Lição: 9 a 15 de Maio [Números 11-14; 20-24]

Updated: Aug 9

“Não sejais rebeldes contra o Senhor, e não temais”




No Vem e Segue-Me desta semana veremos que de fato não demoraria 40 anos para viajar do deserto até a terra prometida, mas foi o tempo que os filhos de Israel precisaram aprender quem eles eram e quem o Senhor precisava que se tornassem como Seu povo do convênio, antes de entrarem na terra prometida. Vamos juntos aprender com os filhos de Israel durante aqueles 40 anos a ser fiéis aos servos escolhidos do Senhor, a confiar no poder do Senhor mesmo quando não há esperança no futuro. Aprender que ser descrente ou não confiar traz prejuízo espiritual, mas podemos nos arrepender e buscar a cura do Salvador!


(Clique na imagem)


Princípio 1: Posso ser grato pelo que Deus me deu. Números 11:4–10


Embora o Senhor tenha feito coisas maravilhosas pelos filhos de Israel, eles frequentemente se concentravam no que não tinham. Ajude as crianças a aprenderem a ser gratas pelo que Deus lhes deu.


Atividades sugeridas

  • Pergunte às crianças se elas se lembram de alguns dos milagres que o Senhor realizou para abençoar os israelitas no deserto. (Se as crianças precisarem de ajuda, mostre-lhes as gravuras do esboço de 4 a 10 de abril do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar; ver também Êxodo 14:21–22; 15:23–25; 16:4.) Em seguida, resuma para elas Números 11:4–10, enfatizando que o Senhor estava triste porque os israelitas estavam reclamando. Ajude as crianças a pensar em maneiras como elas podem mostrar gratidão ao Senhor.


Aqui está uma atividade da lições passadas sobre gratidão, contagem regressiva de oração. Ajude as crianças a amarrar as peças em algum fio, barbante... As crianças aproveitam o dia depois que fazem uma oração e se lembram de agradecer a Deus por algumas de suas bênçãos. Certifique-se de acompanhar e ver como elas se sentiram depois de uma semana de gratidão. Elas podem colorir suas etiquetas e montar a pequena contagem regressiva de oração, para lembrá-las de fazer orações de gratidão esta semana.

BAIXE AQUI

  • Cantem juntos uma música sobre gratidão, como “Conta as bênçãos” (Hinos, nº 57). Peça que cada criança faça um desenho das bênçãos que o Senhor concedeu a elas ou sua família. Incentive-as a pensar ou olhar para seu desenho sempre que forem tentadas a reclamar de algo que não têm.


Aqui está uma música do hinário da Primária, Músicas para Crianças, sobre gratidão. Chama-se "Por Minha Força e Saúde" p. 18. Comecem cantando as palavras corretas da música e depois peça às crianças que substituam as palavras do hino por outras coisas pelas quais são gratas.



BAIXE AQUI


Aqui está uma história fofa sobre um fabricante de brinquedos e gratidão.


BAIXE AQUI



Princípio 2: A fé pode me ajudar a não temer. Números 13:17–33; 14:6–9


Quando Moisés enviou 12 homens para descobrir mais sobre a terra prometida, dez deles voltaram com medo por causa do povo poderoso que vivia lá. Dois deles, Calebe e Josué, não ficaram com medo, porque tinham fé no Senhor.


Cubra a página com embalagem plásctica ou plastifique. Ao resumir a história, desenhe (com um marcador de apagar a seco) um rosto assustado (ou peça às crianças que o desenhem) no rosto em branco. Explique que 10 dos homens sentiram medo. Em seguida, apague o rosto e desenhe um rosto feliz e explique que 2 dos homens estavam felizes por causa de sua fé.


Vocês também podem usar rolos de massinha e fazer olhos, sobrancelhas e uma boca para as crianças moldarem.

BAIXE AQUI


Atividades sugeridas

  • Use gravuras ou desenhos de uvas, mel, gigantes e gafanhotos para contar brevemente às crianças sobre os 12 homens que Moisés enviou para explorar a terra prometida (ver Números 13:17–33; ver também “Quarenta Anos no Deserto”, em Histórias do Velho Testamento). Explique que eles encontraram muitas frutas e outros alimentos (peça que as crianças façam de conta que estão comendo), mas também ficaram com medo porque as pessoas eram grandes e fortes (peça que as crianças façam de conta que estão com medo). Mostre uma gravura de Jesus e saliente que dois israelitas, Calebe e Josué, não ficaram com medo porque tinham fé em Jesus Cristo.

BAIXE AQUI


BAIXE AQUI

  • Leia Números 14:9 para as crianças e fale sobre uma ocasião em que você teve medo, mas sua fé em Jesus Cristo o ajudou a ter coragem. Ajude as crianças a pensarem em experiências semelhantes que elas tiveram.



Princípio 3: Posso olhar para Jesus Cristo. Números 21:6–9


Assim como os filhos de Israel foram curados quando olharam para a serpente de bronze, as crianças de sua classe recebem a salvação quando olham para o Salvador.


