem a definição da palavra misericórdia em um dicionário ou no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org). Por que Jonas precisava de misericórdia? Por que o povo de Nínive precisava de misericórdia? (Ver Jonas 1:1–3.) Peça às crianças que imaginem que pudessem entrevistar Jonas. Que evidências Jonas apresentaria para demonstrar que o Senhor é misericordioso? (Ver, por exemplo, Jonas 2:7–10; 3:10; 4:2.) De que maneiras o Senhor mostra Sua misericórdia por nós?

Decifrar o código! Veja se as crianças conseguem descobrir que o código é apenas as palavras escritas ao contrário. Depois que elas descobrirem, discuta.

BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que façam uma lista no quadro de coisas que lhes dão “prazer”, como hobbies, bênçãos do Senhor e assim por diante. Peça-lhes que leiam Miqueias 7:18–19 e descubram algo que dá prazer ao Senhor. Que verdades presentes nesses versículos ajudariam uma pessoa que tem medo de se arrepender?


  • Ajude as crianças a pensar em ocasiões em que o Salvador demonstrou misericórdia para com os outros, tais como Marcos 2:3–12; Lucas 23:33–34 e João 8:1–11. Mostre gravuras desses acontecimentos se possível. Ajude as crianças a pensar nas oportunidades que elas têm de ser misericordiosas e gentis com outras pessoas.

Você pode pedir às crianças que leiam as escrituras e as combinem com as gravuras.

BAIXE AQUI



Princípio 6: O Senhor quer que eu pratique a justiça, ame a benevolência e ande humildemente com Ele. Miqueias 6:8


Miqueias 6:8 apresenta um padrão de viver em retidão. Como você pode ajudar as crianças a descobrir os ensinamentos desse versículo e vivê-los?


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Miqueias 6:8, e ajude as crianças a entender o que significam as seguintes expressões: “pratiques a justiça”, “ames a benevolência” e “andes humildemente com o teu Deus”. Peça às crianças que desenhem a si mesmas fazendo algo relacionado a uma dessas expressões.

  • Escreva no quadro “O que o Senhor pede de ti?” Peça-lhes que encontrem a resposta em Miqueias 6:8. Como a obediência aos mandamentos do Senhor nos ajuda a cumprir o que Ele pede de nós nesse versículo?

BAIXE AQUI


"Videoaula" da semana:


Para um cineminha com as crianças, segue um filminho sobre Jonas:


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

4,709 views0 comments

Recent Posts

See All