top of page

Lição: 4 a 10 de setembro [1 Coríntios 14–16]

“Deus não é Deus de confusão, senão de paz”






Em virtude de a Igreja e suas doutrinas serem relativamente novas em Corinto, é compreensível que os santos coríntios encontrassem confusão. Paulo os havia ensinado anteriormente a verdade fundamental do evangelho: “Que Cristo morreu por nossos pecados (…) e que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia”. Porém algumas pessoas logo começaram a pregar “que não há ressurreição de mortos”. Paulo implorou para que eles “[reterem]” as verdades que havia ensinado. Quando encontramos opiniões conflitantes a respeito das verdades do evangelho, é bom lembrar que “Deus não é Deus de confusão, senão de paz”. Ouvir os servos designados pelo Senhor e seguir as verdades simples que eles nos ensinam repetidamente pode nos ajudar a encontrar paz e a “[estar] firmes na fé”.



Comece a lição desta semana lendo 1 Coríntios 14:26 em voz alta. Saliente que, quando nos reunimos na Igreja, podemos edificar (ou elevar e ajudar) o próximo ao compartilharmos o que estamos aprendendo. Pergunte às crianças o que elas podem dizer para edificar alguém da classe hoje.


Princípio 1: Posso viver com o Pai Celestial depois que eu morrer porque Jesus Cristo ressuscitou. 1 Coríntios 15:12–22


Como você vai ensinar às crianças que, devido à Ressurreição de Jesus Cristo, podemos viver novamente?


Atividades sugeridas

  • Repita a frase a seguir várias vezes com as crianças: “Em Cristo todos serão vivificados” (1 Coríntios 15:22). Mostre uma gravura do Salvador ressurreto (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) ou exiba o vídeo “A Ressurreição do Salvador” (ChurchofJesusChrist.org). Explique às crianças que um dia todos vamos morrer, mas, devido à Ressurreição de Jesus, todos vamos viver novamente depois da morte.





  • Mostre às crianças uma jaqueta, que representa nosso corpo físico. Quando estamos vivos, nosso espírito está em nosso corpo, e nosso corpo pode se mover (coloque a jaqueta). Quando morremos, nosso espírito deixa o corpo físico, e o corpo não consegue se mover (remova a jaqueta e coloque-a sobre uma mesa ou cadeira para representar um corpo sem o espírito). Quando ressuscitarmos, nosso espírito voltará a nosso corpo (coloque a jaqueta novamente) e nunca vão se separar de novo. Deixe as crianças se revezarem colocando e tirando a jaqueta enquanto outra criança explica o que acontece quando ressuscitamos.

Aqui está um móbile que as crianças podem colorir e montar.



Graças a Jesus Cristo e Sua Ressurreição, serei ressuscitado. 1 Coríntios 15:12–22


Seus alunos compreendem a importância da Ressurreição de Jesus Cristo? As seguintes sugestões podem ajudar.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que se revezem lendo 1 Coríntios 15:12–22 e identifiquem respostas para a seguinte pergunta: “O que aconteceria se não houvesse ressurreição?”

  • Peça às crianças que representem como explicar a ressurreição para alguém. Para obter ideias, elas podem ler a letra de uma música sobre a Ressurreição do Salvador, como “Jesus da morte ressurgiu?” (Músicas para Crianças, p. 45.) Ver também o vídeo “Até Voltarmos a Nos Encontrar” (ChurchofJesusChrist.org). Preste testemunho da Ressurreição de Cristo.




Princípio 2: Posso ser batizado pelas pessoas que morreram. 1 Coríntios 15:29


Enquanto as crianças se preparam para o seu próprio batismo, pense em como você pode ajudá-las a desejar a oportunidade de serem batizadas em favor dos mortos.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar nas coisas que elas não podem fazer sozinhas. Quem as ajuda a fazer essas coisas? Mostre a fotografia de um de seus antepassados que morreu sem ser batizado. Fale sobre essa pessoa com as crianças e explique que ela precisa de nossa ajuda para ser batizada.

Segue uma árvore genealógica.

  • Pergunte às crianças se elas têm familiares que já foram ao templo para realizar batismos pelos mortos. Mostre gravuras de pias batismais de templos. Pergunte às crianças se elas sabem o que acontece nesses lugares. Explique-lhes que no templo podemos ser batizados em favor de pessoas que morreram sem serem batizadas. Então, essas pessoas podem escolher se aceitam o batismo.

