top of page

Lição: 2 a 8 de Janeiro [Mateus 1; Lucas 1]

“Cumpra-se em mim segundo a tua palavra”





Essa semana veremos relatos muito importantes para a vinda de Jesus Cristo na Terra. Grandes milagres de coisas que para nós são impossíveis, mas nosso Pai Celestial nos prova que para Ele nada é impossível. Maria, uma virgem ter concebido Jesus em seu ventre e uma mulher de idade avançada e estéril (não gera filhos) gerar em seu ventre um filho, é de fato impossível de acontecer, mas veremos que aconteceu. E assim inicia o estudo do Novo Testamento, com a história de um grande milagre, e então ao longo do ano veremos muitos outros. Começaremos com o primeiro capítulo dos livros de Mateus e Lucas, mas primeiro vamos saber um pouco sobre quem foi ambos? Mateus e Lucas foram Apóstolos de Jesus Cristo. Mateus era judeu e coletor de impostos para os romanos em Cafarnaum, provavelmente a serviço de Herodes Antipas. Antes de converter-se era conhecido como Levi, filho de Alfeu. Logo após ser chamado para tornar-se discípulo de Jesus, deu uma festa na qual o Senhor estava presente. Mateus certamente conhecia muito bem as escrituras do Velho Testamento, em seu livro encontram-se muitas citações, podendo ver o cumprimento detalhado das profecias na vida do Senhor. O objetivo principal de Mateus era mostrar que Jesus era o Messias de quem falaram os profetas antigos. Ele também enfatizou ser Jesus o Rei e Juiz dos homens. Lucas também foi o autor do livro de Atos e companheiro missionário de Paulo, que veremos mais posteriormente. Lucas era filho de pais gregos. Era médico e uma pessoa muito culta. O livro de Lucas relata sobre Jesus Cristo e o Seu ministério terreno. Em Lucas encontramos os únicos relatos da visita de Gabriel a Zacarias e a Maria, no qual veremos essa semana. O livro também relata: (a visita dos pastores ao infante Jesus; de Jesus no templo aos doze anos de idade; da designação e envio dos setenta; de que Jesus suou sangue; da conversa de Jesus com o ladrão na cruz; e de que Jesus comeu peixe e mel após a Sua Ressurreição). Esses relatos veremos mais para frente! Veja o resumo dessa semana:



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cujo tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Princípio 1: Os anjos anunciaram o nascimento de Jesus. Mateus 1:18–25; Lucas 1:26–38


Maria e José foram, individualmente, visitados por um anjo que anunciou o nascimento de Jesus Cristo. Essas experiências podem ajudar as crianças a perceber como o nascimento de Cristo foi importante.


Atividades sugeridas

  • Convide os pais de uma criança para irem à sala de aula vestidos de Maria e José. Peça-lhes que compartilhem as experiências registradas em Mateus 1:18–25 e Lucas 1:26–38.

  • Conte as histórias de anjos aparecendo a Maria e a José conforme registrado nesses versículos. (Ver também “Capítulo 2: Maria e o anjo” e o “Capítulo 4: José e o anjo”, Histórias do Novo Testamento, pp. 8–9, 12, ou os vídeos correspondentes em ChurchofJesusChrist.org.) Você pode mostrar a gravura do esboço desta semana no manual Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que contem as histórias novamente para você.

BAIXE AQUI




Para Deus nada é impossível. Mateus 1:18–25; Lucas 1:5–37


Os nascimentos de Jesus e de João Batista só foram possíveis devido ao poder de Deus. Aprender sobre esses milagres pode fortalecer a fé das crianças de que Deus tem o poder de realizar milagres em nossa vida.


Atividades sugeridas

  • Enquanto você e as crianças examinam Mateus 1:18–25 e Lucas 1:5–37, faça perguntas como: “O que você diria se estivesse no lugar de Maria?” ou “Como você se sentiria se fosse Zacarias?”

BAIXE AQUI

  • De maneira simples, conte as histórias descritas em Mateus 1:18–25 e Lucas 1:5–37. Peça às crianças que levantem as mãos quando ouvirem algo que seria impossível sem o poder de Deus. Que outras histórias as crianças podem compartilhar em que Deus fez algo que parecia impossível?

Lição prática





BAIXE AQUI

  • Ajude as crianças a memorizar Lucas 1:37. Para isso, você pode escrever o versículo no quadro e pedir que as crianças o repitam várias vezes. Depois de cada vez, apague uma palavra.

Você pode completar o quebra-cabeça e desmontá-lo aos poucos para ajudar na memorização. Para tornar isso mais colorido, imprima em papel ou cartolina colorida.

BAIXE AQUI


Princípio 2: O Pai Celestial responde às minhas orações. Lucas 1:5–25, 57–63


Zacarias e Isabel provavelmente oraram por um filho durante muitos anos. Por fim, o Pai celestial respondeu às suas orações enviando-lhes um filho, João Batista. Como você pode usar essa história para ensinar às crianças que o Pai Celestial responde às orações?


