top of page

Lição: 4 a 10 de Maio - Mosias 11-17

Atualizado: 30 de mar. de 2023

"Uma luz (...) que nunca poderá ser obscurecida."





Baixe os arquivos em PDF clicando em "BAIXE AQUI" logo abaixo de cada imagem representativa da atividade. Ao abrir o PDF pelo computador (PC) tem a opção no canto superior de fazer o download (baixar) ou imprimir. Pelo celular basta clicar em "BAIXE AQUI" e em seguida verificar sua pasta de download que o arquivo estará lá!


Materiais grátis para o estudo do Vem, e Segue-Me - Primária.


Princípio 1: Posso defender a verdade mesmo que fique sozinho. Mosias 11–13; 17


Tanto Abinádi quanto Alma foram corajosos na defesa da verdade. Como você pode usar essa história para aumentar a coragem das crianças para os momentos em que tiverem que defender suas crenças?


Atividades sugeridas

  • Resuma o relato de Abinádi, do rei Noé e de Alma em Mosias 11–13 e 17. Você pode usar o “Capítulo 14: Abinádi e o rei Noé” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 38, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que encenem o relato, revezando-se em diferentes papéis.


Aqui estão alguns fantoches para contar a história:


Use as máscaras do Rei Noé, Abinádi e os sacerdotes iníquos para incentivar as crianças a participarem da história. Deixe que elas interpretem os personagens.

  • Marche sem sair do lugar com as crianças enquanto elas cantam um hino que inspire coragem, como “Serei valoroso” (Músicas para Crianças, p. 85). Leia a letra do hino com as crianças e as ajude a identificar o que faz uma pessoa valente ou corajosa. Selecione alguns versículos de Mosias 11–13 e 17 para ler para as crianças de modo a mostrar como Abinádi e Alma foram valentes (ver, por exemplo, Mosias 13:1–4, 9).



Posso defender o que é certo mesmo que fique sozinho. Mosias 11–13; 17


Como você pode preparar as crianças de sua classe para defenderem o certo com coragem mesmo que precisem fazer isso sozinhas?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que façam desenhos de diversas partes do relato de Abinádi, do rei Noé e de Alma, que se encontra em Mosias 11–13 e 17. Ajude-as a usar seus desenhos para contar novamente a história, ou utilize o “Capítulo 14: Abinádi e o rei Noé” (Histórias do Livro de Mórmon, p. 38, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Como Abinádi e Alma defenderam o que era certo? Por que o rei Noé não defendeu o certo? (Ver Mosias 17:11–12.) Ajude as crianças a pensar em ocasiões em que defenderam o que era certo.


  • Ajude-as a pensar em situações nas quais poderiam defender o certo e as convide a encenarem algumas delas. Por exemplo, o que elas poderiam fazer quando alguém quiser que elas assistam a um filme impróprio ou quando seus amigos não quiserem incluir alguém em um jogo que estão jogando?

  • Mostre o vídeo “Ouse Ficar Sozinho” (ChurchofJesusChrist.org). Como o presidente Thomas S. Monson foi como Abinádi?


(Clique AQUI para baixar a página de atividade da semana direto do site da Igreja)



Princípio 2: Devo obedecer aos Dez Mandamentos. Mosias 12:33–36; 13:11–24


Os sacerdotes do rei Noé conheciam os mandamentos, mas não os seguiam. As palavras de Abinádi podem ajudar as crianças a entender a importância de obedecer aos mandamentos.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem até dez. Ou lhes entregue dez pedaços de papel numerados e peça que elas os coloquem em ordem. Explique-lhes que o Pai Celestial nos deu Dez Mandamentos para nos ajudar a voltar a viver com Ele. Ajude as crianças a recitar com você alguns dos Dez Mandamentos que se encontram em Mosias 12:33–36 e 13:11–24.

  • Mostre uma gravura de Moisés com os Dez Mandamentos (como a do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 14) e explique brevemente como Moisés recebeu os mandamentos de Deus (ver Êxodo 19–20). Depois, mostre uma gravura de Abinádi (ver esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) e diga às crianças que Abinádi relembrou ao rei Noé e a seus sacerdotes os Dez Mandamentos. Escolha alguns mandamentos de Mosias 12:33–36 e 13:11–24 que você sente que são particularmente importantes para as crianças de sua classe e converse com elas sobre as bênçãos que recebemos pela obediência a esses mandamentos.

