Lição:18 a 24 de Abril [Êxodo 18-20]

Updated: Aug 9

“Tudo o que o Senhor falou faremos”




Nesta semana aprenderemos muitas verdades do evangelho do Salvador! Veremos quão importante é prestarmos nosso testemunho para os membros de nossa família! (As crianças aparentemente podem não estar prestando atenção, mas não se deixe enganar, elas amam ouvir nossos testemunhos e são gratas por ele). Nosso lar é o melhor lugar para aprender a prestar testemunho! Também aprenderemos com Moisés que podemos apoiar nossos líderes em seus chamados, e que não é bom fazer todo o trabalho sozinho, assim todos seremos abençoados e estaremos ajudando na obra do Senhor. Compreenderemos que somos um Tesouro Valioso para Nosso Deus, “uma propriedade peculiar”! Esta lição realmente nos convida a obedecer aos mandamentos para nossa vida se encher de alegria e sermos protegidos pela Mão do Senhor. Vamos continuar firmes no “caminho estreito e apertado” e decidir HOJE colocar O Senhor sempre em primeiro lugar em nossas vidas?


(Clique na imagem)


Peça às crianças que compartilhem um dos Dez Mandamentos (ou reveja alguns mandamentos com elas) e por que sentem que é importante obedecer a esse mandamento.


Princípio 1: Compartilhar meu testemunho pode abençoar as pessoas. Êxodo 18:8–12


Jetro se alegrou quando Moisés contou o que o Senhor havia feito pelos filhos de Israel. Essa história pode inspirar as crianças a compartilhar com as pessoas o que elas sabem que é verdade.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças a escritura a seguir de Êxodo 18:8: “E Moisés contou a seu sogro todas as coisas que o Senhor tinha feito”. Pergunte às crianças se elas se lembram do que o Senhor fez para ajudar os filhos de Israel a escaparem do Egito. (Para ajudá-los a se lembrar, mostre gravuras ou as páginas de atividade de lições anteriores.) Que coisas o Senhor fez para nos ajudar? Ajude as crianças a saber que assim como Moisés, nós também podemos falar para outras pessoas sobre as grandes coisas que o Senhor fez por nós.

Se vocês não tiveram a chance de usar este livro para colorir, seria uma ótima maneira de revisar as coisas que o Senhor fez pelos Filhos de Israel. E vocês podem simplesmente mandar para casa se não tiverem tempo de usar tudo na aula.

BAIXE AQUI (livro para colorir)

  • A classe da Primária pode ser um ótimo lugar para as crianças praticarem como compartilhar um testemunho simples. Compartilhe seu testemunho com elas e ajude-as a compartilhar umas com as outras as verdades do evangelho em que elas acreditam.

BAIXE AQUI (o pacote testemunho)



Princípio 2: Deus dá mandamentos porque quer que eu seja feliz. Êxodo 20:3–17


Os mandamentos são instruções do Pai Celestial para encontrar paz nesta vida e alegria na eternidade. Como você pode incentivar as crianças a obedecer aos mandamentos?


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras de “Os Dez Mandamentos” (em Histórias do Velho Testamento), e peça às crianças que contem o que sabem sobre a história. Ajude-as a entender as partes da história com as quais não estão familiarizadas.

(Clique na imagem para acessar mais gravuras, ou assista ao vídeo do "Capítulo 19: Os Dez Mandamentos - Histórias do Velho Testamento)



  • Enquanto você lê alguns mandamentos de Êxodo 20:3–17 para as crianças (ou os explica com palavras que elas possam entender), peça-lhes que façam um sinal de positivo com o polegar se o mandamento for sobre algo que devemos fazer e um sinal de negativo se for sobre algo que não devemos fazer. Preste testemunho da felicidade que advém de obedecer aos mandamentos de Deus (ver Mosias 2:41).

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Cante um hino com as crianças sobre como o Pai Celestial nos abençoa quando obedecemos aos mandamentos, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69). Peça às crianças que ouçam as palavras para descobrirem que bênçãos podemos receber quando obedecemos.

BAIXE AQUI


(Dinâmica Tempo de música)


Aqui está uma página para colorir, se desejar pode liderar uma turma fazendo isso juntos.

BAIXE AQUI


As crianças estarão mais propensas a guardar os mandamentos se elas virem os mandamentos como expressões do amor de Deus e oportunidades de expressar seu amor por Ele.

  • Prepare tiras de papel com os mandamentos de Êxodo 20:3–17 escritos nelas. Escreva números de 1 a 10 no quadro e peça às crianças que coloquem as tiras de papel na ordem correta no quadro. Fale sobre como podemos seguir esses mandamentos. Para mais ideias, elas podem consultar o artigo “Os Dez Mandamentos” em Tópicos do Evangelho (topics.ChurchofJesusChrist.org).

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que desenhem palavras-chave dos mandamentos para ajudá-las a se lembrarem deles.

