top of page

Lição: 12 a 18 de Dezembro [Malaquias]

Atualizado: 14 de dez. de 2022

“Eu vos amei, diz o Senhor”





Esta semana é muito especial, pois vamos estudar o livro ou profecia de Malaquias, o último livro do Velho Testamento. O Profeta Malaquias profetizou aproximadamente em 430 a.C. O livro registra quatro de seus temas principais: (1) os pecados de Israel (2) os julgamentos que sobrevirão a Israel por causa da desobediência (3) as promessas pela obediência e (4) profecias referentes a Israel. Em sua profecia, Malaquias escreveu a respeito de João Batista, da lei do dízimo, da Segunda Vinda do Senhor e do retorno de Elias, o profeta. Aprenderemos com essas profecias que o Pai Celestial nos abençoa quando pagamos o dízimo, que nos Templos Santos somos selados com nossas famílias para a eternidade.




OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Leia a seguinte frase de Malaquias 1:2: “Eu vos amei, diz o Senhor”. Peça que cada criança conte uma maneira pela qual elas sabem que o Senhor as ama. Depois que cada criança compartilhar, agradeça a ela e preste seu testemunho do amor do Senhor por aquela criança.


Princípio 1: O Pai Celestial vai me abençoar quando eu pagar meu dízimo. Malaquias 3:10–12


Mesmo que as crianças pequenas a quem você ensina ainda não ganhem dinheiro, elas ainda podem aprender sobre as bênçãos de pagar o dízimo.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a contar dez pequenos objetos, como as moedas na página de atividades desta semana. Peça-lhes que separem um dos objetos do restante e explique que isso é como o dízimo que damos ao Senhor. Damos a Ele dez por cento do que recebemos. Preste seu testemunho de como o Senhor nos abençoa ao pagarmos o dízimo. Cante com as crianças uma música sobre dízimo, como “Meu dízimo eu darei a Deus” (A Liahona, outubro de 2006, p. A13).


Aqui estão algumas papeletas de dízimo para que as crianças possam encenar o pagamento do dízimo.

  • Desenhe uma janela no quadro e leia Malaquias 3:10 para as crianças. Peça que elas apontem para a janela quando você ler a frase “janelas do céu”. Explique que isso significa que o Pai Celestial nos dá grandes bênçãos quando pagamos o dízimo. Enquanto as crianças colorem a página de atividades desta semana, fale sobre alguns dos motivos pelos quais pagamos o dízimo.

  • Conte uma história da revista Meu Amigo ou de sua própria vida sobre o pagamento do dízimo. Peça às crianças que prestem atenção às bênçãos que podem advir do pagamento do dízimo.



O Pai Celestial vai me abençoar quando eu pagar meu dízimo. Malaquias 3:8–12


Pagar o dízimo tem mais a ver com ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo do que com finanças. O que as crianças de sua classe entendem sobre o dízimo? Como você as ajudará a ter fé para pagar o dízimo?


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro perguntas sobre o dízimo, como as seguintes: O que é o dízimo? Como pago o dízimo? Para que serve o dízimo? Quais são as bênçãos de pagar o dízimo? Peça que as crianças pesquisem Malaquias 3:8–12 e “Dízimos” no Guia para Estudo das Escrituras (scriptures.ChurchofJesusChrist.org) e anotem as respostas que encontrarem. Peça-lhes que compartilhem suas respostas umas com as outras. Que tipo de pessoa nos tornamos ao pagar o dízimo?


  • Leiam juntos Marcos 12:41–44. O que isso nos ensina sobre como o Senhor Se sente a respeito de nossas ofertas?

  • Desenhe uma janela no quadro e peça às crianças que escrevam dentro da janela as bênçãos que alguém pode receber por pagar o dízimo (para ideias, ver Malaquias 3:10–12). Peça que as crianças compartilhem um exemplo pessoal de como elas ou a família delas foram abençoadas por pagar o dízimo fielmente. Ou você pode dar um exemplo de sua própria vida de como o pagamento do dízimo aumentou sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo.



