top of page

Lição: 23 a 29 de outubro [1 e 2 Timóteo; Tito; Filemom]

“Sê o exemplo dos fiéis”






Essa semana é do 5° domingo, podem estudar e fazer essas atividades ao longo da semana em casa ou usar um dos tópicos do Apêndice B.

Nos meses que têm cinco domingos, os professores da Primária são incentivados a substituir o esboço programado do Vem, e Segue-Me no quinto domingo por uma ou mais das atividades de aprendizado do Apêndice B. (Clique na imagem para ser direcionado a página do Apêndice)


Na lição do Vem, e Segue-Me dessa semana, estudaremos as epístolas de Timóteo, Tito e Filemom. Paulo escreveu a primeira epístola de Timóteo depois de seu primeiro aprisionamento. Ele havia deixado Timóteo em Éfeso, pretendendo retornar pouco depois. No entanto, Paulo sentiu que poderia demorar-se, e, assim, escreveu a Timóteo, talvez da Macedônia, para aconselhá-lo e dar-lhe ânimo no cumprimento de seu dever. Paulo escreveu a segunda carta de Timóteo durante seu segundo aprisionamento, pouco antes de seu martírio. Contém as últimas palavras do Apóstolo e mostra a maravilhosa coragem e a confiança com que enfrentou a morte. Quando Paulo estava temporariamente livre da prisão romana, escreveu a epístola a Tito, que estava em Creta. A carta fala principalmente da disciplina interna e organização da Igreja. A carta particular de Paulo a Filemom, fala a respeito de Onésimo, um escravo que roubou o seu senhor, Filemom, e fugiu para Roma. Paulo enviou o escravo de volta a seu dono em Colossos, com Tíquico, o portador da epístola de Paulo aos colossenses. Paulo pediu em sua carta que Onésimo fosse perdoado e recebido de volta como um cristão igual a seu senhor. Paulo escreveu esta epístola da primeira vez em que esteve preso em Roma.



Princípio 1: Os bispos lideram a ala como servos de Deus. 1 Timóteo 3:1–2; Tito 1:7–9


Paulo ensinou a Timóteo e Tito sobre a importância dos bispos. Como você vai ensinar às crianças sobre os deveres do bispo? (O presidente de ramo é comparável ao bispo.)


Atividades sugeridas

  • Faça um desenho simples de seu bispo no quadro. Peça às crianças que contem o que sabem sobre o bispo. Como ele é? O que ele faz? Como ele abençoa a ala? (Encontre algumas características de um bispo em 1 Timóteo 3:1–2 e Tito 1:7–9.) Conforme as crianças compartilham o que sabem, escreva as respostas delas em tiras de papel e deixe que elas as coloquem no quadro, perto do desenho.

  • Escreva os deveres do bispo em tiras de papel, como, por exemplo, ajudar as crianças e os jovens da ala, receber dízimos e ofertas de jejum, fazer chamados, entrevistar membros e ajudar os necessitados. Coloque essas tiras em um recipiente e peça que cada criança pegue uma. Depois, ajude a criança a representar essas obrigações com você. Preste testemunho de que seu bispo foi chamado por Deus.

A criança ainda pode representar cada coisa antes de colocar as peças.


  • Peça que as crianças façam um desenho do bispo servindo aos membros da ala. Sugira que elas deem os desenhos ao bispo como forma de agradecimento. O que podemos fazer para ajudá-lo?


Princípio 2: Posso ser um “exemplo dos fiéis”. 1 Timóteo 4:12


O que você pode fazer para inspirar as crianças a serem “exemplo[s] dos fiéis”?


Atividades sugeridas

  • Cante com as crianças “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41). Peça que as crianças sigam seu exemplo fazendo as ações que você fizer. Deixe que elas se revezem fazendo gestos que o restante da classe deve imitar. Leia 1 Timóteo 4:12 e pergunte às crianças o que elas farão para ser bons exemplos.




Clique na imagem para ser direcionado ao site da igreja.

  • Conte uma experiência em que você tentou ser um bom exemplo para alguém ou em que alguém foi um bom exemplo para você (pode ser até mesmo uma das crianças da classe). Incentive as crianças a serem bons exemplos para seus familiares e amigos.

Lição com objeto:

Apague as luzes e dê uma lanterna a uma criança de cada vez para falar sobre como ela foi um exemplo (ou luz) para alguém em sua vida, OU como alguém é um exemplo em sua vida. Depois, elas podem passar a lanterna para outra pessoa compartilhar. Se você se sentir inspirada, pode dar a última volta e compartilhar como cada criança da sua lasse tem sido uma luz para você. Preste testemunho de que a luz vem do Salvador e que elas estão fazendo boas escolhas para serem mais semelhantes a Ele.


