top of page

Lição: 20 a 26 de novembro [1 e 2 Pedro]

Atualizado: 9 de jun.

“Exultais com alegria inefável e gloriosa”





Essa semana estudaremos Pedro, que foi o principal dos apóstolos de sua época. Após a morte, Ressurreição e Ascensão do Salvador ele convocou uma reunião da Igreja e conduziu o processo de chamado de um apóstolo para substituir Judas Iscariotes. Pedro e João curaram um homem que era coxo de nascença e foram milagrosamente libertados da prisão. Por meio do ministério de Pedro o evangelho foi pela primeira vez aberto aos gentios. Nos últimos dias, Pedro, com Tiago e João, desceram dos céus e conferiram o Sacerdócio de Melquisedeque e as chaves correspondentes a Joseph Smith e a Oliver Cowdery. A primeira epístola (carta) foi escrita da “Babilônia” (provavelmente Roma) e dirigida aos santos da região agora conhecida como Ásia Menor, logo depois que Nero começou a perseguir os cristãos. Na primeira carta Pedro fala do papel preordenado de Cristo como Redentor. Explica que Jesus é a pedra de esquina da Igreja, que os santos possuem um sacerdócio real e que Cristo pregou aos espíritos em prisão. Esclarece por que o evangelho foi pregado aos mortos e que os élderes devem apascentar o rebanho. Já na segunda carta, Pedro exorta os santos a fazerem cada vez mais firmes a sua vocação e eleição. Previne contra os falsos mestres. Refere-se aos últimos dias e à Segunda Vinda de Cristo.


Princípio 1: Posso ser feliz mesmo em tempos difíceis. 1 Pedro 1:6–7; 3:14


Pense em como ensinar esses versículos de uma maneira que ajude as crianças a buscarem o Salvador quando enfrentarem adversidades.


Atividades sugeridas

  • Ajude as crianças a pensar em exemplos de coisas pelas quais Jesus passou, como sofrer zombaria ou ser ridicularizado. Explique-lhes que teremos dificuldades em nossa vida. Leiam juntos 1 Pedro 1:6–7 e 3:14, e compartilhe uma experiência de quando sua fé foi provada e o Salvador o ajudou a encontrar alegria. Ou fale sobre a oração do profeta Joseph Smith na cadeia de Liberty e o consolo que Deus deu a ele (ver Doutrina e Convênios 121:1–8 e 123:17).

Recorte o rosto feliz/triste e prenda-o na outra página. Ao ensinar, vire a flecha para a primeira criança triste e fale sobre o que ela pode estar passando, ou sentindo, ela já se sentiu assim? Então vire a seta para Jesus e elas perceberão como o rosto fica feliz. Se desejar, você pode compartilhar seu testemunho... toda vez que nos voltamos para Jesus (em justiça), podemos encontrar felicidade. Se vocês, filhos, tiverem idade suficiente para entender, podem explicar que Jesus entende o que estamos passando, porque Ele passou por tudo, então Ele é a pessoa perfeita a quem recorrer.




Se sua classe tiver idade suficiente para entender esta história de Joseph Smith na Cadeia de Liberty, aqui está uma ideia interativa que você pode usar para ensinar as escrituras e a história.




Depois que a imagem estiver concluída, você pode assistir a este vídeo:


Estes são da Biblioteca de arte do Evangelho. Você também pode escondê-los pela sala.


Se precisar de algum movimento: Você pode esconder todas essas gravuras de Jesus pela sala (imprima duas para mais) e peça as crianças que as encontrem. Testifique que se olharmos para o Salvador, Ele pode nos ajudar a encontrar alegria em nossa vida.




Posso encontrar alegria e paz mesmo em tempos difíceis. 1 Pedro 3:12–17; 4:13–14, 16


Seus alunos já devem ter vivido alguma forma de provocação ou zombaria devido ao que acreditam. Esses versículos vão ajudá-las em tempos difíceis.


Atividades sugeridas

  • Pergunte a elas se já sofreram provocação ou zombaria por viverem os ensinamentos de Jesus Cristo. Como elas se sentiram? Depois leiam juntos 1 Pedro 3:12–14 e 4:13–14, 16, e peça que procurem o que Pedro disse sobre sofrer “por causa da justiça”. Por que ainda podemos ficar felizes quando outras pessoas zombam de nós por fazermos o que é certo?

Lição objetiva:

  • Dê as crianças um pedaço de papel em branco e diga-lhes para desenharem uma pessoa nele, elas têm que dar um nome à pessoa... como Bob por exemplo.

  • Segure o papel e diga algo como "Bob é um garoto legal, ele tem bons costumes e acredita em Jesus Cristo. Mas ele joga no time de futebol e os outros garotos zombam dele por não xingar".

  • Rasgue um pouco do papel.

  • "Bob viu uma garota sendo ridicularizada e tentou ser legal com ela, agora as mesmas crianças malvadas estão sendo malvadas com ele também."

  • Rasgue mais papel, mais alguns rasgos.

  • "Bob foi convidado para passear de barco com os amigos, mas eles iriam no domingo, então ele optou por não ir. Agora ele não tem amigos com quem sair neste fim de semana."

  • Rasgue o papel até que fique em pedacinhos empilhados no chão.

  • Pergunte as crianças o que aconteceu com a vida de Bob.

  • Depois leiam juntos 1 Pedro 3:12–14 e 4:13–14, 16 e peça às crianças que procurem o que Pedro disse sobre o sofrimento “por causa da justiça”. Por que ainda podemos ser felizes quando outras pessoas zombam de nós por fazermos o que é certo?

