Lição: 10 a 16 de Outubro [Jeremias 1-3; 7; 16-18; 20]

“Antes que te formasse no ventre, te conheci”




Essa semana estudaremos o livro de Jeremias. Jeremias foi um Profeta que nasceu de uma família de sacerdotes e profetizou em Judá de 626 a 586 a.C. Ele viveu perto da época de outros grandes profetas como Leí, Ezequiel, Oseias e Daniel. Jeremias foi ordenado na vida pré-mortal para ser profeta. Durante o seu ministério de quase quarenta anos como profeta ele pregou contra a idolatria e a imoralidade existentes entre os judeus. Enfrentou continuamente a oposição e o escárnio. Após a queda de Jerusalém, os judeus que fugiram para o Egito levaram consigo Jeremias onde, diz a tradição, foi morto apedrejado. O livro de Jeremias também inclui um reconhecimento da existência pré-mortal do homem e da preordenação de Jeremias; uma profecia sobre o retorno de Israel de sua dispersão, reunindo um de cada cidade e dois de cada família em Sião, uma terra agradável onde Israel e Judá poderiam habitar em segurança e paz; e uma profecia de que o Senhor coligará Israel da terra do norte, enviando “pescadores” e “caçadores” para encontrá-los. Esse acontecimento dos últimos dias será de proporção maior até mesmo do que a libertação dos filhos de Israel do cativeiro egípcio, por meio de Moisés. Segue vídeos com os relatos desses acontecomentos do Livro de Jeremias:


Na lição do Vem, e Segue-Me dessa semana, veremos que assim como o Senhor conheceu Jeremias, Ele também conhece cada um de nós individualmente. Pois, mesmo que não nos lembramos Dele, viviamos com Deus antes de virmos à Terra. Ele nos enviou aqui com um propósito, o chamado de Jeremias mostra o que o Senhor pede aos profetas que façam. Os profetas são chamados para transmitir as palavras do Senhor. Todos nós podemos ajudar a coligar Israel em ambos os lados do véu e assim voltarmos à presença do Nosso Pai Celestial.


OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Em tiras de papel, escreva algumas palavras-chave do livro de Jeremias, conforme o estudo desta semana, tais como profeta, águas vivas, coligação e argila. Coloque os papéis em um recipiente e peça às crianças que peguem um e compartilhem o que lhes vêm à mente a respeito do assunto. Ajude-as a ver como essa palavra se relaciona com os ensinamentos de Jeremias.


Princípio 1: O Pai Celestial me conheceu antes de eu nascer. Jeremias 1:5


Por termos vivido com Deus antes de virmos à Terra, Ele nos conhece mesmo que não consigamos nos lembrar Dele. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a entender essa importante verdade?


Atividades sugeridas


Aqui está um livro para colorir/atividades, para ajudar a ensinar esses princípios.



BAIXE AQUI

  • Leia Jeremias 1:5 para as crianças e explique que Deus conhecia o profeta Jeremias antes de ele nascer. Diga a cada criança, individualmente, que o Pai Celestial também a conhecia antes de nascer e que Ele enviou cada um de nós aqui com um propósito.

Esta é uma lição muito boa para saber mais sobre o plano de felicidade e ser um filho de Deus. (Clique na imagem para acessar a página e baixar as atividades)


  • Mostre às crianças uma foto de um bebê e pergunte se elas sabem onde esse bebê morava antes de nascer. Cantem uma música que ensine sobre nossa vida pré-mortal com Deus, tal como “Sou um filho de Deus” ou “No céu eu vivi” (Músicas para Crianças, pp. 2–3 e p. 140). Conversem sobre os sentimentos espirituais que essa música traz. Preste testemunho de que todos nós já vivemos com o Pai Celestial e que Ele nos enviou aqui à Terra.

(Clique na imagem para ser levado à página para baixar ou imprimir.)





Princípio 2: Os profetas são chamados para transmitir as palavras do Senhor. Jeremias 1:7


O chamado de Jeremias mostra o que o Senhor pede aos profetas que façam. Como você pode ajudar as crianças de sua classe a fortalecer o desejo de seguir o profeta vivo?


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças uma foto do profeta vivo e peça a elas que falem sobre algo que saibam sobre ele. O que um profeta faz? Leia para as crianças o que o Senhor disse para outro profeta, Jeremias, em Jeremias 1:7. Peça às crianças que se movimentem como se estivessem caminhando enquanto você lê: “Aonde quer que eu te enviar, irás”; peça-lhes que finjam falar enquanto você lê: “Tudo quanto te mandar, falarás”. Compartilhe seu testemunho de que os profetas fazem e dizem o que o Senhor ordena.

Antes da aula, certifique de ter recortado a gravura do profeta e colocá-la por cima da gravura de Jesus. Ao ensinar, peça às crianças que coloquem as gravuras ao redor da gravura do profeta. Fale sobre o que o profeta diz sobre cada uma dessas gravuras. Depois que todas as imagens estiverem lá, remova a imagem do profeta, para revelar a imagem de Jesus. Pergunte-lhes se essas coisas também são importantes para Jesus Cristo, e são coisas que Ele quer que saibamos? Preste testemunho de que o Profeta fala pelo Senhor.



BAIXE AQUI

  • Mostre gravuras de profetas das escrituras (ver Livro de Gravuras do Evangelho, Revistas da Igreja e Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Deixe que as crianças contem o que sabem sobre esses profetas. Fale brevemente sobre algo que cada um deles fez para ajudar na obra do Senhor. Preste testemunho de que os profetas são chamados por Deus para transmitir as palavras Dele e servir ao Seu povo.

