top of page

Lição: 3 a 9 de Julho [Atos 1–5]

“Ser-me-eis testemunhas”







Na lição dessa semana, estudaremos Atos 1-5. Esses capítulos registram algumas das principais atividades missionárias dos Doze Apóstolos, sob a direção de Pedro, imediatamente após a morte e ressurreição do Salvador. Sim, a Igreja fundada pelo Filho de Deus agora estava sob os cuidados de Pedro. A tarefa de conduzir o esforço de “[ensinar] todas as nações” recaiu então sobre ele. No entanto, não foi encontrado indício algum no livro de Atos de que ele tivesse se sentido despreparado ou temeroso. O que vemos são exemplos destemidos de testemunho e conversão, curas milagrosas, manifestações espirituais e um crescimento considerável da Igreja. Pedro foi o principal dos apóstolos de sua época. Após a morte, Ressurreição e Ascensão do Salvador ele convocou uma reunião da Igreja e conduziu o processo de chamado de um apóstolo para substituir Judas Iscariotes.Essa continuava sendo a Igreja do Salvador, ainda conduzida por Ele.




Princípio 1: Jesus Cristo lidera Sua Igreja por meio de profetas e apóstolos. Atos 1:1–11


Aprender como o Salvador liderava Sua Igreja em tempos passados por meio de apóstolos ajudará as crianças a obter seu testemunho dos profetas e apóstolos modernos.


Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de página inteira no esboço desta semana no manual Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Pergunte às crianças por que elas acham que as pessoas estão olhando para o céu. Resuma o relato feito em Atos 1:1–11. (Ver também o “Capítulo 55: Os apóstolos dirigem a Igreja”, Histórias do Novo Testamento, pp. 145–147, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Peça a uma criança que segure uma gravura dos apóstolos modernos. Quem ajuda Jesus Cristo a liderar a Igreja quando Ele não está na Terra?


  • Joguem um jogo da memória com gravuras atuais da Primeira Presidência e dos Doze Apóstolos. Quando alguém fizer um par, diga o nome do apóstolo ou presidente e algo mais sobre ele.

Aqui tem um jogo da memória dos Apóstolos com curiosidades, clique na imagem para acessar a atividade.


  • No verso da gravura do presidente da Igreja, cole pequenas figuras relacionadas a assuntos sobre os quais ele ensina, como, por exemplo, o Salvador, o batismo ou o templo. Deixe que as crianças se revezem olhando uma das figuras e dizendo ao resto da classe: “O profeta nos ensina sobre [tema da figura]”. Testifique que os profetas e os apóstolos nos ensinam o que Jesus deseja que saibamos e façamos.

Siga estas instruções:




Jesus Cristo lidera Sua Igreja por meio de profetas e apóstolos. Atos 1:8, 22–26


Como você vai ajudar as crianças a compreender que a Igreja do Salvador hoje é dirigida por profetas e apóstolos, exatamente como em tempos passados?


Atividades sugeridas

  • Escreva no quadro Como Jesus Cristo dirige a Igreja quando não está na Terra? Peça que as crianças ouçam as respostas para a pergunta enquanto você lê as palavras do Salvador aos apóstolos em Atos 1:8. Ajude as crianças a entender que Jesus escolheu profetas e apóstolos para liderar a Igreja em nossos dias, assim como Ele fez no passado.

  • Leiam juntos Atos 1:22–26. Identifiquem como os apóstolos chamaram um novo apóstolo.

  • Peça com antecedência a uma criança ou a um de seus pais que aprendam algo sobre um apóstolo recém-chamado (eles podem encontrar informações sobre os apóstolos em “Quórum dos Doze Apóstolos”, ChurchofJesusChrist.org). Convide a criança a contar à classe o que ela aprendeu e, se possível, o que o apóstolo disse sobre seu chamado na mensagem da conferência geral em que foi apoiado.


Princípio 2: O Pai Celestial abençoa as pessoas por meu intermédio. Atos 3:1–10


O que você vai fazer para ajudar as crianças a reconhecer que podem abençoar as pessoas ao redor delas? Ajude-as a aprender com o exemplo de Pedro e João ao curar o homem paralítico.


Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças façam gestos de acordo com a história em Atos 3:1–10, como usar as mãos para pedir esmola ou pular de alegria. Como o Pai Celestial abençoou o homem que não podia andar?


