Lição: 7 a 13 de março [Gênesis 37–41]

Updated: Mar 12

“O Senhor estava com José”



Nesta semana aprenderemos mais sobre José, filho de Israel e Raquel! Veremos que confiar no Senhor é essencial para suportar as provações e dificuldades em nossa vida! Conforme o Élder J. Christopher Lansing disse em um devocional proferido na BYU–Havaí em 30 de outubro de 2012: "Não devemos esperar que o Senhor remova nossos problemas simplesmente por Lhe termos prometido que sempre seremos fiéis se Ele o fizer. Em vez disso, devemos perseverar bem e então seremos abençoados". Além disso, o Pai Celestial sempre nos alertará dos perigos por meio dos profetas! Se obedecermos suas palavras ficaremos seguros e conseguiremos fugir rapidamente das tentações que facilmente envolvem.


Clique para assistir o vídeo: (Capítulo 12: José - Histórias do Velho Testamento)



Princípio 1: Posso ser bondoso com minha família. Gênesis 37


Os irmãos de José ficaram com inveja dele e o maltrataram. Como você pode ajudar as crianças a entender a importância de tratar bem as pessoas, principalmente a família?


(Clique na imagem abaixo para acessar ao vídeo)


Atividades sugeridas

  • Para contar a história de José e seus irmãos de Gênesis 37, você pode usar as gravuras do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar ou “José no Egito” (em Histórias do Velho Testamento). Deixe as crianças ajudarem contando detalhes do que sabem sobre a história. Faça perguntas a elas como: “De que maneira os irmãos de José foram cruéis com ele?” Ajude as crianças a pensar nas coisas que os irmãos poderiam ter feito para demonstrar amor por José. O que devemos fazer quando sentimos raiva de alguém de nossa família?

(Clique na imagem abaixo para acessar ao vídeo)


Se desejar maior, podem imprimir em pôster a atividade abaixo!


Baixe aqui o PDF

  • Mostre a gravura de uma família (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 112) ou peça às crianças que façam um desenho de sua família. Peça-lhes que falem sobre como podem ser bondosas com os familiares.

Baixe aqui o PDF

  • Cantem juntos uma música sobre amar nossa família, como “Uma família feliz” (Músicas para Crianças, p. 104). O que podemos fazer para ajudar nossa família a ser feliz?


  • Deixe as crianças colorirem a página de atividade desta semana e, no espaço fornecido, desenharem os membros da família sendo gentis.

Baixe aqui o PDF


Princípio 2: Deus pode me ajudar quando coisas ruins acontecem. Gênesis 37:18–28; 39:20–23


Muitas coisas ruins aconteceram com José, mas ele escolheu guardar os mandamentos e o Senhor estava com ele. As crianças menores podem aprender com isso que Deus quer ajudá-las durante os tempos difíceis da vida.


Atividades sugeridas

  • Descreva algumas das coisas difíceis que aconteceram a José (ver Gênesis 37:23–28; 39:20; ou “José no Egito”, em Histórias do Velho Testamento). Depois de falar às crianças sobre cada dificuldade que José enfrentou, peça-lhes que repitam: “O Senhor estava com José” (Gênesis 39:2).

Baixe aqui o PDF


  • Compartilhe gravuras do Salvador ajudando as pessoas que estavam enfrentando desafios (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 40–43). Peça às crianças que falem sobre como o Salvador estava ajudando as pessoas. Preste seu testemunho de que o Senhor pode nos ajudar quando coisas ruins acontecem conosco.

Baixe aqui o PDF

  • Cante uma música sobre o cuidado amoroso do Salvador por nós, como “O melhor amigo é Jesus” (Músicas para Crianças, p. 37). Conte uma experiência em que você sentiu o amor de Deus durante um momento difícil. Mostre às crianças uma gravura de Jesus, e peça-lhes que contem algo que sabem sobre Ele.


As crianças podem colorir a gravura enquanto você escreve nos cantos o que elas dizem sobre seus sentimentos por Jesus Cristo.

Baixe aqui o PDF


Princípio 3: Deus pode me alertar do perigo. Gênesis 41:15–36, 47–57


Deus ajudou José a entender que os sonhos do Faraó eram uma advertência para se prepararem para os tempos difíceis que viriam no futuro. Ajude as crianças a entender que Deus pode alertá-las do perigo, inclusive do perigo espiritual.


Atividades sugeridas

  • Espalhe gravuras de alimentos pela sala e peça às crianças que as recolham e as “armazenem” em um recipiente. Use essa atividade para falar para as crianças sobre como Deus advertiu o Faraó para que se preparasse para um tempo em que não haveria comida (ver Gênesis 41:15–36, 47–57). Deixe as crianças fazerem desenhos sobre as coisas que o Faraó sonhou e depois usem seus desenhos para ensinar os familiares no lar.

Acho que seria bom "armazenar" esses alimentos de papel em um recipiente com tampa.

Baixe aqui o PDF colorido


Baixe aqui P&B


  • Mostre uma fotografia do profeta atual. Conte às crianças sobre os ensinamentos e as advertências que Deus nos deu por meio dele.