Pode adicionar miçangas ou laços de frutas aos colares e falar sobre cada um deles enquanto os amarra.

BAIXE AQUI


Os profetas são chamados para transmitir a palavra do Senhor. Jeremias 1:4–19


Como você pode ajudar as crianças a fortalecer a fé e a compreensão que elas têm do papel dos profetas no reino de Deus?


Atividades sugeridas

  • Escolha alguns versículos de Jeremias 1 que ensinem princípios importantes, tais como os versículos 5, 7, 10 e 19. Peça a cada criança que escolha um dos versículos, leia-o e compartilhe algo que aprendeu com ele sobre os profetas. Peça a algumas crianças que compartilhem seu testemunho sobre seguir o profeta.

  • Mostre uma foto do profeta vivo e cantem uma música sobre os profetas, tal como “Graças damos, ó Deus, por um profeta” (Hinos, nº 9). Ajude as crianças a fazer uma lista de coisas que o profeta vivo nos pediu que fizéssemos. Selecione uma mensagem do profeta de uma conferência recente e ajude as crianças a encontrar os conselhos inseridos em sua mensagem. De que maneira seguimos o profeta? Conversem sobre como os conselhos dos profetas nos ajudam a seguir melhor o Pai Celestial e Jesus Cristo.

Antes da aula, certifique de ter recortado a gravura do profeta e colocá-la por cima da gravura de Jesus. As crianças desenharão coisas nos cartões em branco que o profeta lhes ensinou, ou algumas coisas que aprenderam na conferência recente. Depois de terem colado todos eles ao redor da gravura do profeta, remova a gravura para mostrar o Salvador. Preste seu testemunho de que o profeta fala pelo senhor.


BAIXE AQUI

  • Pergunte às crianças como poderiam explicar a um amigo por que é uma bênção termos um profeta vivo (ver Regras de Fé 1:6, 9). Peça às crianças que compartilhem seus sentimentos a respeito do profeta vivo.


BAIXE AQUI

BAIXE AQUI



Princípio 3: Posso ajudar os filhos do Pai Celestial a voltar à presença Dele. Jeremias 16:16


Citando Jeremias 16:16, o presidente Russell M. Nelson disse: “Nossos missionários estão buscando os dispersos de Israel; caçando-os ‘nas fendas das rochas’; e pescando-os como nos dias antigos” (“A coligação da Israel dispersa”, A Liahona, novembro de 2006, p. 81).


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que finjam pescar ou caçar enquanto você lê Jeremias 16:16. Explique que os pescadores e caçadores descritos nesse versículo podem representar os missionários. Peça às crianças que finjam ser missionários. O que os missionários fazem? Como podemos ajudá-los?

BAIXE AQUI


Seria tão divertido fazer uma pequena vara de pescar, com um ímã e clipes de papel, depois de pegarem um peixe com a foto, vocês podem conversar sobre isso juntos.


BAIXE AQUI

  • Faça um jogo da memória usando a página de atividades desta semana. Quando uma criança encontrar gravuras iguais, fale sobre o que a imagem mostra que podemos fazer para ajudar os filhos do Pai Celestial a voltar à presença Dele.

BAIXE AQUI


Clique na imagem para acessar a página para mais sugesões:

BAIXE AQUI



Princípio 4: Posso participar da coligação de Israel. Jeremias 16:14–15


A mensagem sobre a coligação de Israel encontrada em Jeremias 16:14–15 é uma grande oportunidade de conversar com as crianças sobre o trabalho missionário e de história da família. Essa é uma maneira pela qual podemos “servir de testemunhas de Deus” (Mosias 18:9).


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Jeremias 16:14 e peça às crianças que falem sobre o que se lembram a respeito da maneira como “o Senhor (…) fez subir os filhos de Israel da terra do Egito” (ver Êxodo 14). Peça a elas que leiam Jeremias 16:15 para descobrir qual acontecimento Jeremias disse que seria ainda mais memorável que aquilo. Explique que o povo de Israel estava espalhado pela terra, mas Deus prometeu reuni-los de volta a Ele e à Sua Igreja. Isso é o que chamamos de coligação de Israel. Como isso se assemelha à libertação do povo do cativeiro?

BAIXE AQUI

  • Compartilhe a seguinte declaração feita pelo presidente Russell M. Nelson: “Sempre que vocês fazem alguma coisa para ajudar alguém — nos dois dos lados do véu — a fazer os convênios fundamentais com Deus e receber as ordenanças essenciais do batismo e do templo, vocês estão ajudando na coligação de Israel” (Russell M. Nelson e Wendy W. Nelson, “Juventude da promessa”, devocional mundial para os jovens, 3 de junho de 2018, suplemento da revista Liahona, setembro de 2018, p. 15, ChurchofJesusChrist.org). Como podemos ajudar a coligar Israel?



  • Cantem uma música sobre o trabalho missionário, tal como “Eu quero ser um missionário” ou “Chamados a servir” (Músicas para Crianças, pp. 91, 94–95), ou mostre o vídeo “O Dia de Sua Missão” (ChurchofJesusChrist.org). Pergunte às crianças o que elas aprendem com a canção, ou com o vídeo, sobre por que alguém escolheria servir missão.




Aqui está o vídeo com a história da semana sobre um profeta chamado Jeremias! Quando Jeremias foi chamado para ser profeta, ele não achava que poderia fazê-lo. Mas o Pai Celestial lhe disse algo para lhe dar coragem. Vamos assistir e ver o que o Pai Celestial disse a Jeremias!

Segue "vídeoaula" da semana:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

4,744 views0 comments

Recent Posts

See All