top of page

Lição: 5 a 11 de Dezembro [Ageu; Zacarias 1-3; 7-14]

Updated: Dec 9, 2022

“Santidade ao Senhor”





Nesta semana estudaremos as profecias dos profetas Ageu e Zacarias. O Profeta Ageu que profetizou aproximadamente no ano de 520 a.C., em Jerusalém, logo depois que os judeus retornaram do exílio na Babilônia. Falou sobre a reconstrução do templo do Senhor em Jerusalém e repreendeu o povo por ainda não o ter concluído. Também escreveu sobre o templo no milênio e o reinado do Senhor. O livro registra a profecia de Ageu de que o Senhor dará paz em Seu templo. O Profeta Zacarias que também profetizou por volta de 520 a.C. Viveu na mesma época que o profeta Ageu. O livro é notável por suas profecias acerca do ministério mortal de Cristo e de Sua Segunda Vinda. Ele relata uma série de visões do futuro do povo de Deus, contêm visões sobre o Messias, os últimos dias, a coligação de Israel, a grande guerra final e a Segunda Vinda.



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!


Desenhe um rosto feliz em um pedaço de papel e deixe que cada criança o segure. Na vez de cada criança, peça a ela que compartilhe algo que aprendeu a respeito do Pai Celestial e de Jesus Cristo que a deixa feliz.

BAIXE AQUI


Princípio 1: Posso colocar Deus em primeiro lugar em minha vida. Ageu 1:6–8


Aprender sobre o conselho do Senhor para que “[consideremos] os [nossos] caminhos” é uma oportunidade para as crianças se certificarem de que estão fazendo as coisas importantes que Deus pede que façamos.


Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que o Senhor queria que os israelitas construíssem o templo, mas eles estavam fazendo outras coisas em vez disso. Leia em voz alta Ageu 1:7 e explique que “considerai os vossos caminhos” significa que o Senhor queria que os israelitas se perguntassem se estavam fazendo as coisas mais importantes. Leia o versículo 8 para as crianças e peça a elas que finjam “[subir] ao monte”, “[trazer] madeira” e “[edificar] a casa [do Senhor]”. Que coisas importantes Deus quer que façamos?


BAIXE AQUI

  • Sobre uma mesa e com a face voltada para baixo, disponha gravuras que representem algumas das coisas que são importantes para Deus, como as escrituras, a oração e o templo. Peça a uma criança de cada vez que escolha uma gravura e mostre à classe. Ajude-as a compreender por que é importante reservar tempo para fazer cada uma das coisas representadas nas gravuras.

Faça duas cópias para tornar um jogo da memória.

BAIXE AQUI



“Considerai os vossos caminhos.” Ageu 1:2–8


É importante que todos nós estejamos cientes de nossas prioridades e que reservemos tempo para “[considerar os nossos] caminhos”. Como você pode inspirar as crianças a reservar tempo em sua vida para as coisas de Deus?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Ageu 1:2–5 e descubram por que o Senhor não estava satisfeito com os israelitas. Peça às crianças que escolham uma frase do versículo 6 e façam um desenho. Peça à classe que adivinhe qual frase cada desenho representa. Explique que gastar tempo com coisas que o Senhor não quer é como comer, mas não ficar satisfeito, colocar uma blusa e não se sentir aquecido, e assim por diante. Por que é importante reservar tempo para as coisas que são importantes para o Senhor?

BAIXE AQUI

  • Escreva “Considerai os vossos caminhos” no quadro (versículo 7). Peça a cada criança que faça uma lista de coisas que ela faz em um dia normal, incluindo coisas que o Senhor pediu que fizéssemos. Peça às crianças que “[considerem os seus] caminhos” e circulem as coisas que o Senhor diria que são as mais importantes na lista delas. Como podemos reservar tempo a cada dia para as coisas que o Senhor quer que façamos?

