“Deus não é Deus de confusão, senão de paz”
Em virtude de a Igreja e suas doutrinas serem relativamente novas em Corinto, é compreensível que os santos coríntios encontrassem confusão. Paulo os havia ensinado anteriormente a verdade fundamental do evangelho: “Que Cristo morreu por nossos pecados (…) e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia”. Porém algumas pessoas logo começaram a pregar “que não há ressurreição de mortos”. Paulo implorou para que eles “[reterem]” as verdades que havia ensinado. Quando encontramos opiniões conflitantes a respeito das verdades do evangelho, é bom lembrar que “Deus não é Deus de confusão, senão de paz”. Ouvir os servos designados pelo Senhor e seguir as verdades simples que eles nos ensinam repetidamente pode nos ajudar a encontrar paz e a “[estar] firmes na fé”.
Comece a lição desta semana lendo 1 Coríntios 14:26 em voz alta. Saliente que, quando nos reunimos na Igreja, podemos edificar (ou elevar e ajudar) o próximo ao compartilharmos o que estamos aprendendo. Pergunte às crianças o que elas podem dizer para edificar alguém da classe hoje.
Princípio 1: Posso viver com o Pai Celestial depois que eu morrer porque Jesus Cristo ressuscitou. 1 Coríntios 15:12–22
Como você vai ensinar às crianças que, devido à Ressurreição de Jesus Cristo, podemos viver novamente?
Atividades sugeridas
Repita a frase a seguir várias vezes com as crianças: “Em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:22). Mostre uma gravura do Salvador ressurreto (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) ou exiba o vídeo “A Ressurreição do Salvador” (ChurchofJesusChrist.org). Explique às crianças que um dia todos vamos morrer, mas, devido à Ressurreição de Jesus, todos vamos viver novamente depois da morte.
Mostre às crianças uma jaqueta, que representa nosso corpo físico. Quando estamos vivos, nosso espírito está em nosso corpo, e nosso corpo pode se mover (coloque a jaqueta). Quando morremos, nosso espírito deixa o corpo físico, e o corpo não consegue se mover (remova a jaqueta e coloque-a sobre uma mesa ou cadeira para representar um corpo sem o espírito). Quando ressuscitarmos, nosso espírito voltará a nosso corpo (coloque a jaqueta novamente) e nunca vão se separar de novo. Deixe as crianças se revezarem colocando e tirando a jaqueta enquanto outra criança explica o que acontece quando ressuscitamos.
Aqui está um móbile que as crianças podem colorir e montar.
Graças a Jesus Cristo e Sua Ressurreição, serei ressuscitado. 1 Coríntios 15:12–22
Seus alunos compreendem a importância da Ressurreição de Jesus Cristo? As seguintes sugestões podem ajudar.
Atividades sugeridas
Peça às crianças que se revezem lendo 1 Coríntios 15:12–22 e identifiquem respostas para a seguinte pergunta: “O que aconteceria se não houvesse ressurreição?”
Peça às crianças que representem como explicar a ressurreição para alguém. Para obter ideias, elas podem ler a letra de uma música sobre a Ressurreição do Salvador, como “Jesus da morte ressurgiu?” (Músicas para Crianças, p. 45.) Ver também o vídeo “Até Voltarmos a Nos Encontrar” (ChurchofJesusChrist.org). Preste testemunho da Ressurreição de Cristo.
Princípio 2: Posso ser batizado pelas pessoas que morreram. 1 Coríntios 15:29
Enquanto as crianças se preparam para o seu próprio batismo, pense em como você pode ajudá-las a desejar a oportunidade de serem batizadas em favor dos mortos.
Atividades sugeridas
Ajude as crianças a pensar nas coisas que elas não podem fazer sozinhas. Quem as ajuda a fazer essas coisas? Mostre a fotografia de um de seus antepassados que morreu sem ser batizado. Fale sobre essa pessoa com as crianças e explique que ela precisa de nossa ajuda para ser batizada.
Segue uma árvore genealógica.
Pergunte às crianças se elas têm familiares que já foram ao templo para realizar batismos pelos mortos. Mostre gravuras de pias batismais de templos. Pergunte às crianças se elas sabem o que acontece nesses lugares. Explique-lhes que no templo podemos ser batizados em favor de pessoas que morreram sem serem batizadas. Então, essas pessoas podem escolher se aceitam o batismo.
