Lição: 7 a 13 de Novembro [Oseias 1-6; 10-14; Joel]

Updated: Nov 11

"Eu voluntariamente os amarei"




Nessa semana no Vem, e Segue-Me estudaremos os livros dos profetas Oseias e Joel. Oseias profetizou no reino de Israel do norte durante a última parte do reinado de Jeroboão Ⅱ. Ele viveu numa época de decadência e ruína nacional, em virtude do pecado de Israel. O tema básico do livro é o amor de Deus pelo Seu povo. Todos os Seus castigos foram infligidos com amor e a restauração de Israel será também por causa do Seu amor. Em contraste, Oseias descreve a traição e a infidelidade de Israel. Apesar disso, o Senhor pode ver no futuro a redenção final de Israel. Joel, profeta de Judá. É incerta a época em que viveu, que pode ter sido no período compreendido entre o reinado de Joás, antes de 850 a.C., e o retorno da tribo de Judá do cativeiro babilônico. Seu tema principal é uma profecia de Joel, feita depois que a terra de Judá foi assolada por uma grande seca e uma praga de gafanhotos. Joel assegurou ao povo que através do arrependimento eles novamente receberiam as bênçãos de Deus. O capítulo 1 é uma convocação para uma assembleia solene na casa do Senhor. O capítulo 2 fala da guerra e desolação que precederão o Milênio. O capítulo 3 diz respeito aos últimos dias e afirma que todas as nações estarão em guerra, mas que finalmente o Senhor habitará em Sião. Pedro citou a profecia de Joel sobre o derramamento do Espírito no dia de Pentecostes (Joel 2:28–32; At. 2:16–21). O anjo Morôni também citou essa mesma passagem a Joseph Smith (JS—H 1:41). Segue vídeos que resume os acontecimentos desses dois livros:


Com a designação dessa semana veremos que podemos buscar ao Senhor, o profeta Oseias usa as imagens da semeadura, da colheita, do tempo e da chuva para nos convidar a buscar o Senhor. Jesus Cristo é o nosso Salvador e Redentor, podemos fortalecer nosso testemunho por meio de Sua Expiação. Aprenderemos com o profeta Joel que o Espírito Santo nos guia, podemos nos preparar para receber sua companhia constante ao guardarmos fielmente nossos convênios. Segue o resumo da aula dessa semana:


OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Mostre às crianças uma gravura do Salvador e peça a elas que compartilhem algo que aprenderam sobre Ele nesta semana. Deixe que elas se revezem segurando a imagem enquanto compartilham.


Princípio 1: Posso buscar ao Senhor. Oseias 10:12


Oseias 10:12 usa as imagens da semeadura, da colheita, do tempo e da chuva para nos convidar a buscar o Senhor. Ao ler esse versículo, que ideias criativas vêm à mente que podem inspirar as crianças a buscá-Lo?


Atividades sugeridas

  • Leia Oseias 10:12 para as crianças e peça a elas que realizem ações simples para ajudá-las a entender o versículo, como fazer de conta que estão plantando sementes, colhendo vegetais ou ficando em pé na chuva. Ou mostre gravuras de sementes, de plantas e da chuva.

BAIXE AQUI

  • Ajude as crianças a comparar o plantio de uma semente e a colheita de um bom alimento com uma vida digna e o recebimento das bênçãos do Senhor. Preste testemunho das bênçãos que o Senhor tem derramado sobre você ao tentar buscá-Lo.

Coloque isso no quadro-negro e peça às crianças que desenhem uma gota de chuva para cada bênção que pensarem que recebemos por seguirmos a Cristo.

BAIXE AQUI


  • Desenhe um relógio no quadro e peça às crianças que compartilhem maneiras pelas quais podemos buscar ao Senhor em diferentes momentos do dia. Peça às crianças que repitam com você a frase “O tempo é de buscar ao Senhor” (Oseias 10:12). Ajude-as a compreender que sempre é hora de buscar ao Senhor. Compartilhe o que você faz para se lembrar Dele o tempo todo.


BAIXE AQUI



Princípio 2: Jesus Cristo é meu Salvador. Oseias 13:4, 14


Ao ensinar sobre o Salvador e Sua Expiação, preste testemunho de Seu amor por cada uma das crianças.


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras de várias pessoas, incluindo Jesus, e peça às crianças que descubram qual dessas pessoas é nosso Salvador. Leia Oseias 13:4 e enfatize que não há outro Salvador além de Jesus Cristo. Testifique que, graças à Expiação de Jesus Cristo, podemos voltar a viver com o Pai Celestial novamente.

BAIXE AQUI

  • Deixe que as crianças se revezem segurando uma gravura de Jesus na cruz ou no túmulo e uma gravura de Jesus do lado de fora do túmulo vazio. Peça às crianças que falem sobre o que as gravuras mostram. Leia, em Oseias 13:14, a frase “Eu, pois, os remirei da violência do inferno, e os resgatarei da morte”. Testifique que Jesus Cristo nos salvou da morte e que podemos ressuscitar. Cantem juntos uma canção sobre a Ressurreição, como “Jesus da morte ressurgiu?” (Músicas para Crianças, p. 45.) Ajude as crianças a reconhecer o Espírito enquanto cantam.

