top of page

Lição: 2 a 8 de outubro [Efésios]

Atualizado: 4 de out. de 2023

“Para o aperfeiçoamento dos santos”





Essa semana, estudaremos o livro de Efésios, uma carta escrita pelo Apóstolo Paulo aos santos de Éfeso. A epístola (cartas de Paulo) é de grande importância, pois contém os ensinamentos de Paulo a respeito da Igreja de Cristo. O capítulo 1 traz a costumeira saudação. Os capítulos 2-3 explicam a modificação que ocorre nas pessoas quando se tornam membros da Igreja — tornam-se concidadãos dos santos, com gentios e judeus unidos em uma só Igreja. Os capítulos 4-6 esclarecem os papéis dos apóstolos e profetas, a necessidade de união e a importância de vestirmos toda a armadura de Deus. Sim, pois estamos em uma batalha espiritual. Nossos corações e os corações de nossos filhos ou das crianças a quem ensinamos, estão em jogo. Todos devemos escolher entre o certo e o errado e devemos decidir se seguiremos o Pai Celestial e Jesus Cristo. Deus preparou uma armadura espiritual que protegerá nossos corações durante esta batalha. Mas a armadura não nos protegerá se não a vestirmos! Não seria sensato ir para a batalha desarmado e vulnerável. Em vez disso, vamos vestir a armadura de Deus! Que possamos com a lição dessa semana, sentir o desejo de nos armarmos com fé, verdade e justiça!



Princípio 1: Os membros da Igreja devem ser amigos e “concidadãos”. Efésios 2:19


As crianças de sua classe são mais como “estrangeiras” ou “concidadãs” umas com as outras e com os membros da ala? Ajude-as a compreender que, apesar de termos diferenças, o Salvador nos ajuda a ser unidos e a amar uns aos outros.


Atividades sugeridas

  • Coloque uma gravura do Salvador no centro da sala. Peça às crianças que se coloquem em diferentes partes da sala para representar os “estrangeiros” ou “forasteiros”. Ajude-as a entender que esses versículos falam de pessoas que ainda não conhecemos. Enquanto você lê Efésios 2:19, peça a elas que andem em direção à gravura de Cristo até ficarem bem perto. Diga a elas que, conforme nos aproximamos do Salvador, podemos nos unir a outras pessoas como “concidadãos” e amigos.

  • Encontre gravuras de crianças de diferentes partes do mundo e as esconda pela sala. Coloque uma gravura do Salvador no quadro. Peça às crianças que formem duplas, como os missionários, e se revezem encontrando uma gravura de um “estrangeiro” para colocar perto da gravura do Salvador. Ajude-as a compreender que, quando as pessoas são batizadas, elas se tornam parte de nossa família da Igreja ou da “família de Deus”. Como podemos ajudar alguém que é novo na Igreja a se sentir bem-vindo?



Somos “concidadãos” da família de Deus. Efésios 2:13–19


As crianças se fortalecem quando têm bons amigos no evangelho. Como você pode ajudá-las a desenvolver uma amizade mais forte entre si?


Atividades sugeridas

  • Leiam Efésios 2:19 e conversem sobre o que significa ser um estrangeiro ou forasteiro. Compartilhe uma experiência na qual você se sentiu como um estrangeiro ou forasteiro e alguém o ajudou a se sentir bem-vindo e aceito. Convide as crianças a compartilhar experiências semelhantes. O que podemos fazer para ser “concidadãos” em vez de estrangeiros? Há crianças em sua classe que não são assíduas porque talvez se sintam como estrangeiras? Ajude as crianças a criarem um plano para fazer com que esses membros se sintam bem-vindos e amados.

  • Para ajudar seus alunos a fortalecer o relacionamento umas com as outras, escreva algumas perguntas no quadro que as levem a falar algo sobre si mesmas, como: Em que ocasião uma oração que você fez foi respondida? ou O que você mais gosta de fazer em família? Divida as crianças em pares e peça que façam as perguntas umas às outras. O que descobrimos uns sobre os outros?



Princípio 2: O Pai Celestial quer que eu obedeça a meus pais. Efésios 6:1–3


Conforme você lê Efésios 6:1–3, pense em maneiras de ajudar as crianças a compreender por que é importante que obedeçam a seus pais.


Atividades sugeridas


Recorte as formas e distribua-as às crianças. Aponte cada grupo de palavras e leiam as escrituras juntos. Mesmo que seus filhos ou classe não tenham idade suficiente para ler, o ritmo e a palavra escrita ainda são muito bons para os pré-leitores se concentrarem. Peça a uma criança que coloque a primeira forma e leia novamente. Depois a 2ª forma e leia novamente. Até que a escritura seja memorizada e o quadro esteja completo. Repita se as crianças ainda estiverem interessadas.