Posso ser um “exemplo dos fiéis”. 1 Timóteo 4:12


Timóteo era jovem para ser líder na Igreja, mas Paulo queria que ele soubesse que ainda assim poderia ser um exemplo. Você pode inspirar as crianças a dar bons exemplos às pessoas ao seu redor.


Atividades sugeridas

  • Leiam juntos 1 Timóteo 4:12 e peça às crianças que encontrem seis maneiras citadas por Paulo de sermos “o exemplo dos fiéis”. Divida as crianças em duplas e peça a cada dupla que pense em uma situação na qual podem ser um exemplo dos fiéis. Peça-lhes que representem a situação para o restante da classe.

  • Pergunte às crianças se elas gostariam de contar uma experiência de quando tentaram ser um bom exemplo. Diga como elas têm sido exemplos dos fiéis para você e como percebeu que elas dão bons exemplos aos outros.



Princípio 3: As escrituras me ajudam a aprender a verdade. 2 Timóteo 3:14–17


Se você for capaz de ajudar as crianças a aprender a amar as escrituras, os ensinamentos nelas contidos vão abençoar a vida delas por anos.


Atividades sugeridas

  • Mostre um conjunto de escrituras e ajude as crianças a se familiarizarem com elas mostrando as páginas de título da Bíblia, do Livro de Mórmon, de Doutrina e Convênios e da Pérola de Grande Valor. Peça que uma criança segure esses livros enquanto você lê 2 Timóteo 3:15–17. Diga às crianças por que você ama as escrituras e deixe que elas expressem seus sentimentos.



  • Peça às crianças que falem sobre seu bem material mais precioso. O que fazem com ele? Como cuidam dele? Deixe que se revezem segurando as escrituras e virando as páginas cuidadosamente. Para que usamos as escrituras? Por que precisamos cuidar bem delas? Testifique que as escrituras contêm as verdades que o Pai Celestial deseja que conheçamos.

  • Ajude as crianças a criar gestos para acompanhar músicas sobre as escrituras, como “Ler, ponderar e orar” (Músicas para Crianças, p. 66).


O Pai Celestial nos deu as escrituras para nos ajudar a distinguir a verdade do erro. 2 Timóteo 3:14–17


Ao ensinar as crianças sobre as escrituras, procure maneiras de incentivá-las a ter suas próprias e poderosas experiências com a palavra de Deus.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam 2 Timóteo 3:15–17. Exiba gravuras que retratem histórias de cada uma das quatro obras-padrão e peça a diversas crianças que escolham uma gravura e contem a história. (Você pode encontrar gravuras no Livro de Gravuras do Evangelho e nos materiais do Vem, e Segue-Me.) Peça que compartilhem algo que saibam sobre aquele livro de escrituras. Como as escrituras “[nos fazem sábios] para a salvação”?

  • Compartilhe um de seus versículos favoritos ou uma experiência em que as escrituras o ajudaram a edificar sua fé no Pai Celestial e em Jesus Cristo. Peça às crianças que compartilhem o versículo favorito delas ou uma experiência que tiveram.

  • Peça a uma criança que leia Morôni 10:4–5. O que Morôni prometeu nesses versículos? Pergunte às crianças como elas obtiveram um testemunho de que as escrituras são verdadeiras. Convide-as a ler ou ouvir as escrituras regulamente e a perguntar a Deus se são verdadeiras.




Princípio 4: Coisas eternas são mais valiosas que dinheiro. 1 Timóteo 6:7–12


O mundo dá grande importância ao dinheiro e às coisas que ele pode comprar. Como você vai ajudar as crianças a manter seu foco e amor centralizados no Pai Celestial e em Jesus Cristo?


Atividades sugeridas

  • Peça que as crianças falem sobre o que comprariam se tivessem todo o dinheiro do mundo. Leia 1 Timóteo 6:7–12 com as crianças e peça que resumam o ensino de Paulo a Timóteo sobre o dinheiro. Depois, peça que as crianças leiam os versículos 11–12 novamente e identifiquem as coisas que Paulo mencionou como sendo mais valiosas do que o dinheiro.

  • Mostre gravuras de coisas do mundo (como dinheiro, brinquedos ou entretenimento) e de coisas eternas (como famílias ou templos). Peça às crianças que dividam as gravuras em duas pilhas — coisas que nos aproximam de Cristo e coisas que nos afastam de Cristo se as amamos mais do que O amamos. Por que “o amor ao dinheiro é a raiz de todos os males”? De que forma manter o foco em Jesus Cristo nos torna felizes?




Aqui está videoaula da semana:



Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

6.244 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page