top of page

Lição: 21 a 27 de Agosto [1 Coríntios 1–7]

Atualizado: 9 de jun.

“Sejais unidos”







Durante os meses em que Paulo esteve em Corinto, “muitos dos coríntios, ouvindo-o, creram e foram batizados”. Poucos anos depois Paulo ficou com o coração apertado ao ouvir que havia “dissensões” e “contendas” entre os santos coríntios e que, durante sua ausência, haviam começado a dar ouvidos à “sabedoria deste mundo”. Em resposta, Paulo escreveu a carta aos santos de Corinto que chamamos de 1 Coríntios, a fim de corrigir desentendimentos entre eles. Os coríntios viviam em uma sociedade moralmente iníqua. A carta contém muitas doutrinas profundas, mas, ao mesmo tempo, Paulo parecia desapontado com o fato de que os santos não estavam preparados para receber toda a doutrina que ele desejava lhes ensinar. . À medida que nos preparamos para ler as palavras de Paulo aos Coríntios, seria útil examinar se estamos prontos para receber a verdade, que inclui nosso desejo de dar ouvidos ao Espírito e nos esforçarmos para promover a união dentro de nossa família, entre os santos e com Deus.




Princípio 1: O Espírito Santo me ensina as verdades do evangelho. 1 Coríntios 2:11–14


Um dos papéis do Espírito Santo é nos ensinar a verdade. Que experiências você vai compartilhar com as crianças que as ajudarão a entender isso?


Atividades sugeridas

  • Mostre objetos ou gravuras que representem maneiras de aprender sobre o mundo (como uma escola, um livro ou um smartphone). O que podemos aprender quando usamos essas coisas?

  • Explique às crianças que, em 1 Coríntios 2:11, 14, Paulo ensinou que podemos aprender sobre Deus somente por meio do Espírito de Deus, que é o Espírito Santo. O que podemos fazer para aprender sobre “as coisas de Deus”?

Monte essa atividade antes que as crianças vejam. Coloque o quebra-cabeça do Espírito Santo em cima do papel com as gravuras das crianças. SÓ corte a imagem do Espírito Santo. Depois de ler a escritura e discutir o que Paulo ensinou, peça às crianças que escolham uma peça para pintar e discutam como nos sentimos depois de sermos gentis com alguém, lermos as escrituras ou orarmos. Depois de cada um, testifique que esse sentimento é o Espírito Santo.



As crianças podem se perguntar quem está na gravura e por que Ele não tem um corpo. Este seria um bom momento para ensinar sobre os três membros da Trindade. Se você quiser usar a primeira Regra de Fé para ajudá-las a ver que Ele é diferente de Deus e Jesus, porque Ele tem um espírito e pode estar conosco quando precisarmos Dele.

  • Bata palmas quando disser cada sílaba da frase “O Espírito Santo nos ensina a verdade”. Peça às crianças que batam palmas e repitam a frase. Conte às crianças uma experiência na qual o Espírito Santo ajudou você a saber que algo era verdade.

  • Cantem juntos uma canção sobre o Espírito Santo, como “O Espírito Santo” (Músicas para Crianças, p. 56). Ajude as crianças a encontrar palavras e frases na música que ensinam como o Espírito Santo fala a nós e o que Ele nos ensina.


O Espírito Santo me ensina as verdades do evangelho. 1 Coríntios 2:11–14


Como você vai ajudar as crianças a reconhecer que elas precisam do Espírito Santo para compreender “as coisas de Deus”?


Atividades sugeridas


Você pode fazer com que as crianças escolham esses cartões de pistas, como uma introdução para o que você vai falar. Prepare-os para que, se souberem a resposta antes da última carta ser sorteada, fiquem quietos ou/e levantem a mão.

  • Peça às crianças que façam uma lista de maneiras pelas quais aprendemos sobre o mundo, como, por exemplo, os livros, a escola e a internet. Depois leiam juntos 1 Coríntios 2:11–14. O que esses versículos ensinam sobre como podemos aprender “as coisas de Deus”?

  • Fale sobre uma ocasião em que você aprendeu algo por meio do Espírito de Deus. Ajude as crianças a identificar ocasiões em que sentiram o Espírito. Que “coisas de Deus” (1 Coríntios 2:11) o Espírito nos ajuda a entender?

  • Peça que cada criança leia uma destas escrituras: 1 Coríntios 2:11–14; 1 Néfi 10:17; Morôni 10:3–5 e Doutrina e Convênios 8:2–3. Peça às crianças que compartilhem o que aprenderam nessas escrituras sobre como o Espírito Santo nos ensina. Por que somos gratos pelo dom do Espírito Santo?




Princípio 2: Jesus Cristo é meu alicerce. 1 Coríntios 3:10–11


As crianças estão edificando um alicerce para o testemunho delas, e você pode ajudá-las a construir um alicerce sólido em Jesus Cristo.


