“Em memória”
No dia anterior à Sua morte, Jesus deu aos discípulos algo para que se lembrassem Dele. Ele “tomou o pão, e abençoando-o, o partiu, e o deu aos discípulos, e disse: Tomai, comei, isto é o meu corpo. E tomando o cálice, e dando graças, deu-o a eles, dizendo: Bebei dele todos; Porque isto é o meu sangue” (Mateus 26:26–28). Isso aconteceu há cerca de 2 mil anos, hoje em dia, todos os domingos portadores do sacerdócio autorizados para agir em nome de Jesus Cristo fazem aquilo que um dia Ele fez. Eles tomam o pão e a água e os abençoam, e os dão a cada um de nós, Seus discípulos. Trata-se de um gesto simples. Pode existir algo mais simples e mais fundamental do que comer pão e tomar água? No entanto, esse pão e essa água são sagrados para nós porque nos ajudam a lembrar Dele. Este é o convênio que fizemos e renovamos ao partilhar do Sacramento. Jesus Cristo é a luz do mundo! Ele é a videira verdadeira! Ele é o cordeiro de Deus e Ele é o bom pastor! Os emblemas do pão e da água carregam um duplo significado. Jesus a água viva e o pão da vida. Mas esses emblemas também nos lembram do sacrifício expiatório do Senhor. A ordenança do sacramento, o meio pelo qual o Senhor nos instruiu a “lembrar-se sempre Dele”.
Mostre gravuras dos acontecimentos nesses capítulos, como as do Livro de Gravuras do Evangelho, nº 54 e nº 55, e peça às crianças que digam o que está acontecendo nelas.
Princípio 1: O sacramento me ajuda a pensar em Jesus. Mateus 26:26–29; Marcos 14:22–24
Ajude as crianças a entender que tomar o sacramento é uma oportunidade de lembrar o que Jesus fez por nós.
Atividades sugeridas
Resuma o relato de quando Jesus instituiu o sacramento. Você pode usar o “Capítulo 49: O primeiro sacramento” (Histórias do Novo Testamento, pp. 124–126, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Por que tomamos o sacramento? Ajude as crianças a compreender que nos lembramos de Jesus durante o sacramento.
Mostre às crianças um pedaço de pão e um copo de água. Pergunte se elas sabem o que o pão e a água do sacramento representam. Explique que esses emblemas nos ajudam a lembrar que Jesus morreu por nós e levantou-Se dos mortos.
Peça que fechem os olhos e pensem em alguém que amam; depois, peça que contem um pouco sobre essa pessoa. Peça que fechem os olhos novamente, pensem no Salvador e depois contem o que sabem sobre Ele. Incentive-as a pensar no Salvador durante o sacramento toda semana.
Aqui está uma atividade para revisar as promessas feitas durante o sacramento.
Peça às crianças que mostrem a você o que elas podem fazer para se lembrar de Jesus e ser reverentes durante o sacramento. Ajude as crianças a fazer o livreto descrito na página de atividades desta semana e a usarem-no para ajudá-las a pensar em Jesus durante o sacramento. Se preferir, peça que elas procurem gravuras de Jesus em algumas revistas da Igreja e criem uma colagem para a qual possam olhar durante a reunião sacramental.
Aqui está um livreto e gravuras.
Aqui estão algumas fotos que você pode adicionar ou pode pedir às crianças que recortem algumas das revistas Meu Amigo.
Clique no link para a página de atividade da Igreja:
O sacramento me ajuda a lembrar de Jesus Cristo e de Seu sacrifício por mim. Mateus 26:26–29; Marcos 14:22–24
Como você pode ajudar as crianças a ter uma experiência mais significativa com o sacramento?
Atividades sugeridas
Esconda-os pela sala, peça às crianças que os encontrem e, com as dicas, desembaralhe as letras para formar a palavra sacramento. Depois que as crianças descobrirem, diga a elas que é isso que estamos aprendendo hoje.
Peça às crianças que se revezem lendo Mateus 26:26–29 ou Marcos 14:22–24 (ver também Tradução de Joseph Smith, Marcos 14:20–24, no apêndice da Bíblia) e Doutrina e Convênios 20:75–79. Quais palavras e ideias são semelhantes nas duas passagens?
Imprima em cartolina colorida, para adicionar um pouco de cor.
Pergunte o que elas fazem para pensar em Jesus durante o sacramento. Ajude-as a encontrar escrituras ou palavras dos hinos sacramentais para ler durante o sacramento e, depois, escrevê-las em um cartão que possam consultar na próxima vez que tomarem o sacramento. Cante alguns desses hinos com as crianças (ver Hinos, nº 99 a nº 117).
