Lição: 20 a 26 de Junho [2 Samuel 5-7; 11-12; 1 Reis 3; 8; 11]

“Teu reino [será firmado] para sempre”




O reinado do rei Davi começou com muitas promessas. Sua fé inabalável ao derrotar Golias era lendária. Como rei, ele consolidou Jerusalém como sua capital e uniu Israel. O reino nunca estivera tão forte. No entanto, Davi cedeu à tentação e perdeu seu poder espiritual. O reinado de Salomão, filho de Davi, também começou com muitas promessas. Sua sabedoria e seu discernimento divinamente recebidos eram lendários. Como rei, ele estendeu as fronteiras de Israel e construiu um magnífico templo ao Senhor. O reino nunca estivera tão forte. No entanto, Salomão tolamente permitiu que seu coração fosse desviado para outros deuses. Os israelitas procuravam inclinar seus corações ao Senhor, andar "em todos os Seus caminhos" e guardar todos os Seus mandamentos. A lição desta semana nos ensinará a andar nos caminhos do Senhor, independentemente de nossas experiências passadas, nossa força espiritual depende das escolhas que fazemos hoje. Também veremos com os relatos dessas duas histórias que não é nossa própria força, coragem ou sabedoria que vai nos salvar, mas, sim, a do Senhor. Essas histórias nos mostram que a verdadeira esperança de Israel — e a nossa — não está em Davi, Salomão ou qualquer outro rei mortal, mas em outro “filho de Davi”: Jesus Cristo, o Rei Eterno que “perdoa o pecado de [Seu] povo” se nos voltarmos para Ele. Não importa onde nos encontremos nesta jornada da vida, Jesus Cristo nos mostrou o caminho que nos conduzirá com segurança de volta ao Pai Celestial!



Peça a algumas crianças que falem sobre as experiências que elas têm ao ler as escrituras (individualmente, com a família ou na Igreja). Quando e onde elas leem as escrituras? Como se sentem quando leem as escrituras? Que bênçãos elas têm recebido por obedecer a esse mandamento?


Princípio 1: Se precisar de orientação, posso pedir ao Pai Celestial. 2 Samuel 5:19, 23


Esses versículos descrevem como Davi orou pedindo orientação e direção como rei de Israel. Como você pode inspirar as crianças a se voltarem para Deus em oração quando tiverem alguma necessidade?


Atividades sugeridas

  • Explique às crianças que, quando Davi precisava de ajuda, ele “consultava” ou orava pedindo respostas. Ao ler 2 Samuel 5:19, 23, peça às crianças que prestem atenção à palavra “consultou” e cruzem os braços ao ouvi-la. Testifique que sempre podemos orar ao Pai Celestial quando precisamos de ajuda.

  • Para ajudar as crianças a pensar sobre o que dirão ao orar, você pode perguntar a elas como completariam frases como: “Nós Te agradecemos por…” e “Nós Te pedimos…” Deixe as crianças desenharem coisas pelas quais podem agradecer ou pedir em oração.

Esta é uma atividade reciclada, mas se encaixa muito bem aqui.


BAIXE AQUI

BAIXE AQUI


Também construa este sundae de sorvete algumas vezes com as crianças enquanto cantam a música juntos.

BAIXE AQUI


  • Conte às crianças sobre uma ocasião em que você orou pela ajuda do Pai Celestial. Como Ele respondeu à sua oração? Que diferença fez Ele ter ajudado você? Peça às crianças que falem de suas próprias experiências.

Aqui está uma história sobre o milagre de 5 dólares do Presidente Monson:

BAIXE AQUI


Aqui estão alguns fantoches aos quais você pode adicionar alguns palitos de picolé e deixar as crianças ajudarem a contar a história.


BAIXE AQUI



Princípio 2: Jesus Cristo é nosso Rei. 2 Samuel 7:16


Quando Davi era rei de Israel, o Senhor disse a ele: “Teu trono será firme para sempre” (2 Samuel 7:16). Essa promessa se referia a Jesus Cristo, nosso Rei Eterno, que nasceu da posteridade de Davi.


(Clique na imagem)


Atividades sugeridas

  • Peça a uma das crianças que interprete um rei ou uma rainha. Se possível, dê à criança objetos simples para segurar. O que é um rei ou uma rainha? O que eles fazem? Diga às crianças que Davi foi um rei e antepassado de Jesus Cristo, a quem chamamos de “Rei dos reis” (Apocalipse 19:16). Ajude as crianças a pensar em maneiras pelas quais podemos mostrar que acreditamos que Jesus Cristo é nosso Rei Eterno.

Aqui está um divertido cetro do Rei. Crystal usou um graveto do seu quintal e adicionou uns belos enfeites nele. Vocês podem usar a criatividade para montar seu cetro.


BAIXE AQUI

  • À medida que as crianças completam a página de atividades desta semana, cante ou toque gravações de músicas que se refiram a Cristo como nosso Rei, como “Pra que possamos reviver”, “Chamados a servir”, “A Deus, Senhor e Rei” ou “Creio em Cristo” (A Liahona, abril de 2005, O Amigo, A. 13; Músicas para Crianças, p. 94; Hinos, nº 35 e nº 66). Peça às crianças que prestem atenção à palavra “Rei” e levantem uma gravura de Jesus ao ouvi-la. Como nos sentimos quando cantamos sobre Jesus?

