Lição: 30 de Maio a 5 de Junho [ Juízes 2-4; 6-8; 13-16]

“O Senhor levantou (…) um libertador”




Nesta semana aprenderemos que o Pai Celestial nos conhece intimamente. Conhece nossos medos e inseguranças, entretanto, Ele sabe o grande potencial que temos para realizar a Sua Obra. Veremos que se exercermos nossa confiança e nossa Fé no Salvador Jesus Cristo, as dificuldades que enfrentamos se tornarão mais fáceis de vencer. Como disse certa vez o Presidente Heber J. Grant: "Sinto que devemos aprender a nunca desanimar. (…) A meu ver, quando decidimos em nosso coração que por meio das bênçãos de Deus nosso Pai Celestial realizaremos determinado trabalho, Deus nos concederá a capacidade de realizar essa tarefa; mas quando desistimos, quando esmorecemos, quando olhamos para o cume da montanha e dizemos que é impossível chegar lá, mesmo sem jamais termos feito a tentativa, jamais teremos êxito". Nesta lição veremos como Débora, Profetisa e Juíza em Israel foi primordial para a vitória dos Israelitas sobre os Cananeus, pois confiava no Senhor e conheceremos Gideão, Juiz em Israel e sua forma de conduzir o exército do Senhor para libertar os israelitas da opressão dos midianitas. Jesus Cristo é nosso libertador e Ele sempre lutará nossas batalhas se O escolhermos como nosso Salvador.




Princípio 1: Jesus Cristo é meu Salvador. Juízes 3:9


Quando os israelitas oraram ao Senhor, Ele levantou um libertador para eles. Ajude as crianças a verem que Jesus Cristo é o Libertador que Deus levantou para nós.


Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que, quando os israelitas pararam de guardar os mandamentos de Deus, perderam a proteção Dele e foram derrotados por seus inimigos. Leia em Juízes 3:9 a seguinte frase: “Os filhos de Israel clamaram ao Senhor”. O que os israelitas fizeram quando precisaram de ajuda? Conte uma experiência em que você orou pedindo ajuda e Deus respondeu sua oração.

Você pode baixar este arquivo direto do site da Igreja, clicando AQUI ou baixe abaixo.


BAIXE AQUI

  • Leia em Juízes 3:9 a seguinte frase: “O Senhor levantou (…) um libertador”; peça às crianças que a repitam com você algumas vezes. Explique que um libertador é alguém que nos salva. Mostre às crianças várias gravuras de pessoas, incluindo uma gravura de Jesus Cristo, e as coloque voltadas para baixo no chão. Deixe que as crianças se revezem virando as gravuras, até encontrarem a gravura de Jesus e a segurarem no alto. Testifique-lhes que Jesus Cristo é o Libertador a quem Deus levantou para nos salvar do pecado e da morte.

BAIXE AQUI



Princípio 2: O Senhor pode usar pequenas coisas para fazer um grande trabalho. Juízes 6:11–16; 7:1–8


Gideão se considerava pobre e insignificante, mas Deus o via como um “homem valoroso” (Juízes 6:12). Ajude as crianças a verem que, mesmo que se sintam pequenas, Deus pode operar por meio delas para fazer coisas importantes (ver Alma 37:6–7).


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que o Senhor precisava de alguém para ajudá-Lo a salvar Israel de seus inimigos, os midianitas, e escolheu Gideão. Leia Juízes 6:15 para as crianças e pergunte por que Gideão achava que não conseguiria fazer o que o Senhor queria. Leia o versículo 16 e pergunte quem o Senhor disse que ajudaria Gideão. Conte às crianças sobre uma ocasião em que o Senhor pediu que você fizesse algo difícil para servi-Lo e você sentiu que Ele estava com você.


  • Mostre gravuras de crianças ou jovens fazendo grandes coisas a serviço de Deus (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 19, nº 23, nº 90 e nº 102), ou conte exemplos que você tenha visto. Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podem participar da obra de Deus e peça a elas que façam desenhos de si mesmas fazendo essas coisas.



