top of page

Lição: 24 a 30 de Outubro [Ezequiel 1-3; 33-34; 36-37; 47]

"Porei dentro de vós um espírito novo"




Essa semana estudaremos o livro do profeta Ezequiel. Ezequiel foi sacerdote da família de Zadoque e um dos judeus levados cativos por Nabucodonosor. Estabeleceu-se com os judeus exilados na Babilônia e profetizou durante um período de 22 anos, de 592 a 570 a.C. O livro de Ezequiel fala sobre a visão de Deus e o chamado de Ezequiel para servir; relata os julgamentos que sobreviriam a Jerusalém e por que foram pronunciados; proclamam-se julgamentos sobre as nações; e registram visões da Israel dos últimos dias. Segue o vídeo do resumo para essa semana:



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Princípio 1: Os profetas são como atalaias que nos avisam do perigo. Ezequiel 3:17


Ezequiel era como um atalaia, advertindo os israelitas contra os perigos que não viam. Ajude as crianças a perceber como os profetas de hoje se assemelham a atalaias.


Atividades sugeridas

  • Leia para as crianças o que o Senhor disse a Ezequiel em Ezequiel 3:17. Explique-lhes que “atalaia” significa “vigia”. Peça a elas que façam movimentos conforme as palavras do versículo, como, por exemplo, apontar para a boca e para os ouvidos quando você disser “boca” e “ouvirás”.

Faça as ações (enquanto lê a escritura) e depois pergunte às crianças quem elas acham que é o vigia. Diga-lhes que você tem algumas pistas que irão ajudá-las. Mostre-lhes esta gravura e leia a escritura novamente enquanto as crianças colocam os pedaços no profeta. Em seguida, pergunte se elas sabem quem é o vigia.


  • Leve as crianças para fazer uma trilha ao redor da sala. Avise-as em relação a perigos imaginários no caminho, como rios, galhos ou animais a serem evitados. Deixe algumas crianças se revezarem atuando como guias da trilha. Conversem sobre como o profeta nos adverte contra os perigos que não conseguimos ver.

  • Mostre uma foto do profeta atual enquanto cantam uma música sobre profetas, tais como a última estrofe de “Segue o profeta” (Músicas para Crianças, pp. 58–59). Diga às crianças por que o profeta é como um atalaia para você.

Clique na imagem para acessar a página dos planos de aula desta semana sobre profetas.



Princípio 2: As escrituras me ensinam sobre Jesus Cristo. Ezequiel 37:15–19


Ezequiel comparou a casa de Israel a duas varas que se tornam uma. Essas varas também simbolizam a Bíblia e o Livro de Mórmon, que juntos testificam de Cristo.


Essa é uma atividade de quando estávamos aprendendo sobre o Livro de Mórmon, mas também é ótimo para esta lição. Muitas crianças podem não perceber onde e por que temos esses dois livros. Se for muito pequeno, podem fazer algo semelhante no quadro-negro, com gravuras de arte do evangelho.



Atividades sugeridas

  • Entregue exemplares do Livro de Mórmon a algumas crianças e da Bíblia para outras. Para resumir Ezequiel 37:15–19, explique que o Senhor pediu a Ezequiel que escrevesse em dois pedaços de madeira, representando a Bíblia e o Livro de Mórmon. Leia o versículo 17 e peça às crianças que encontrem alguém que tem um livro de escrituras diferente do delas; então, elas devem “[juntar] um ao outro” para que as escrituras “[sejam] uma só na [mão delas]”. Fale sobre como tanto a Bíblia como o Livro de Mórmon ajudam a fortalecer nossa fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo.

Seria muito legal se tivessem uma tábua de madeira de verdade que pudesse ser quebrada e as crianças unissem a tábua para que ela se encaixasse como um quebra-cabeça. Em seguida, poderia gravá-las enquanto lessem a escritura. Poderiam até mesmo recortar a Bíblia e o Livro de Mórmon desta gravura e colocá-los nas pontas de cada parte da madeira. Mas se não tiverem uma, há este imprimível que podem usar, corte ao meio e deixe as crianças montarem enquanto você ensina esses princípios. Pode ser divertido escondê-los em diferentes lugares da sala, para as crianças encontrarem.

  • Usando gravuras do Livro de Gravuras do Evangelho, ou do Vem, e Segue-Me de anos anteriores, ajude as crianças a compartilharem histórias de Jesus encontradas na Bíblia e no Livro de Mórmon. Peça-lhes que digam por que são gratas por esses dois livros de escrituras.

Aqui estão alguns livrinhos, elas podem olhar e compartilhar histórias sobre Jesus Cristo.



É assim que você monta os mini-livros.

Aqui está um vídeo que ensina como dobrar um livro:




Princípio 3: Grandes bênçãos vêm por meio do templo. Ezequiel 47:1–12


A visão de Ezequiel, do rio que fluía do templo e trazia cura, pode ajudar as crianças a aprender que o templo traz bênçãos para nossa vida.


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças um copo com água. Como a água nos abençoa? Conte às crianças sobre a visão que Ezequiel teve do rio que fluía do templo (ver Ezequiel 47:1–12). Mostre a gravura no esboço desta semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar (ver também o vídeo “E o Rio Vai Crescer”, ChurchofJesusChrist.org). Fale às crianças sobre as bênçãos que você recebe por meio do templo, tal como o rio na visão de Ezequiel.

Coloque-o no alto do quadro e deixe as crianças desenharem as bênçãos que fluem do rio do templo.


