top of page

Lição: 26 de Dezembro a 1° de Janeiro

Somos responsáveis por nosso próprio aprendizado






Feliz Ano Novo a todos! Este ano estudaremos o Novo Testamento, estaremos mais próximo do Salvador e Redentor. Aprenderemos como viver os Atributos de Cristo e testificar Dele seguindo Seu exemplo. O Novo Testamento, assim como o Velho Testamento no qual aprendemos muito com os antigos profetas no ano anterior, é uma coleção de escritos inspirados (originalmente em grego) a respeito da vida e do ministério de Jesus Cristo, dos apóstolos e de outros discípulos do Salvador. O Novo Testamento divide-se do seguinte modo: os Evangelhos, os Atos dos Apóstolos, as epístolas de Paulo, as epístolas gerais e o livro de Apocalipse. Os quatro evangelhos — os livros de Mateus, Marcos, Lucas e João — são relatos da vida de Cristo. O livro de Atos registra a história da Igreja e dos apóstolos, especialmente as viagens missionárias de Paulo após a morte de Cristo. As epístolas de Paulo instruem os líderes e membros da Igreja. As outras cartas foram escritas por outros Apóstolos e fornecem conselhos adicionais aos Santos da época. O Livro de Apocalipse, escrito pelo Apóstolo João, em sua maior parte é constituído de profecias relativas aos últimos dias. Veja o resumo sobre O Novo Testamento!



OBS: Os princípios aqui colocados não seguem divididos em "Crianças menores" e "Crianças maiores" como os tópicos no manual Vem, e Segue-Me - Primária. Os tópicos referentes a essa divisão cuja o tema ou assunto são os mesmos, serão postos em um só princípio destacados em negrito. As atividades sugeridas podem servir para ambos, então fica por escolha dos pais e líderes da Primária usar de acordo com a necessidade de sua classe ou filhos! Lembrando que todas as atividades são sugestões, e cada tópico ou princípio estão sugerindo atividades que podem ser feitas para ajudar no entendimento da doutrina ensinada, ou seja, escolham uma das sugestões de cada princípio e se tiver tempo podem realizar todas, lembrando também que nas aulas dominicais o tempo da aula é de 20 minutos. As atividades que não foram possíveis fazer devido o tempo ser curto, podem entregar as crianças para realizá-las em casa com a família!



Princípio 1: Jesus Cristo deseja que eu O siga.


Você e as crianças lerão muitas histórias sobre a vida de Jesus Cristo este ano. Ajude-as a entender que estamos aprendendo essas histórias para que possamos seguir melhor o exemplo perfeito de Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Fale às crianças sobre o convite do Salvador, “Siga-me”, registrado em Mateus 4:18–22. Faça uma atividade na qual uma criança faz um gesto e depois diz às outras: “Sigam-me”. Peça às outras crianças que repitam o gesto.

BAIXE AQUI


As crianças podem se revezar usando a coroa.

BAIXE AQUI

  • Mostre gravuras de pessoas que seguiram o Salvador de diferentes maneiras durante Seu ministério mortal e atualmente. Você pode encontrá-las no Livro de Gravuras do Evangelho ou nas revistas da Igreja. Você pode também mostrar o vídeo “Seja a Luz do Mundo” (ChurchofJesusChrist.org). Peça às crianças que identifiquem como as pessoas estão seguindo o Salvador.

Distribua as gravuras em preto e branco para as crianças. Colocando as peças no chão, conte a história (uma de cada vez, de como Jesus amou e chorou com as pessoas, ou como incluiu o homem na árvore). Então (uma de cada vez) pergunte às crianças como podemos incluir ou amar e pergunte quem tem o par enquanto você avança com as gravuras e histórias.


BAIXE AQUI

  • Ajude-as a pensar nas coisas que estão fazendo para seguir o Salvador. Vocês podem cantar “Buscarei cedo ao Senhor” (Músicas para Crianças, p. 67) para dar a elas algumas ideias. Peça-lhes que desenhem a si mesmas fazendo essas coisas.




BAIXE AQUI


Jesus Cristo quer que eu aprenda sobre Ele e O siga.


Pense em como você passou a conhecer Jesus Cristo. O que você pode fazer para ajudar as crianças a aprender sobre Ele e segui-Lo?


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre um grande amigo e descrevam como se tornaram amigos. Leia e debata João 5:39 e João 14:15 para descobrir maneiras de nos sentirmos próximos a Jesus. Peça-lhes que compartilhem as ocasiões em que se sentiram próximas a Ele.



BAIXE AQUI

  • Leve as crianças para passear ao redor da capela. Peça que levantem as mãos durante a caminhada quando virem algo que as faça lembrar de uma maneira de seguir o Salvador (como a pia batismal ou um quadro).

  • Cante com as crianças um hino sobre seguir a Jesus Cristo, como “Vinde a Mim” (Hinos, nº 68). Peça às crianças que falem de ocasiões em que seguiram o exemplo do Salvador.



Princípio 2: As escrituras são verdadeiras.


As crianças podem obter um testemunho de que as escrituras são verdadeiras mesmo antes de aprender a ler. Ao estudar as escrituras com as crianças este ano, ajude-as a saber por si mesmas que as escrituras são verdadeiras.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que falem sobre os presentes favoritos que receberam em aniversários ou outras ocasiões. Traga um exemplar das escrituras embrulhado para presente, deixe que uma criança o abra e preste testemunho de que as escrituras são um presente do Pai Celestial para nós.