Aqui está um livreto simples de atividades para colorir.




Posso me preparar para ir ao templo e fazer batismos pelos mortos. 1 Coríntios 15:12–13, 20–22, 29


O batismo pelos mortos é um agradável trabalho de amor em favor de nossos antepassados. Como você pode ajudar as crianças a se prepararem para participar dessa obra?


Atividades sugeridas

  • Leia 1 Coríntios 15:29. O que os santos faziam na época de Paulo que também fazemos hoje? Pergunte às crianças por que somos batizados pelos mortos. Se necessário, explique-lhes que muitos de nossos antepassados não tiveram a oportunidade de serem batizados e confirmados enquanto eram vivos. No templo, podemos ser batizados e confirmados por eles.


  • Alguns dias antes da aula, peça ao pai ou à mãe de uma das crianças que a ajude a se preparar para mostrar sua árvore familiar ou contar a história de um antepassado. Fale também sobre seus antepassados.

  • Convide um membro do bispado ou um jovem de sua ala para falar sobre algumas coisas que as crianças podem fazer a fim de se prepararem para entrar no templo. Peça às crianças que incluam suas próprias ideias. Convide-as a fazer a meta de ir ao templo um dia.

Aqui está um jogo que cobre todo o material da aula dessa semana para as crianças maiores.










Princípio 3: O Pai Celestial quer que eu viva com Ele no reino celestial. 1 Coríntios 15:40–41


Como você vai ensinar às crianças sobre os reinos celestial, terrestrial e telestial? Estas atividades podem ajudar.


Atividades sugeridas


Para apresentar esta ideia, seria divertido esconder as diferentes peças do quebra-cabeça debaixo das cadeiras, para a classe encontrarem e montarem em equipe. Sintam-se à vontade para cortar em pedaços menores as peças do quebra-cabeça, para que todos tenham uma parte.

  • Escreva no quadro celestial, terrestrial e telestial. Ajude as crianças a aprenderem como dizer essas palavras.

  • Mostre gravuras do Sol, da Lua e das estrelas. Peça às crianças que as coloquem em ordem, da mais brilhante para a menos brilhante. Leia 1 Coríntios 15:40–41 para as crianças (ver também a Tradução de Joseph Smith no versículo 40, nota de rodapé a). Explique às crianças que o Sol, a Lua e as estrelas representam os reinos em que podemos viver depois da ressurreição. No reino celestial, podemos viver com o Pai Celestial.

Podem imprimi-los e recortá-los para as crianças colocarem em ordem.

  • Dê às crianças uma cópia da página de atividades desta semana para colorir. Enquanto elas colorem, compartilhe seus sentimentos sobre o Salvador e o que Ele fez para tornar possível vivermos com o Pai Celestial novamente.

Aqui está a página de atividade da semana:


Depois que eu ressuscitar, posso viver no reino celestial. 1 Coríntios 15:40–41


Para ensinar os coríntios sobre o corpo que vamos receber na ressurreição, Paulo mencionou os três graus de glória: celestial, terrestrial e telestial.


Atividades sugeridas

  • Leia 1 Coríntios 15:40–41 e peça a uma criança que desenhe um Sol, uma Lua e uma estrela no quadro. Peça às outras crianças que identifiquem que tipo de corpo ressuscitado cada desenho representa.

  • Cantem juntos uma música sobre esse tópico, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73). O que essa música nos ensina sobre a preparação para viver na glória celestial?


Vocês podem estudar essas escrituras enquanto decide em qual reino as crianças entrariam. Se tiverem um quadro-negro, poderá desenhar o sol, a lua e as estrelas.



Aqui vocês podem fazer algo semelhante no quadro, uma versão maior.


Esta ideia é da revista Meu Amigo:


Esse vídeo não é muito adequado para crianças, mas talvez ajude vocês a ensiná-las.


BÔNUS: O que o Livro de Mórmon me ensina sobre a Ressurreição e Batismo pelos mortos?


(como usar este material: Faça reunião familiar para aprender sobre o assunto; copie as perguntas e peça a criança que encontre as respostas nestas escrituras; adicione o estudo ao estudo semanal...)

























Segue vídeoaula da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

8.612 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Kommentare


bottom of page