Lição: 28 de Março a 3 de Abril [Êxodo 7-13]

Updated: Mar 30

“Lembrai-vos deste dia, em que saístes do Egito”




Essa semana veremos pragas após pragas acontecerem porque os israelitas estão em cativeiro, e Moisés procurará negociar com Faraó a liberdade de seu povo. Mas Faraó ainda se recusará a libertar os israelitas. Deus continuou a demonstrar Seu poder e a dar ao Faraó oportunidades de aceitar que o Senhor é o único em toda a terra. Então depois de nove pragas na tentativa de abrandar o coração duro de Faraó em libertar os israelitas sem sucesso, veio a décima praga com a morte dos primogênitos, inclusive o primogênito de Faraó que por fim acabou dando a liberdade aos israelitas, quando houve o grande milagre e poder de Deus ao abrir o mar. Vemos nesses acontecimentos a semelhança do sacrifício de Jesus Cristo, o primogênito de Deus, cujo o sangue derramado dos cordeiros salvou os israelitas, assim é o sangue do Cordeiro de Deus que nos salvará!


Assistir o vídeo do (Capítulo 17: A Páscoa - Histórias do Velho Testamento)



Coloque várias gravuras que representem as coisas de Êxodo 7–13 (como rãs, moscas e um cordeiro) debaixo de um pano sobre uma mesa. Peça a várias crianças que tirem uma das gravuras de debaixo do pano e convide a classe a contar o que aprenderam sobre a gravura em casa esta semana.

BAIXE AQUI


Princípio 1: O Senhor tem poder sobre todas as coisas. Êxodo 7–11


Os israelitas estavam em cativeiro e não podiam se libertar, mas o Senhor mostrou Seu poder e os libertou. Como você pode usar essa história para ajudar as crianças a confiar no Senhor e em Seu poder?


Atividades sugeridas

  • Leia versículos selecionados de Êxodo 7–11 para ensinar as crianças sobre as dez pragas que o Senhor enviou aos egípcios (ver também “As Pragas do Egito”, em Histórias do Velho Testamento). Convide as crianças a fazerem desenhos que retratem algumas das pragas. Peça-lhes que ergam seus desenhos enquanto você revê as pragas novamente. Leia frases de Êxodo 7:5 e 9:14 para explicar-lhes por que o Senhor enviou as pragas ao Egito.




BAIXE AQUI


(Clique na imagem)


  • Fale para as crianças como o Senhor mostrou a você “que não há outro como [Ele] em toda a terra” (Êxodo 9:14). Deixe as crianças falarem como elas sabem que o Senhor é poderoso.


O Senhor tem poder para me libertar. Êxodo 7–11


As crianças enfrentam desafios e precisam do Senhor para ajudá-las. A história das dez pragas que o Senhor enviou para libertar os israelitas pode ajudar as crianças a entender que Ele também tem poder para ajudá-las.


Atividades sugeridas

BAIXE AQUI

  • Pergunte às crianças sobre ocasiões em que sentiram que precisavam da ajuda do Senhor. Como Ele pode nos ajudar nessas situações? Incentive-as a falar sobre ocasiões em que elas ou seus familiares experimentaram o poder do Senhor em sua vida. Preste seu testemunho de que o Senhor tem poder para nos ajudar.


Princípio 2: O sacramento pode me ajudar a lembrar de Jesus. Êxodos 12:1–13; 13:10


A Páscoa ensinou aos israelitas sobre o Salvador e o sacrifício que um dia Ele faria por nós. Hoje, tomamos o sacramento para recordar o sacrifício de Jesus.


Atividades sugeridas

  • Usando Êxodo 12:1–13, fale para as crianças o que o Senhor pediu que os israelitas fizessem para que fossem salvos da última praga (ver também “A Páscoa”, em Histórias do Velho Testamento). Mostre a gravura Jesus com o Cordeirinho Perdido (Livro de Gravuras do Evangelho, nº 64), e aponte as semelhanças entre o cordeiro usado na Páscoa e Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus.

(Clique na imagem)


  • Peça às crianças que citem o que fazemos para nos lembrar de eventos importantes, como aniversários e outras festividades. Leia Êxodo 13:10 e explique-lhes que o Senhor pediu aos filhos de Israel que celebrassem a Páscoa todos os anos para ajudá-los a se lembrar de que Ele os salvou dos egípcios. De que maneiras podemos nos lembrar de que Jesus nos salvou do pecado e da morte?

BAIXE AQUI

  • Se possível, vá até a mesa do sacramento com as crianças e fale sobre como o sacramento ajuda a nos lembrar de Jesus Cristo. Cantem juntos “O sacramento” (A Liahona, abril de 2000, p. A11) ou outro hino reverente sobre Jesus Cristo. Ajude as crianças a observar o sentimento de paz que experimentam quando pensam no Salvador e convide-as a buscar esse sentimento quando tomarem o sacramento.