Princípio 2: Somos selados como família no templo. Malaquias 4:5–6


Graças às chaves de selamento do sacerdócio que Elias deu a Joseph Smith no Templo de Kirtland, as famílias podem ser unidas para a eternidade. Ao ensinar essa verdade, seja sensível aos sentimentos das crianças cujas famílias não foram seladas no templo.


Atividades sugeridas


Seria legal as crianças desenharem dentro das correntes bonecos de papel de seus familiares. Ao recortar as pessoas juntas, fale sobre como fomos selados no templo.

  • Leia Malaquias 4:5 para as crianças. Em seguida, diga-lhes que essa promessa foi cumprida quando Elias apareceu a Joseph Smith no Templo de Kirtland (ver “Capítulo 40: Visões no Templo de Kirtland” em Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 155–157). Mostre uma gravura desse evento (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 95) e peça às crianças que apontem para Elias e Joseph Smith. Explique que, devido à vinda de Elias, podemos ser selados como família no templo. Preste testemunho da importância de sermos selados como família.


  • Fale às crianças sobre seu amor por sua família; mostre uma foto se possível. Peça que alguns alunos compartilhem seus sentimentos pela família deles. Cantem juntos uma música sobre a família, como “As famílias poderão ser eternas” (Hinos, nº 191) e testifique que o Pai Celestial deseja que as famílias sejam seladas e que esse é um dos motivos pelos quais temos templos. Ajude as crianças a compreenderem que, graças a Jesus Cristo, podemos até mesmo ser selados a parentes que não puderam ir ao templo nesta vida. Peça que as crianças façam um desenho da família delas junta no céu.





“Eis que eu vos envio o profeta Elias.” Malaquias 4:5–6


A profecia de Malaquias sobre o profeta Elias foi cumprida quando Elias apareceu a Joseph Smith no Templo de Kirtland e deu a ele as chaves do sacerdócio que permitem que as famílias sejam seladas para sempre. Você pode convidar alguém da ala que seja responsável pelo trabalho de templo e história da família (como um membro da presidência do quórum de élderes ou da Sociedade de Socorro) para ajudá-lo a ensinar essa doutrina às crianças. Lembre-se de ser sensível aos sentimentos das crianças cujas famílias não foram seladas no templo.


Atividades sugeridas

  • Escreva cada frase de Malaquias 4:5–6 em tiras de papel em separado. Dê as tiras de papel às crianças e peça a elas que coloquem as frases na ordem correta. Leiam os versículos juntos e debatam perguntas como estas: Quem o Senhor prometeu enviar? Quando Ele disse que essa pessoa viria? O que o Senhor disse que essa pessoa faria? Por que essa pessoa precisa vir? Onde essa profecia foi cumprida? (Ver Doutrina e Convênios 110:13–16.)

Corte em tiras:

  • Escreva no quadro uma pergunta como O que significa o coração dos filhos se voltar aos pais? (Ver Malaquias 4:6.) Peça às crianças que ponderem essa pergunta enquanto assistem ao vídeo “O Coração Deles Está Ligado a Vocês” (ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que compartilhem seus pensamentos com relação à pergunta no quadro. Debatam experiências que você ou as crianças tenham aprendido sobre a história da família.


  • Mostre a gravura de Elias no esboço da semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre o evento retratado nessa gravura (ver também Doutrina e Convênios 110:13–16). Testifique que o poder selador restaurado por Elias permite que as famílias sejam unidas para a eternidade — incluindo famílias que não tiveram essa oportunidade na mortalidade. Se você participou de um selamento, seja o seu próprio ou por uma pessoa falecida, converse sobre o que sentiu durante essa ordenança. Peça às crianças que compartilhem seus sentimentos sobre sua família e sobre o plano de Deus para ajudar as famílias a ficarem juntas para sempre.


Aqui está !videoaula" dessa semana:


Segue o vídeo com a história da semana sobre o dízimo! Veja se consegue se lembrar de algumas maneiras pelas quais podemos mostrar ao Pai Celestial que nos lembramos Dele.



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5.843 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page