Que tal listá-los em um marcador? (:
Escreva frases-chave das orações sacramentais no quadro e ajude as crianças a memorizá-las. O que significam essas frases? Por que é importante renovar nossos convênios batismais todas as semanas?
Convide um portador do Sacerdócio Aarônico para falar às crianças sobre a experiência dele preparando, abençoando ou partilhando o sacramento. O que o ajuda a se preparar para o sacramento? Como ele se sente ao fazer isso? Como o pão e a água o lembram do Salvador?
Peça às crianças que já são batizadas que contem o que elas se lembram do batismo. Como elas se sentiram? Que convênios elas fizeram? (Ver Mosias 18:8–10.) Diga-lhes que toda semana quando partilhamos do sacramento é como se fossemos batizados de novo — podemos ser perdoados de nossos pecados e renovar nossos convênios.
Princípio 2: Posso amar as pessoas como Jesus amou. João 13:34–35
Jesus demonstrou Seu amor ao cuidar das pessoas ao Seu redor. Que oportunidades seus alunos têm de demonstrar amor pelas pessoas?
Atividades sugeridas
Exiba gravuras de histórias que as crianças aprenderam este ano, nas quais Jesus demonstrou Seu amor pelas pessoas (ver esboços anteriores em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Leia João 13:34–35 e ajude as crianças a repetir a frase “Como eu vos amei a vós, que também vós uns a outros vos ameis”. Como podemos demonstrar amor por nossa família e nossos amigos?
Distribua as peças em preto e branco do quebra-cabeça entre as crianças. Colocando as peças coloridas no chão, conte as histórias (uma de cada vez, de como Jesus amou e chorou com as pessoas, ou como incluiu o homem que estava na árvore). Depois, pergunte às crianças (uma de cada vez) como podemos incluir ou amar as pessoas e pergunte quem tem o par enquanto avança com as gravuras e histórias.
Peça a uma criança que segure uma gravura do Salvador enquanto a classe canta uma música sobre o amor do Salvador, como “Amai-vos uns aos outros” (Músicas para Crianças, pp. 74–75). Dê corações de papel às crianças e peça que desenhem uma gravura delas mesmas fazendo algo que demonstre seu amor por outra pessoa.
Segue uma atividade com a música Amai-vos Uns aos Outros:
Os discípulos de Jesus Cristo amam as pessoas como Ele amou. João 13:34–35
Quando somos batizados, fazemos convênios de nos tornarmos discípulos de Jesus Cristo. Em João 13:34–35, o Salvador descreveu como podemos demonstrar que somos Seus discípulos.
Este filme resumi tudo nesta lição: Sacramento (última ceia), Lava-pés e convidar seus discípulos a amar uns aos outros.
Atividades sugeridas
Escreva no quadro Que vos -------------- uns aos outros, como eu vos -------------- a vós (João 13:34). Peça às crianças que consultem a escritura e preencham as lacunas. Que outras coisas podemos fazer para demonstrar que somos discípulos de Cristo? As crianças podem pensar em outras palavras que poderiam completar a sentença no quadro, como sirvais e servi ou ensineis e ensinei.
Peça às crianças que leiam João 13:35 e pensem em pessoas que elas conhecem e que são exemplos de discípulos de Jesus Cristo. Peça a elas que contem como essas pessoas demonstram amor pelos outros assim como o Salvador o fez.
Aqui está um cartão que as crianças podem dar a alguém que elas sentem ser um discípulo de Jesus Cristo.
Princípio 3: Jesus Cristo me mostrou como servir ao próximo. João 13:1–17
O relato de quando o Salvador lavou os pés dos discípulos pode inspirar as crianças a servir com amor às pessoas ao redor delas.
Atividades sugeridas
Com alguns dias de antecedência, convide uma das crianças a ler João 13:4–9 e compartilhar esse relato com a classe a partir do ponto de vista de Pedro. O que o Salvador estava tentando ensinar a Pedro e aos demais apóstolos? As crianças podem falar sobre o que aprenderam com essa história a respeito de Jesus Cristo. O que aprendemos sobre servir as pessoas?
Recorte os pedaços e peça às crianças que coloquem por cima depois que a escritura for lida. A imagem conta uma história e esse tipo a coloca em ordem.
Leiam juntos João 13:12–17. Peça que cada criança escreva sobre uma ocasião em que o Salvador serviu a outra pessoa. Incentive-as a escrever também sobre algo que aprenderam com o exemplo Dele. Se precisarem de ajuda, elas poderão buscar exemplos no vídeo “Atributos Cristãos” (ChurchofJesusChrist.org). Peça-lhes que mostrem à classe o que escreveram.
Segue "videoaula" dessa semana:
Para cineminha com as crianças:
Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.
Com amor,
Vem e Segue-Me Kids
コメント