Lição: 6 a 12 de Dezembro [As Regras de Fé e as Declarações Oficiais 1 e 2]

“Cremos”



Jogue uma bola para uma criança e peça a ela que fale algo que acredita a respeito de Jesus Cristo ou do Pai Celestial. Repita isso até que todas as crianças tenham tido uma oportunidade de falar.


Princípio 1: Creio no evangelho de Jesus Cristo.


Você pode usar as Regras de Fé para rever com as crianças algumas das crenças básicas da Igreja de Jesus Cristo. Por que é importante que as crianças que você ensina creiam nessas verdades simples?


Atividades sugeridas

  • Escolha algumas regras de fé que considere especialmente importantes para as crianças que você ensina. Mostre uma gravura (ver a página de atividades desta semana) ou uma história (das escrituras ou de sua vida) que ilustre ou esclareça a verdade ensinada em cada regra de fé escolhida. Diga às crianças por que essa verdade é importante para você e deixe-as dizer por que é importante para elas

Segue quebra-cabeça das Regras de Fé

Baixe aqui 1 Baixe aqui 2 Baixe aqui 3

Baixe aqui 4 Baixe aqui 5 Baixe aqui 6

Baixe aqui 7 Baixe aqui 8 Baixe aqui 9

Baixe aqui 10 Baixe aqui 11

Baixe aqui 12 Baixe aqui 13

Baixe aqui

  • Encontre hinos ou músicas para crianças que ajudem as crianças a entender uma ou mais regras de fé. Talvez as crianças consigam ajudar a escolher essas músicas. Cantem juntos e ajude as crianças a perceber como essas músicas se relacionam com as regras de fé.


Princípio 2: O Senhor dirige Sua Igreja por meio de Seu profeta.


À medida que os membros da Igreja enfrentam os mais diversos desafios, podemos sentir paz ao saber que o Pai Celestial está disposto a prover revelações para nos orientar. Ajude a fortalecer a fé das crianças que você ensina de que Deus dirige a Igreja por meio de um profeta vivo.


Atividades sugeridas

  • Mostre um conjunto de escrituras e uma figura do profeta vivo (ou uma edição recente da conferência na Liahona). Ajude as crianças a encontrar o item que se refere à frase “tudo o que Deus revelou” e o item que se refere à frase “tudo o que Ele revela agora” (Regras de Fé 1:9).

Segue a 9° Regra de Fé para colorir. ;)

Baixe aqui

  • Apague as luzes e coloque uma gravura de Jesus Cristo no quadro. Acenda uma lanterna na imagem para ilustrar como o profeta, assim como a lanterna, ajuda-nos a ver o Salvador mais claramente.

Baixe aqui


  • Encontre instruções simples para fazer algo, como uma comida ou um brinquedo. Siga as instruções com as crianças e explique-lhes que, por meio do profeta, o Pai Celestial nos dá instruções para nos ajudar a voltar a viver com Ele. Quais são algumas coisas que o profeta tem nos ensinado para que possamos retornar a Deus?

Baixe aqui


Princípio 3: As Regras de Fé ensinam verdades simples do evangelho.


Às vezes, o evangelho pode parecer enorme e complicado, especialmente para as crianças. As Regras de Fé podem ajudar as crianças a entender, de uma maneira simples, algumas das verdades básicas nas quais acreditamos como membros da Igreja.


Atividades sugeridas

  • Peça a cada criança que escolha uma palavra-chave ou frase de uma das regras de fé e mostre para a classe. Depois, deixe as outras crianças adivinharem (ou descobrirem) em que regra de fé essa palavra ou frase está. Peça às crianças que expliquem por que a palavra ou a frase que escolheram é importante.

Podem também usar essa atividade, ótimo para testar o quanto as crianças sabem sobre as Regras de Fé, e aprender mais sobre elas brincando! :)

Baixe aqui

  • Com alguns dias de antecedência, peça a algumas crianças que se preparem para compartilhar com a classe uma pequena mensagem sobre a regra de fé favorita delas. A mensagem pode incluir uma gravura, música, história, experiência ou outras escrituras. Peça a essas crianças que expliquem por que gostam da regra de fé que escolheram.

  • Escreva no quadro algumas perguntas que as pessoas podem ter sobre nossas crenças e que são respondidas por uma das regras de fé. Peça às crianças que escolham uma das perguntas e encontrem uma regra de fé que a responda. Deixe que elas pratiquem como vão responder à pergunta usando a regra de fé.

Para ajudar as crianças com a história de como surgiu as Regras de Fé, apresente esse vídeo!


Princípio 4: Os profetas nos ajudam a conhecer a vontade do Pai Celestial.


As Declarações Oficiais 1 e 2 são exemplos excelentes de como os profetas recebem e agem de acordo com as revelações dadas por Deus. Como você pode ajudar a fortalecer a fé das crianças de que Deus dirige Sua Igreja por revelação?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que encontrem uma regra de fé que ensine sobre profetas ou revelação. Convide-as a dizer por que são gratas por termos um profeta vivo. Dê alguns exemplos de como Deus dirigiu a Igreja por meio de revelação, incluindo os exemplos descritos nas Declarações Oficiais 1 e 2, e deixe as crianças darem exemplos com os quais estão familiarizadas (como as mudanças recentes nos programas ou nas diretrizes da Igreja).

  • Entregue para as crianças as seguintes referências de escrituras: 2 Néfi 26:33; Jacó 2:27. Ajude-as a decidir qual escritura se relaciona com a Declaração Oficial 1 (que levou ao fim do casamento plural) e qual se relaciona com a Declaração Oficial 2 (que disponibilizou as bênçãos do sacerdócio e do templo para as pessoas de todas as raças). Preste seu testemunho de que o Senhor revela Sua vontade aos profetas antigos e modernos.

  • Escreva no quadro o seguinte trecho da Declaração Oficial 1: “Tendes de julgar por vós mesmos”. O que significa julgar por nós mesmos quando o profeta recebe revelação? Para ajudá-las a responder a essa pergunta, você pode ler a seguinte declaração do presidente Russell M. Nelson: “Vocês podem saber por si mesmos o que é verdade e o que não é, aprendendo a discernir os sussurros do Espírito” (“O amor e as leis de Deus”, devocional da Universidade Brigham Young, 17 de setembro de 2019, p. 4, speeches.byu.edu).

  • Desenhe ou mostre uma gravura da Terra no quadro. Peça a uma das crianças que leia os dois últimos parágrafos da carta da Primeira Presidência de 8 de junho de 1978 citada na Declaração Oficial 2 (começando em “Ele ouviu nossas orações”). Peça às crianças que contem quantas vezes as palavras “bênção” e “bênçãos” aparecem. Que bênçãos recebemos do evangelho? Convide as crianças a escrever o nome delas no quadro ao redor do desenho ou da gravura da Terra. Preste seu testemunho de que Deus ama todos os Seus filhos em todo o mundo e deseja abençoá-los com Seu evangelho.

Baixe aqui


Ajude as crianças a escolher uma regra de fé que gostariam de memorizar e ajude-as a fazer um plano para isso.

Baixe aqui


Nesta semana, estamos estudando as Regras de Fé! Essas verdades - expostas claramente - são uma luz que guia um mundo de trevas e confusão. O vídeo da historinha desta semana apresentará as treze Regras de Fé, esses treze preciosos "diamantes" da verdade de uma forma que as crianças possam entender e se relacionarrem!


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

4,262 views0 comments

Recent Posts

See All