Atividades sugeridas

  • Usando a página de atividades desta semana, ou a imagem no esboço desta semana no Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar, diga às crianças o que aconteceu quando “serpentes ardentes” entraram no acampamento dos israelitas (ver Números 21:6–9). Ajude-as a ver como a serpente de bronze é semelhante a Jesus Cristo (ver João 3:14–15). Deixe que as crianças se revezem usando as gravuras para contar a história umas às outras.

BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que fechem os olhos enquanto você coloca uma gravura do Salvador em algum lugar na sala. Em seguida, peça às crianças que abram os olhos, encontrem a gravura e olhem para ela. Deixe que elas se revezem para colocar a imagem em diferentes lugares. Cada vez que as crianças encontrarem a gravura, ajude-as a pensar em algo que podem fazer para olhar para o Salvador.

BAIXE AQUI



Jesus Cristo tem poder para me curar espiritualmente. Números 21:4–9


Muitos israelitas morreram porque não tinham fé que o Senhor os curaria se olhassem para a serpente de bronze (ver Alma 33:18–20). Como você pode ajudar as crianças de sua classe a encontrarem fé no poder de salvação de Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

Segue um vídeo que conta essa história:


Aqui está um jogo bem legal sobre mordida de serpente. Da Mitzi em comefollowmekid.com

BAIXE AQUI

  • Escreva no quadro uma pergunta como a seguinte: O que podemos fazer para “[olhar] para o Filho de Deus, com fé”? (Helamã 8:15.) Dê a cada criança uma folha de papel e peça a elas que escrevam o máximo de respostas a essa pergunta de que puderem se lembrar. Reúna os papéis, leia algumas respostas em voz alta e peça às crianças que falem sobre como fazer essas coisas pode nos ajudar quando precisamos do poder de cura do Salvador.



Princípio 4: O Senhor quer que eu siga Seu profeta. Números 12


Números 12 contém algumas lições valiosas que podem ajudar as crianças quando ouvem as pessoas dizerem coisas desagradáveis sobre o profeta do Senhor ou outros líderes da Igreja.


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que, em uma ocasião, o Senhor estava insatisfeito com Aarão e Miriã, irmão e irmã de Moisés. Peça-lhes que leiam Números 12:1–2 para descobrir o motivo. De acordo com os versículos 5–8, como o Senhor Se sentiu quando Aarão e Miriã falaram contra Seu profeta?

  • Ajude as crianças a pensarem em exemplos de pessoas nas escrituras que seguiram o profeta e foram abençoadas (por exemplo, ver Gênesis 7:7; 1 Néfi 3:7). Quais são algumas das coisas que nosso profeta vivo nos ensinou? De que modo somos abençoados quando seguimos esses ensinamentos?


BAIXE AQUI




Princípio 5: Posso seguir a vontade de Deus mesmo que outros tentem me persuadir a não o fazer. Números 22–24


Balaque tentou persuadir Balaão a amaldiçoar os israelitas, mas Balaão sabia que isso era contra a vontade de Deus. O exemplo de Balaão pode ajudar as crianças quando forem pressionadas a desobedecer a Deus.


Atividades sugeridas

  • Faça um resumo de Números 22:1–18 para as crianças, enfatizando como Balaão se recusou a amaldiçoar o povo de Deus embora Balaque, o rei de Moabe, oferecesse a ele honra e riquezas. Peça às crianças que pesquisem os seguintes versículos em busca de frases que, na opinião delas, mostrem a determinação de Balaão de seguir a Deus: Números 22:18; 23:26; 24:13. Peça às crianças que escolham uma frase de que gostem e escrevam-na em um cartão para ajudá-las a lembrar de obedecer ao Senhor.

Aqui está uma história desse acontecimento em animação:


  • Converse com as crianças sobre situações em que amigos ou outras pessoas podem tentar persuadi-las a fazer algo errado, como Balaque fez com Balaão. Como o compromisso de Balaão com o Senhor o ajudou a resistir à pressão de Balaque? Peça às crianças que pratiquem como reagir a essas situações usando palavras como as de Balaão.

Lição de objeto

1. Faça uma criança sair da sala.

2. Peça às outras crianças da sala que criem um labirinto com as cadeiras.

3. Organize 2 grupos de crianças em lados opostos da sala. Um ajudará a criança a atravessar o labirinto, o outro lhe dirá outra coisa. Elas podem até dizer frases como "Se você é legal, você vai por aqui" ou "Você deveria sentar no chão e desistir".

4. Depois que a criança terminar, pergunte como ela sabia quem ouvir e por quê?

5. Pergunte a todas as crianças como seu compromisso (como o de Balaão) com o Senhor as ajudará a saber que vozes ouvir.



Segue o vídeo da história da semana sobre Moisés e a Serpente de Bronze. Os israelitas estavam sendo picados por cobras venenosas! Deus ordenou a Moisés que fizesse uma cobra de bronze e a colocasse em uma haste. Vamos assistir e ver por que Deus disse a Moisés para fazer isso!


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,607 views0 comments

Recent Posts

See All