Baixe aqui o PDF

  • Explique-lhes que seremos abençoados e protegidos ao seguirmos o profeta. Peça às crianças que encenem as coisas que podem fazer para seguir os conselhos do profeta.


Baixe aqui o PDF


Princípio 4: Se eu for fiel, Deus me ajudará durante tempos difíceis. Gênesis 39:1–3, 20–23; 41:38


Embora José tivesse muitas provações difíceis, ele se manteve fiel e “o Senhor estava com ele” (Gênesis 39:3). As experiências dele podem ajudar as crianças a se sentirem confiantes de que Deus as ajudará durante as provações.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encontrem palavras ou frases em Gênesis 39:1–3, 20–23; 41:38 que mostram que Deus estava com José durante seus momentos difíceis.


Não havendo peças da atividade abaixo para cada criança, forme grupos ou duplas por peças.

(Imprima o PDF postado acima no princípio 1)

  • Se possível, peça-lhes que façam um pequeno cartaz exibindo uma das frases que encontraram. Incentive-as a levarem o cartaz para casa para lembrá-las de que o Senhor estará com elas durante suas provações.

Baixe aqui o PDF

  • Peça às crianças que falem o que elas acham que significa a frase “o Senhor estava com José” (Gênesis 39:2). Convide-as a compartilhar experiências quando sentiram que o Senhor estava com elas ou com sua família durante uma provação. Conte experiências semelhantes de sua vida.


Baixe aqui o PDF



Princípio 5: Posso ficar feliz quando coisas boas acontecem com os outros. Gênesis 37:3–28


A inveja levou os irmãos de José a fazer escolhas terríveis. As escolhas erradas deles feriram José e entristeceram seu pai. Essa história pode ajudar as crianças a escolherem ficar felizes quando outras pessoas são abençoadas pelo Senhor.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que analisem Gênesis 37:3–11 e façam desenhos da túnica de José e de seus sonhos. Como os irmãos de José se sentiram em relação a ele? Como eles poderiam ter reagido de maneira diferente? Debata por que é importante ficar feliz quando coisas boas acontecem com outras pessoas.

Baixe aqui o PDF

  • Peça às crianças que falem sobre algumas situações em que uma pessoa pode sentir inveja de outra pessoa. Cantem juntos um hino sobre demonstrar amor às pessoas, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, pp. 74–75). Enfatize que o Pai Celestial pode nos ajudar a substituir os sentimentos de inveja por sentimentos de amor.




Princípio 6: Com a ajuda do Senhor, posso fugir da tentação. Gênesis 39:7–12


Quando as crianças que você ensina passarem por tentações durante a vida, elas podem se fortalecer com o exemplo de José ao fugir da tentação.


O vídeo abaixo é uma ideia de lição prática de como evitar a tentação.

1. Enquanto você polvilha a pimenta, você (ou as crianças) podem citar algumas coisas que são tentações para elas. (fofocar, ser malvado com membros da família ou trapacear na escola).


2. Peça a uma das crianças que coloque o dedo, observe como elas ficaram com um pouco de pimenta no dedo. Elas não estavam protegidas ou preparadas para lutar contra a tentação.


3. Peça a outra criança que coloque detergente no dedo e tente novamente. Agora repelirá (afastará) a tentação. Faça uma lista de coisas que nos ajudam a lutar contra a tentação. (Estudo das escrituras, oração, bons amigos ou nosso amor por Jesus Cristo.)


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de José e da mulher de Potifar (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 11) e conte a história em Gênesis 39:7–12. Como José resistiu à tentação? Ajude as crianças a encontrar palavras em Gênesis 39:7–12 que respondem a essa pergunta — por exemplo, José sabia que se ficasse com a mulher de Potifar ele “pecaria contra Deus” (versículo 9).

Clique para assistir o vídeo (Capítulo 13: José no Egito - Histórias do Velho Testamento)

  • Peça às crianças que pensem em situações nas quais as crianças da idade delas podem ser tentadas a fazer escolhas erradas. Peça-lhes que encenem como poderiam seguir o exemplo de José nessas situações — por exemplo, de que maneiras podemos nos lembrar de Deus quando somos tentados?

Segue essas atividades sobre escolher o bem!

Baixe aqui o PDF



Baixe aqui o PDF

  • Mostre às crianças dois ímãs, representando Deus e Satanás, e um pequeno objeto de metal, como um clipe de papel para nos representar. Use os ímãs para ilustrar que, quanto mais próximos estamos de Deus, mais forte será Sua influência sobre nós, e o mesmo é verdade em relação à aproximação de Satanás. O que podemos fazer para nos aproximar mais de Deus? Como o Espírito Santo pode nos ajudar?


Para incentivar o aprendizado no lar, peça às crianças que compartilhem maneiras de completar a seguinte frase: “Posso ser semelhante a José quando… _________”. Peça-lhes que contem para sua família como completaram a frase.

Baixe aqui o PDF



Segue o vídeo da semana sobre um homem justo chamado José que morava no Egito! Às vezes as coisas davam certo para José, mas em outros momentos, não! Vamos ver o que ele faz quando as coisas não vão bem!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

7,376 views1 comment

Recent Posts

See All