Aqui está um livreto simples de atividades para colorir.
Posso me preparar para ir ao templo e fazer batismos pelos mortos. 1 Coríntios 15:12–13, 20–22, 29
O batismo pelos mortos é um agradável trabalho de amor em favor de nossos antepassados. Como você pode ajudar as crianças a se prepararem para participar dessa obra?
Atividades sugeridas
Leia 1 Coríntios 15:29. O que os santos faziam na época de Paulo que também fazemos hoje? Pergunte às crianças por que somos batizados pelos mortos. Se necessário, explique-lhes que muitos de nossos antepassados não tiveram a oportunidade de serem batizados e confirmados enquanto eram vivos. No templo, podemos ser batizados e confirmados por eles.
Alguns dias antes da aula, peça ao pai ou à mãe de uma das crianças que a ajude a se preparar para mostrar sua árvore familiar ou contar a história de um antepassado. Fale também sobre seus antepassados.
Convide um membro do bispado ou um jovem de sua ala para falar sobre algumas coisas que as crianças podem fazer a fim de se prepararem para entrar no templo. Peça às crianças que incluam suas próprias ideias. Convide-as a fazer a meta de ir ao templo um dia.
Aqui está um jogo que cobre todo o material da aula dessa semana para as crianças maiores.
Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu viva com Ele no reino celestial. 1 Coríntios 15:40–41
Como você vai ensinar às crianças sobre os reinos celestial, terrestrial e telestial? Estas atividades podem ajudar.
Atividades sugeridas
Para apresentar esta ideia, seria divertido esconder as diferentes peças do quebra-cabeça debaixo das cadeiras, para a classe encontrarem e montarem em equipe. Sintam-se à vontade para cortar em pedaços menores as peças do quebra-cabeça, para que todos tenham uma parte.
Escreva no quadro celestial, terrestrial e telestial. Ajude as crianças a aprenderem como dizer essas palavras.
Mostre gravuras do Sol, da Lua e das estrelas. Peça às crianças que as coloquem em ordem, da mais brilhante para a menos brilhante. Leia 1 Coríntios 15:40–41 para as crianças (ver também a Tradução de Joseph Smith no versículo 40, nota de rodapé a). Explique às crianças que o Sol, a Lua e as estrelas representam os reinos em que podemos viver depois da ressurreição. No reino celestial, podemos viver com o Pai Celestial.
Podem imprimi-los e recortá-los para as crianças colocarem em ordem.
Dê às crianças uma cópia da página de atividades desta semana para colorir. Enquanto elas colorem, compartilhe seus sentimentos sobre o Salvador e o que Ele fez para tornar possível vivermos com o Pai Celestial novamente.
Aqui está a página de atividade da semana:
Depois que eu ressuscitar, posso viver no reino celestial. 1 Coríntios 15:40–41
Para ensinar os coríntios sobre o corpo que vamos receber na ressurreição, Paulo mencionou os três graus de glória: celestial, terrestrial e telestial.
Atividades sugeridas
Leia 1 Coríntios 15:40–41 e peça a uma criança que desenhe um Sol, uma Lua e uma estrela no quadro. Peça às outras crianças que identifiquem que tipo de corpo ressuscitado cada desenho representa.
Cantem juntos uma música sobre esse tópico, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). O que essa música nos ensina sobre a preparação para viver na glória celestial?
Explique às crianças que Joseph Smith teve uma visão na qual viu três reinos que combinam com os tipos de corpos que Paulo descreve. Ajude as crianças a encontrar frases em Doutrina e Convênios 76:50–53, 70; 76:71–79; 76:81–82 que descrevam esses três reinos.
Vocês podem estudar essas escrituras enquanto decide em qual reino as crianças entrariam. Se tiverem um quadro-negro, poderá desenhar o sol, a lua e as estrelas.
Aqui vocês podem fazer algo semelhante no quadro, uma versão maior.
Esta ideia é da revista Meu Amigo:
Esse vídeo não é muito adequado para crianças, mas talvez ajude vocês a ensiná-las.
BÔNUS: O que o Livro de Mórmon me ensina sobre a Ressurreição e Batismo pelos mortos?
(como usar este material: Faça reunião familiar para aprender sobre o assunto; copie as perguntas e peça a criança que encontre as respostas nestas escrituras; adicione o estudo ao estudo semanal...)
Segue vídeoaula da semana:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
Comentarios