  • Peça às crianças que façam um desenho delas mesmas indo ao templo. Cantem uma canção que descreva as bênçãos do templo, tal como “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, p. 98). O que essa música ensina sobre como o templo nos abençoa?






As bênçãos do templo podem curar nosso coração e nossa família. Ezequiel 47:1–12


A água que fluía do templo na visão de Ezequiel trouxe vida a tudo o que tocou. Da mesma forma, as bênçãos que fluem do templo podem nos curar espiritualmente e nos trazer vida eterna.


Atividades sugeridas

  • No quadro, faça uma lista de palavras e expressões-chave relacionadas a Ezequiel 47:1–12, tais como templo, ribeiro, campina, Mar Morto, muitíssimo peixe e árvore que dá fruto. Peça a cada criança que desenhe uma dessas coisas. Em seguida, leia os versículos para elas e peça-lhes que compartilhem seus desenhos quando o elemento que escolheram for mencionado. Que bênçãos fluíram do rio descrito nessa visão? (Ver versículos 8–9, 12.) Ajude as crianças a ver como essas bênçãos se assemelham às bênçãos que o Pai Celestial e o Salvador oferecem àqueles que guardam os convênios do templo.

  • Mostre o vídeo “E o Rio Vai Crescer” (ChurchofJesusChrist.org). Ou leiam juntos o que o élder Dale G. Renlund ensinou sobre a visão de Ezequiel em “Trabalho de templo e história da família: Selar e curar” (Liahona, maio de 2018, p. 46). Conte às crianças como a história da família funciona e como o templo lhe trouxe a cura do Salvador. Convide as crianças a compartilharem seus sentimentos a respeito do templo.




Princípio 4: Jesus Cristo pode me ajudar a mudar meu coração. Ezequiel 2:3–4; 3:7; 36:26–27


Ezequiel usou expressões como “novo coração” e “espírito novo” para ensinar sobre o tipo de mudança que o Salvador traz a nossa vida.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Ezequiel 2:3–4; 3:7 e identifiquem palavras que descrevam os israelitas. Em seguida, peça-lhes que leiam Ezequiel 36:26–27 para descobrir como o Salvador disse que os ajudaria a mudar. Que palavras podem descrever o “novo coração” e o “espírito novo” que Ele nos dá? (Ver, por exemplo, Mosias 3:19; 5:2.)

  • Peça às crianças que pensem no que as pessoas “[obstinadas] de coração” ou “[duras] de coração” (Ezequiel 2:4; 3:7) fariam. Por exemplo, como elas reagiriam ao receber um conselho de seus pais ou do profeta? O que elas fariam ao ver uma pessoa necessitada? Como agimos de modo diferente quando o Salvador abranda nosso coração?

Podem imprimir essa imagem para cada criança fazerem uma lista, ou podem imprimir apenas uma e recortar os corações e colocá-los no quadro, e fazer duas listas (juntas) que comparem as ações de cada coração.



Aqui está uma grande lição prática, com uma pedra e uma esponja. A água pode representar o espírito ou os ensinamentos do evangelho.



Princípio 5: A Bíblia e o Livro de Mórmon nos ajudam a sermos “[congregados]” a Jesus Cristo. Ezequiel 37:19–23


A “vara de Judá” (a Bíblia) e a “vara de José” (o Livro de Mórmon) operam juntos para coligar Israel ao Salvador (ver Ezequiel 37:19).


Atividades sugeridas

  • Segurando exemplares da Bíblia e do Livro de Mórmon, pergunte às crianças por que elas acham que é bom termos esses dois livros. Leia Ezequiel 37:19 para elas e explique que a “vara de José” se refere ao Livro de Mórmon, que foi escrito pelos descendentes de José do Egito, e a “vara de Judá” se refere à Bíblia, que foi escrita em grande parte pelos judeus. Em seguida, leiam juntos os versículos 21–23 e 2 Néfi 3:12 e façam uma lista das bênçãos que recebemos por termos esses dois livros.

Sugestão para essa atividade, coloque a gravura das escrituras no quadro (lousa), explicar brevemente de onde vieram os diferentes livros ou deixar uma criança ensiná-lo. Em seguida, tenha várias gravuras de artes do evangelho, com histórias. Deixe as crianças descobrirem se a história é da Bíblia ou do Livro de Mórmon. Em seguida, compartilhe a escritura em Ezequiel e preste seu testemunho sobre a verdade que podemos ter quando temos os dois livros.


  • Coloque uma gravura de Jesus no meio da sala e peça às crianças que posicionem suas cadeiras ao longo das paredes. Em seguida, peça-lhes que usem o Guia para Estudo das Escrituras e encontrem escrituras da Bíblia e do Livro de Mórmon que ensinem sobre Jesus Cristo (se necessário, mostre-lhes como fazer isso). À medida que as crianças compartilharem as escrituras que encontraram, peça a cada uma que aproxime sua cadeira da gravura de Jesus. Continue até que todas as crianças tenham sido “congregadas” a Jesus.


Segue o vídeo da história da semana sobre uma colônia de caracóis! Toda vez que chove, uma inundação vem através de sua casa. Os caracóis continuam sendo arrastados porque não conseguem sair do caminho da enchente com rapidez suficiente. Depois de um tempo, os caracóis descobrem uma maneira de escapar a tempo! Vamos assistir e ver o que eles fazem!


Segue "videoaula" da semana:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6.443 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page