BAIXE AQUI



Princípio 2: Jesus Cristo pode tornar meu espírito limpo. Zacarias 3:1–7


Os trajes sujos do sumo sacerdote Josué, descritos em Zacarias 3:1–7, simbolizam o que acontece quando pecamos. Por meio da Expiação de Jesus Cristo, podemos ser limpos, assim como Josué foi limpo e recebeu roupas novas.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma camisa suja para as crianças e deixe que elas a manuseiem enquanto você lê Zacarias 3:3. Em seguida, entregue a elas uma camisa limpa e leia o versículo 4. Converse com as crianças sobre como as escolhas erradas nos deixam sujos espiritualmente, mas o Salvador pode nos tornar limpos novamente. Como nos sentimos quando estamos limpos? Compartilhe seu testemunho de que, por Jesus Cristo ter sofrido e morrido por nós, então seremos limpos de nossos pecados quando nos arrependermos.


BAIXE AQUI


Página de atividade da semana do Vem, e Segue-Me - Primária.

BAIXE AQUI

  • Se possível, mostre às crianças uma foto de alguém que elas conhecem vestido de branco para seu batismo (ou mostre o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 103 e nº 104). Por que usamos roupas brancas no batismo? Cantem uma música sobre o batismo, como “Quando eu for batizado” (Músicas para Crianças, p. 53). Peça às crianças que desenhem a si mesmas sendo batizadas e compartilhem o que sentem ao saber que um dia serão batizadas.


BAIXE AQUI



Fazer convênios e cumpri-los pode me ajudar a ser mais semelhante ao Pai Celestial e a Jesus Cristo. Zacarias 3:1–7


Em uma visão, Zacarias viu o sumo sacerdote Josué “vestido de trajes sujos” (Zacarias 3:3). Um anjo lhe deu roupas limpas e explicou que aquilo simbolizava que ele estava limpo de seus pecados. Você pode usar essa visão para ajudar as crianças a compreender os convênios e as bênçãos associados ao batismo.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Zacarias 3:1–7 e debatam as seguintes perguntas: O que representam os “trajes sujos” de Josué? Como nos tornamos limpos de nossos pecados? De que forma o convênio batismal nos ajuda a “[andarmos nos] caminhos [do Senhor]”?

  • Alguns dias antes da aula, peça a uma criança que venha preparada para falar sobre seu batismo. Examinem juntos o convênio que fazemos no batismo (ver Doutrina e Convênios 20:37). De que maneira o cumprimento de nossas promessas nos ajuda a sermos mais semelhantes ao Pai Celestial e a Jesus Cristo? De que maneira a participação semanal no sacramento nos ajuda a guardar nossos convênios batismais?

BAIXE AQUI



Princípio 3: Os profetas nos ensinam sobre Jesus Cristo. Zacarias 2:10; 9:9; 14:3–9


Assim como outros profetas do Velho Testamento, Zacarias profetizou sobre Jesus Cristo. O que as crianças podem aprender sobre Ele com as profecias registradas em Zacarias 2:10; 9:9; 14:3–9?


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo entrando em Jerusalém montado em um jumentinho (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 50). Diga às crianças que, muitos anos antes de Jesus vir à Terra, Zacarias profetizou que Ele iria entrar em Jerusalém montado sobre um jumento antes de morrer por nós. Enquanto você lê Zacarias 9:9, peça às crianças que apontem para alguém na gravura que esteja “[se alegrando] muito” e que também apontem para o “rei”. Quem é o Rei? Peça às crianças que digam por que são gratas por Jesus.

Podem estudar as escrituras em Zacarias ao compará-lo com suas profecias.


BAIXE AQUI

  • Leia para as crianças algumas das profecias que Zacarias fez sobre a Segunda Vinda do Salvador, tais como as registradas em Zacarias 2:10; 14:9. Peça às crianças que façam desenhos de como elas imaginam que será quando Jesus vier novamente, ou cantem juntos uma canção sobre a Segunda Vinda, tal como “Quando Jesus voltar” (Músicas para Crianças, pp. 46–47).



Jesus Cristo é o Messias prometido. Zacarias 9:9–11; 11:12; 13:6–7


O que as crianças podem aprender com as profecias de Zacarias sobre Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

BAIXE AQUI

  • Mostre as gravuras nº 50, nº 60 e nº 64 do Livro de Gravuras do Evangelho. Escreva as seguintes referências de escrituras no quadro e peça às crianças que as relacionem com as gravuras: Zacarias 9:9; 13:6; 13:7. Convide as crianças a compartilhar o que sentem sobre Jesus Cristo.

BAIXE AQUI


Segue "videoaula" da semana:


Aqui está a história da semana:



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5,878 views2 comments

Recent Posts

See All
bottom of page