BAIXE AQUI


As crianças podem segurar seu cetro, com a imagem de Jesus Cristo, toda vez que ouvirem a palavra "rei" nessas músicas.



Jesus Cristo é nosso Rei. 2 Samuel 7:16–17


Todos os reis sobre os quais lemos no Velho Testamento tinham falhas e cometeram erros — mesmo os bons. Mas o Rei profetizado para nascer na linhagem de Davi, Jesus Cristo, é perfeito e reinará para sempre.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam o que o profeta Natã disse ao rei Davi em 2 Samuel 7:16–17 e pergunte o que acham que essa profecia pode significar. Como o reino de Davi não teria fim? Ajude as crianças a encontrar e ler passagens das escrituras que ensinem que Jesus Cristo, um descendente de Davi, é um Rei, como Lucas 1:32–33; João 18:33–37 e Apocalipse 19:16. Como Jesus Cristo Se assemelha a um rei? Quais são algumas maneiras de mostrar que Jesus Cristo é nosso Rei Eterno?

Este quebra-cabeça vai no topo da imagem de Jesus. Ao consultar as escrituras e responder às perguntas, remova as peças, deixando o rei Davi para o fim.


BAIXE AQUI



Princípio 3: Posso andar nos caminhos de Deus. 1 Reis 8:57–58


Para os israelitas, construir e dedicar o templo foi uma oportunidade de voltar o coração ao Senhor e renovar o compromisso de “andar em todos os seus caminhos” (1 Reis 8:58). Como você pode ajudar as crianças que está ensinando a “andar em todos os seus caminhos”?


Atividades sugeridas

  • Mostre às crianças a gravura de um templo moderno e a do templo que Salomão construiu (ver o esboço da semana do Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar). Explique que, quando Salomão construiu um templo para os israelitas, ele os incentivou a “andar em todos os (…) caminhos [do Senhor]” (1 Reis 8:58). Diga às crianças como o templo ajuda você a andar nos caminhos do Senhor. Peça às crianças que digam o que sentem em relação ao templo. Cante com as crianças um hino sobre o templo, tal como “Eu gosto de ver o templo” (Músicas para Crianças, p. 99).

BAIXE AQUI


  • Dê a algumas das crianças corações de papel e dê pegadas de papel a outras crianças. Leia 1 Reis 8:58 e peça às crianças que levantem os corações quando você disser a palavra “coração” e as pegadas quando você disser a frase “andar em todos os seus caminhos”.

BAIXE AQUI

  • Ajude as crianças a compreenderem que andamos nos caminhos do Senhor quando seguimos Jesus e tentamos nos tornar como Ele. Pergunte às crianças o que elas fazem para seguir os caminhos do Salvador. Cantem juntos uma música sobre seguir o Salvador, como “Eu quero ser como Cristo” (Músicas para Crianças, pp. 40–41).




BAIXE AQUI




Princípio 4: Posso vencer a tentação. 2 Samuel 11


As crianças a quem você ensina tomam decisões pequenas, mas importantes, todos os dias. Como você pode ajudá-las a entender a importância de escolher o que é certo mesmo quando for difícil?


Atividades sugeridas


Lição de objeto:

1. Peça a uma criança que junte as mãos e enrole uma camada de linha em volta das mãos.

2. Peça-lhes para quebrá-lo... será fácil.

3. Desta vez, enrole vários fios em suas mãos enquanto diz coisas como "essa pessoa ficou tentada a ir a uma festa que não deveria, e foi". Essa pessoa foi tentada a usar palavrões perto de seus amigos e eles fizeram isso." ou "Essa pessoa viu uma coisa ruim na tela e clicou nela".

4. Agora peça à criança que tente quebrar o fio.

5. Explique que quando nos afastamos da tentação é muito mais fácil quebrar o fio do que quando não o fazemos.

  • Examine 2 Samuel 11 com as crianças e saliente as escolhas feitas por Davi. Pergunte às crianças que boas escolhas Davi deveria ter feito. Quando somos tentados, o que podemos fazer para nos ajudar a escolher o que é certo?


  • Para compartilhar o exemplo de alguém que, ao contrário de Davi, resistiu à tentação, pergunte às crianças se elas se lembram da história de José e da esposa de Potifar (ver Gênesis 39:7–12). Você pode rever essa história com as crianças e ajudá-las a compará-la com a história de Davi. O que podemos aprender com as histórias de Davi e de José sobre como resistir à tentação?

Assistir o vídeo até o tempo 1:23


BAIXE AQUI


Aqui está o vídeo da historinha da semana sobre algumas raposas. A mãe raposa precisa ajudar seus filhos a atravessar uma parte perigosa da floresta. Vamos assistir e ver o que ela faz para ajudá-los!



Por favor não modificar os documentos ou fazer venda deles. Este é para uso próprio, familiar e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Esses materiais em sua maioria, foram feitos com carinho e dedicação por nossa criadora das atividades, Crystal Wallace, originalmente em Inglês (theredcrystal.com) na qual são traduzidos para repostar em Português. Atualmente só estamos disponibilizando em (Inglês) e (Português), quando retornarmos com os materiais em (Espanhol) será comunicado!



Com amor,


Vem e Segue-Me Kids

5,554 views1 comment

Recent Posts

See All