  • Mostre às crianças alguns livros infantis e pergunte a elas quais são suas histórias favoritas. Mostre a elas as obras-padrão e preste testemunho de que as escrituras contêm a palavra de Deus para nós. As escrituras falam de pessoas reais e de acontecimentos verídicos.

Esta ideia é ótima. Procurem usar um livro pequeno e curto, porque as crianças vão querer que você leia para elas. Em seguida, leia um pouco do Livro de Mórmon. Pergunte a elas qual é a diferença entre os dois livros. Quem os escreveu? O que isso nos ensina? Elas sabem que o Livro de Mórmon é verdadeiro? Elas podem sentir isso apenas por segurar o Livro de Mórmon.


  • Compartilhe as mensagens encontradas em 2 Timóteo 3:15 e Morôni 10:3–5, ajudando as crianças a repetir algumas frases. Ajude-as a entender que elas podem saber por si mesmas que as escrituras são verdadeiras.

  • Esconda uma gravura do Salvador e dê pistas que ajudem as crianças a encontrá-la. Ajude-as a entender como o estudo das escrituras pode nos ajudar a conhecer Jesus Cristo. Deixe que as crianças se revezem escondendo a gravura e depois dando pistas para as outras crianças.

As escrituras foram adicionadas nas pistas, no caso de você precisar, mas é muito bom para as crianças verem você lendo as escrituras reais.


BAIXE AQUI

  • Cantem juntos uma música sobre aprender o evangelho, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66), e ajude as crianças a criar gestos que representem a letra da canção. Compartilhe com elas uma ou duas escrituras favoritas e conte como você descobriu que as escrituras são verdadeiras. Se as crianças tiverem escrituras ou histórias favoritas, convide-as a compartilhar.


BAIXE AQUI


Posso estudar as escrituras sozinho.


Ao ler as escrituras com as crianças e fazer perguntas, você pode fortalecer a confiança delas de que elas podem aprender com as escrituras e encontrar tesouros valiosos de conhecimento.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos João 5:39 e Atos 17:10–11, e pergunte às crianças o que aprenderam sobre como estudar as escrituras.

  • Escolha alguns exemplos simples e tocantes do Novo Testamento, escreva cada um deles em um pedaço de papel e esconda os papéis. Crie pistas que levarão as crianças a um “tesouro escondido” dentro da sala de aula, ou do edifício da Igreja, para encontrarem essas escrituras. Depois que encontrarem as escrituras, conversem sobre o significado de cada uma e sobre o motivo de elas serem como um tesouro.


Foi esquecido uma escritura muito importante e preciosa...Filipenses 4:13 "Posso todas as coisas por meio de Cristo." Portanto, se quiser fazer o seu próprio, seria bom adicionar. segue junto a 3° página para adicionar a escritura.

BAIXE AQUI

  • Compartilhe algumas escrituras que você aprecia e explique por que são importantes para você. Em classe, crie uma lista das escrituras favoritas das crianças encontradas este ano no Novo Testamento — em casa ou durante a Primária.

  • Debata com as crianças por que às vezes é difícil ler as escrituras. Peça que compartilhem umas com as outras alguns conselhos sobre estudar as escrituras. Peça-lhes também que contem experiências positivas que tenham tido com as escrituras.

  • Ajude as crianças a fazer calendários simples que possam usar para marcar a frequência com que leem as escrituras. Esses calendários podem lembrá-las de ler as escrituras diariamente.

Segue esse calendário e gráfico de leitura, porém podem fazer o seu próprio com as crianças.

BAIXE AQUI

BAIXE AQUI


Há também este lindo gráfico de leitura para este ano, logo estará disponível!



Princípio 3: Preciso de meu próprio testemunho.


Seus alunos precisarão de um testemunho próprio do Pai Celestial e de Jesus Cristo. O que você pode fazer para inspirá-los a aprender a verdade por si mesmos?


Atividades sugeridas

  • Compartilhe a história das dez virgens (ver Mateus 25:1–13; ver também “Capítulo 47: As dez virgens”, Histórias do Novo Testamento, pp. 118–120, ou o vídeo correspondente em ChurchofJesusChrist.org). Faça perguntas como estas às crianças: De que forma nosso testemunho é semelhante a uma lâmpada? Por que é importante termos nosso próprio testemunho?

  • Debata sobre o que podemos fazer para fortalecer nosso testemunho. Para reunir ideias, peça às crianças que leiam João 7:17 e Morôni 10:3–5. Convide-as a compartilhar as coisas que sabem ser verdadeiras.

  • Peça às crianças que ajudem você a colocar etiquetas em blocos de montar que descrevam as verdades que formam nosso testemunho (ver Tópicos do Evangelho, “Testemunho”, topics.ChurchofJesusChrist.org). Deixe as crianças usarem esses blocos para montar uma estrutura representando um testemunho.


Aqui está o vídeo da historinha da semana sobre revelação! O Pai Celestial prometeu revelar a verdade a nós pelo poder do Espírito Santo. Vamos assistir e ver o que significa revelar algo!


"Videoaula":



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.org) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

4,584 views4 comments

Recent Posts

See All
bottom of page