  • Conte a história de Chloe narrada na mensagem da irmã Carole M. Stephens “Se me amais, guardai os meus mandamentos” (A Liahona, novembro de 2015, p. 118). Como a história nos ajuda a entender por que o Senhor nos dá mandamentos? De que maneira o fato de sermos obedientes mostra nosso amor por Deus?

(A história vai até o tempo 04:32 desse vídeo)



Princípio 3: Posso honrar meus pais. Êxodo 20:12


Honrar os pais envolve mais do que apenas obedecê-los. Ajude as crianças a entender outras maneiras de honrar seus pais.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a aprender a frase: “Honra teu pai e tua mãe” (Êxodo 20:12). Se necessário, explique-lhes que “honrar” uma pessoa pode significar mostrar respeito por ela ou lhes trazer felicidade. O que Jesus fez para honrar o Pai Celestial? Como Ele honrou Sua mãe? (Ver Lucas 2:48–51; João 19:26–27.) Ajude as crianças a pensar em coisas que elas podem fazer para honrar seus pais e convide-as a colocarem em prática suas ideias.

  • Peça-lhes que façam cartões de agradecimento para seus pais. Elas podem escrever ou desenhar dentro do cartão algo que farão para honrar seus pais.

BAIXE AQUI


Princípio 4: Posso ajudar a “aliviar a carga” de fazer a obra do Senhor. Êxodo 18:13–26


Moisés aprendeu que tentar liderar os filhos de Israel sozinho “não é bom” (Êxodo 18:17). Amar e servir uns aos outros pode aliviar os fardos de nossos líderes.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que desenhem muitos círculos no quadro para representarem os membros da ala. Desenhe um círculo escrito bispo. Por que seria um problema se o bispo fosse o único a ajudar todas as outras pessoas? Leiam juntos Êxodo 18:13–26 para identificar qual conselho Jetro deu a Moisés quando ele estava tentando fazer tudo sozinho. Peça às crianças que nomeiem os outros círculos para representar outros membros e líderes da ala que ajudam o bispo a servir às pessoas. De que maneira esses outros líderes e membros tornam a carga do bispo mais leve? Como podemos fazer o mesmo pelos líderes de nossa ala? Pelos nossos pais em casa?


Aqui está a primeira ideia:

  1. Recorte os círculos e coloque-os no quadro.

  2. Em uma mochila tenha livros, latas, pedras, ou o que você tiver em mãos. Mande rotulá-los, com os trabalhos abaixo, como limpar a igreja.

  3. Abra a mochila para as crianças e mostre o que tem dentro. Isso não parece muito para carregar?

  4. Peça para alguém pegar o círculo do Bispo e colocá-lo em seu peito (como um crachá), e depois peça-lhes que coloquem a mochila. Em seguida, siga o manual da Primária: Por que seria um problema se o bispo fosse o único a ajudar todas as outras pessoas? Leiam juntos Êxodo 18:13–26 para identificar qual conselho Jetro deu a Moisés quando ele estava tentando fazer tudo sozinho.

  5. Peça às crianças que coloquem círculos em si mesmas como crachás (pode ter mais de um) e divida os trabalhos (o peso) na mochila entre eles. Depois perguntar como podemos ajudar nossos líderes ou pais.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Ajude as crianças a fazer uma lista dos líderes da ala. Com a classe, escolha um e debatam o que essa pessoa faz para realizar a obra do Senhor e o que as crianças podem fazer para ajudar.


Princípio 5: É importante colocar o Senhor em primeiro lugar em minha vida. Êxodo 20:1–7


Todos nós temos coisas que podemos ser tentados a colocar antes de Deus em nossa vida. Como você pode ajudar as crianças a entender o que significa colocar o Pai Celestial em primeiro lugar?


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Êxodo 20:1–7 e explique-lhes que, qualquer coisa que colocarmos antes de Deus em nossa vida, pode ser como “outros deuses” e “[imagens] de escultura” mencionados nos versículos 3–4. Pergunte às crianças por que o Pai Celestial quer que O coloquemos em primeiro lugar. Que bênçãos Ele nos promete se o fizermos? Pergunte às crianças como podemos mostrar ao Pai Celestial que Ele é mais importante do que qualquer outra coisa em nossa vida.

  • Pense em tarefas que tenha um primeiro passo importante, como lavar as mãos antes de comer ou colocar as meias antes de colocar os sapatos. O que poderia acontecer se não fizéssemos as coisas importantes primeiro? De que maneira isso é semelhante a colocar o Pai Celestial em primeiro lugar em nossa vida. Preste testemunho de como colocar Deus em primeiro lugar tem abençoado você, e convide as crianças a prestarem testemunho também.

BAIXE AQUI

  • Cantem uma música sobre o Pai Celestial, como “Meu Pai Celestial me tem afeição” (Músicas para Crianças, pp. 16–17). O que aprendemos com a música sobre a importância de colocar o Pai Celestial em primeiro lugar em nossa vida?



Segue o vídeo da historinha da semana sobre dois meninos que estão construindo um trepa-trepa! Um dos meninos tem as instruções, mas o outro não tem instruções! Vamos assistir e ver o que acontece…


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5,715 views0 comments

Recent Posts

See All