Atividades sugeridas

  • Leia 1 Coríntios 3:11 para as crianças e explique a elas que Jesus Cristo é nosso alicerce. Mostre às crianças várias gravuras de coisas das quais podemos ter um testemunho, inclusive uma gravura de Jesus Cristo. Ajude-as a organizar as gravuras de modo que a de Jesus esteja em baixo, como um alicerce, e as outras gravuras “edificadas” sobre o testemunho Dele.

Se quiser usar apenas imagens como sugere no manual, podem usar essas.



Ou você pode usar copos:



  • Cante com as crianças “O sábio e o tolo” (Músicas para Crianças, p. 132), e façam gestos para acompanhar a música. Dê a cada criança uma pedra com a inscrição “Jesus Cristo é meu alicerce”. Deixe que levem a pedra para casa a fim de lembrá-las do que aprenderam.

  • Mostre gravuras que retratem algumas de suas histórias favoritas da vida do Salvador e peça às crianças que digam o que está acontecendo nas gravuras. Deixe que elas contem algumas das histórias favoritas delas sobre Jesus. Preste testemunho de que Jesus Cristo é o alicerce de nossa fé.



Princípio 3: Meu corpo é como um templo. 1 Coríntios 6:19


Como você vai ajudar as crianças a apreciar o corpo delas como um dom de Deus e ter um desejo maior de cuidar dele?


Atividades sugeridas

  • Mostre gravuras do templo para as crianças (ver o esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar) e leia estas palavras em 1 Coríntios 6:19: “Vosso corpo é o templo do Espírito Santo”. Ajude as crianças a entenderem que o Pai Celestial quer que deixemos nosso corpo limpo e sagrado, como um templo.

  • Mostre a gravura de uma criança e em volta dela coloque coisas que são boas e ruins para nosso corpo. Peça que as crianças se revezem identificando as boas coisas e removendo as ruins.

Aqui uma atividade do manual do Berçário "Olhai Para Vossas Criancinhas".


Adicionado mais algumas figuras para que as crianças tenham algo para remover. Observe como algumas coisas não são totalmente ruins, elas só precisam equilibrar quando comer doces e assistir TV. Só tome remédios quando estiver doente etc.


Cantem juntos uma música sobre o corpo, como “Cabeça, ombros, joelhos, pés” (Músicas para Crianças, p. 129), e pergunte às crianças por que elas são gratas por terem um corpo.


Devo tratar meu corpo com respeito e mantê-lo sagrado. 1 Coríntios 6:19–20


Compreender que nosso corpo é um presente do Pai Celestial vai ajudar as crianças a mantê-lo sagrado mesmo quando forem tentadas a agir de forma diferente.


Atividades sugeridas

  • Traga um recipiente com gravuras de uma criança e da parte interna de um templo. Peça às crianças que leiam 1 Coríntios 6:19–20 e adivinhem o que há dentro do recipiente. Deixe-as abrir o recipiente e conversar sobre como nosso corpo se assemelha a um templo.

  • Converse com as crianças sobre como devemos tratar um templo. Se nosso corpo é como um templo, como devemos tratá-lo? Cantar ou ler a letra de uma música sobre templos, como “O Senhor deu-me um templo” (Músicas para Crianças, p. 73), ajudará a responder a essa pergunta. Quando cometemos erros, como podemos tornar nosso “templo” limpo novamente?

  • Leiam juntos “Seu corpo é sagrado” (em Força dos Jovens, guia, 2022, pp. 22–29). Peça que as crianças listem no quadro os conselhos que encontraram sobre como cuidar do corpo.


Princípio 4: Ser sábio significa confiar na sabedoria de Deus. 1 Coríntios 1:23–25


Seus alunos vão descobrir, se ainda não o fizeram, que algumas pessoas ensinam coisas que contradizem a sabedoria de Deus. O estudo de 1 Coríntios 1:23–25 vai ajudar as crianças a compreender que podemos confiar em Deus porque Sua sabedoria é maior que a nossa.


Atividades sugeridas


  • Peça às crianças que leiam 1 Coríntios 1:23–25 e encontrem as palavras sabedoria e loucura. Explique-lhes que muitas pessoas pensaram que os ensinamentos de Paulo eram loucura, mas ele explicou que acreditar no evangelho de Cristo é a verdadeira sabedoria. Por que é sábio acreditar no que Deus ensina?

  • Ajude as crianças a representar como elas podem responder às pessoas que acham que os mandamentos de Deus são “loucura”; mandamentos como ter fé no Salvador, guardar a Palavra de Sabedoria ou obedecer à lei do dízimo. Elas podem, por exemplo, prestar testemunho das bênçãos que decorrem de viver esses ensinamentos.

  • Conte uma experiência de quando outras pessoas pensaram que suas crenças eram tolice ou compartilhe um exemplo das escrituras. Deixe que as crianças contem experiências semelhantes. Como 1 Coríntios 1:25 nos ajuda a permanecer fiéis quando outros chamam nossas crenças de loucura ou tolice?


"Videoaula" dessa semana:


Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

8.717 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios


bottom of page