Junte os pedaços e diga: "Isso não é tristeza, Bob voltou-se para o Senhor em seu sofrimento, então isso é alegria!" Jogue o papel para o alto como se fosse confete :)


Aqui uma ideia da revista Força dos Jovens, podem usar se sua classe tiver maturidade. Basta clicar na imagem.


  • Conte uma experiência de quando você encontrou alegria ou paz durante uma provação ou conte como o profeta Joseph Smith encontrou paz quando estava na cadeia de Liberty (ver Doutrina e Convênios 121:1–8; 123:17). Como podemos encontrar alegria e paz em Cristo durante as provações?



Princípio 2: O Pai Celestial quer que eu seja um exemplo para as outras pessoas. 1 Pedro 2:9–12


Pedro ensinou que somos o “povo de Deus” e que nossas boas obras “[glorificam] a Deus”.


Atividades sugeridas

  • Descreva coisas que se destacam entre outras ao seu redor ou mostre gravuras de coisas com essa característica. Por exemplo, um templo se destaca entre outros edifícios ao redor ou uma montanha ergue-se acima de um vale. Explique às crianças que, quando guardamos os mandamentos, destacamo-nos e as pessoas veem nosso exemplo. Fale sobre algumas “boas obras” que você viu as crianças fazerem. Explique a elas que boas obras como essas “[glorificam] a Deus” — elas ajudam as pessoas a sentir mais amor por Ele e desejar servi-Lo.


Uma ótima história de exemplo é Abinádi. Ele provavelmente pensou que morreu sem converter ninguém. Mas uma pessoa, Alma, ouviu sua mensagem e, por meio dele, milhares de pessoas se uniram à igreja e foram batizadas. Você pode mostrar esta imagem de Abinádi, como ele se destaca como o templo ou as montanhas... glorificando a Deus.


Se preferi, pode assistir ao filme animado sobre Abinádi.


  • Complete a página de atividades com as crianças. Como as pessoas que elas veem na gravura glorificam a Deus?



Princípio 3: Os espíritos no mundo espiritual aprendem sobre o evangelho. 1 Pedro 3:18–20; 4:6


Depois de morrer, Jesus foi ao mundo espiritual e enviou espíritos justos para ensinar outros espíritos que ainda não haviam aceitado o evangelho.


Atividades sugeridas

  • Fale às crianças sobre alguém conhecido que tenha morrido. Explique-lhes que, quando as pessoas morrem, o espírito deixa o corpo e vai para o mundo espiritual. Leia 1 Pedro 3:19 e explique às crianças que, quando Jesus morreu, Ele visitou o mundo espiritual. Ali, Ele pediu a espíritos justos que ensinassem o evangelho a outros espíritos que não haviam aceitado o evangelho (ver Doutrina e Convênios 138:30).


  • Mostre a fotografia de um templo. Explique às crianças que, quando tiverem idade suficiente, elas poderão ir ao templo e ser batizadas por seus antepassados que não foram batizados enquanto viviam na Terra. Ajude as crianças a preencher uma árvore familiar simples (ver um exemplo em “História da família: Livro de Colorir”, ChurchofJesusChrist.org).


Os espíritos no mundo espiritual aprendem sobre o evangelho. 1 Pedro 3:18–20; 4:6


Quando os justos morrem, eles vão para o mundo espiritual a fim de ensinar o evangelho àqueles que não o receberam na Terra.


Atividades sugeridas

  • No quadro, desenhe um círculo com uma linha no meio. Escreva Paraíso espiritual em uma metade do círculo e Prisão espiritual na outra. Peça a uma criança que leia 1 Pedro 3:18–20; 4:6 (ver 1 Pedro 4:6, nota de rodapé a, nas revisões da Tradução de Joseph Smith). Explique às crianças que, quando Jesus morreu, Ele foi para o paraíso espiritual. Ele instruiu os espíritos justos de lá a ensinar o evangelho aos espíritos na prisão espiritual.

  • Convide um dos pais ou um irmão mais velho de uma das crianças para falar sobre ir ao templo e receber as ordenanças por um de seus antepassados.

  • Peça às crianças que preencham uma árvore familiar simples (ver um exemplo em “História da Família: Livro de Colorir”, ChurchofJesusChrist.org).



Princípio 4: Posso estar sempre preparado para compartilhar o evangelho. 1 Pedro 3:15


Seus alunos terão muitas oportunidades durante a vida de responder perguntas de outras pessoas sobre sua religião. Pense no que você vai fazer para ajudá-las a “[estar] sempre [preparadas] para responder a qualquer que [lhes] perguntar”.


Atividades sugeridas

  • Conte sobre uma ocasião em que alguém lhes tenha perguntado sobre a Igreja e diga se você se sentiu preparado para responder. Peça às crianças que falem sobre uma ocasião em que alguém lhes tenha feito perguntas sobre a Igreja. Leiam juntos 1 Pedro 3:15. Como podemos seguir o conselho de Pedro nesse versículo?

  • Ajude as crianças a pensar em algumas perguntas que as pessoas podem fazer sobre Jesus Cristo ou Sua Igreja. Deixe que elas se revezem explicando como responderiam às perguntas para que estejam sempre preparadas. As Regras de Fé apresentam verdades simples que as crianças podem usar para responder a perguntas sobre a Igreja.

Aqui está as Regras de Fé para colorir, clique na imagem para ser levado a página:



Videoaula da semana:




Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

7.463 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo

1 Comment


Thaiany Klagenberg
Thaiany Klagenberg
Nov 26, 2023

Só queria agradecer demais pelos seus conteúdos, tem me ajudado muito nas aulas para nossos pequenos! Muito obrigada 🥹

Like
bottom of page