  • Traga uma sacola com gravuras representando maneiras de abençoarmos e servirmos ao próximo. Deixe que as crianças se revezem tirando as gravuras da sacola e contando como podem abençoar o próximo daquela maneira.

  • Peça às crianças que comentem sobre uma ocasião em que ajudaram alguém.


O Pai Celestial abençoa as pessoas por meu intermédio. Atos 3:1–10


Como você vai ensinar às crianças que elas podem abençoar o próximo, mesmo sem ter “prata nem ouro”? (Atos 3:6.) Como você vai ajudá-las a ver oportunidades de servir a Deus servindo a outras pessoas? (Ver Mosias 2:17.)


Atividades sugeridas

  • Peça a uma criança que leia Atos 3:1–10 enquanto as outras crianças representam a história. (Para obter ajuda, veja o “Capítulo 56: Pedro cura um homem”, Histórias do Novo Testamento, pp. 148–149, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org.) Vocês também podem assistir ao vídeo “Pedro e João Curam um Coxo de Nascença” (ChurchofJesusChrist.org). Como a bênção que esse homem recebeu foi maior do que o dinheiro que ele havia pedido?



  • Faça circular um saco de moedas. Enquanto as crianças seguram o saco, pergunte a elas o que podem comprar com o dinheiro. Pergunte às crianças o que podemos dar uns aos outros que não custa dinheiro. Peça a elas que digam como podem ajudar umas às outras a se achegar ao Salvador — um presente que não precisa de dinheiro (Atos 3:6).

Você pode desafiar as crianças a completar o bingo de serviço esta semana.


Princípio 3: Posso ser honesto. Atos 5:1–11


Os primeiros cristãos dividiam entre si o que possuíam para ajudarem a cuidar uns dos outros. Os que possuíam terras as vendiam e davam o dinheiro aos apóstolos, que, por sua vez, o distribuíam entre os santos de acordo com suas necessidades. Ananias e Safira foram desonestos em sua contribuição e pensaram que podiam enganar os servos do Senhor.



Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a representar a história de Ananias e Safira. Explique-lhes que, apesar de não morrermos ao contar uma mentira, a história mostra como o Pai Celestial considera importante ser honesto.



  • Cantem juntos uma música sobre honestidade, como “Escolhendo o que é certo” (Músicas para Crianças, pp. 82–83). Ajude as crianças a entender que ser honesto significa sempre dizer a verdade e não pegar coisas que pertencem a outra pessoa.


  • Use fantoches de papel para representar situações simples nas quais alguém é honesto ou desonesto. Peça às crianças que fiquem de pé se a pessoa estiver sendo honesta ou se sentem no chão se ela estiver sendo desonesta. Ajudes as crianças a entender por que é importante ser honesto.




Princípio 4: O Espírito Santo presta testemunho ao meu coração sobre as verdades do evangelho. Atos 2:36–47


Quando as crianças aprendem a reconhecer como o Espírito Santo fala a elas, são inspiradas a ouvir e agir de acordo com a inspiração que recebem.



Atividades sugeridas

  • Leiam juntos Atos 2:36–37. O que sentimos quando o Espírito Santo diz algo em nosso coração?

Aqui está uma atividade de aulas anteriores, que ensina sobre como o Espírito Santo guia, adverte e testifica da verdade.

  • Juntos, façam um cartaz com as palavras O que devemos fazer? escritas no alto. Exiba o cartaz toda semana e acrescente maneiras de as crianças agirem de acordo com o que aprendem a cada lição.

  • Peça às crianças que leiam Atos 2:41–47 e descubram as boas coisas que as pessoas fizeram depois de serem batizadas. Que coisas boas podemos fazer para mostrar gratidão pelo dom do Espírito Santo, que recebemos ao ser batizados?


Aqui está videoaula da semana:


EXTRA: O que o Livro de Mórmon me ensina sobre O ESPÍRITO SANTO?


[O Vem e Segue-Me Kids preparou um extra que será adicionado no final de cada lição semanal para o estudo semanal das escrituras para as crianças. Este material é apenas digital. Algumas sugestões são: prepare o estudo para o Domingo; estude uma pergunta por dia; prepare a reunião familiar com o tema para responder as perguntas; dê um incentivo a criança quando ela conseguir responder a todas as perguntas...]























Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Estes são para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site, e por nossa equipe. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

9.475 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page