Aqui vai um joguinho da memória para ensinar os mandamentos de Deus. Depois que as crianças encontrarem os pares, você pode ensinar sobre quais bençãos recebemos se guardarmos os mandamentos.

  • Cantem juntos um hino sobre os mandamentos, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69). Por que guardamos os mandamentos?


Abinádi ensinou o rei Noé e os sacerdotes iníquos a respeito dos Dez Mandamentos. Será que as crianças de sua classe entendem por que devemos amar e obedecer aos mandamentos de Deus?


Atividades sugeridas

  • Designe a cada criança um dos mandamentos que se encontram em Mosias 12:35 e 13:11–24. Ajude-as a pensar em maneiras criativas de se lembrarem de cada mandamento (por exemplo, um versinho, uma ação, iniciais). Entregue corações de papel às crianças e peça que cada uma escreva um ou mais dos Dez Mandamentos em seu coração (ver Mosias 13:11) — talvez aquele que, para elas, seja o mais difícil de cumprir.

  • Cantem juntos um hino sobre os mandamentos, como “Guarda os mandamentos” (Músicas para Crianças, pp. 68–69). Que bênçãos recebemos pela obediência aos mandamentos?


Princípio 3: Os profetas testificaram corajosamente de Jesus Cristo. Mosias 14:5; 15:7–9


Abinádi ensinou o rei Noé e outras pessoas sobre Jesus Cristo mesmo sendo perigoso. De que modo o relato de Abinádi fortalece o testemunho que as crianças têm dos profetas?


Atividades sugeridas

  • Fale com as crianças sobre algumas coisas que Abinádi ensinou a respeito de Jesus Cristo em Mosias 14:5 e 15:7–9. Ajude as crianças a entender que Abinádi queria que o rei Noé e seu povo seguissem Jesus para que pudessem ser felizes. Em nossos dias, os profetas vivos nos ensinam a respeito do Salvador. Leia um trecho de um discurso de conferência geral ou mostre um vídeo de um dos profetas vivos prestando testemunho de Jesus Cristo (ver, por exemplo, os vídeos “Testemunhas Especiais de Cristo” em ChurchofJesusChrist.org).


  • Mostre gravuras ou desenhe correntes, uma cadeia e uma fogueira. Ensine às crianças que Abinádi estava disposto a ser preso em correntes, lançado na prisão e até ser queimado em uma fogueira para prestar seu testemunho de Jesus Cristo. Mesmo que provavelmente jamais enfrentemos perigos assim, como podemos ser corajosos como Abinádi ao prestar testemunho tanto com palavras quanto por nossas escolhas?


Princípio 4: Quando peco, fico perdido. Graças a Jesus Cristo, posso ser encontrado. Mosias 14:6; 16:4–9


Para ensinar a respeito de Jesus Cristo, Abinádi citou o profeta Isaías, que nos comparou a ovelhas perdidas. Como você pode usar essa comparação para ensinar as crianças sobre o Salvador?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que contem experiências nas quais perderam algo ou se perderam. Como elas se sentiram? O que fizeram? Leiam juntos Mosias 14:6 e 16:4–9. Como às vezes ficamos “desgarrados” de Deus? Como Jesus Cristo nos ajuda a voltar?

  • Peça às crianças que imaginem um rebanho de ovelhas. Quais são alguns dos motivos pelos quais uma ovelha pode se perder? Escreva as respostas no quadro. Em que aspectos somos como ovelhas que se desviam do caminho? Como o Pai Celestial deve Se sentir quando somos “achados” por meio do arrependimento e da Expiação do Salvador? (Ver D&C 18:10–13.) Preste seu testemunho do Salvador e do arrependimento.


Use a folha de colorir enquanto contam sobre o momento em que Abinádi foi corajoso e fez o que era certo. (Clique AQUI para baixar a folha de colorir direto do site da Igreja)



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

348 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page