BAIXE AQUI


BAIXE AQUI COLORIDO

BAIXE AQUI P&B



  • Dê às crianças pedaços de papel com as palavras “Posso me lembrar de Jesus Cristo durante o sacramento ao…” escrito na parte superior. Peça às crianças que desenhem algo que possam olhar durante o sacramento para ajudá-los a se lembrar do Salvador.

Aqui vai um livrinho para montarem:




BAIXE AQUI



A Páscoa simbolizava o poder da Expiação de Jesus Cristo. Êxodo 11:5–6; 12:1–13


A Páscoa ensinou aos filhos de Israel que o Senhor os libertou do Egito. A Páscoa também é um símbolo do sacrifício expiatório de Jesus Cristo, que nos livra do pecado e da morte. Hoje, o sacramento nos ajuda a lembrar o sacrifício de Jesus Cristo por nós. Ensinar as crianças sobre a Páscoa pode ajudá-las a ter uma experiência mais significativa com o sacramento.


Atividades sugeridas

  • Peça a algumas crianças que leiam Êxodo 11:5–6 para aprenderem sobre a última praga que o Senhor enviou aos egípcios. Peça a outras crianças que leiam Êxodo 12:3, 5–7, 13 para aprenderem sobre como os filhos de Israel foram salvos daquela praga.

  • Para ajudar as crianças a entender que o Salvador é o Cordeiro que nos salva, mostre-lhes a gravura de um cordeiro. Peça-lhes que leiam Êxodo 12:3–7 para identificarem que tipo de cordeiro Deus queria que o povo usasse para a ceia da Páscoa. De que maneira esse cordeiro é semelhante a Jesus Cristo? (Por exemplo, Jesus era perfeito e Ele derramou Seu sangue para nos salvar.) Que outros símbolos nos ajudam a pensar em Jesus Cristo?

BAIXE AQUI

  • Leiam juntos as orações do sacramento (ver Doutrina e Convênios 20:77, 79) e assistam ao vídeo “Para Que Sempre Se Lembrem Dele” (ChurchofJesusChrist.org). Como o sacramento é semelhante à Páscoa? O que podemos fazer para pensar em Jesus durante o sacramento?

(Aqui está o vídeo “Para Que Sempre Se Lembrem Dele”)



Aqui vai umas atividades para ensinar sobre o sacramento:


BAIXE AQUI

  • Compartilhe com as crianças um de seus hinos sacramentais favoritos (ver Hinos, nºs 98–117) e fale sobre como ele o ajuda a se lembrar do sacrifício do Salvador. Peça às crianças que compartilhem um hino que faz o mesmo por elas.


Segue a página de atividade da semana:

BAIXE AQUI



Princípio 3: O Senhor pode me ajudar a ter um coração brando. Êxodo 8:28–32; 9:7


O Faraó escolheu endurecer o coração quando o Senhor lhe disse para libertar os filhos de Israel. Como você pode inspirar as crianças de sua classe a escolher ter um coração brando para que estejam dispostas a servir ao Senhor e fazer a vontade Dele?


Atividades sugeridas

  • Leve para a classe um objeto que seja duro, como uma pedra, e outro macio, como uma esponja. Leia com as crianças alguns versículos que descrevam como o Faraó reagiu às pragas enviadas pelo Senhor (ver Êxodo 8:28–32; 9:7) e pergunte a elas qual objeto representa mais o coração ou a atitude do Faraó. O que quer dizer ter um coração brando? (Ver Mosias 3:17.)

Peça às crianças que toquem nos objetos e descrevam como elas se sentem. Coloque algumas gotas de água em cada objeto e mostre que mais água é absorvida na esponja do que na pedra. Explique que nosso coração precisa ser suave e não duro para que possamos aceitar as verdades do Pai Celestial em nosso coração.


Colorir a imagem.

Tenha pedaços de tecidos, fitas, barbantes etc, em uma bandeja ou prato. Na mesma bandeja, coloque pequenos palitos, dados, pedacinhos de lixa etc. Peça às crianças que classifiquem a bandeja e colem as texturas macias no coração.





BAIXE AQUI

  • Com a classe, faça uma lista de algumas ações que podem mostrar que temos o coração duro (por exemplo, brigar com os irmãos ou se recusar a orar). Como podemos mostrar ao Senhor que queremos ter um coração brando?

BAIXE AQUI



Aqui está o vídeo da historinha da semana, sobre as Dez Pragas do Egito! Cada vez que Faraó se recusou a deixar o povo de Deus ir, Deus realizou outro milagre para mostrar seu poder a Faraó. De quantas das dez pragas você consegue se lembrar?



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids


1,526 views0 comments

Recent Posts

See All