  • Leia Efésios 6:1 para a classe ou ajude uma das crianças a ler. Ajude-as a se lembrar de ocasiões em que obedeceram aos pais. Peça-lhes que contem como foram abençoadas por obedecer e como se sentiram quando obedeceram. Por que é importante obedecer a nossos pais?

  • Cantem juntos uma música sobre obediência, como “Obedecerei” (Músicas para Crianças, p. 71). Deixe as crianças se revezarem citando algo que seus pais lhes pedem que façam e peça que finjam que estão fazendo isso.


  • Mostre uma gravura de Jesus Cristo sendo batizado (ver Livro de Gravuras do Evangelho, nº 35) e explique como o Salvador obedeceu ao Pai Celestial ao ser batizado (ver 2 Néfi 31:6–7). Conte uma experiência na qual você obedeceu a seus pais e foi abençoado. Por que o Pai Celestial deseja que obedeçamos a nossos pais?

Da revista Meu Amigo:


O Pai Celestial quer que eu obedeça a meus pais e os honre. Efésios 6:1–3


Pense em maneiras de ajudar as crianças a compreender por que é importante obedecer aos pais.


Atividades sugeridas

  • Peça às crianças que leiam Efésios 6:1–3 individualmente e identifiquem frases que lhes chamem a atenção. Convide-as a compartilhar essas frases e o motivo pelo qual sentem que elas são importantes.

  • Ajude as crianças a encontrar e mencionar exemplos de pessoas nas escrituras que obedeceram a seus pais e os honraram, como o Salvador (ver Lucas 2:42–52), Rute (ver Rute 1) ou Néfi (ver 1 Néfi 3:1–8). Por que é importante obedecer a nossos pais e honrá-los?

  • Dê a cada criança uma folha de papel com a palavra honra escrita no alto. Conversem sobre o significado da palavra. Peça às crianças que escrevam ou desenhem no papel algo que elas podem fazer para mostrar que honram seus pais.



Princípio 3: A armadura de Deus me protege do mal. Efésios 6:10–18


Como você vai ajudar as crianças a compreender que fazer coisas certas é como colocar uma armadura?



Atividades sugeridas

  • Mostre a gravura de uma pessoa usando uma armadura, como a que está na página de atividades desta semana ou no esboço desta semana em Vem, e Segue-Me — Estudo Pessoal e Familiar. Ao resumir Efésios 6:10–18, mostre às crianças como diferentes partes da armadura protegem as diferentes partes do corpo (ver “Toda a armadura de Deus”, A Liahona, junho de 2016, p. 70).

De lições anteriores:



  • Traga para a classe vários itens que possam representar as partes da armadura mencionadas em Efésios 6:14–17 (por exemplo, um chapéu ou um avental) ou faça as partes da armadura em papel. Deixe as crianças se revezarem colocando a “armadura”. Ajude-as a entender como vestimos a armadura de Deus (por exemplo, ao estudar as escrituras, servir ao próximo, orar, obedecer e assim por diante). Debata sobre como somos protegidos do mal por fazer essas coisas.









Segue descrição de cada peça ao vestir seu(s) filho(s) ou classe.


A armadura de Deus me protege do mal. Efésios 6:10–18


Ao ler Efésios 6:10–18, pense em alguns perigos espirituais que as crianças enfrentam e como você pode ajudá-las a se fortalecerem contra eles.


Atividades sugeridas

  • Enquanto uma criança lê Efésios 6:10–18, peça a outra criança que liste ou desenhe no quadro as partes da armadura mencionadas. Por que uma armadura é importante numa batalha? Como podemos usar a armadura espiritual todos os dias?

Aqui está um filme com pessoas lutando com armaduras. Na sujestão para crianças menores (acima), tem ideias que podem ser usadas para ensinar este princípio da armadura de Deus!


  • Designe cada criança a desenhar uma parte da armadura descrita em Efésios 6:14–17 e escrever o nome dessa parte. Como essas partes da armadura nos protegem do mal? O que o Senhor promete aos que vestem a armadura de Deus? (Ver Efésios 6:13.) O que significa “resistir no dia mau”?

Aqui está uma armadura em branco que as crianças ou classe podem rotular.



Aqui está videoaula da semana:


Por favor, não modificar os documentos ou faça a venda deles. Este é para uso próprio e de distribuição para as suas Primárias. Compartilhem sempre o link do site para que outros tenham acesso também. Os materiais aqui são produzidos com carinho e dedicação por nossa colaboradora Crystal Wallace, original (theredcrystal.org) e concedido à tradução e uso pelo nosso site. Não usar as ilustrações fora de seus arquivos e redistribuir publicamente pela internet (redes sociais). Agradecemos a compreensão e ajuda.

Com amor,

Vem e Segue-Me Kids

8.763 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page