BAIXE AQUI


Jesus Cristo é meu Salvador e Redentor. Oseias 13:4, 14


Como você pode usar as palavras de Oseias para fortalecer o testemunho das crianças sobre seu Salvador e Redentor? Ao ensinar, ajude as crianças a sentir a alegria e o amor da Expiação de Jesus Cristo.

Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Oseias 13:4, 14 e identifiquem palavras ou frases que descrevam Jesus Cristo. O que essas palavras nos ensinam sobre Ele? Peça às crianças que usem os Tópicos do Evangelho ou o Guia para Estudo das Escrituras para encontrar e compartilhar outras escrituras que ensinam sobre Jesus Cristo como Salvador e Redentor. Preste seu testemunho do Salvador e dê às crianças a oportunidade de fazer o mesmo.


BAIXE AQUI



Princípio 3: O Espírito Santo pode me guiar. Joel 2:28


Ao ensinar sobre a profecia de Joel em Joel 2:28, pense em como você pode ajudar as crianças a se prepararem para receber o dom do Espírito Santo depois de serem batizadas.


Atividades sugeridas

  • Leia Joel 2:28 para as crianças e explique que as palavras “toda a carne” significam todos, incluindo “filhos” e “filhas” como eles. Peça às crianças que façam desenhos das pessoas mencionadas nesse versículo (filhos e filhas, idosos e rapazes, idosas e moças), incluindo elas mesmas. Explique-lhes que uma das maneiras pelas quais o Pai Celestial derrama Seu Espírito é dando-nos o dom do Espírito Santo quando somos batizados.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI

  • Peça às crianças que compartilhem o que sabem sobre o Espírito Santo. Ajude-as a compreender que o Espírito Santo pode nos ensinar sobre o Pai Celestial e Jesus Cristo, e pode nos ajudar a saber o que é verdadeiro (ver João 14:26; Doutrina e Convênios 42:17). Compartilhe experiências para ajudar as crianças a compreenderem como o Espírito pode nos ajudar.


O Espírito Santo pode me guiar. Joel 2:28–29


Muitas das crianças a quem você ensina provavelmente foram batizadas e receberam o dom do Espírito Santo. Como você pode usar essas escrituras para ajudá-las a compreender o poder e as bênçãos que advêm de ouvir a voz do Espírito?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Joel 2:28–29, inserindo os nomes umas das outras no lugar das expressões “vossos filhos” e “vossas filhas”. Escreva no quadro uma frase como O Espírito Santo pode… e peça às crianças que se revezem para completá-la. Incentive-as a incluir o que aprenderam em João 14:16; Morôni 10:5; Doutrina e Convênios 42:17 e outras escrituras.

  • Coloque um objeto em uma tigela e deixe as crianças se revezarem derramando água sobre ele. Explique que o objeto nos representa, e a água representa o Espírito Santo. Quando somos batizados, recebemos o dom do Espírito Santo, que é uma maneira pela qual o Senhor cumpre Sua promessa de “[derramar o Seu] Espírito”. O que precisamos fazer para receber o Espírito Santo? Peça às crianças que compartilhem ocasiões em que sentiram a influência do Espírito.

BAIXE AQUI



Princípio 4: Posso guardar fielmente meus convênios. Oseias 2:19–20


No livro de Oseias, o Senhor comparou Seus convênios com os israelitas a um casamento. Apesar da infidelidade dos israelitas, Ele ainda os amava e queria que eles voltassem. Essa comparação pode ajudá-lo a ensinar às crianças a importância de guardar nossos convênios com o Senhor.


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que, no livro de Oseias, o Senhor comparou Seus convênios com Israel a um casamento. Mostre às crianças uma gravura de um noivo com sua noiva. Como o Pai Celestial deseja que o marido e a mulher tratem um ao outro? Como podemos mostrar ao Senhor que o amamos e seremos fiéis a Ele?

  • Ajude as crianças a compreenderem que os convênios que fazemos com o Senhor foram feitos a fim de durar para sempre. Peça a uma das crianças que leia Oseias 2:19–20 e identifique palavras que descrevam como o Senhor Se sente a respeito de Seus convênios conosco. O que prometemos fazer quando somos batizados? Como podemos cumprir esse convênio que fizemos com o Senhor?

BAIXE AQUI


O vídeo da história dessa semana traz uma explicação animada da lei da colheita! A lei da colheita é mencionada em todas as escrituras e está repleta de lições e princípios importantes! Vamos assistir e ver que lições podemos aprender com as sementes e com as plantas!


Segue "videoaula" da semana:


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5,133 views0 comments

Recent Posts

See All