Atividades sugeridas


BAIXE AQUI

  • Com suas próprias palavras, conte a história registrada em Lucas 1:5–25, 57–63. Você pode repetir a história algumas vezes. Designe crianças para representarem os papéis do anjo, de Zacarias e de Isabel, e encenarem a história. Destaque as palavras do anjo a Zacarias: “Tua oração foi ouvida” (Lucas 1:13). Conte uma experiência em que o Pai Celestial respondeu à sua oração.

Aqui estão algumas máscaras divertidas, enquanto as crianças encenam a história.




BAIXE AQUI

  • Use “A cabecinha abaixarei” (Músicas para Crianças, p. 18) ou outra música para ensinar às crianças como orar. Toda vez que as crianças cantarem as palavras “oração”, “oro” e “prece”, peça-lhes que abaixem a cabeça e cruzem os braços.

BAIXE AQUI


  • Peça a cada criança que faça gestos que representem algo pelo qual elas podem orar. Peça às outras crianças que adivinhem o que o gesto representa. Elas podem encontrar ideias na página de atividades da semana.

BAIXE AQUI


O Pai Celestial ouve e responde às minhas orações. Lucas 1:5–25, 57–66


Deus responde às orações, mas nem sempre da maneira que esperamos. Como você pode usar o relato de Zacarias e Isabel para ensinar essa verdade às crianças?


Faça colunas no quadro assim. Em seguida, misture os cartões e peça às crianças que os coloquem ao lado da pessoa certa e da resposta certa. Incentive as crianças a compartilhar sua própria história de como suas orações foram respondidas.



BAIXE AQUI


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças o que elas diriam a alguém que orou por uma bênção, mas ainda não a recebeu. Peça-lhes que pensem sobre essa pergunta ao lerem juntas Lucas 1:5–25, 57–66. (Ver também o “Capítulo 1: Isabel e Zacarias” e o “Capítulo 3: O nascimento de João Batista”, Histórias do Novo Testamento, pp. 6–7, 10–11, ou os vídeos correspondentes em ChurchofJesusChrist.org.) O que Zacarias e Isabel poderiam dizer a alguém que sentisse que suas orações não estavam sendo respondidas?



  • Com antecedência, convide várias crianças para falar sobre experiências de quando o Pai Celestial respondeu às suas orações. Fale sobre uma ocasião em que você sentiu que suas orações foram respondidas de um modo inesperado.


  • Peça às crianças que façam um desenho sobre uma ocasião em que o Pai Celestial respondeu a uma oração — de preferência, a delas. Faça com que compartilhem seus desenhos com a classe.


Princípio 3: Jesus Cristo é o Filho de Deus. Lucas 1:30–35


Jesus Cristo é o Filho do Pai Celestial e de Maria. O que você pode fazer para ajudar as crianças a aprender mais sobre Ele?


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que o anjo contou a Maria que seu bebê seria chamado de Filho de Deus (ver Lucas 1:35). Ajude as crianças a repetir a frase “Jesus Cristo é o Filho de Deus”. Ajude-as a entender quem eram os pais de Jesus pedindo-lhes que desenhem seus próprios pais. Depois que elas desenharem, diga-lhes que Jesus também tinha pais: Maria e o Pai Celestial. Além disso, foi pedido a José que protegesse Jesus e cuidasse Dele enquanto Ele vivia na Terra.

BAIXE AQUI

  • Preste testemunho de que, uma vez que Jesus era o Filho de Deus, Ele podia morrer por nossos pecados e voltar a viver. Mostre gravuras da Crucificação e da Ressurreição de Jesus (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 57 e nº 59).


Jesus Cristo é o Filho de Deus. Mateus 1:21–25; Lucas 1:30–35, 46–47


Jesus Cristo é o Filho do Pai Celestial e de Maria. Como você pode ajudar as crianças a aprender essa verdade?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Lucas 1:30–35 e busquem respostas para as perguntas: “Quem é a mãe de Jesus?” e “Quem é o pai de Jesus?” Ajude-as a entender que Jesus Cristo é a única pessoa que teve uma mãe mortal, Maria, e um Pai imortal, o Pai Celestial (ver também 1 Néfi 11:18–21).

BAIXE AQUI

  • Enquanto leem esses versículos, incentive as crianças a pesquisar os nomes ou títulos de Jesus Cristo. O que esses nomes significam e o que eles ensinam sobre Jesus?

  • Compartilhe seu testemunho de Jesus Cristo e convide as crianças a também compartilhar seu testemunho.

Vídeoaula":


Segue o vídeo da semana sobre algumas das coisas impossíveis que Deus fez. Veja quantos você consegue lembrar!



Por favor, não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!

Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,226 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page