BAIXE AQUI

  • Use a página de atividades desta semana para ensinar às crianças como o Senhor reduziu o tamanho do exército de Israel para que os israelitas soubessem que Seu poder os salvara de seus inimigos. Compartilhe exemplos de pequenas coisas que fazem um grande trabalho, como abelhas coletando néctar para fazer mel. Preste testemunho de que Deus pode nos ajudar a fazer um grande trabalho mesmo quando nos sentimos pequenos.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI



Princípio 3: Jesus Cristo é meu Libertador. Juízes 3:7–9, 12–15


Juízes 3 descreve um ciclo que você pode usar para ensinar às crianças que Deus nos livra do pecado por meio do Salvador Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Escreva as seguintes frases no quadro: “fizeram o que parecia mau”, “clamaram ao Senhor” e “levantou (…) um libertador”. Peça a algumas crianças que encontrem essas frases em Juízes 3:7–9 e peça a outras crianças que as encontrem em Juízes 3:12–15. Explique às crianças que repetidamente no livro de Juízes os israelitas “fizeram o que parecia mau”. Então, quando seus inimigos atacavam, eles “[clamavam] ao Senhor”, e o Senhor “[levantava] (…) um libertador” para ajudá-los. O que aprendemos sobre o Senhor nesse ciclo?


BAIXE AQUI

  • Cantem juntos uma música que ajude as crianças a entender que Jesus Cristo é seu Redentor e Libertador, como “Ele mandou Seu Filho” (Músicas para Crianças, p. 20). Peça às crianças que compartilhem seus sentimentos sobre o que o Salvador fez para nos libertar do pecado, das provações, da tristeza e da morte.



Princípio 4: Posso ser fiel ao Senhor mesmo que os outros não sejam. Juízes 4:1–15


Embora muitos israelitas tenham se afastado do Senhor, alguns permaneceram fiéis a Ele e foram capazes de ajudar muitos outros a voltarem à retidão. Como você pode incentivar as crianças a permanecerem fiéis ao Senhor, não importa o que os outros estejam fazendo?


Atividades sugeridas

  • Diga às crianças que, durante uma época em que os israelitas eram iníquos, uma mulher justa chamada Débora e o comandante do exército dos israelitas, Baraque, libertaram Israel de seus inimigos (ver Juízes 4:1–15). Leia Juízes 4:14 com as crianças e peça a elas que identifiquem algo dito por Débora que demonstra que sua fé no Senhor era forte. Em seguida, peça-lhes que leiam Doutrina e Convênios 84:88 para encontrar um princípio que também está em Juízes 4:14. Incentive-as a compartilhar o que a promessa do Senhor “irei adiante de vós” significa para eles.

BAIXE AQUI




Princípio 5: Os caminhos de Deus são diferentes dos caminhos do mundo. Juízes 7


O Senhor pediu a Gideão que fizesse coisas que ele provavelmente não entendia na época. Para você, o que é inspirador na história dele? De que modo você sente que isso pode abençoar as crianças a quem você ensina?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que imaginem que precisam reunir um exército a fim de ir para a batalha. Quantas pessoas elas gostariam de ter em seu exército? Com base em Juízes 7:4–7, peça às crianças que encenem como o Senhor ajudou Gideão a escolher o exército que libertaria Israel dos midianitas. Por que o Senhor queria que o exército de Gideão fosse tão pequeno? (Ver Juízes 7:2.) Por que pode ter sido difícil para Gideão e seu exército seguir o comando do Senhor? Peça às crianças que contem experiências em que aprenderam a confiar no Senhor embora fosse difícil.


  • Peça às crianças que façam desenhos de uma espada, um escudo, uma trombeta, uma tocha e um jarro. Pergunte às crianças quais desses objetos elas levariam para a batalha. Peça-lhes que leiam Juízes 7:16 para saber o que o exército de Gideão levou com eles. Por que seria preciso coragem para fazer isso? Leiam Juízes 7:19–21 para saber como o exército usou trombetas (buzinas) e jarros (cântaros) para derrotar os midianitas. O que aprendemos sobre o Senhor com essa história?

BAIXE AQUI



Aqui está o vídeo da história da semana, sobre um menino que precisava ser resgatado! Vamos assistir e ver quem tinha o poder de resgatá-lo!


Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.com) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!


Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

6,143 views1 comment

Recent Posts

See All