Lição: 29 de Novembro a 05 de Dezembro [D&C 137-138]

“A visão da redenção dos mortos”



Princípio 1: Deus me proporcionou um modo de estar com minha família para sempre.


Em uma visão, Joseph Smith viu alguns membros de sua família juntos no reino celestial. Como você pode usar essa visão para ensinar as crianças que as famílias podem ser eternas?


Atividades sugeridas

  • Mostre uma foto de um membro de sua família e fale o quanto você quer estar com ele ou ela no reino celestial. Explique às crianças que o irmão de Joseph Smith, Alvin, morreu quando era jovem e Joseph sentia muita saudade dele. Leia Doutrina e Convênios 137:1, 5 e pergunte às crianças quem Joseph Smith viu em sua visão do reino celestial (ver também Histórias de Doutrina e Convênios, pp. 152–153). Peça às crianças que abram bem os braços para mostrar o quanto amam a família delas, e pergunte por que desejam estar com ela no reino celestial.

Aqui está alguns bonecos de papel da família de Joseph Smith. Vocês podem até remover Alvin e adicionar de volta na família para mostrar que eles ficarão juntos para sempre.

Baixe aqui



  • Use Doutrina e Convênios 137:1–5 e a página de atividades desta semana para ajudar as crianças a descobrir detalhes sobre a visão de Joseph Smith do reino celestial. Peça-lhes que façam um desenho delas mesmas com a família na página de atividades enquanto você toca ou canta uma música sobre família, como “As famílias poderão ser eternas” (Músicas para Crianças, p. 98). Como Joseph Smith pode ter se sentido quando viu alguns membros de sua família no reino celestial?

Baixe aqui




Baixe aqui



Joseph Smith teve uma visão do reino celestial e viu seus pais e seu irmão Alvin lá. Essa visão nos ensina que, se formos dignos, nosso relacionamento familiar pode continuar na próxima vida.

  • Mostre o vídeo “As Famílias Poderão Ser Eternas” (ChurchofJesusChrist.org), ou cantem uma música como “As famílias poderão ser eternas”, Músicas para Crianças, p. 98. O que esse vídeo ou essa música nos ensina sobre o que podemos fazer para que nossa família seja eterna?


Princípio 2: O Espírito Santo pode me ajudar a entender as escrituras.


Às vezes, pode ser difícil para nós, e especialmente para as crianças, entender as escrituras. Doutrina e Convênios 138:11 ensina que o Espírito Santo pode abrir “os olhos de [nosso] entendimento”.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura do presidente Joseph F. Smith (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nº 127). Explique às crianças que ele foi o sexto presidente da Igreja e que um dia ele estava lendo as escrituras e ponderando sobre elas (pensando no que elas estavam dizendo). Ao ler Doutrina e Convênios 138:6, 11, peça às crianças que façam de conta que são o presidente Smith e que façam alguns gestos que combinem com o que estão lendo.

Vocês podem pedir as crianças para segurar uma Bíblia e usar a máscara de Joseph F. Smith enquanto repetem depois de ler D&C 138: 6,11.

Baixe aqui

  • Conte às crianças sobre uma ocasião em que você ficou pensando sobre algo que leu nas escrituras e o Espírito Santo o ajudou a compreender o que estava lendo. Cantem juntos uma música sobre estudar as escrituras, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66). O que essa música fala que devemos fazer para compreendermos as escrituras?


Baixe aqui


O que as crianças podem aprender com o exemplo do profeta Joseph F. Smith que poderia melhorar a maneira como elas estudam as escrituras?

  • Peça às crianças que leiam Doutrina e Convênios 138:1–11 e ajude-as a escrever em uma frase um resumo da experiência do presidente Joseph F. Smith. O que ele fez que o levou a ter essa visão notável? O que significa ponderar ou refletir sobre as escrituras?



Princípio 3: Todos os filhos do Pai Celestial terão a oportunidade de ouvir o evangelho.


Depois que Jesus Cristo foi crucificado, Ele visitou Seus santos fiéis no mundo espiritual. Ele os instruiu a ensinar o evangelho àqueles que ainda não o conheciam.


Atividades sugeridas

  • Mostre uma gravura de um túmulo (ver o Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 58 e 59, ou Fotografias da Bíblia, nº 14), ou desenhe uma tumba no quadro. Mostre uma gravura de Jesus Cristo no mundo espiritual enquanto o corpo dele estava na tumba (como a que se encontra no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Ao fazer isso, faça perguntas que ajudem as crianças a perceber detalhes importantes descritos em Doutrina e Convênios 138:18–19, 23–24, 27–30 como: quem Jesus visitou, como eles se sentiram e o que Ele pediu que fizessem.


Baixe aqui

  • Mostre uma gravura de missionários (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nºs 109 e 110), e pergunte às crianças o que os missionários fazem. Você também pode pedir que elas imitem algumas coisas que os missionários fazem. Leia Doutrina e Convênios 138:31–34 para as crianças. Explique a elas que, assim como temos missionários aqui na Terra, no mundo espiritual também existem missionários para ensinar as pessoas que lá estão.


Baixe aqui


O presidente Joseph F. Smith aprendeu que a pregação do evangelho continua no mundo espiritual. Esse trabalho garante que todas as pessoas terão a oportunidade de aceitar o evangelho.

Baixe aqui

  • No quadro, faça uma lista de alguns versículos da seção 138. Depois, faça uma lista, em ordem diferente, das declarações que resumem cada um desses conjuntos de versículos. Peça às crianças que combinem as declarações com os versículos corretos. Os versículos podem incluir: 12–16 (os espíritos justos aguardam juntos a chegada de Jesus), 18–19 (o Salvador aparece para os espíritos justos), 29–30 (Jesus escolhe mensageiros para pregar o evangelho), 31–35 (os espíritos justos pregam o evangelho) e assim por diante. Peça às crianças que façam as combinações e que expliquem o que aprenderam com esses versículos.


  • Peça a algumas crianças que leiam Doutrina e Convênios 138:33 e identifiquem os princípios do evangelho que foram ensinados aos espíritos no mundo espiritual. Peça a outras crianças que leiam os princípios ensinados em Regras de Fé 1:4. O que esses versículos têm em comum com a regra de fé e o que é diferente? O que isso nos ensina sobre o Pai Celestial e Seu plano para nós?

Baixe aqui


Para baixar todos os arquivos da semana juntos, clique aqui.



É um consolo saber que todos os que aconteceram antes, sem nunca terem a chance de receber o evangelho e aceitar o batismo, terão a chance de fazê-lo na próxima vida. O vídeo desta semana explica essa doutrina do trabalho missionário no mundo espiritual e do batismo vicário. “A hitorinha conta sobre um menino que tem um avô que nunca foi batizado. O menino aprende sobre batismos pelos mortos. Vamos assistir e ver o que o menino aprende.”


Com amor,

Vem e Segue-Me Kids





3,263 views0 comments

Recent Posts

See All