top of page
Foto do escritorJoelma Bellini

Lição: 9 a 15 de Dezembro [Morôni 7-9]

“Possa Cristo animar-te”








Antes de concluir com suas palavras finais o registro que conhecemos hoje como Livro de Mórmon, Morôni compartilhou três mensagens de seu pai, Mórmon: um discurso aos “pacíficos seguidores de Cristo” e duas cartas que Mórmon tinha escrito para Morôni. É provável que Morôni tenha incluído essas mensagens no Livro de Mórmon porque anteviu as semelhanças entre os perigos em seus dias e em nossos dias. Quando essas palavras foram escritas, o povo nefita estava se afastando do Salvador. Muitos deles tinham “[perdido] o amor uns pelos outros” e “[deleitavam-se] em tudo que não é bom”. E, ainda assim, Mórmon encontrou motivos para ter esperança, ensinando que ser esperançoso não significa ignorar os problemas do mundo ou ser ingênuo em relação a eles. Esperança significa ter fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo, cujo poder é maior e mais duradouro do que os problemas. Significa “[apegar-se] a tudo que é bom”. Significa deixar que a Expiação de Jesus Cristo e “a esperança de sua glória e da vida eterna permaneçam (…) [na] mente para sempre”.




Princípio 1: Se eu tiver fé, posso fazer tudo o que Jesus Cristo precisa que eu faça. Morôni 7:33


  • Observem algumas gravuras que mostram uma pessoa das escrituras realizando algo importante (ver, por exemplo, Livro de Gravuras do Evangelho, nº 19, nº 70, nº 78 e nº 81). Como ter fé em Cristo fez diferença nesses exemplos? Em seguida, você e seus filhos poderiam ler Morôni 7:33 e procurar o que podemos fazer quando temos fé em Jesus Cristo. Vocês também poderiam compartilhar experiências de quando Deus os abençoou com o poder de fazer Sua vontade.



Princípio 2: Acreditar em Jesus Cristo pode me dar esperança. Morôni 7:41


  • Ao ler Morôni 7:41 para seus filhos, peça que levantem a mão quando ouvirem algo pelo qual Mórmon disse que devemos ter esperança. Fale a eles sobre a esperança que você sente graças a Jesus Cristo.

  • Você e seus filhos também podem pensar em alguém que esteja enfrentando dificuldades com alguma coisa. Seus filhos poderiam fazer um desenho para a pessoa que a lembre de ter esperança em Jesus Cristo.



Princípio 3: Posso ter esperança em Jesus Cristo mesmo durante as provações difíceis. Morôni 7:40–41; 9:25–26


  • Para ensinar seus filhos sobre a esperança em Jesus Cristo, você pode encher um recipiente transparente com água e colocar dois objetos dentro dele — um que flutue e outro que afunde. Ao lerem juntos Morôni 7:40–41 e 9:25–26, seus filhos poderiam procurar o que a esperança faz por nós. Depois, eles poderiam comparar o objeto flutuante a uma pessoa que tem esperança em Cristo. Como Ele pode “animar-[nos]” quando enfrentamos provações difíceis? Ajude seus filhos a pensar em maneiras de manter o Salvador e Seus ensinamentos encorajadores “em [sua] mente para sempre”.


Algumas ideias para flutuar e afundar são:


Elásticos - afunda

pedra - afunda

borrachas - afunda

moedas - afunda


brinquedos de plástico - flutua

madeira (bloco) - flutua

clipe de papel - flutua

palha - flutua



Princípio 4: “A caridade é o puro amor de Cristo.” Morôni 7:45–48


  • Uma música sobre o amor, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, p. 74), pode iniciar uma conversa sobre o que é a caridade. Você poderia ler ou resumir Morôni 7:47 e pedir que seus filhos desenhem a si mesmos demonstrando amor a alguém. Sugira que coloquem o desenho em um lugar que as lembrará de amar as pessoas como Jesus as ama.



  • Como você pode inspirar seus filhos a buscar e desenvolver o puro amor de Cristo em sua vida? Você poderia ajudá-los a pensar em maneiras pelas quais Jesus demonstrou caridade (ver, por exemplo, Lucas 23:34; João 8:1–11; Éter 12:33–34). Como podemos seguir Seu exemplo?



Mitzi, do Comefollowmekid.com, enviou ideias para as revistas da igreja e muitas foram publicadas. Aqui está uma das ideias dela, na seção Diversão em Família.


Mórmon ensinou que “precisamos ter caridade” (Morôni 7:44).

Use esta atividade para falar sobre o que significa caridade.


1. Mostre a gravura de Jesus do manual.

2. Leiam Morôni 7:45-47 juntos. Ao ler, escreva em tiras de papel frases que descrevam a caridade (por exemplo, “é gentil”).

3. Coloque as tiras de papel ao redor da gravura de Cristo. Fale sobre as vezes em que Ele agiu dessa maneira.

4. Agora mostre uma foto da sua família. Fale sobre o que sua família pode fazer para seguir o exemplo de caridade de Cristo. À medida que cada ideia é compartilhada, mova o papel correspondente da gravura de Cristo para a foto de sua família.

Discussão: Leia e fale sobre Morôni 7:48. O que sua família pode fazer para se preparar para ver o Salvador novamente?


Se preferirem, no lugar das tiras de papel, podem usar estes corações:


Aqui vai uns em branco para crianças maiores escreverem:


Para crianças maiores:


Clique na gravura para a página de atividade:





Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

10.181 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page